Buscar

Trabalho de TSP III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Trabalho de Teorias e Sistemas Psicológicos III – 2014.1
Prof. Clara Rebel
Qual a diferença estabelecida por Dilthey entre C. Naturais e C. Humanas?
A distinção foi estabelecida com o intuito combater a dominação do conhecimento pelo modelo das Ciências Naturais e de assegurar uma independência de método às Ciências Humanas, ou o que ele chamaria de ciência compreensiva, pois depende da interpretação do pesquisador. Já as Ciências Naturais eram chamadas por ele de ciências explicativas.
Qual é a proposta (paradigma) de Ciência Positivista em relação a sujeito/objeto?
O que é a Epochè (redução) Fenomenológica e porque ela é importante para a produção do conhecimento?
A redução fenomenológica é considerar a experiência, ou conhecimento, independente da idéia pré-fixada que temos dela e baseados em como essa experiência se apresenta. Essa redução fenomenologia é importante para a produção do conhecimento pois o pesquisador exerce uma postura que exclui sua própria visão do fato observado, deixando aparecer apenas o fato em si, esse seria o ‘voltar as coisas mesmas’, como diria Husserl.
Como a Fenomenologia explica a consciência? 
Para a fenomenologia, a consciência é um ato e é intencional, assim como o afeto e a raiva, é sempre consciência de alguma coisa. A consciência, segundo a fenomenologia é como uma luz que ilumina determinado assunto ou objeto, sendo capaz de percebê-lo e não um lugar onde esses mesmos assuntos ou objetos ficariam guardados.
Porque a intuição eidética (intuição do invariante) é diferente do “mundo das idéias” de Platão?
Assim como a consciência é consciência de alguma coisa, a intuição eidética também parte ‘de alguma coisa’, ou seja intuímos a essência das coisas a partir do mundo vivido. Para Platão, a essência das coisas estava no ‘mundo das idéias’, já para a fenomenologia, chegamos a essência das coisas a partir das experiências que temos no mundo em que vivemos.
 Porque a Fenomenologia é um instrumento importante para a Psicologia? 
A fenomenologia também se ocupa dos mesmos objetos que a psicologia, considerando esses objetos enquanto vivencias. Dessa forma, além de manifestar seus fundamentos, a fenomenologia também serve como uma instância crítica da psicologia, pois reflete sobre seus limites.
Explique, com suas palavras, porque a existência precede a essência no caso da realidade humana:
Sartre afirma que a existência precede a essência porque o homem primeiramente existe e só depois se define. Sartre, representante do existencialismo ateu, declara que Deus não existe, assim sendo, não há a concepção da natureza humana. O homem existe e então pode conceber a natureza humana
Podemos afirmar que a visão sartreana sobre o homem parte de uma visão objetiva ou subjetiva? Porque?
Qual é a relação entre as escolhas do indivíduo e o mundo social?
Ao criarmos o homem que desejamos ser, criamos também um modelo de homem que julgamos ser o correto. Dessa forma, moldamos uma sociedade com os molde que escolhemos para nós.
Porque escolha e liberdade implicam em angústia?
‘Se existir é escolher, existir é sofrer angústia.’ Escolher determinada coisa, implica em deixar várias outras para trás. Isso significa que, apesar de muitos homens não demonstrarem, a angústia está sempre presente a partir do momento em que o homem percebe que não é responsável apenas por ele mesmo, mas também por toda humanidade. 
Porque a existência humana é em última instância uma experiência de desamparo?
Porque, já que Deus não existe, tudo é permitido, não há mandamento ou pecado, não há mais valores que orientem o homem. Assim, o homem é o único responsável pelos seus atos, ele é sua própria lei e sua própria moral.

Outros materiais