Buscar

Simulado Metodologia Cientifica

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201511409516)
	
	O melhor momento do futebol para um tático é o momento de silêncio. É quando os times ficam perfilados, cada jogador com as mãos nas costas e mais ou menos no lugar que lhes foi designado no esquema__ e parados. Então o tático pode olhar o campo como se fosse um quadro-negro e pensar no futebol como alguma coisa lógica e diagramável. (Luís Fernando Veríssimo, in O Estado de São Paulo, 23/8/93)
A partir da exposição do autor sobre o método utilizado pelo técnico, qual a concepção  de metodologia aplicada aos estudos e pesquisas?
		
	
Sua Resposta: A metodologia é perceber a ordem que se deve impor aos diferentes processos para se atingir um fim/resultado. Ao olhar para o campo e os jogadores perfilados, o técnico poderá observar que instrumentos deverão ser usados por seus jogadores para ocupar o campo e vencer o jogo, objetivo final.
	
Compare com a sua resposta:
Resposta (sugestão): A metodologia é perceber a ordem que se deve impor aos diferentes processos para se atingir um fim ou resultado. Ao olhar para o campo e os jogadores perfilados, o técnico poderá observar que instrumentos deverão ser usados por seus jogadores para ocupar o campo e vencer o jogo, objetivo final.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201511474613)
	
	A história humana é a história das lutas pelo conhecimento da natureza, para interpretá-la e dominá-la. Cada geração recebe um mundo interpretado por gerações anteriores. Essa história está constituída por interpretações místicas, proféticas, filosóficas, científicas; enfim, por ideologias. Cleverson Bastos e Keller Vicente. Introdução à metodologia científica . Rio de Janeiro: Vozes, 2008, p. 59 (com adaptações).. Com relação ao texto acima e à correta abordagem da metodologia da pesquisa científica, julgue a afirmação seguinte baseando-se na aplicação do método dedutivo: Devido ao fato de que todo conhecimento é impreciso e duvidoso, a história não pode levar à produção de conhecimento certo e seguro, mas tão somente a ideologias vagas e imprecisas
		
	
Sua Resposta: O método dedutivo é válido para a aquisição do conhecimento científico, pois consiste em proceder do mais geral para o mais específico, ou de uma lei para um fato empírico concreto.
	
Compare com a sua resposta: O método dedutivo é válido para a aquisição do conhecimento científico, pois consiste em proceder do mais geral para o mais específico, ou de uma lei para um fato empírico concreto.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201511807687)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De que maneira o conhecimento filosófico se correlaciona com o conhecimento científico?
		
	
	Através das publicações científicas
	 
	Através da epistemologia
	
	Por meio das experimentações
	
	Com o uso das hipóteses científicas
	
	Com o acúmulo de conhecimento
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201511811634)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia as afirmações a seguir: I . Metodologia científica é o estudo dos métodos de conhecer e de buscar o conhecimento; II. Metodologia científica é o estudo dos caminhos e dos instrumentos usados para se fazer ciência. III Metodologia significa, na origem do termo, estudo dos caminhos, dos instrumentos usados para se fazer ciência. Das alternativas acima:
		
	
	Todas as alternativas são falsas
	
	Apenas a I é verdadeira
	 
	Todas as alternativas são verdadeiras
	
	Apenas a II é verdadeira
	
	Apenas a III é verdadeira
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201511805920)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na aula 4 é dito que agora não é necessário adquirir um livro para ler um bom texto, já que as mídias eletrônicas possibilitam a leitura em telas. Porém, mesmo com essa tecnologia, as principais fontes de pesquisa e conhecimento ainda são os bons e velhos livros, principalmente no meio acadêmico. Pergunta-se: os livros em meio eletrônico são conhecidos, mercadologicamente, como:
		
	
	Kindle
	 
	Ebooks
	
	Ereaders
	
	Amazon
	
	PDF
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201511835844)
	Pontos:  / 1,0
	Existem várias tipos de pesquisa, de acordo com os critérios utilizados pelos autores que abordam o tema Metodologia Científica, podendo o tipo de pesquisa ser definido quanto aos fins e quanto aos meios. Quanto ao objetivo, é CORRETO afirmar que são exemplos desse tipo de pesquisa:
		
	
	Aplicada, pesquisa-ação e descritiva.
	
	Metodológica, aplicada e experimental.
	
	Experimental, exploratória e aplicada
	
	Exploratória, descritiva e explicativa.
	
	Explicativa; pesquisa-ação e metodológica.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201511516295)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Numa pesquisa realizada,por um grupo de estudantes de geografia,na Chapada dos Veadeiros(Goiás).O professor que liderava a pesquisa de campo fez a seguinte recomendação sobre a possibilidade de novas cavernas não catalogadas.Isso refere-se a que tipo de pesquisa:
		
	
	Pesquisa Histórica.
	 
	Pesquisa de Campo.
	
	Pesquisa Pura.
	
	Pesquisa Comparada.
	
	Pesquisa Bibliográfica.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201511517768)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Planejamento é o início de todo o processo da pesquisa científica. Por planejamento,entende-se uma elaboração por procedimentos racionais e sistemáticos, que contribuem para a explicação da realidade. Isso se impõe pelo foco claro e direcionado.Também conhecido como:
		
	
	Bibliografia.
	
	Internet.
	
	Vida contemplativa.
	
	Portal.
	 
	Objetivos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201511516278)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podemos afirmar que quando os cientistas estão no coração da África,pesquisando e vacinando as pessoas contra o vírus do Ebola,isso pode ser interpretado como:
		
	
	Atividade voltada para o reality show.
	 
	Atividade voltada para solução de problemas.
	
	Atividade voltada para o puro conhecimento humano.
	
	Atividade voltada para as Redes Sociais.
	
	Atividade voltada para quebra de paradigmas e estudo de caso.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201511507077)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A pesquisa bibliográfica é o estudo sistematizado, desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, monografias, dissertações, teses, artigos, isto é, material acessível ao público em geral. Esse material pode constituir-se em fonte primária ou secundária. Com relação ao tipo de fonte, analise as seguintes afirmações: Quando o livro Metodologia Científica, de Marina de Andrade Marconi e Eva Maria Lakatos, publicado pela Editora Atlas, é referenciado em um dado estudo sobre o tema, o mesmo é considerado fonte primária porque foi utilizado por um autor que escreveu ou analisou o tema abordado por Marina de Andrade Marconi e Eva Maria Lakatos, logo o estudo desse autor é considerado fonte secundária. Acerca dessas afirmações, assinale a opção CORRETA.
		
	
	As duas afirmações são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 
	As duas afirmações são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira afirmação é uma proposição verdadeira, e a segunda uma proposição falsa.
	
	Tanto a primeira quanto a segunda afirmações são proposições falsas.
	
	A primeira afirmação é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais

Perguntas Recentes