Buscar

Introdução à administração AV2 - 18 questões discursivas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201201705713)
	Pontos: 1,5 / 1,5
	De acordo do Mintzberg, existem várias concepções acerca da estratégia que poderão ser úteis para atender as opções de uma organização. Quais são os cinco PS da estratégia?
		
	
	Gabarito: Estratégia como plano Estratégia como padrão Estratégia como posição Estratégia como perspectiva Estratégia como pretexto.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201672013)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Indústria de papel e papelão MDCT que necessita, para sua sobrevivência, de vários recursos naturais, como é o caso da celulose extraída de alguns tipos de madeira de árvores, como pinho, eucalipto, etc. que se apresentam, cada vez mais escassas, tem se preocupado com a sua sustentabilidade. Diante do exposto e pelas mudanças de valores que existem hoje, relacionadas aos recursos naturais, que sugestões poderão ser dadas ao seu administrador para que ele consiga sua sustentabilidade?
		
	
	
Gabarito: R. Adaptar a fábrica a novos padrões e novas tecnologias, criando matérias-primas substitutas. Trabalhar mais com a reciclagem e trabalhar com o sistema de replantio, ou seja, na hora que arrancar uma árvore, plantar outra da mesma espécie.
	 3a Questão (Ref.: 201101444097)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Como recompensar um bom desempenho?
		
	
	Gabarito: A maioria dos programas utiliza o reforço positivo como consequência, mas outras consequências importantes são o reforço negativo, a punição e a extinção. Deve-se ter a cautela de reforçar o comportamento adequado, não o inadequado. Administradores, também, podem utilizar uma ampla variedade de recompensas pelo bom desempenho.
	 4a Questão (Ref.: 201101451683)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Senhora Marise tem uma pequena empresa que está em fase de crescimento; para melhorar sua administração, ela está pensando em departamentalizar; para tanto, começou a estudar as vantagens e desvantagens de cada tipo de departamentalização. Após analisar todos os tipos de departamentalização, ela escolheu departamentalizar por clientes, por ter mais vantagens para seu tipo de empresa, ou seja, uma empresa prestadora de serviços de telecomunicações. Quais seriam estas vantagens?
		
	
	Gabarito: R. As vantagens da departamentalização por clientes é contar com funcionários que conhecem bem as expectativas e as demandas dos clientes. Atendimento personalizado.
	 5a Questão (Ref.: 201102360958)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Lei 9.795/99 dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e dá outras providências. No seu Capítulo III ¿ ¿Da execução da Política Nacional de Educação Ambiental¿, o artigo 14º reza que a PNEA ficará a cargo de um órgão gestor, na forma definida pela regulamentação da Lei. Cite três atribuições do órgão gestor apontadas no artigo 15º da mesma Lei Federal (DIAS, 2003, p. 206).
Fonte: DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 8a ed. São Paulo: Gaia, 2003.
	
Gabarito: Serão atribuições do órgão gestor: I - definição de diretrizes para a implementação em âmbito nacional; II - articulação, coordenação, e supervisão de planos, programas e projetos na área de educação ambiental, em âmbito nacional; e III - participação na negociação de financiamentos a planos, programas e projetos na área da educação ambiental.
	 6a Questão (Ref.: 201102488031)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A insatisfação gerada por uma série de situações, como o crescimento desordenado das cidades, a exclusão social, o autoritarismo, a ameaça nuclear, os desastres ambientais resultantes da ação humana, entre outros problemas, provocou o que?
		
	
Gabarito: alem de uma crise politica ambiental desencadeou uma crise em que podemos citar o avanço e crescimento das industrias que emanam gases diariamente sem controle e que acabam tendo uma avalanches de situações que fazem com que a população seja prejudicada, através do efeito estufa, o aumento gradativo da poluição e desmatamento o que torna cada vez mais difícil de respirar um ar limpo, que com o tempo passando a ideia e a natureza vir contra nos os seres humanos, através do desequilíbrio ambiental onde hoje ocorre com mais frequência avalanches, terremotos, tempestades, tufões, furação e devido a falta de conscientização, disseminação ou ate mesmo uma fiscalização com criação de leis mais severas para punir pessoas com mentalidades fúteis e que não tem uma noção sobre a educação ambiental, preservação do meio ambiente.
	 7a Questão (Ref.: 201301960088)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Auditoria Externa contratada pela Fábrica KETOU, ao final de seu trabalho, entre as recomendações indicadas apontou a necessidade de uma imediata melhoria na qualidade do Controle executado em todos os três níveis de ocorrência (preventivo, simultâneo e posterior). Descreva procedimentos que a fábrica deve adotar para atender às recomendações técnicas .
Gabarito: Controle preventivo (pré-controle): foco nos insumos, inspeção da qualidade das matérias-primas consumidas, verificação do quantitativo necessário, dentre outros;
Controle Simultâneo: revisão dos processos de produção, qualificação dos recursos humanos priorizando os que atuam no nível operacional, dentre outros;
Controle Posterior: intensificar a inspeção da qualidade do produto, testar novos modelos de verificação da qualidade, pesquisar padrão de qualidade junto ao consumidor, dentre outros.
	 8a Questão (Ref.: 201301971634)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Para que o processo administrativo seja eficaz, é importante que seja utilizado o Feedback, que podemos traduzir como Retroação. Explique o que é esse Feedback e apresente dois benefícios que ele pode trazer para a Administração.
		
	
	Gabarito: Trata-se da informação sobre o andamento ou do resultado de uma atividade, geralmente comparando o executado com o planejado, visando a fornecer subsídios para tomadas de decisões e registro para situações futuras. Serve para avaliação do grau de acerto das atividades; como indicativo para mudanças; como referência para novos planos; para trazer maior motivação aos envolvidos nos processos.
	 9a Questão (Cód.: 41463)
	 Pontos: 1,5  / 1,5
	O conceito de responsabilidade social é recente e dinâmico e envolve os vários setores da organização e as formas como se relacionam com a comunidade. Acerca desse assunto,responda os itens que se seguem. a) Conceitue responsabilidade social empresarial: b) Nas empresas, a responsabilidade social caracteriza-se pela promoção de ações de filantropia?
	
	
Gabarito: a) responsabilidade social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. b) responsabilidade social é muito mais que meras ações de filantropia, envolvendo uma responsabilidade não somente com o valor humano, mas também com o meio ambiente.
	 10a Questão (Cód.: 35627)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Para o melhor desempenho administrativo é necessários que as pessoas possuam algumas Competências importantes, como: intelectuais, intrapessoais, interpessoais e técnica. Quais seriam os pressupostos das competências interpessoais e intelectuais.
	
Gabarito: INTERPESSOAIS, Usadas para liderar sua equipe, trabalhar com seus colegas, superiores e clientes e relacionar-se com todas as outras pessoas de sua rede de contatos. INTELECTUAIS, Todas as formas de raciocinar. Usadas para elaborar conceitos, fazer análises, planejar, definir estratégias e tomar decisões.
	 11a Questão(Cód.: 52517)
	5a sem.: FUNÇÃO ADMINISTRATIVA
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Como seguir os passos básicos de qualquer processo de planejamento?
	
	
	
Gabarito: Inicia-se com a análise da situação de forças externas e internas que afetam a organização.Em seguida, as vantagens e desvantagens desses objetivos e planos devem ser avaliadas uns contra os outros. Tendo sido um selecionado, inicia-se a comunicação do plano, a alocação de recursos e a garantia que outros sistemas estão apoiando o plano. Por fim, o sistema de planejamento requer que os sistemas de controle sejam acionados.
	 12a Questão (Cód.: 52660)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Uma empresa em que os atos da organização levam-na de fato em direção aos objetivos estabelecidos está exercendo qual função administrativa? Explique as etapas principais dessa função.
	
	
Gabarito: Controle. Esta é a função de controlar, exercida pela administração, e que envolve os seguintes elementos principais: estabelecer padrões de desempenho; medir o desempenho atual; comparar esse desempenho com os padrões estabelecidos; caso sejam detectados desvios, executar ações corretivas.
	 13a Questão (Ref.: 201202694850)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Desenvolva a seguinte afirmação: Sem a ciência da Administração o mundo moderno jamais seria o que é hoje.
		
	
	
Gabarito: O aluno deverá tecer ideias em torno de que tudo o que a sociedade requer e de que necessita é inventado, criado, desenvolvido, produzido e comercializado por organizações e que a Administração é a forma de definir e coordenar como as coisas são feitas nas organizações.
	 14a Questão (Ref.: 201203035381)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Recrutamento é a atividade de localizar, identificar e atrair candidatos aptos para ocupar determinados cargos na estrutura organizacional. Cite e explique quais os tipos de recrutamento que os administradores podem utilizar para preencher cargos vagos na organização:
	
	
	
Gabarito: Recrutamento interno e externo. O recrutamento interno preenche as vagas mediante a realocação de funcionários da instituição por meio de promoções ou transferências. A prática mais atualizada e recomendada para recrutamento interno é a abertura de um concurso dando oportunidade igual de participação a todos os colaboradores que tenham o perfil necessário para a vaga. O recrutamento externo acontece quando a empresa busca os candidatos no mercado de trabalho e suas principais fontes são anúncios em jornais, rádios ou revistas; pela internet, por meio de sites especializados em recrutamento on-line ou pelo site da própria empresa; agências de emprego; intercâmbio com outras empresas; escolas técnicas e universidades; indicações ou recomendações dos próprios funcionários; banco de dados de candidatos espontâneos.
	 15a Questão (Ref.: 201201450112)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O que é ambiente organizacional?
		
	
	Gabarito: É a agregação de todas as condições, eventos e influências que envolvem e interagem nesse ambiente.
	
	 16a Questão (Ref.: 201201958360)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A área de administração de operações cuida dos processos presentes em todas as organizações, sejam de serviços ou de produção. Realmente, o que existe em comum nas organizações, sejam elas de que tipo forem, é o processo de transformação que se constitui a base da área de administração de operações. O que pode diferenciar uma organização de outra é a natureza dos bens produzidos. Qual a diferença entre as organizações de manufatura e as organizações de serviços?
		
	
	Gabarito: Organizações de manufatura: são aquelas responsáveis por produzir bens tangíveis (por exemplo, fabricantes de mesas, de geladeiras ou de carros). Organizações de serviços: são responsáveis por produzir bens imateriais, os chamados serviços (por exemplo, hospitais, universidades, salão de cabeleireiros).  
	 17a Questão (Ref.: 201102371198)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Sobral e Ped (2008, p. 202) mostram que no contexto da administração, a liderança pode ser definida como o processo social de dirigir e influenciar o comportamento dos membros da organização, levando-os à realização de determinados objetivos. Quais são os três elementos que se destacam na definição de liderança.
		
	
	Gabarito: Três elementos podem ser destacadas na definição de liderança, pessoas, poder e influência.  
	 18a Questão (Ref.: 52533)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O que significa ser um líder?
		
	
	Gabarito: Líder é o que influencia os outros a atingir objetivos, os líderes orquestram a mudança, estabelecem orientações e motivam as pessoas a superar obstáculos e a mover a organização em direção ao seu futuro ideal.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes