Buscar

Simulado Bioquímica Av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201303162233)
	
	Um casal, Joana M.O. e Marcelo P.S., estava fazendo safári na África quando duas cobras se aproximaram. O guia que estava com eles pediu para não se aproximarem, pois se tratava de duas das cobras mais venenosas da África. O casal ignorou a recomendação do guia e se aproximou. Nesse momento uma das cobras picou a Joana e a outra picou o Marcelo. Como sabia da gravidade do fato o guia rapidamente levou o casal para o hospital. Entretanto, infelizmente, a Joana já chegou sem vida ao hospital e o Marcelo depois de 2 dias internado teve alta. Posteriormente os médicos relataram que essas espécies de cobra eram bastante venenosas, pois o mecanismo de ação de um dos venenos (cobra ¿1¿) era a inibição do complexo II da cadeia de transporte de elétrons e o mecanismo de ação do outro veneno (cobra ¿2¿) era a inibição do complexo IV da cadeia de transporte de elétrons. Com esses dados podemos dizer que provavelmente a cobra que picou a Joana foi a cobra ¿1¿ ou a cobra ¿2¿? Justifique a sua resposta com base no processo de síntese de ATP pela fosforilação oxidativa.
		
	
Podemos dizer que provavelmente a cobra ¿2¿ picou a Joana, pois o seu veneno atua inibindo o complexo IV da cadeia de transporte de elétrons. Dessa forma, todo o processo de síntese de ATP pela fosforilação oxidativa fica inibido o que leva a morte do indivíduo rapidamente. Já o Marcelo foi picado pela cobra ¿1¿ que age inibindo o complexo II da cadeia de transporte de elétrons. Dessa forma, o Marcelo ainda conseguiu sintetizar ATP via fosforilação oxidativa, pois os complexos I, III e IV não foram afetados pelo veneno. Dessa forma, o Marcelo conseguiu chegar ao hospital com vida para ser tratado.
	
2a Questão (Ref.: 201303162220)
	
	Atualmente no mercado de suplementos alimentares existem diversos produtos que são comercializados com pressupostos de melhora da perfomance, emagrecimento, hipertrofia muscular dentre outros. Suponha que determinado produto contribua para a maior oxidação de lipídios pelo músculo esquelético durante a prática do exercício físico. Nesse caso ao dosarmos a concentração de lactato no sangue de dois corredores de meia-maratona logo após a prova o mesmo deve estar mais elevado no atleta que ingeriu o referido produto (atleta A) ou no atleta que não ingeriu o produto (atleta B)? E o glicogênio muscular, deve estar mais elevado no ¿atleta A¿ ou no ¿atleta B¿? Justifique a sua resposta.
		
	Partindo do pressuposto que a ingestão de tal produto incrementa a participação das gorduras como fonte de energia durante o exercício podemos concluir que este produto diminui a participação dos carboidratos como substrato energético durante esse exercício. Dessa forma, a síntese de lactato, oriundo exclusivamente do metabolismo de carboidratos, estará diminuída no atleta que ingeriu tal produto. Por outro lado, no atleta que ingeriu o produto o conteúdo de glicogênio muscular estará elevado, pois o mesmo será degradado em menor taxa uma vez que os lipídios terão maior participação para a síntese de ATP. De acordo com o exposto à cima podemos concluir que no atleta ¿A¿ a concentração de lactato estará menor e o conteúdo de glicogênio estará maior quando comparado ao atleta ¿B¿.
	3a Questão (Ref.: 201303776332)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A enzima que está localizada nas paredes dos vasos sangüíneos e no coração, nos depósitos de gordura e nos músculos cuja função é degradação dos triglicerídeos, é chamada de:
		
	
	lipoproteína de alta desnsidade
	 
	lipoproteinalipase
	
	aldolase
	
	hepatolipase
	
	lecitina colesterolacil transferase
	
4a Questão (Ref.: 201303724208)
	
Pontos: 1,0  / 1,0
	As enzimas são catalisadores orgânicos e atuam na ativação das reações biológicas. Em relação às enzimas, podemos afirmar que:
		
	
	são catalisadores eficientes a qualquer substrato
	 
	sendo proteínas, por mudanças de pH, podem perder seu poder catalítico ao se desnaturarem
	
	seu poder catalítico resulta da capacidade de aumentar a energia de ativação das reações
	
	atuam em qualquer temperatura, pois sua ação catalítica independe de sua estrutura espacial
	
	não podem ser reutilizadas, pois reagem como substrato, tornando-se parte do produto
		 Gabarito Comentado.
	5a Questão (Ref.: 201303724173)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As enzimas atuam nas diversas reações do metabolismo celular. Sobre esses catalisadores, é correto afirmar que:
		
	
	são extremamente eficientes, capazes de atuar em qualquer substrato, pois são moléculas pouco específicas
	
	são ineficientes pois são moléculas pouco específicas
	
	são eficientes, pois sempre aumentam a energia das reações biológicas
	 
	o poder catalítico de uma enzima relaciona a velocidade das reações com a energia desprendida para que ocorram as reações. .
	
	após participarem das reações, não podem ser reutilizadas, pois fazem parte do produto final obtido
		
	6a Questão (Ref.: 201303162263)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Algumas pesquisas em relação às células cancerosas demonstraram resultados satisfatórios quando interrompem-se o fluxo de oxigênio e de nutrientes. Nessas condições, as células sem o suprimento de aminoácidos, de imediato não mais poderão formar:
		
	 
	Proteínas
	
	Lipídios
	
	Glicídios
	
	Polissacarídeos
	
	Nucleotídeos
		 Gabarito Comentado.
	7a Questão (Ref.: 201303330318)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os triglicerídios (TG) ou triacilgliceróis (TAG) constituem a principal forma de armazenamento energético nos adipócitos do tecido adiposo subcutâneo. São constituídos por três moléculas de ácidos graxos e uma molécula de glicerol, por isso são ésteres de ácidos graxos e glicerol. Com relação à estrutura química e às fontes alimentares dos ácidos graxos NÃO podemos afirmar que:
		
	 
	O Ácido Linoléico (C18:2, n-6) e o Ácido α-Linolênico (C18:3, n-3) não são ácidos graxos essenciais pois podem ser sintetizados no organismo humano.
	
	Os ácidos graxos monoinsaturados são aqueles que possuem apenas uma dupla ligação e são encontrados principalmente no óleo de oliva (azeite) e de canola, no abacate, em sementes oleaginosas (amêndoas, castanhas, nozes, avelãs).
	
	O ácido araquidônico (C20:4, n-6) é sintetizado no organismo humano a partir do Ácido Linoléico (C18:2, n-6).
	 
	O Ácido Linoléico (C18:2, n-6) é encontrado nos óleos vegetais e o α-Linolênico (C18:3, n-3) está presente em algumas sementes (linhaça e soja) sendo também encontrado nos peixes de água fria e salgada ¿ salmão, atum, bacalhau, arenque, sardinha e nos óleos desses peixes.
	
	O ácido eicosapentaenóico (EPA) (C20:5, n-3) é sintetizado no organismo humano a partir do Ácido alfa-Linolênico (C18:3, n-3).
		 Gabarito Comentado.
	8a Questão (Ref.: 201303122896)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual das alternativas está relacionada à subunidade monomérica das seguintes macromoléculas: Hemoglobina e Triacilglicerol?
		
	
	monossacarídeo e colesterol
	
	aminoácidos e aminoácido
	 
	aminoácido e ácido graxo
	
	ácido graxo e monossacarídeo
	
	aminoácido e monossacarídeo
		 Gabarito Comentado.
	9a Questão (Ref.: 201303120895)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Lipídios são moléculas formadas por ácidos graxos, que dão características específicas a essa biomolécula. Esses acidos graxos possuem uma grande cadeia linear de carbonos, com um grupo funcional em sua ponta. Qual o grupo funcional orgânico que está presente na ponta da cadeia de carbonos que forma a molécula de ácido graxo?
		
	
	Álcool
	
	Aldeído
	
	Ácido fosfórico
	
	Éster orgânico
	 
	Ácido carboxílico
		 Gabarito Comentado.
	10a Questão (Ref.: 201303122951)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O colágeno é uma classe bastante abundante deproteínas formadas por aminoácidos no organismo humano. Ele tem a função de manter as células unidas e é o principal componente protéico de órgãos como a pele, cartilagens e ossos. Pode-se classificar quanto à forma essa proteína como:
		
	 
	fibrosa
	
	estrutural
	
	piramidal
	
	dinâmica
	
	globular
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais