Buscar

PEÇA AV1 PRATICA SIMULADA III- PENAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 5ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE ...
INQUÉRITO POLICIAL Nº ...
Caio, brasileiro, solteiro, profissão ..., cédula de identidade nº ..., inscrito no CPF sob o nº..., residente e domiciliado na Rua ..., nº..., Bairro .., Cidade ..., Estado... por meio de seu advogado, inscrito na OAB sob o nº... , com instrumento procuratório anexo, vem respeitosamente à presença de vossa excelência, com amparo no artigo 396 e 396- A do CPP, apresentar 
RESPOSTA À ACUSAÇÃO
pelos fatos e fundamentos que passa a expor.
I. DOS FATOS
Caio, já qualificado nos autos, foi denunciado e processado pelo Ministério Público devido a um fato ocorrido no dia 24 de maio de 2010, onde teria cometido suposto delito de extorsão qualificada pelo emprego de arma de fogo. Conforme a denúncia, o ofendido José, visando abrir um restaurante, obteve um empréstimo no valor de vinte mil reais do acusado Caio, garantido por nota promissória no aludido.
Ocorrendo o dia do vencimento, 15 de maio de 2010, nessa oportunidade, O requerente cobrou educadamente a dívida, afirmando a vítima que estava sem dinheiro, pois o restaurante não apresentou o lucro esperado, mas que iria pagar em uma semana.
Passando o prazo temporal e não ocorrendo o pagamento da dívida, o requerente, indignado pela falta de boa-fé por parte do José, foi ate o local, portando uma arma com o intuito de se proteger, e afirmou que a dívida deveria ser paga imediatamente, pois do contrário, José pagaria com a própria vida. Assustado, o ofendido correu e avisou a polícia, que, no entanto, não encontrou o requerente quando chegou ao local. No inquérito policial, que apurou as circunstâncias do ocorrido, sendo que o acusado contribuiu totalmente com as investigações, admitindo os fatos em sua integralidade.
II. DO DIREITO
Preliminarmente, há que se destacar a ilegitimidade do Ministério Público para a propositura da presente ação, tendo em vista a inexistência do delito de extorsão, sendo que para enquadramento, seria imprescindível que a vantagem fosse tendo caracterizado a conduta, com relação ao delito do artigo 158, atípica.
Como se vê pelo artigo 345 do Código Penal, o requerente agiu com exercício arbitrário das próprias razoes, somente se procedendo mediante ação penal privada.
Trata-se, portanto, de ação penal privada, a parte ofendida seria legitimado ajuizar queixa-crime em condição decadencial de seis meses, contados a partir do dia 24 de maio de 2010 e, como não foi oferecida a queixa-crime até o dia 23 de novembro de 2010, incidiu sobre o feito o fenômeno da decadência, restando extinta a punibilidade de Caio.
II. DO PEDIDO
1. Diante do exposto, requer seja anulada “ab initio” a presente ação penal, com fulcro no artigo 397, III- atipicidade do delito de extorsão, do Código de Processo Penal.
2. Não entendendo desta forma, requer seja o acusado absolvido sumariamente com espeque no artigo 397, inciso I do Código de Processo Penal.
3. Entretanto, caso ainda não seja este o entendimento de Vossa Excelência, requer a produção de todos os meios de prova em direito admitidos, para que se verifique a validade dos fatos e sejam ouvidas as testemunhas a seguir arroladas no decorrer da instrução:
Testemunha 1 – Joaquim, qualificada à fl. __
Testemunha 2 – Manoel, qualificada à fl. __.
Nestes termos,
Pede deferimento.
Local, Data
Advogado
OAB/MG

Outros materiais