Buscar

Questões administração em serviço social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES DISCURSIVAS
ADMINISTRAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
Quais as novas concepções da administração de organizações?
R: A Teoria das Relações Humanas impulsionaram os trabalhos de dinâmica de grupo, posteriormente, os estudos sobre a sociologia funcional de grupo e comportamento administrativo, uma nova configuração passa a dominar a teoria administrativa. Na década de 50 passou a se desenvolver começando nos Estados Unidos, uma nova concepção de administração, onde começar a surgir novos conceitos, uma nova visão da teoria administrativa baseada no comportamento humanos nas organizações. O principal motivo de existir uma organização é que para que os objetivos venham a ser alcançados deve haver uma ação grupal, ou seja de profissionais de áreas diferentes.
Qual a importância do Serviço Social adquirir conhecimentos sobre administração?
R: O assistente social tem uma necessidade de adquirir conhecimento sobre administração, pois o conhecimento lhe proporcionará uma excelência em sua pratica. Administração no cotidiano do assistente social fará com que ele se organize seu tempo para fazer relatórios, visitas domiciliares entre outras tarefas. A finalidade é atender o trabalhador em suas necessidades, para que este venha a produzir mais e melhor, com mais eficiência e mais produtividade, dentro da ordem vigente do capital, que quer que sempre que os profissionais batam a sua meta.
Como adotar determinada teoria na administração do trabalho Serviço Social?
R: Dentre as teorias clássicas apresentadas a de Maquiavel é simplesmente a que melhor se enquadra da pratica profissional de Serviço Social. Maquiavel aponta a importância do trabalho em equipe, pois cada um tem um pensamento e forma de trabalha, e com a coletividade cada um passa o que pensa e sente para o outro. Em sua obra “ O príncipe” , ele vem aduzir o trabalho em equipe como o aspecto mais relevante e destaca também que ter perfeccionais eficientes em uma equipe contribui para um exímio trabalho.
Como vocês identificam a influência dessas teorias na organização e prática do Serviço Social?
R: Na pratica do Serviço Social encontramos alguns fragmentos ou idéias de algumas teorias da administração. Todas as teorias apresentadas apresentam uma contribuição, mas é interessante dá uma atenção às novas teorias da administração que tem um olhar no comportamento humano nas organizações. As demandas apresentada ao assistente social em uma organização é resultado desta relação entre o trabalhador com a organização. O Serviço Social participa no processo de produção e reprodução dos interesses de preservação do capital e também das necessidades de sobrevivência do trabalhador.
Tendo em vista o conteúdo ministrado, descreva como seria o trabalho do profissional em Serviço Social no RH de uma empresa?
R: A atuação do profissional de Serviço Social no RH de uma empresa seria de atenção voltada ao trabalhador lhe apresentando seus direitos e contribuindo para sua efetivação. Este profissional teria que compreender que seu trabalho seria junto a uma equipe com vários profissionais de áreas diferente e que a união desses trabalhadores trará bons frutos e que ajudam na cooperação na busca de repostas dos problemas que vem acontecendo.

Outros materiais