Buscar

Av1 - Tec. Gest. Rec. Human. - Gerência, Motivação e Liderança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Av1 - Tec. Gest. Rec. Human. - Gerência, Motivação e Liderança
1) Leia a seguinte descrição:
Os ____________________ são os grupos criados ou estabelecidos pela própria organização para realização de tarefas específicas para o alcance das metas e da missão da empresa. O grupo formal possui a aprovação da organização, possuindo poder dentro dela e geralmente é formado para realizar alguma atividade contínua para a empresa.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE o espaço "________________" da descrição acima:
Alternativas:
a)Grupos formais.
Alternativa assinalada 
b)Grupos informais.
c) Grupos liderados.
d) Grupos de chefia.
2) De acordo com nossa Web-aula, podemos dizer que Liderar é diferente de chefiar, a liderança é conquistada, enquanto a chefia é uma posição formal no organograma da empresa. Por isso, nem todo chefe é líder. Podemos dizer que é uma característica de um "CHEFE":
Alternativas:
a)Trabalha em equipe.
b)Delega e divide.
c) Planeja sozinho.
Alternativa assinalada 
d) Desenvolve talentos.
3) Nas organizações podemos observar diversos tipos de PODER, que permeiam as relações entre as pessoas. Quais as principais características do PODER DE REFERÊNCIA?
Alternativas:
a) Advém do cargo formal ocupado pelo líder junto à estrutura da empresa ou ao qual tenha sido designado.
b) Provém das características pessoais que despertam admiração nos outros. É o poder pessoal que um indivíduo acumula com base em identificação, imitação, lealdade ou carisma.
Alternativa assinalada 
c) Baseado na concessão de prêmios materiais ou sociais, a partir de critérios pessoais e institucionais, estes podem influenciar positivamente o comportamento de indivíduos e grupos.
d) Provém do controle sobre punições eventuais de comportamentos indesejáveis.
4) Os autores Robbins; Decenzo (2004, p. 247) afirmam que "Confiança é uma expectativa positiva de que uma outra pessoa – por meio de palavras, ações ou decisões – não agirá de forma oportunista". Esses autores enfatizam que a confiança é pautada em cinco fatores. Fazem parte desses cinco Fatores, EXCETO:
Alternativas:
a)Integridade.
b)Competência.
c) Consistência.
d) Chefia.
Alternativa assinalada 
5) Assinale a alternativa CORRETA:
I - A Liderança integradora utiliza o poder de coerção para influenciar as pessoas por meio de punições, criando uma relação de dependência de comando e de obediência. Os liderados recebem ordens e devem cumpri-las, não tendo a opção de opinar, inibindo a criatividade.
II - Liderança controladora, cuja filosofia básica está na falta de confiança nas pessoas e a convicção de que existe apenas um modo de fazer as coisas certas e que as pessoas são incompetentes, preguiçosas e que precisam de controle para cumprir suas tarefas.
III - Liderança coercitiva - acredita que toda pessoa, independente da posição hierárquica em que se encontra na organização, é apta para alcançar os objetivos, desde que haja condições que ajudem na assimilação e compreensão dos mesmos.
Alternativas:
a)Apenas a alternativa I está correta.
b)Apenas a alternativa II está correta.
Alternativa assinalada 
c) Apenas a alternativa III está correta.
d) Apenas as alternativas I e II estão corretas.

Outros materiais