Buscar

Planejamento_Estrategico_Empresarial_II_-_Processo_Evolutivo_da_Empresa[

Prévia do material em texto

Disciplina: Planejamento Estratégico Empresarial II
Professor: Moacir Macedo
 
Processo Evolutivo da Empresa 
Embora a estrutura inicial, o potencial estrutural e as decisões de investimento das empresas particulares sejam específicos à indústria, podemos generalizar sobre quais são os processos evolutivos importantes.
 Existem alguns processos dinâmicos previsíveis (e interagentes) que ocorrem em toda empresa de uma forma ou de outra, embora sua velocidade e sua direção variem de empresa para empresa:
Mudanças a longo prazo no crescimento;
Mudanças de segmentos de consumidores atendidos;
Inovação no produto;
Inovação no marketing;
Inovação no processo;
Mudanças na política governamental;
Mudanças a longo prazo no crescimento
Existem cinco razões externas importantes para explicar as mudanças no crescimento da empresa a longo prazo:
Demografia: À medida que o índice de crescimento total da população, sua distribuição por grupos etários e níveis de renda e fatores demográficos variam, eles se traduzem diretamente em alteração na demanda. As empresas podem enfrentar as demografias desfavoráveis ampliando o grupo de consumidores com inovações nos produtos, novos métodos de marketing, ofertas de serviços adicionais, etc...
Tendências nas necessidades: A demanda em relação ao produto ou serviço de uma empresa é afetada pelas variações que qualquer sociedade experimenta no decorrer do tempo quanto aos estilos de vida, aos gostos, às filosofias e às condições sociais da população consumidora.
Mudança na posição relativa dos substitutos: Se o custo de um substituto cai em termos relativos, ou suas capacidades melhoram para satisfazer as necessidades do comprador, o crescimento da empresa será afetado de maneira adversa( e vice-versa). 
Mudança na posição dos produtos complementares: Do mesmo jeito que é importante identificar o substituto para o produto de uma empresa, também é importante identificar os complementos. Os gráficos das tendências do custo, na disponibilidade e na qualidade dos produtos complementares fornecerão as previsões sobre o crescimento a longo prazo para o produto de uma empresa.
Penetração do grupo de clientes: A maioria dos índices de crescimento da empresa resulta de vendas para novos clientes e não para clientes habituais. Períodos renovados de acréscimos de novos clientes podem algumas vezes, ser estimulados por alterações no produto ou no marketing, o que amplia o perfil da base de clientes ou estimula uma rápida reposição. 
Mudanças nos segmentos de consumidores atendidos
O significado de novos segmentos de consumidores para evolução da empresa é que as exigências para atender a esses novos consumidores podem ter um impacto fundamental na estrutura da empresa. Ex: Embora os primeiros consumidores possam não ter exigido crédito ou atendimento no local, os novos consumidores podem exigir.
 A análise da evolução da empresa deve incluir uma identificação de todos os novos segmentos de compradores potenciais e suas características.
Inovação no produto
A inovação do produto pela empresa pode ampliar o mercado permitir o crescimento da empresa e acentuar a diferenciação do produto. As inovações podem exigir novos métodos de fabricação, distribuição e marketing .
Inovação no marketing
Da mesma forma que a as inovações no produto, as inovações no marketing podem influenciar a estrutura na empresa diretamente com o aumento da demanda. Rupturas no uso de meios de publicidade, novos temas ou canais de marketing, etc. podem permitir que novos clientes sejam atingidos ou podem reduzir a sensibilidade ao preço( aumentando a diferenciação do produto ) .
Inovações no processo
Podem mudar a estrutura da empresa, com novos métodos e processos de produção, alterando a proporção dos custos fixos. Ex: Investimento em novos equipamentos ou tecnologias.
Mudanças na política governamental
As influências do governo podem ter um impacto importante e real sobre a mudança estrutural da empresa. Ex: legislação e regulamentação quanto à qualidade e segurança do produto e do meio ambiente.
Conclui-se que embora a evolução da empresa esteja sempre ocorrendo em quase todos os negócios e exija uma reação estratégica, não há nenhum método de desenvolvimento padrão das empresas.
PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva: Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes