Buscar

Ética e os diplomas normativos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividade Pratica Supervisionada
Deontologia
Nome:Daniella Breder Tavares 
4° período B Prof° Diogo Abineder Nolasco
1)Há Relação entre ética e os diplomas normativos(estatutos) das entidades de classe(OAB,Magistratura,Ministério Público)?Em caso positivo,qual é a relação e como as normas que estabelecem direitos e deveres do Advogados,Juízes,membros do Ministério Público e etc,contribuiem para a promoção da justiça.
Resposta: Sim, os diplomas normativos visam manter a ordem, e zelam pela ética profissional, devendo ser seguida pelos profissionais no exercício de seu trabalho, procedendo com honestidade, cumprindo valores estabelecidos pela sociedade, e cumprindo as atribuições imposta pela sua profissão. 
 No exercício de suas atribuições, o advogado não pode e não deve em nenhum momento se esquecer de princípios fundamentais que regem as suas relações, devendo a ética estar presente em todo seu proceder, cumprindo assim os diplomas normativos, o código de ética, em seu art. 2º, caput diz que, "O advogado, indispensável à administração da Justiça, é defensor do estado democrático de direito, da cidadania, da moralidade pública, da Justiça e da paz social, subordinando a atividade do seu Ministério Privado à elevada função pública que exerce".
 Percebemos que o profissional do direito em um sistema democrático possui um papel de extrema importância para a preservação da ordem e dos direitos assegurados ao cidadão. A história da humanidade demonstra que os operadores do direito foram os grandes responsáveis pela luta dos direitos e garantias fundamentais do cidadão.
 Logo, entendemos que todos os advogados, além de terem consigo o dever de ética, probidade, boa-fé, dentre outros, o bom advogado deve zelar para que outros advogados também estejam comprometidos com este propósito, inclusive denunciando condutas ilegítimas às autoridades competentes, em especial, ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB, para a adoção das providências pertinentes.
 13/09/2013

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes