Buscar

Resumo Gestao estrategica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Qual a diferença entre planejamento e estratégia?
Processo de definir a missão da empresa; definir os objetivos; e definir o plano de ação para chegar nos objetivos.
Estratégia é um plano unificado, amplo e integrado... Criado para assegurar que os objetivos básicos da empresa sejam atingidos.
O que é administração estratégica? 
A Administração Estratégica é definida como um processo contínuo e interativo que visa manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente.
A administração estratégica é um processo que vai desde a escolha da Missão de uma empresa, até a obtenção da Vantagem competitiva
Porque administração estratégica é necessária?
Administração Estratégica de forma estruturada e sistêmica permite o acompanhamento e adequação constante dos objetivos organizacionais à dinâmica realidade, consolidando assim, um conjunto de pressupostos, normas e ações para alavancar o processo de planejamento da situação futura desejada pela empresa
Defina Estratégia Empresarial:
Um conjunto de orientações seguidas por uma empresa ou empreendimento, visando à melhoria de sua posição (frente às forças competitivas), através da seleção de linhas de negócio, alocação de recursos entre essas linhas e a criação de ações integradas entre as várias unidades da empresa
Processo de definir os objetivos (os planos da empresa) às questões de longo prazo como: sua sobrevivência, seu crescimento e eficácia geral.
Tipos de planejamento necessário para obtenção do êxito organizacional: 
Planejamento Estratégico - planejamento estratégico é aquele que define as estratégias de longo prazo da empresa. Este planejamento leva em conta todos os fatores internos e externos a companhia –
Planejamento Tático - O Planejamento Tático tem pôr objetivo otimizar determinada área de resultados e não a empresa como um todo. Pôr tanto trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico.  É desenvolvido por profissionais da média gerência e aplica-se a departamentos específicos.
Planejamento Operacional - O plano operacional coloca em prática cada um dos planos táticos dentro da empresa. Ele é projetado no curto prazo e envolve cada uma das tarefas e metas da empresa. Um planejamento operacional deve planejar os prazos, metas e recursos para a implantação de um projeto ou tarefa dentro da empresa
O que são fatores chaves de sucesso? Exemplifique. 
São fatores que diferenciam a minha empresa dos meus concorrentes.
Ex: Se o fator de sucesso de uma empresa for a tecnologia pode significar que existe uma tecnologia específica feita dentro da empresa, ou atualização constante ou até mesmo gestão de mudança de tecnologia.
Quanto a fabricação um fator de sucesso em uma empresa pode ser a qualidade de fabricação assegurada ou localização de baixo custo das fábricas.
Qual a diferença entre uma estratégia empresarial e uma estratégia de marketing?
“O principal foco da estratégia de marketing é o profundo conhecimento daquilo que se ajusta ao consumidor”. No mesmo sentido, Rocha e Christensen (1999) esclarecem que a estratégia de marketing é apenas a parte visível da estratégia empresarial que abrange as decisões sobre a seleção do composto produto-mercado e a forma de competir da empresa.
Quais fatores contribuem para a ineficiência da formulação da estratégia?
Por que existem diferenças entre a formulação de uma declaração institucional e sua vivência prática no ambiente organizacional?
Complete as frases:
Administrar é tomar decisões - decisões são escolhas que os gestores fazem como resultado do julgamento de alternativas, que se originam da análise de situações que oferecem oportunidades ou problemas.
Administrar é administrar pessoas - é o principal recurso de uma organização. 
Administrar é trabalhar com informações - para administrar com exatidão, tomar decisões corretas ou analisar desempenho de empregados, será necessário trabalhar com informações
Em que sentido o CEO toma sozinho as decisões estratégicas da empresa? Em que sentido o CEO não toma sozinho as decisões estratégicas da empresa?
Porque vários stakeholders da mesma empresa têm interesses diferentes? Eles não deveriam seus esforços em uma única direção?
Porque uma estratégia realizada se diferencia da estratégia originalmente pretendida? Relate um exemplo empresarial dentro desta argumentação.

Outros materiais