Buscar

Simulado 3 Quimica do Petróleo 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201201383877) 	Pontos: 0,1 / 0,1
O cracking das frações médias de destilação do petróleo é, hoje, uma tecnologia empregada na maioria das refinarias porque:
	economiza energia térmica no processo de destilação;
	facilita a destilação do petróleo;
Certo 	aumenta o rendimento em frações leves.
	permite a utilização de equipamento mais compacto;
	aumenta o rendimento em óleos lubrificantes;
 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201201347103) 	Pontos: 0,1 / 0,1
Define-se o gás natural como sendo a porção de petróleo que existe na fase gasosa ou em solução no óleo, nas condições de reservatório, e que permanece no estado gasoso nas condições atmosféricas de pressão e temperatura. Em relação ao gás natural é CORRETO afirmar:
 
I - O petróleo e o gás natural são constituídos por hidrocarbonetos e por não-hidrocarbonetos (contaminantes orgânicos e inorgânicos)
II - O metano é o mais simples dos hidrocarbonetos presentes no gás natural e, em geral, é encontrado em menor concentração na composição do mesmo.
III - A riqueza do gás natural é medida a partir da soma das porcentagens volumétricas ou de quantidade de matéria de todos os componentes, partir do propano, inclusive.
IV - Gás associado é todo gás existente nos reservatórios em que se encontra dissolvido no óleo.
	I, II e III.
	Somente a afirmativa I está correta.
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	II, III e IV.
Certo 	I, III e IV.
 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201201346373) 	Pontos: 0,1 / 0,1
Craqueamento a vapor é um processo petroquímico no qual hidrocarbonetos saturados são divididos em hidrocarbonetos menores, frequentemente insaturados. É o principal método industrial para produzir os alcenos mais leves, incluindo etileno e propeno. No craqueamento a vapor, hidrocarbonetos gasosos ou líquidos como nafta, GPL ou etano são diluídos com vapor e rapidamente aquecidos em um forno, com a temperatura em torno de 850 ° C, sem a presença de oxigênio. Considerando o craqueamento do octano para obter etileno, quais são os produtos formados?
	C7H16 e C2H6
	C8H18 e C2H4
	
C6H10 e C2H2
	C7H12 e CH4
Certo 	C6H14 e C2H4
 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201201343541) 	Pontos: 0,1 / 0,1
 A indústria petroquímica produz produtos derivados do petróleo e produtos obtidos pela transformação de derivados de petróleo. Podem ser classificados como produtos derivados do petróleo, todos os produtos a seguir, exceto:
	Querosene
	Gasolina
	Diesel
Certo 	Polímeros
	GLP
 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201201347050) 	Pontos: 0,1 / 0,1
Com o propósito de se conhecer melhor a constituição do petróleo, o American Petroleum Institute (API) realizou análises em vários petróleos distintos. Em relação ao petróleo é INCORRETO afirmar:
	Todos os petróleos contém os mesmos hidrocarbonetos, porém em diferentes quantidades relativas.
Certo 	As propriedades físico-químicas do petróleo não variam em função do tipo de hidrocarbonetos predominante no petróleo.
	Os principais grupos de componentes encontrados no petróleo são os hidrocarbonetos saturados, os hidrocarbonetos aromáticos, as resinas, os asfaltenos e impurezas.
	A alta porcentagem de carbono e hidrogênio, respectivamente, 83-87% e 11-14% em massa, existente no petróleo demonstra que os seus principais constituintes são os hidrocarbonetos.
	A quantidade relativa de cada classe de hidrocarbonetos presentes, varia grandemente de petróleo para petróleo, o que faz com que os petróleos tenham diferentes características.

Outros materiais