Buscar

Indicadores de Desempenho e Balanced Scorecard

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gestão da Qualidade 
Ferramentas da Qualidade – Administração através de Indicadores de Desempenho 
 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
*Ao final desta aula, você será capaz de:
Demonstrar a importância do uso de indicadores de desempenho para impulsionar o desempenho.
Explicar como os indicadores podem ser distribuídos pela organização através das perspectivas da metodologia Balanced Scorecard.
Demonstrar que o gestor pode usar os indicadores de desempenho através de um processo de monitoramento constante. 
AULA 07 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
O Balanced Scorecard é mais do que um simples sistema de medição. Pode ser percebido como uma nova forma de apresentar ao gestor de como abordar e chamar a atenção para quatro passos muito importantes e integrados:
Esclarecer a Visão: Esclarecer e desenvolver o conceito de visão.
AULA 07 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
 
Permite ao gestor criar um consenso acerca da Visão e Missão Estratégica da organização. A visão e a Missão devem ser determinadas como um conjunto integrado de medidas e objetivos bem definidos para que todos dentro da organização tenham o mesmo entendimento do que o gestor estabeleceu e do sucesso esperado.
Sempre que o enfoque da organização se expanda ou desvie dos objetivos deve haver um realinhamento da Visão e da Missão.
Comunicação e Integração: Comunicar e educar; estabelecer objetivos; Integrar o reconhecimento às medidas de desempenho.
AULA 07 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
Permite ao gestor comunicar as suas próprias estratégias para todos os níveis da organização, interagindo com as ações de todas as áreas.
Isso faz com que todos na organização conheçam e entendam a estratégia adotada pela sua área e como ela se integra aos objetivos a longo prazo da organização.
Desse modo todos podem e devem contribuir para que as metas e objetivos das áreas e objetivos individuais estejam sempre alinhados com a estratégia macro da organização. 
Planejamento do Negócio: Especificar objetivos e metas; alinhar as iniciativas estratégicas, assegurar recursos, desenvolver
AULA 07 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
 
Permite à organização integrar os planos financeiros e estratégicos. 
As organizações mantêm vários projetos de melhoria e de mudanças, cada um com seu líder buscando alocar recursos necessários para execução dos mesmos. Esses recursos normalmente são disponibilizados pelo Patrocinador Principal (PP) que corresponde ao maior executivo da organização. 
Aprendizado e Crescimento: Desenvolver uma visão comum, oferecer informação estratégica, facilitar a revisão e o aprendizado estratégico. 
AULA 07 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
Oferece às organizações a capacidade que elas têm, na qual chamamos de aprendizado estratégico. Os processos de análise crítica e de reformulação concentram o foco de sua atenção em avaliar se a organização, suas áreas e os colaboradores atingiram os resultados esperados.
AULA 07 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
Como foi visto na aula 4 – Administração através de Processos – é possível monitorar o desempenho através da integração das quatro perspectivas do Balanced Scorecard (BSC) – Finanças, Clientes, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento. 
AULA 07 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
Esse conjunto de perspectivas e de indicadores não só apresenta os resultados obtidos nas diversas áreas da organização, como incentiva os seus gestores a atingir suas metas futuras.
Muitas organizações estão implementando o BSC devido à falta de integração dessas perspectivas. 
A implementação do BSC passa necessariamente por esses passos a seguir:
AULA 07 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
O primeiro passo a ser dado para a obtenção de sucesso para o meu negócio é a determinação do foco organizacional. 
Estabelecer a Visão de Futuro (o que eu quero ser em um determinado tempo), a Missão do negócio (a razão da minha existência) e os Fatores Críticos de Sucesso.
AULA 07 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
Partindo da premissa de que as perspectivas do BSC têm que estar integradas, o quadro abaixo nos mostra que é possível visualizar essa integração.
 
É bom lembrar que a integração se faz nos dois sentidos. Ela só será verdadeira se conseguirmos demonstrar que existe essas ligações.
AULA 07 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
AULA 07 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
Finalmente o BSC será considerado um sistema de gestão integrado se conseguirmos estabelecer um mapa estratégico que possibilitará dar ao gestor uma visão macro de uma cadeia de causas e efeitos.
 
Abaixo, exemplo de um Mapa de Relacionamento de Indicadores. Podemos perceber que as ligações dos indicadores irão apresentar os reflexos em outros indicadores independente do resultado (positivo ou negativo) da medição desses indicadores. 
 
AULA 07 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
MAPA DE RELACIONAMENTO DE INDICADORES
AULA 07 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
TÓPICOS DA PRÓXIMA AULA
Iremos estudar a Função de Auditoria da Qualidade, seus propósitos, os motivos que levaram à organização optar por uma Auditoria e o perfil do Auditor da Qualidade. 
AULA 07

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais