Buscar

Resumo de negociação e arbitragem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resumo de negociação e arbitragem
São inúmeras as áreas que podem subsidiar uma negociação para que ela seja bem-sucedida. Assinale a alternativa correta que contenha apenas três áreas consideradas “disciplinas básicas do conhecimento que orientam as atitudes e os comportamentos na arena de negociação”.
R: Psicologia, com o auxílio sobre a compreensão do comportamento humano; Sociologia, para entender o comportamento no contexto do grupo (sociedade) e Filosofia, contribuindo com um processo ético nas negociações.
2. As negociações ocorrem em todos os níveis e tipos de organizações. Seja internamente, negociando recursos com os trabalhadores ou diferentes departamentos funcionais, seja externamente, negociando contratos ou parcerias com clientes, fornecedores ou bancos. O sucesso das diferentes negociações terá sempre um impacto decisivo no desempenho da empresa. Assim, assinale a alternativa correta quanto ao resultado ideal em uma negociação.
 O resultado ideal ao término de uma negociação será aquele denominado de “ganha-ganha”.
3. Complete a lacuna: A negociação existe tanto no setor público quanto no ambiente privado e corporativo, daí a relevância de se conhecer suas semelhanças. Em muitos aspectos, elas se distinguem pela indispensável obediência do agente público ao princípio da ___________________. 
Legalidade;
4. Analise as seguintes proposições:
I. A negociação é um processo unilateral com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta;
II. Negociação é processo pelo qual as partes se movem de suas posições iniciais divergentes até um ponto no qual o acordo pode ser obtido;
III. Atualmente o negociador busca resultados momentâneos satisfatórios.
b. Somente II está correta;
5. Uma negociação é, antes de tudo um processo de comunicação no qual e sobre o qual há e atuam, no mínimo, três elementos. Assinale a alternativa correta que apresente as características correspondentes destes elementos.
R: seja, alguém que emite a mensagem. O receptor trata-se a quem se destina a mensagem, e a mensagem em si, é o objeto da comunicação, é constituída pelo conteúdo das informações transmitidas.
6. Analise esta afirmação “Concentra-se nos procedimentos e regras, parte do suposto que as pessoas não podem ser influenciadas pelas ações dos outros”. É característica de qual estilo de negociador?. Assinale a alternativa correta.
R: Ardiloso;
7. O contexto histórico da negociação nos mostra que desde a pré-história o homem negociava e isso era necessário até mesmo para a sua sobrevivência. De lá para cá, muita coisa mudou no contexto da negociação. Assinale a alternativa correta no que se refere a negociação no contexto atual.
R: A negociação é tida como uma atividade profissional, com a utilização de técnicas e métodos científicos para a análise;
8. Sobre a classificação dos estilos de negociadores apresentados por Martinelli e Guisi (2006), analise as assertivas abaixo:
I. Restritivo: É cooperativo, considera que a outra parte também pode ganhar com a negociação.
II. Amigável: É cooperativo e conduz a negociação na base do “espírito esportivo”;
III. Confrontador: Contesta as questões enquanto procura chegar a um acordo sólido porque equânime. Atua sob a crença de que as pessoas irão colaborar em vez de obstruir.
c. Somente II e III estão corretas;
9. O ciclo de uma comunicação deve sempre ser fechado pelo elemento “feedback”. Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta que corresponde as características do feedbackem uma negociação.
R: Feedback apesar de auxiliar na eficiência e eficácia de uma negociação, não contribui para sua efetividade.
10. A função “ __________________” trata dos recursos de toda ordem (humanos, materiais, financeiros etc.) que serão destinados ao empreendimento planejado, bem como da melhor maneira de distribuí-los e de coordená-los para atingir os objetivos. Assinale a alternativa correta que complete a lacuna.
R: a. Organização;
11. Em relação aos estilos de negociadores, julgue os itens abaixo:
I. Os negociadores fortemente inclinados à concessão ficam satisfeitos em resolver problemas das pessoas e tendem a dar maior valor ao relacionamento; II. Negociadores com alta predisposição para evitar conflitos e compromissos, têm habilidades para deferir problemas e para se desviar de aspectos de confronto em uma negociação; III. Negociadores altamente inclinados em colaborar são normalmente pessoas que solucionam conflitos.
 Todas as alternativas estão corretas;
12. Burbridge et al (2007) apresentam dois estilos-tipos que, genericamente caracterizam os negociadores. Assinale a alternativa correta de quais são esses tipos apresentados pelos
R:Assertivo e cooperativo;
13: Cada agente envolvido em uma negociação tem uma visão particular das situações com base no seu ponto de vista e sua conveniência, que até mesmo se altera em situações diversas ao longo do tempo, no entanto, em qualquer situação, haverá três variáveis básicas influenciando o processo de negociação: tempo, informação e poder. Acerca dessas três variáveis analise as seguintes proposições: I. O tempo pode ser um fator de pressão e limitação ao processo de negociação; II. Nas negociações deve haver um grande empenho em reunir uma grande quantidade de informações antes e durante o processo, desenvolvendo também a capacidade de perceber informações passadas indiretamente, através da comunicação não verbal. III. O poder é geralmente empregado em negociações do tipo competitiva, onde uma parte tem maior influência sob outra parte.
R:Todas estão corretas
14. Dentre os recursos empregados na negociação, destaca-se aquele que está à frente do processo, ou seja, o responsável por negociar. Assim no que diz respeito aos recursos humanos responsáveis pela negociação, assinale a alternativa incorreta.
R: É indiferente o responsável e a equipe estarem ou não alinhados, pois isto não influencia na negociação.
15Considerando que o processo de comunicação, que media a negociação, está sujeito a falhas, cabe aos envolvidos na negociação evitá-las mediante um processo de gestão, ou seja, antecipa-las pelo planejamento. Sobre as características do planejamento na negociação, assinale a alternativa incorreta:
R: O planejamento de negociação não possibilita trabalhar com cenários. Correto

Outros materiais