Buscar

EDUCAÇÃO ESPECIAL - AV2.2

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
�� HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 �� HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 �� HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 �� HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 �� HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 �� HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 �� HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 
	Processando, aguarde ...
�Fechar�
Avaliação: CEL0249_AV2 - EDUCAÇÃO ESPECIAL
Tipo de Avaliação: AV2 
 ��1a Questão (Cód.: 62003)
7a sem.: DEFICIÊNCIA FÍSICA
Pontos: 1,5  / 1,5 
Ana é uma aluna cadeirante que foi matriculada numa escola cuja biblioteca se localiza no segundo andar. Para o acesso a este pavimento existe apenas uma escada e isso, impossibilita Ana de se movimentar independentemente na escola. Por ser adolescente, Ana está se sentindo constrangida todos os dias quando quer usar a biblioteca e precisa da ajuda de terceiros para chegar até lá. A família pediu uma reunião com a direção e expôs a situação de constrangimento que é vivida por Ana, mas a escola não se mostrou solícita a mudar a biblioteca para o pavimento térreo e nem para construir uma rampa que facilitasse o acesso da aluna. O argumento usado pela direção foi: "Quando matriculamos Ana, sabíamos que ela teria dificuldades cognitivas provocadas pela condição da deficiência física. Lamentamos, mas não podemos mudar toda uma estrutura predial só pela sua filha. Vamos continuar dando apoio a ela todas as vezes que desejar usar a biblioteca, pois os inspetores foram treinados a manejarem a cadeira de rodas com respeito e cuidado". Mudar uma biblioteca e suas centenas de livros não é uma tarefa fácil, da mesma forma que também não é tão fácil construir uma rampa de acesso ao segundo pavimento. Entretanto, a fala da direção apresenta um erro no que se refere ao rendimento acadêmico de Ana. Qual foi esse equívoco? Justifique a sua resposta. 
Resposta: O erro foi associar a deficiência física de Ana a sua capacidade cognitiva, pois em nenhum momento, é falado que Ana apresenta alguma dificuldade ou deficiência intelectual, ao contrário: Ana tem boa convivênia e apoio familiar, é estudiosa, e demonstra resquísios da adolescência, fase em que se encontra, quando não quer mais passar pelo constrangimento de ser amparada por terceiros na escola, que é o ambiente que frequenta todos os dias.
Gabarito: A diretora errou ao mencionar que Ana teria prejuízo ou dificuldades cognitivas por ser deficiente física. Não existe neste caso qualquer elemento que indique deficiência, atraso ou dificuldade cognitiva na aprendizagem de Ana. O problema é apenas de acessibilidade.
�
 ��2a Questão (Cód.: 41811)
3a sem.: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Pontos: 1,0  / 1,0 
Marque a resposta correta. Em que período histórico os deficientes eram abandonados, perseguidos e eliminados devido às suas condições atípicas? 
�� INCLUDEPICTURE "http://bquestoes.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
Antiguidade 
Idade Moderna 
Idade Contemporânea 
Pós Modernidade 
Apenas nos anos iniciais da Idade Moderna 
�
 ��3a Questão (Cód.: 41546)
7a sem.: Deficiência física
Pontos: 0,5  / 0,5 
Há muitas formas de Deficiências Físicas. Em relação às causas marque (V) para verdadeiro e (F) para Falso. 
( ) A principal causa da deficiência física é genética e sempre já vai estar presente no momento do nascimento. 
( ) Há uma causa congênita que afetará o indivíduo durante o seu desenvolvimento intra-uterino. 
( ) A principal causa da deficiência é adquirida, pois o indivíduo a adquire as deficiências em traumatismo provocados por acidentes e infecções. 
A ordem correta das respostas é: 
V V F
F V F
F F V
V F V
�� INCLUDEPICTURE "http://bquestoes.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
F V V
�
 ��4a Questão (Cód.: 41808)
10a sem.: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Pontos: 0,5  / 0,5 
Lino de Macedo (s/d) descreve três formas de relacionamento humano com as diferenças. São elas: negação, conversão e por fim, respeito pelas diferenças. Dentro do contexto a ser apresentado, marque a única alternativa que tratou a diferença de forma respeitosa no cotidiano escolar. Referência bibliográfica: Macedo, L. Ensaios pedagógicos. Como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Artmed. 
Matheus, aos 10 anos de idade, não consegue se sentar e copiar do quadro. É muito agitado e acaba atrapalhando o planejamento da professora. Ela costuma pedir reforço medicamentoso todas as vezes que ele não respeita a professora. 
Matheus, aos 10 anos de idade, não consegue se sentar e copiar do quadro. É muito agitado e acaba atrapalhando o planejamento da professora. Ela costuma tirar o seu recreio e levá-lo para a biblioteca quando ele não respeita as regras. 
Matheus, aos 10 anos de idade, não consegue se sentar e copiar do quadro. É muito agitado e acaba atrapalhando o planejamento da professora. Ela costuma colocá-lo para fora da sala quando ele não respeita os limites. 
�� INCLUDEPICTURE "http://bquestoes.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
Matheus, aos 10 anos de idade, não consegue se sentar e copiar do quadro. É muito agitado e acaba atrapalhando o planejamento da professora. Ela costuma criar atividades diversificadas em que possa alternar momentos de maior concentração com outros de maior de movimentação. 
Matheus, aos 10 anos de idade, não consegue se sentar e copiar do quadro. É muito agitado e acaba atrapalhando o planejamento da professora. Ela costuma ser indiferente as agitações de Matheus, como forma de não ceder ao comportamento manipulador dele. 
�
 ��5a Questão (Cód.: 41331)
7a sem.: Deficiência Intelectual / Mental
Pontos: 0,5  / 0,5 
Pedro foi admitido na escola Gabriela Mistral sendo diagnosticado como portador de déficit cognitivo/intelectual. Ao ser entrevistada pela Pedagoga do colégio, a mãe relatou que teve uma gestação muito tranquila, fez pré-natal e que o teste apgar de Pedro foi 9/10. Teve um desenvolvimento normal até os 2 meses, quando Pedro teve sucessivas convulsões durante um episódio de febre muito alta e depois apresentou queda no tônus muscular aos 2 meses de idade. A provável causa do déficit cognitivo de Pedro é? 
Pré-Natal, pois a deficiência mental sempre é de origem genética.
�� INCLUDEPICTURE "http://bquestoes.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
Pós-Natal, pois as convulsões provocadas por febre alta são capazes de provocar lesões cerebrais e deficiência cognitiva/intelectual.
Pré-Natal, pois os exames de pré-natal são insuficientes para averiguar a saúde de um bebê que está sendo gerado.
Peri Natal, pois o apgar 9/10 é um índice baixo e indica doenças neurológicas graves no bebê que acabou de nascer.
Pós-Natal, tendo em vista sua herança genética.
�
 ��6a Questão (Cód.: 41803)
2a sem.: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Pontos: 0,5  / 0,5 
Ao discutirem sobre a viabilidade dos processos inclusivos nas escolas da rede regular de ensino, Márcia defende que a concepção de deficiência vem se transformando ao longo dos tempos e nas diferentes sociedades. Entretanto, Pietra, a outra professora- defende que ao nascer deficiente, independente do tempo histórico ou da sociedade, a pessoa está fadada à exclusão. Marque o único argumento que fundamenta as ideias de Márcia. 
A superação das barreiras que impedem a acessibilidade depende exclusivamente da ação médica que pode mudar prognósticos de incapacidade através da administração de remédios cada vez mais potentes. 
A superação das dificuldades cognitivas causadas pelas deficiências físicas apenas poderá ser enfrentada mediante a ação planejada e sistemática da pessoa que deve procurar encontrar em sua família exemplos de pessoas bem sucedidas que a apóiem. 
�� INCLUDEPICTURE "http://bquestoes.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
Dependendo de onde e quando a pessoa deficiente viva ela pode ser inserida em diferentes espaços e projetos que garantam acessibilidade e independência nas atividades da vida diária e educação. 
Nasceu deficiente, deve receber uma atenção especial do Estado emfunção das incapacidades físicas e cognitivas que a pessoa apresentará o resto da vida. 
Ao nascer com alguma deficiência e ter a aceitação da família, a criança deficiente pode crescer descobrindo espontaneamente suas habilidades. 
�
 ��7a Questão (Cód.: 41290)
1a sem.: Normalidade X Deficiência
Pontos: 1,0  / 1,0 
Normalidade e deficiência são concepções que se transformam ao longo da história e da cultura. Das categorias abaixo, qual melhor representa a ideia de normalidade de acordo com Camguilhem (1995).
�� INCLUDEPICTURE "http://bquestoes.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
Normal é o que se encontra na maior parte das pessoas.
Normal é se enquadrar nos padrões das classes dominantes de etnia branca. 
Normal é não possuir qualquer deficiência mental, pois deficiência física todos nós temos.
Normal é aquele que apresenta estrutura física perfeita e que apresenta coeficiente intelectual (QI) acima da média. 
É normal quem se esforça para minimizar as diferenças pessoais
�
 ��8a Questão (Cód.: 41372)
6a sem.: Deficiência auditiva
Pontos: 0,5  / 0,5 
Das alternativas abaixo marque a que responde corretamente o que é deficiência auditiva: 
Uma incapacidade de diferenciar sons em função da perda auditiva por mutismo seletivo.
�� INCLUDEPICTURE "http://bquestoes.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
É a privação parcial ou total, congênita ou adquirida, do sentido de ouvir.
É a incapacidade de ouvir o que não faz parte do seu interesse imediato.
Uma incapacidade de falar e ser ouvido pelo outro.
Uma condição anormal da percepção visual que envolve um sério déficit cognitivo e dificulta a audição.
�
 ��9a Questão (Cód.: 42306)
7a sem.: deficiência física
Pontos: 1,5  / 1,5 
Ter um aluno portador de deficiência física mobiliza a ação e o cuidado de vários educandos na classe, mas deve contar também com uma intervenção objetiva por parte do educador que precisa saber de alguns dados para melhor educar seu aluno e acompanhar seu desenvolvimento. Relacione alguns desses conhecimentos. 
Resposta: Saber que o aluno com deficiência física pode passar por uma fase de regeição por parte dos colegas de classe é muito importante, pois assim, ele pode preparar os demais alunos para receber esse colega, procurando mostrar-lhes que esse aluno também tem qualidades e defeitos como todos nós. Saber a causa da deficiência pode tornar a relação cotidiana entre a turma, esse aluno e o professor não traumática, um exemplo é evitar o assunto que causou a deficiência, se assim foi pedido por parte da família ou do próprio aluno.Saber manusear a cadeira de rodas, se for o caso de o aluno fazer uso de uma.
Gabarito: 
A escola precisa, quando houver necessidade, providenciar adaptações curriculares e acessibilidade ao currículo, removendo os obstáculos que impedem a inclusão do aluno com deficiência física. É importante que o professor conheça algumas especificidades destes alunos, como: motricidade, linguagem e o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. 
�
 ��10a Questão (Cód.: 41361)
5a sem.: Deficiência Visual
Pontos: 0,5  / 0,5 
Das alternativas abaixo, qual conceitua corretamente a pessoa que apresenta baixa visão.
�� INCLUDEPICTURE "http://bquestoes.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
Possui resíduos visuais em grau que permite ler textos impressos à tinta, desde que se empreguem recursos didáticos e equipamentos especiais.
Possui perda total ou um resíduo mínimo de visão e não pode fazer a correção através de cirurgias.
Pessoa que sofre de astigmatismo e miopia e pode tratada com sucesso a partir da utilização de óculos convencionais. 
Pessoa que não tem higiene provocando a conjuntivite.
Pessoa que perde a visão temporariamente por questões emocionais ou aumento da pressão ocular. 
Período de não visualização da prova: desde 03/06/2013 até 18/06/2013.
Parte inferior do formulário
 
 
_1433226696.unknown
_1433226698.unknown
_1433226699.unknown
_1433226697.unknown
_1433226694.unknown
_1433226695.unknown
_1433226692.unknown
_1433226693.unknown
_1433226690.unknown

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes