Buscar

material didático resolvido (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Faculdade Estácio FAP
Priscilla Lima Machado
Matrícula: 201301094048 Turma: 2001
Curso: Direito
Fundamentos das Ciências Sociais
Página 259:
1) Por que a pobreza incomoda mais a sociedade contemporânea do que as sociedades do passado?
Essa nova visão diante as populações excluídas ou carentes é porque atualmente nós temos a ideia de fazer parte de uma totalidade, todos os homens têm os mesmos direitos e são iguais perante a lei, então se torna difícil justificar as diferenças sociais que se tornam mais perceptíveis. Enquanto que nos povos antigos havia a ideia de que a sociedade se diferenciava uma das outras, por grupos inconciliáveis. 
2) De que modo alguns cientistas responsabilizam o sistema social pela geração de pobreza?
Desde o século XIX, alguns economistas e sociólogos procuraram descobrir o futuro das populações carentes. Thomas Malthus e David Ricardo previram o esgotamento dos recursos naturais. Karl Marx em seu Manifesto do Partido Comunista sustentava que a produção do sistema capitalista levava a monopolização da maior parte da riqueza por poucos e a pobreza a muitos. Muitas dessas teorias apresentaram falhas, vivemos em uma sociedade de abundância, só basta haver vontade política para uma distribuição melhor de bens.
3) Que relação é estabelecida entre pobreza e violência?
Os grandes centros urbanos passaram a receber migrantes dos setores agrários, logo mais gente passa a depender dos serviços municipais e de uma expansão da produção, e há uma incompetência em suprir as vigilâncias e segurança dos centros urbanos, criando um sentimento de insegurança. Há uma relação entre o aumento da criminalidade e o da população. O perfil dos criminosos geralmente são pessoas pobres, analfabetos, trabalhadores braçais e predominantemente de cor negra. Há também um círculo vicioso, pois para o indivíduo ter um trabalho precisa de domicílio, registro, carteira profissional e uma situação civil legal. Não tendo tudo isso, ele poderá ser inclinado a seguir uma carreira criminosa.
4) O que você entende por “exército industrial de reserva”?
Karl Marx criou este conceito para designar a grande quantidade de pessoas desempregadas ou subempregadas vivendo na pobreza, que podiam representar uma massa populacional disponível para a empregabilidade no sistema industrial a qualquer momento, em caso de greves e mobilizações. Uma mão-de-obra barata que anseia por situação regular. Na minha opinião são pessoas pobres sem expectativas de vida nem qualificação que podendo ser empregadas em qualquer lugar, com qualquer salário aceitariam para poder se sustentarem. E as industrias as mantinham como reserva para quando e como necessitassem.
5) Por que esse conceito deve ser repensado na sociedade de hoje?
Na sociedade de hoje, este conceito tem de ser repensado por causa do desenvolvimento tecnológico que põe essa massa populacional excluída da possibilidade de emprego, já que não tem capacitação profissional.
6) O que é dumping social?
Se dá quando a competição do mercado internacional aumenta, assim se tem a intenção de tornar os preços mais competitivos, a economia pretende diminuir o preço dos produtos, reduzindo bastante os custos com mão-de-obra, com o emprego do trabalho infantil e do trabalho temporário e informal. 
Página 264:
1) Que grupos de pessoas, segundo o autor, fazem parte do contingente populacional que se encontra abaixo da linha da pobreza?
São famílias que subsistem em microunidades agrícolas, em atividades artesanais, no comércio ambulante, no trabalho sazonal ou uma combinação de atividades dessa natureza.
2) O autor identifica o problema que impede essas pessoas de saírem da linha de pobreza. Qual é esse problema e que solução ele fornece para superar o obstáculo?
Essas pessoas são excluídas do mercado de capitais, por não poder oferecer garantias para poderem se habilitar a qualquer financiamento regular, elas não se beneficiam de salários mínimos nem de outras medidas de proteção ao trabalhador formal. Para superar esse obstáculo, é necessário prover crédito a grupos de famílias ou pequenos operadores organizados sob a forma de consórcio. Capitalizá-las e dar aos seus membros treinamento básico para qualifica-los.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes