Buscar

Critérios de Excelência do PNQ

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gestão da Qualidade 
Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ)
Aula 10 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
Ao final desta aula, você será capaz de:
Explicar com maior nível de profundidade os Critérios de Excelência do PNQ.
Explicar o detalhamento dos Fundamentos do PNQ.
Demonstrar como os Critérios de Excelência são desdobrados para que as organizações possam usá-los em seu modelo de gestão.
 
Aula 10 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
OS CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA E ESTRATÉGIAS QUE GARANTEM A QUALIDADE
 
Os critérios de Excelência da FPNQ, atualmente adotados por várias organizações brasileiras de classe mundial, constituem um modelo sistêmico de gestão. 
Os critérios construídos sobre uma base de conceitos fundamentais formam o Modelo de Excelência de Gestão (MEG – visto na aula anterior), instrumento essencial à obtenção da excelência do desempenho.
Aula 10 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
 
O MEG é reconhecido como uma referência importante para as organizações dos setores público ou privado, com ou sem finalidade de lucro, sejam de porte pequeno, médio ou grande. O modelo enfatiza a incorporação dos conceitos fundamentais de excelência em gestão às práticas da organização, de maneira continuada e em consonância com seu perfil e estratégias.
Aula 10 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
Ao empregar os Critérios de Excelência como referência, a organização pode realizar a autoavaliação para obter o diagnóstico da sua gestão, bem como candidatar-se ao Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ).
Aula 10 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
DETALHAMENTO DOS FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA 
 
Os onze fundamentos da Excelência, adotados pela FPNQ, se referem aos valores organizacionais percebidos como parte da cultura organizacional, sendo fundamentais na formação de uma gestão orientada para a melhoria da competitividade e para a busca de resultados
Aula 10 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
1 – Pensamento Sistêmico – Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.
 
2 – Aprendizado Organizacional – Busca o alcance de um patamar de conhecimento para a organização por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências
Aula 10 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
3 – Cultura de Inovação – Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização.
4 – Liderança e Constância de Propósitos – Atuação de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando o desenvolvimento da cultura da excelência, a promoção de relações de qualidade e a proteção dos interesses das partes interessadas.
Aula 10 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
5 – Orientação por Processos e Informações – Compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos da organização, que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisão e execução de ações deve ter como base a medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis, além de incluir os riscos identificados.
6 – Visão de Futuro – Compreensão dos fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo no curto e longo prazo.
 
Aula 10 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
7 – Geração de Valor – Alcance de resultados consistentes pelo aumento de valor tangível e intangível de forma sustentada para todas as partes interessadas.
8 – Valorização das Pessoas – Criação de condições para que as pessoas se realizem profissional e humanamente, maximizando seu desempenho por meio do comprometimento
Aula 10 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
9 – Conhecimento sobre o Mercado e Cliente – Conhecimento e entendimento do cliente e do mercado, visando a criação de valor de forma sustentada para o cliente e, consequentemente, gerando maior competitividade nos mercados.
 
10 – Desenvolvimento de Parcerias – Desenvolvimento de atividades em conjunto com outras organizações, a partir da plena utilização das competências essenciais de cada uma, objetivando benefícios para ambas as partes.
 
Aula 10 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
11 – Responsabilidade Social e Ética – Atuação que define pela relação ética e transparente da organização com todos os públicos com os quais ela se relaciona. Refere-se também à inserção da empresa no desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais como parte integrante da estratégia da organização.
 
Aula 10 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
 
O MEG e a Visão Sistêmica da Organização
 
Modelo de Excelência da Gestão® Uma visão sistêmica da gestão organizacional
Aula 10 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
O Modelo de Excelência de Gestão (MEG) simboliza a organização, considerada um sistema orgânico e adaptável, o qual interage com o ambiente externo, sugerindo que os elementos do Modelo, imersos num ambiente de informação e conhecimento, relacionem-se de forma harmônica e integrada, voltados para a geração de resultados. 
Aula 10 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
Aula 10 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
Aula 10 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
OS TÓPICOS DA PRÓXIMA AULA
Revisão da AV2 
Aula 10

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais