Buscar

Planejamento Estrategico Empresarial I - Elaboracao, Implementacao e Monitoramento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Planejamento Estratégico Empresarial I
Professor: Moacir Macedo
Elaboração das Estratégias, Implementação (Operacionalização) e Monitoramento
1. Elaboração das Estratégias
As empresas, principalmente as de pequeno e médio porte, não costumam adotar algum tipo de planejamento, ou por falta de tempo, ou porque os empreendedores envolvidos agem de forma intuitiva e pela própria experiência de mercado. 
Porém, devemos introduzir a prática do planejamento nas empresas, pois a elaboração das estratégias é, sem dúvida, um dos aspectos mais importantes na composição do planejamento estratégico. As estratégias do negócio não podem existir apenas na mente, na experiência passada e na intuição de uma única pessoa.
É preciso tornar a elaboração da estratégia um processo de interação social, baseado na crenças e nas interpretações comuns aos membros de uma organização, segundo Mintzberg(2000).
Para Oliveira(1998), para a elaboração de estratégias, devem considerar três aspectos importantes:
- a empresa;
- o ambiente;
- a integração entre a empresa e o ambiente.
Resumidamente, as empresas precisam fazer uma avaliação da estratégia vigente (situação atual), como quando e aonde se quer chegar, bem como definir as estratégias alternativas para o novo modelo, suas formas de implementação e monitoramento
2. Implementação ( Operacionalização)
 A implementação das estratégias deve levar em consideração o ambiente da organização, as pessoas que nela trabalham e, principalmente, como a alta administração valida e pratica as ações indispensáveis para sua execução em busca da excelência. Esta etapa inclui a comunicação eficaz e o desdobramento em planos setoriais ou por unidade de negócio, em alguns casos, inclusive, para o nível individual.
 É da maior importância, nesta etapa, a maneira como a organização aborda o desempenho entre o previsto e o realizado, ou seja, como são avaliadas e melhoradas as estratégias implementadas. Cabe aqui a introdução de indicadores para monitorar a eficácia de todo o processo.
3. Monitoramento
 Para medir o desempenho global da empresa, a direção utiliza indicadores estratégicos referentes à rentabilidade, lucratividade, recursos humanos, clientes, comunidade, qualidade e mercado, o que permite analisar se as necessidades dos clientes e colaboradores estão sendo atendidas e controlar os processos, a gestão financeira e o impacto da marca.
 Os resultados desses indicadores são comparados com as metas estabelecidas e com indicadores comparativos a fim de verificar se os objetivos da empresa estão sendo alcançados.
_____________________________________________________________________________
MORAIS, Roberto T. R. Planejamento Estratégico: um bem ou mal necessário? - Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 2005.

Outros materiais

Outros materiais