Buscar

ENERGIA POTENCIAL ELÁSTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENERGIA POTENCIAL ELÁSTICA
	Energia potencial elástica é um exemplo de força conservativa é a de uma mola esticada (ou comprimida) de massa desprezível. Suponha que você puxe um bloco preso a uma mola, a partir de sua posição de equilíbrio em até uma nova posição em . O trabalho realizado sobre o bloco pela mola, enquanto o bloco se move em até , e depois de volta até , é zero. Este resultado não depende do valor de (desde que a distensão da mola não seja grande o suficiente para exceder o limite elástico da mola). A força exercida pela mola é, portanto, uma força conservativa. Podemos usar a equação para calcular a função energia potencial associada a esta força:
Então:
Onde é a energia potencial quando , isto é, quando a mola está frouxa. Escolhendo igual a zero, temos:
ENERGIA POTENCIAL DE UMA MOLA
	A fórmula , para a energia potencial de uma mola requer que a mola esteja frouxa em . Assim, a localização do ponto onde não é arbitraria quando usamos a função energia potencial .
	Quando o bloco é puxado de até , o agente que puxa deve aplicar uma força sobre o bloco. Se o bloco parte do repouso em e atinge o repouso em , a variação de sua energia cinética é zero. O teorema do trabalho-energia nos diz, então, que o trabalho total realizado sobre o bloco é zero. Isto é, , ou:
A energia transferida do agente que puxa o bloco para o sistema bloco-mola é igual a e é armazenada como energia potencial na mola.
MOLAS – LEI DE HOOKE
	Quando uma mola é esticada de uma distância , a partir de posição em que está frouxa, verifica-se experimentalmente que a força que ela exerce é dada por onde a constante positiva , chamada de constante de força (ou constante elástica da mola), é uma medida da dureza da mola. Um valor negativo de significa que a mola foi comprimida de uma distância a partir da posição em que está frouxa. O sinal negativo na equação significa que quando a mola está distendida (ou comprimida) em um sentido, a força que ela exerce está no sentido oposto. Esta relação, conhecida como lei de Hooke, é de muita importância. Um objeto em repouso sob a influencia de forças que se compensam é dito um objeto em equilíbrio estático. Se um pequeno deslocamento resulta em uma força resultante restauradora que aponta para a posição de equilíbrio, o equilíbrio é dito equilíbrio estável. Para pequenos deslocamentos, quase todas as forças restauradoras obedecem a lei de Hooke.
BIBLIOGRAFIA
Tiple, Paul A., MOSCA, Gene, Física para cientiastas e engenheiros, Vol. 1, 3ª edição, 2009.

Outros materiais