Buscar

David Tri Fichamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIÃO LATINO AMERICANA DE TECNOLOGIA
 
																	Academicos (a) Natania Silva Ribas
 Trabalho realizado a pedido do 
					 Professor Heverton Ragazzi como
 						 Requisito parcial de nota do curso
 						 Bacharel em Direito.
										
 			JAGUARIAÍVA 2015																						
	
	Pesquisa-ação: uma introdução a metodologia
	David Trip, universidade de Murdoch, Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31n.3,p.443-466, set/dez.2005
	O autor defende que se encare a pesquisa- ação como uma das muitas formas de investigação e definida como uma tentativa continuada, e difícil de definir a pesquisa-ação por duas razões interligadas: a primeira e um processo natural que se apresenta, sob muitos aspectos diferentes; o segundo , ela se desenvolveu de maneira diferente para diferentes aplicações . Os professores e pesquisadores utilizam da pesquisa-ação como uma estratégia para aprimorar o ensino de seus alunos e, Stephen Corey defendia, nos EUA, uma forma vigorosamente técnica e duas outras tendência principais e uma forma britânica, mais orientada para o seu desenvolvimento julgamento profissional.
	Existem característica da pesquisa-ação faz sentido diferencia – la de investigação – ação, sua principal razão para se empregar o termo ‘‘investigação- ação’’ como um processo superordenado que se inclui a pesquisa ação e um termo aplicado de maneira tão ampla e vaga que esta se tornando algo sem sentido , ela deve ser continua e não ocasional por que não se pode realizar pesquisas-ação sobre a pratica de alguém mas sim para melhorar um aspecto dela de modo que seja ocasional, são uma tensão entre ação como um processo no qual os práticos ‘’coletam evidencias a respeito de suas praticas e pressupostos críticos , crenças e valores subjacentes a elas’’.
	
 A ação estratégica (Grundy; Kemmis,1992), ou ‘‘ação tática’’ (Jaques, 1992) , contrapõe – se a ação imediata, resultado da rotina ou hábito, se Em vez de aceitar uma ‘‘indefinição mais aberta de pesquisa-ação planejada que são implementadas e, sistematicamente submetidas a observação e reflexão e mudança’’ isto e a pesquisa - ação requer ação em todas as áreas não so as de pesquisa mas também as de prática rotineira. 
	E difícil traçar limites entre pesquisa-ação e outros tipos de investigação, mas uma importante interpretação e quando a definição que ocorre nesse campo é a definição que ocorre nesse campo é a distinção entre pesquisa-1945, Lippitt escreveu sobre a pesquisa-ação para Coller : “Não se trata de pesquisa-a-ser-seguir-por-ação, mas sim pesquisa-como-ação”.
O ciclo de pesquisa-ação inclui todas as atividades do ciclo básico de investigação –ação e frequentemente e representado do mesmo modo (Kemmis: McTaggart, 1990, mas embora pareça suficiente e claro não e preciso em sua distinção e seu sequenciamento da ação do monitoramento das fases.
	Na sua maioria eles monitoram os efeitos da sua própria ação, frequentemente se produzirão dados sobre os efeitos de uma mudança da pratica durante a implementação e ambos antes e depois dessa implementação. Paralelamente projetar e implementar a mudança para melhora da prática , o reconhecimento segue exatamente o mesmo ciclo da pesquisa ação, planejando como monitorar e avaliar a situação atual. 
	A pesquisa-ação socialmente critica e realmente uma modalidade de pesquisa-ação politica e ambas se sobrepõe porque, quando se trabalha para mudar ou para contornar as limitações e o que se pode fazer sera resultado de uma mudança em seu modo de pensar a respeito do valor ultimo e da politica das limitações. Já a pesquisa-ação emancipatória é uma variação da pesquisa politica, que tem como meta explicita mudar o status quo não so para si mesmo e ação emancipatória é uma variação da pesquisa politica, que tem como meta explicita mudar o status quo não so para si mesmo e para seus companheiros mais próximos, mas de muda-lo em uma escala mais ampla do grupo social a um todo. É importante não encarar a pesquisa-ação como uma estratégica totalmente nova para se fazer algo inteiramente diferente e sim como um recurso para turbinar nosso modo habitual de aprender com experiência.

Outros materiais