Buscar

AV1 ETICA E LEGISLAÇÃO ENFERMAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0120_AV1_201201651417 » ÉTICA, LEGISLAÇÃO E EXE. PROF. EM ENFERMAGEM
	
	 1a Questão (Ref.: 201201832054)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com os Princípios Fundamentais contidos no Código de Ética dos profissionais de enfermagem, presentes na Resolução COFEN 311/2007, o profissional de enfermagem deve
		
	
	c) atuar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância condicional.
	
	b) participar, em algumas situações, da equipe de saúde e das ações que visem a satisfazer às necessidades de saúde da população e às políticas dos planos de saúde.
	 
	a) exercer suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética.
	
	d) participar de ações que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, com uma qualificada assistência partidária.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201830915)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O exercício legal de profissionais de enfermagem somente é reconhecido se houver registro no:
		
	
	na Associação Brasileira de Enfermagem, em âmbito regional.
	
	na Cooperativa Nacional dos Trabalhadores de Enfermagem
	 
	no Conselho Regional de Enfermagem.
	
	no Sindicato Nacional dos Trabalhadores.
	
	na Federação Nacional dos Enfermeiros,Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201830337)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para estar habilitado ao exercício legal da profissão na administração pública direta e indireta, federal, estadual, municipal, do Distrito Federal e dos Territórios, o enfermeiro e todo o pessoal de enfermagem, necessariamente, precisam estar registrados na seguinte entidade de classe:
		
	
	Conselho Federal de Enfermagem
	
	Associação Brasileira de Enfermagem.
	 
	Conselho Regional de Enfermagem.
	
	Sindicato Regional de Enfermagem.
	
	Associação dos Servidores Públicos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201830298)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, consta das relações com as organizações empregadoras, que é direito do profissional, EXCETO:
		
	
	suspender suas atividades, individual ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalha não oferecer condições dignas para o exercício profissional.
	 
	receber vantagens de instituições e empresas, além do que lhe é devido, como forma de garantir a assistência de enfermagem diferenciada.
	
	dispor de material e equipamentos de proteção individual e coletiva, segundo as normas vigentes.
	
	desenvolver suas atividades profissionais em condições de trabalho, que promovam a própria segurança e a da pessoa, família e coletividade sob seus cuidados.
	
	registrar no prontuário informações referentes ao processo de cuidar de pessoas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201838398)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem dispõe sobre direitos, deveres, responsabilidades, proibições e infrações, entre outros assuntos. Baseando-se no Código, analise as afirmativas a seguir. I - É proibida a recusa da execução de atividades que não sejam de sua competência legal. II - Não são permitidas as participações em movimentos reivindicatórios por melhores condições de assistência, trabalho e remuneração. III - É permitido suspender as atividades, individual ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada não oferecer condições mínimas para o exercício profissional, ressalvados os casos de urgência e emergência. IV - É dever prestar à clientela uma assistência livre de riscos decorrentes de imperícia, negligência e imprudência. Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	III e IV, apenas;
	
	I e II, apenas;
	
	I e IV, apenas;
	
	I e III, apenas.
	
	II e IV, apenas;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201830841)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a resposta correta. No serviço de hemoterapia a resolução de COFEN 200/97 estabelece que os técnicos e auxiliares de Enfermagem:
		
	
	só poderão trabalhar nesse tipo de serviço se fizerem curso de aperfeiçoamento com no mínimo 40 horas. Ficando a Enfermeira como responsável, respeitando as atribuições estabelecidas na lei do exercício profissional.
	
	só poderão trabalhar nesse tipo de serviço realizando tarefas secundarias, como: preparação de leitos; auxilio nos banhos; não podendo atuar de fora direta por se tratar de cuidado complexo e especifico tendo que ficar os cuidado a cargo do Enfermeiro
	 
	terão suas funções coordenadas pelo Enfermeiro responsável técnico e ou Enfermeiro de serviço de hemoterapia ou transplante de medula óssea, respeitada as atribuições capituladas na lei do exercício da enfermagem
	
	terão suas funções estabelecidas pela coordenação médica do centro ou do hospital, cabendo ao Enfermeiro supervisionar e fiscalizar suas ações e seu desempenho alem de ofertar aperfeiçoamento profissional através de cursos, reciclagens e estágios em instituições afins, respeitando as atribuições estabelecidas na lei do exercício profissional.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201891168)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A incapacidade, a falta de habilidade específica para a realização de uma atividade técnica ou científica, não levando o agente em consideração o que sabe ou deveria saber. Este termo se revela pela ignorância, inexperiência ou inabilidade sobre a arte ou profissão que pratica. É uma forma culposa (diferentemente da dolosa, que exige a intenção), que gera responsabilidade civil e/ou criminal pelos danos causados. A inabilidade, a falta de experiência ou conhecimentos práticos necessários ao exercício da sua profissão constitui um ato:
		
	
	b) imprudente.
	
	d) descuidoso.
	
	e) omisso
	 
	c) imperícia.
	
	a) negligente.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201830921)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Decreto Lei nº 94.406/87, que regulamenta a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem, determina, entre outras atribuições, como atividades privativas do enfermeiro:
		
	
	planejamento, organização, coordenação e execução dos Serviços de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).
	
	planejamento, auditoria, execução e avaliação das instituições conveniadas com a rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS);
	 
	planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de enfermagem;
	
	planejamento, organização, coordenação dos postos de saúde e das unidades de saúde da família;
	
	planejamento, organização, coordenação e execução dos procedimentos de enfermagem;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201890977)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	1.A Enfermagem e suas atividades Auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição na área onde ocorre o exercício.O planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem é uma atribuição do caráter
		
	 
	Privativo do enfermeiro
	
	Comum aos profissionais da enfermagem
	
	Privativo do médico.
	
	Nenhuma das alternativas acima
	
	Comum ao enfermeiro e ao técnico de enfermagem apenas;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201890981)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Um paciente, vítima de acidente automobilístico, com suspeita de trauma raquimedular, foi admitido na unidade de emergência com colete cervical. Foi atendido pela equipe médica e de enfermagem. O médico deixou prescrito para manter o colete cervical. Durante o plantão noturno, o paciente solicitou para que o técnico de enfermagem retirasse o colete, pois estava causando muito incômodo e por isso não conseguia dormir. O técnico de enfermagem, experiente na unidade de emergência, retirou o colete cervical do paciente,já que era seu parente. No dia seguinte, o enfermeiro e o médico verificaram que o profissional havia retirado o colete cervical e isso causou uma lesão medular provocada por uma fratura em vértebra cervical. Analisando os fatos e, de acordo com código de ética, o técnico de enfermagem
		
	 
	c) Negligência.
	 
	a) Imprudência.
	
	b) Imperícia.
	
	d) Infração Disciplinar
	
	e) Um erro considerado habitual em situações de emergência

Outros materiais