Buscar

Contrato de Trabalho e Legalização Empresarial

Prévia do material em texto

�PAGE �
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.................................................................................................3
DESENVOLVIMENTO.....................................................................................4
CONCLUSÃO..................................................................................................5
REFERÊNCIAS ...............................................................................................6�
INTRODUÇÃO
O referido trabalho vem mostrar a mudança que um Projeto de Emenda Constitucional, a chamada PEC das Empregas Domésticas, pode fazer no cotidiano de empregados e empregadores e como isso afetou a vida de pessoas que precisam de cuidados especiais, exemplo: pessoas com Alzheimer, colocando em evidência o ramo de atividades de Clinicas de Repouso.
DESENVOLVIMENTO
No mundo globalizado que vivemos hoje, onde a mulher tem que trabalhar fora, deixando os deveres domésticos nas mãos de outras pessoas, levou a grande alta de contratações de empregadas domésticas, cuidadoras, etc. Isso, no entanto não facilitava a vida dessa classe trabalhadora, o que ocasionou na criação da chamada PEC das Domésticas, que trouxe para a realidade todos os direitos e deveres que esses trabalhadores têm.
No primeiro momento houve um grande descontentamento por parte dos empregadores, o que levou a um aumento nas demissões, e veio à tona questionamentos e dúvidas sobre a referida PEC. Mas as contrações continuam, colocando a classe na informalidade, pois nem todo tem condições financeiras de pagar todos os direitos previstos em lei a uma emprega doméstica e demais funções que se enquadram nesse Projeto de Emenda Constitucional.
Na verdade o que vem acontecendo em todo Brasil, é que o empregador tem procurado o trabalho de diaristas para facilitar a contratação direta, não tendo os deveres previstos em lei se fosse contratar uma empregada doméstica.
As famílias que tem idosos, pessoas com Alzheimer e doenças similares tem buscado outros meios de cuidar de seus entes queridos, pois os cuidadores são a classe que ficou mas complicada de se contratar, devido ao rodizio de horários, o que aumenta as horas extras, o que beneficiou as Clínicas de Repouso; pois nessas clínicas as formalidades contratuais trabalhistas não precisam ser feitas, o que proporciona um leve contentamento por parte de muitas famílias, passando a ser um meio mas viável e barato. E por esse motivo muitas vezes não é levada em consideração de como essas Clínicas de Repouso são organizadas. 
 Primeiramente devemos saber se tem registro em alguma Junta Comercial, na Receita Federal, no INSS, na ANVISA, na Prefeitura, etc., para que não venhamos cair na ilegalidade.
Ainda assim a melhor maneira de se enquadrar a essa nova realidade de trabalhadores no Brasil é cumprindo com nossos deveres e direitos enquanto empregados e empregadores, para que as futuras gerações não sofram o reflexo de desigualdade trabalhista. 
CONCLUSÃO
No entanto devemos perceber a grande mudança dessa classe trabalhadora que há vários anos vem lutando por igualdade trabalhista, e que hoje se tornou realidade através da PEC das Domésticas, e que luta para que depois disso não caia na informalidade. Temos é que ter consciência e organização suficiente para lidarmos com essas mudanças no Brasil. 
�
REFERÊNCIAS 
http://www.sempretops.com
http://www.brainly.com.br
Sistema de Ensino Presencial Conectado
bacharelado em CIÊNCIAS CONTÁBEIS
POLIANA LOPES FLEXA
 PORTIFÓLIO INDIVIDUAL DO 1º SEMESTRE
O CONTRATO DE TRABALHO E A LEGALIZAÇÃO DAS EMPRESAS
ORIXIMINÁ - PA
2013
POLIANA LOPES FLEXA
Trabalho de atividades interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Contabilidade Empresarial e Trabalhista. 
Orientador: José Manoel da Costa
 Valdeci da Silva Araújo Vânia Machado
Alcides Costa
 
 
PORTIFÓLIO INDIVIDUAL DO 1° SEMESTRE
O CONTRATO DE TRABALHO E A LEGALIZAÇÃO DAS EMPRESAS
Oriximiná - PA
2013

Outros materiais