Buscar

VITAMINAS - TIPOS, FUNÇÕES,BENEFICIOS E DANOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

COMPONENTES:
DANIEL VINICIUS 
DANIEL AUGUSTO
SERGISNANDO MACHADO
GUSTAVO MOREIRA
CARLOS HENRIQUE
VITAMINAS
DISCIPLINA: BASES 
BIOLOGICAS
PROFESSOR : ANTONIO MARTINS NETO
CURSO : EDUCAÇÃO FISICA - BLOCO I
O QUE SÃO:
- SÃO MICRONUTRIENTES IMPORTANTES NO PROCESSO DE METABOLISMO DE CARBOIDRATOS, LIPÍDIOS E PROTEÍNAS. EMBORA AS VITAMINAS SEJAM SUBSTÂNCIAS ESSENCIAIS AO ORGANISMO, A MAIORIA DOS ANIMAIS NÃO CONSEGUE PRODUZI-LAS EM QUANTIDADE SUFICIENTE, OU NÃO AS PRODUZ. POR ESSE MOTIVO, A INGESTÃO DE ALIMENTOS QUE AS CONTENHAM É NECESSÁRIA.
- NO SER HUMANO, A QUANTIDADE A SER INGERIDA PODE VARIAR CONFORME IDADE, SEXO, ESTADO DE SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA DO INDIVÍDUO. AS DOSES DEVEM SER AUMENTADAS EM GESTANTES E LACTANTES, EM INDIVÍDUOS EM CRESCIMENTO OU COM SAÚDE DEBILITADA, E MESMO TRABALHADORES EM FUNÇÕES QUE EXIJAM MUITO ESFORÇO FÍSICO. MAS, É UM ENGANO PENSAR QUE OS ALIMENTOS PODEM SER TROCADOS PELAS VITAMINAS: SEM A INGESTÃO DA COMIDA, O ORGANISMO SIMPLESMENTE NÃO CONSEGUE ABSORVÊ-LAS.
As vitaminas são nutrientes importantes para o nosso organismo. São de extrema importância para o bom funcionamento do nosso organismo, principalmente, porque ajuda a evitar muitas doenças.
Elas não são produzidas pelo organismo e, portanto, devem ser adquiridas através da ingestão de alimentos (frutas, verduras, legumes, carnes etc). A falta de vitaminas pode acarretar em diversas doenças (avitaminoses).
TIPOS
AS VITAMINAS DIVIDEM-SE EM DOIS TIPOS :
LIPOSSOLÚVEIS ;
HIDROSSOLÚVEIS.
VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
LIPOSSOLÚVEIS
Lipossolúveis São As Vitaminas Solúveis Em Lipídios E Não-solúveis Em Água. Para Serem Absorvidas, É Necessária A Presença De Lipídios, Além De Bile E Suco Pancreático. Após A Absorção No Intestino, Elas São Transportadas Através Do Sistema Linfático Até Aos Tecidos Onde Serão Armazenadas.
TIPOS DE VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
VITAMINA A;
VITAMINA D;
VITAMINA E;
VITAMINA K.
VITAMINA K
VITAMINA K
- Vitamina K - Componente na formação de 13 proteínas essenciais para a coagulação do sangue e envolvida na construção dos ossos. Principais fontes: alimentos verdes, como vegetais de folhas e legumes (couve, couve de Bruxelas, brócolis, salsa).
se divide em k1, k2 e k3. A vitamina K1 é encontrada em alimentos de origem vegetal, a k2 é produzida pela nossa flora intestinal e a k3 é produzida em laboratório. Esta última versão é utilizada nos suplementos e é bem absorvida pelo organismo. 
VITAMINA D
VITAMINA D 
A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel essencial para o corpo humano e sua ausência pode proporcionar uma série de complicações. Afinal, ela controla 270 genes, inclusive células do sistema cardiovascular. A principal fonte de produção da vitamina se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância. 
Alguns alimentos, especialmente peixes gordos, são fontes de vitamina D, mas é o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe. Ela também pode ser produzida em laboratório e ser administrada na forma de suplemento, quando há a deficiência e para a prevenção e tratamento de uma série de doenças. 
A vitamina D é necessária para a manutenção do tecido ósseo, ela também influencia consideravelmente no sistema imunológico, sendo interessante para o tratamento de doenças autoimunes, como a artrite reumatoide e a esclerose múltipla, e no processo de diferenciação celular, a falta deste nutriente favorece 17 tipos de câncer. 
FONTES DE VITAMINAS D
VITAMINA E
VITAMINA E
A vitamina E é uma vitamina solúvel em gordura que primeiramente funciona como um anti-oxidante, o que significa que ajuda a prevenir ou reduzir os danos causados ​​por radicais livres, em última análise a redução do risco de problemas de saúde, como a doença cardíaca ou cancro.
BENEFICIOS E PREVENÇÕES
AÇÃO ANTIOXIDANTE 
BOA PARA O CORAÇÃO 
PREVINE CANÇER DE PRÓSTATA
PREVINE A DEGENERAÇÃO MÁCULA
PREVINE A DOENÇA DE ALZHEIMER
BOM PARA GESTANTES
DEFICIÊNCIA DE VITAMINA E
A deficiência de vitamina E é rara em seres humanos. Ela ocorre quase que exclusivamente em pessoas com doenças hereditárias ou adquiridas que prejudica a capacidade de absorver a vitamina, por exemplo, fibrose cística, síndrome do intestino curto ou obstrução do ducto biliar e também nos casos de pessoas que não podem absorver a gordura na dieta ou têm doenças raras no metabolismo da gordura. 
VITAMINA A
VITAMINA A 
A vitamina A é um micronutriente que desempenha papel essencial na visão, crescimento, desenvolvimento do osso, desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial, processo imunológico e reprodução. Aproximadamente 90% da vitamina A do organismo é armazenada no fígado; o remanescente é armazenado nos depósitos de gordura, pulmões e rins.
DEFICIÊNCIA DE VITAMINA A
CEGUEIRA NOTURNA;
RESSECAMENTO DA ESCLERA;
INFLAMAÇÃO DA PELE;
ENDURECIMENTO DAS MEMBRANAS.
FONTES DE VITAMINA A 
A vitamina A é encontrada em alimentos de origem animal (leite, ovos, fígado). Os vegetais folhosos verde-escuros , vegetais e frutas amarelo-alaranjados possuem carotenóides que são convertidos em vitamina A pelo organismo.
VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS
VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS
As vitaminas são moléculas orgânicas que desempenham  uma ampla gama de funções no organismo. Dentre esta,a mais relevante é a de servir como cofatores em reações enzimáticas. Uma característica fundamental das  vitaminas é a de que elas geralmente não podem ser  sintetizadas pelas células de mamíferos e, portanto,  precisam ser supridas na dieta. As vitaminas dividem­se  em dois grandes grupos, as hidrossolúveis e as  lipossolúveis, divisão que também corresponde de certa  maneira às funções desempenhadas pelas vitaminas,  especialmente às das solúveis em H2O, que incluem o  complexo B e a Vitamina C.  
TIPOS DE VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS
TIAMINA (B1)
RIBOFLAVINA (B2)
NIACINA (B3)
ÁCIDO PANTOTÊNICO (B5)
PIRIDOXINA (B6)
BIOTINA
COBALAMINA (B12)
ÁCIDO FÓLICO
ÁCIDO ASCÓRBICO (vit C)
TIAMINA (B1)
TIAMINA
É composta pelos anéis tiazólico e pirimidínico unidos  por uma ponte metilênica. A tiamina é rapidamente  convertida no cérebro e fígado em sua forma ativa  tiamina pirofosfato, TPP, por enzimas específicas,  tiamina difosfotransferases.
A vitamina B1 (Tiamina ou vitamina F) atua em nosso organismo estimulando o apetite, no desenvolvimento do corpo, bom funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração.
PROBLEMAS CAUSADOS PELA CARÊNCIA DE TIAMINA(B1)
PERDA DE MEMORIA;
FRAQUEZA MUSCULAR;
PERDA DE APETITE;
INFLAMAÇÃO NOS NERVOS;
PARALISIA DE MEMBROS;
DEPRESSÃO;
PERDA DE ENERGIA.
FONTES DE TIAMINA (B1)
RIBOFLAVINA (B2)
RIBOFLAVINA(B2)
A Vitamina B2, também chamada de riboflavina, é uma substância determinante para o crescimento, para o sistema respiratório e para os processos oxidativos.
A riboflavina é uma vitamina hidrossolúvel que pode ser encontrada em alimentos de origem animal e vegetal, tais como leite, queijo, peixes, carnes, ovos, cereais, algumas frutas e hortaliças de folhas verdes escuras, apresenta baixa solubilidade em água e pode ser excretada via urina quando ingerida em excesso.
PROBLEMAS CAUSADOS PELA CARÊNCIA DE RIBOFLAVINA(B1)
INFLAMAÇÕES NA BOCA;
SENSIBILIDADE VISUAL;
FADIGA;
FALTA DE ENERGIA;
ANEMIA;
COCEIRA;
DESCAMAÇÃO DA PELE.
FONTES DE RIBOFLAVINA (B2)
NIACINA(B3)
Vitamina B3 ou niacina é uma substância essencial para o processo metabólico, que transforma os alimentos que ingerimos em energia dentro do organismo para que o corpo use corretamente os nutrientes dos alimentos.
Avitamina B3 é também conhecida como vitamina PP, por ser preventiva da pelagra.
Possui um importante papel no metabolismo celular e na reparação do material genético (DNA). Outras funções importantes são: remoção do organismo de substâncias químicas tóxicas e auxilio na produção de hormônios esteróides pelas glândulas adrenais.
PROBLEMAS CAUSADOS PELA CARÊNCIA DE NIACINA(B3)
DIARREIA;
FALTA DE APETITE;
EMAGRECIMENTO;
FADIGA;
INSÔNIA
IRRITABILIDADE;
DEPRESSÃO;
PROBLEMAS DE PELE.
FONTES DE NIACINA (B3)
ÁCIDO PANTOTÊNICO (B5)
ÁCIDO PANTOTÊNICO (B5)
A vitamina B5 é também conhecida como ácido pantatênico e compõe o grupo das vitaminas do complexo B. Esta vitamina desempenha funções essenciais na fisiologia do metabolismo humano, como a produção de energia e de hormônios pela glândula adrenal, as quais podem ser comprometidas quando sua ingestão é inadequada.
A VITAMINA B5 é necessário a todas as células do nosso corpo. Algumas vezes chamado de vitamina anti-estresse, ele possui um papel essencial na produção dos hormônios adrenais e dos transmissores neuromusculares essenciais. A vitamina B5 também auxilia na liberação de combustível aproveitável de gorduras e apoia nossos sistemas imune, adrenal e nervoso.
Ela também ajuda na síntese da acetilcolina, a substância química criticamente importante para o cérebro que é responsável pelas reações neuromusculares. Couve-flor, abacate, salmão, frango, fígado, gema de ovos e queijo são boas fontes de Vitamina B5.
PROBLEMAS CAUSADOS PELA CARÊNCIA DE ÁCIDO PANTOTÊNICO
FADIGA;
DOENÇAS NEUROLÓGICAS;
CEFALEIA;
MÁ PRODUÇÃO DE IMUNOGLOBULINAS;
CÂIMBRAS MUSCULARES;
DORES E CÓLICAS ABDOMINAIS;
INSÔNIA;
MAL-ESTAR;
FRAQUEZA DE UNHAS E CABELOS.
FONTES DE ÁCIDO PANTOTÊNICO (B5)
PIRIDOXINA (B6)
PIRIDOXINA (B6)
A vitamina B6 ou piridoxina é uma vitamina importante para o equilíbrio metabólico do sangue, do sistema nervoso e da pele e, é essencial para transformar os alimentos que possuem gorduras e proteínas em energia.
Geralmente, a piridoxina é vendida em farmácias sob a forma de comprimidos e pode ser encontrada com os nomes Dramin, Nevrix ou Emet, por exemplo.  
A Piridoxina está indicada para carência de vitamina B6 no organismo, que pode ser causada por alcoolismo, queimaduras graves, distúrbios metabólicos, febre de longa data, hemodiálise, gastrectomia, hipertireoidismo, infecções, doenças do intestino, prevenção de neuropatia periférica ou induzida por outros medicamentos, como cicloserina, etionamida, hidralazina, imunossupressores, isoniazida, penicilamina, anticoncepcional oral. 
BENEFICIOS DA PIRIDOXINA (B6)
PREVENÇÃO DE DOENÇÃS CARDÍACAS;
DIMINUIÇÃO DA PRESSÃO SANGUÍNEA;
DIMUNUIÇÃO DO COLESTEROL;
AUXILIO NO METABOLISMO DE PROTEINAS E GORDURAS;
FORMAÇÃO DA HEMOBLOBINA;
REDUÇÃO DA DETENÇÃO DE LIQUIDOS;
PREVENÇÃO DE REUMATISMO.
FONTES DE PIRIDOXINA(B6)
BIOTINA
BIOTINA
A Biotina é uma vitamina do complexo B que, quando utilizada como suplemento alimentar, pode ajudar no tratamento de lesões na pele e queda de cabelo, por Exemplo.
A biotina é uma vitamina sulfurada, importante como coenzima para o metabolismo protéico, lipídico e energético do organismo.
Também conhecida como vitamina B8, ela é uma das vitaminas do complexo B. Por ser hidrossolúvel ela deve ser reposta diariamente porque o nosso organismo não consegue armazená-la, sendo o excesso eliminado pela urina.
A biotina é necessária para o bom funcionamento das células do nosso corpo, ela metaboliza as gorduras, os carboidratos e as proteínas, gerando energia para o corpo e produzindo ácidos que mantém a pele, as unhas e os cabelos em bom estado, também atuando no sistema nervoso como calmante. A carência dessa vitamina pode causar alterações na visão, audição, retardar o desenvolvimento e causar dermatites.
BENEFICIOS DA BIOTINA
MENOS COLESTEROL E TRIGLICERIDEOS;
REGULAÇÃO DOS NIVEIS DE AÇUCAR;
BENEFICIOS PARA A PELE E PARA O CABELO;
MELHOR METABOLISMO;
REPARO DOS TECIDOS
PERDA DE PESO;
GANHO DE MASSA MUSCULAR.
FONTES DE BIOTINA
COBALAMINA(B12)
COBALAMINA
A cobalamina é uma vitamina hidrossolúvel e faz parte do grupo de vitaminas do Complexo B, sendo a única vitamina que o organismo consegue armazenar em grandes quantidades. A vitamina B12 pode ser encontrada especialmente em alimentos de origem animal, como moluscos, leite, carnes e ovos.
É uma vitamina sensível a luz, ácidos, bases e agentes oxidantes ou redutores, sendo assim o processamento e cozimento dos alimentos fontes pode ter perdas significativas de até 30%.
A cobalamina é essencial para o funcionamento adequado das células do organismo, especialmente as do trato gastrointestinal, tecido nervoso e medula óssea. Atua também no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas.
 FORMULA ESTRUTURAL
PORQUE A VITAMINA B12 É IMPORTANTE PRO SEU ORGANISMO ?
AJUDA O ORGANISMO A OBSORVER E UTILIZAR O FERRO;
AJUDA NO TRATO GASTROINTESTINAL;
AJUDA A ABSORVER OS NUTRIENTES E VITAMINAS DOS ALIMENTOS;
AJUDA A METABOLIZAR CARBOIDRATOS E GORDURAS;
MANTÉM O SISTEMA NERVOSO SAUDAVÉL;
PROMOVE SENSAÇÃO DE BEM ESTAR;
AJUDA NA MEMORIA, CONCENTRAÇÃO;
AJUDA A PRODUZIR ENERGIA;
AUMENTA A IMUNIDADE.
FONTES DE VITAMINA B12
ÁCIDO FÓLICO
ÁCIDO FÓLICO
O ácido fólico é uma vitamina que se encontra em alimentos como brócolis, espinafre, ervilhas, feijão, lentilha ou laranja e não engorda pois o não tem calorias.
Um adulto saudável deve ingerir 400 mcg de ácido fólico por dia.
 é uma vitamina essencial que mantém a produção de células vermelhas do sangue, é necessário para a reparação do ADN e sintetização, e o funcionamento global do corpo.
BENEFICIOS DO ÁCIDO FÓLICO
PREVENÇÃO DO CANCRO;
SAÚDE DO CORAÇÃO;
SAÚDE DO CÉREBRO;
DEGENERAÇÃO MUSCULAR;
PARA AS MULHERES : GRAVIDEZ SAUDAVÉL.
FONTES DE ÁCIDO FÓLICO
ÁCIDO ASCÓRBICO
ÁCIDO ASCÓRBICO
O ácido ascórbico tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres e assim prevenindo e retardando o envelhecimento. Outra função dele é estimular a produção de colágeno da pele, reduzindo a flacidez. Além disso, ele atua nos melanócitos, células que guardam a melanina, uniformizando a cor da pele.
 O ácido ascórbico é o nome químico da vitamina C e é como ela é chamada quando é usada na composição de produtos cosméticos. Com a sua molécula diferenciada para aumentar a sua estabilidade química, ele pode ser denominado de fosfato de ascórbica, palmitato de ascorbila, ascorbila glucoside.
FONTES DE ÁCIDO ASCÓRBICO
FORMULA ESTRUTURAL
OBRIGADO PELA ATENÇÃO !

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais