Buscar

GESTAO DE PESSOAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTAO DE PESSOAS
Segunda Atividade Avaliativa - Questão Discursiva 2
1
Gestão da Diversidade
Em nossa disciplina discute-se a relevância do papel do gestor de pessoas enquanto agente de mudanças, a fim de fomentar melhores resultados organizacionais. Neste contexto, o papel do gestor é fundamental para disseminar o respeito à diversidade e um comportamento ético modelar na organização. Atualmente os gestores precisam voltar-se também para as questões de assédio moral, sexual e o combate à discriminação pela gestão da diversidade. Enquanto a diferença separa, a diversidade aceita a diferença. Diversidade é pluralidade. Adaptar-se e aceitar as diferenças (etnia, raça, cultura, valores, formação) das pessoas é um dos grandes desafios dos gestores. Um dos conceitos amplo sobre diversidade é apresentado por Thomas Jr. “engloba a idade, história pessoal e corporativa, formação educacional, função e personalidade. Inclui também estilo de vida, preferência sexual, origem geográfica, tempo de serviço na organização e privilégio por status”.
Portanto a diversidade pode abranger quatro aspectos:
a) diversidade cultural/ étnica, voltada às múltiplas formas de etnias e raízes culturais das pessoas;
x-b) diversidade inclusiva, que se refere às pessoas portadoras de necessidades especiais e à sua inclusão sem discriminação no mundo do trabalho;
c) diversidade pessoal, considera as diversas aptidões, competências e saberes de cada pessoa e sua contribuição na atividade profissional;
d) diversidade de gênero, envolve as oportunidades iguais para homens e mulheres no mundo do trabalho.
O objetivo deste trabalho é colocar em pauta o tema da diversidade no contexto organizacional. Para tanto, leia a seção 10.3 Gestão da diversidade e relações de gênero, de nosso livro. Elabore uma pesquisa junto aos Recursos Humanos da empresa onde você trabalha (caso não esteja trabalhando entreviste uma pessoa que esteja no mercado de trabalho), respondendo as questões A e B:
Como o tema da diversidade está sendo discutido na organização?
B) Quais os aspectos da diversidade (cultural, inclusiva, pessoal, de gênero) estão sendo tratados nesta organização e como são apresentados estes temas (ex. Legislação, códigos de ética, projetos sociais, campanhas de comunicação, entre outros).
Tamanho de resposta: 10 linhas digitar diretamente na caixa de texto.
Estrutura: texto formal com coesão e coerência. Peso: 3.0
Resposta:
A empresa procura discutir a diversidade em pequenas palestras voltadas para grupos específicos. A partir destes pequenos grupos, com o resultado obtido destas discussões a empresa organiza um seminário anual onde são trazidos as conclusões e a necessidade de implantação de algumas medidas para melhorar aquilo que ainda não está bom. Os temas mais tratados são a diversidade de gênero e a diversidade dos portadores de necessidades especiais. É apresentado a legislação existente sobre o assunto e os aspectos humanos em promover a diversidade. Através de panfletos distribuídos aos funcionários se faz a divulgação de onde este pode encontrar o código de ética da empresa e se reforça a importância da aceitação das diferenças como medida de integração e de respeito ao próximo. O respeito às diferenças fará com que a empresa tenha crescimento através do trabalho realizado com maior entrosamento entre os funcionários.

Outros materiais