Buscar

Pacote_PROVAS_TIC

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pacote_PROVAS_TIC/11 simulados respondidos - TIC tecnologia da informa��o e comunica��o.docx
		 1a Questão (Ref.: 200702134751)
		
		Correlacione os conceitos apresentados às suas definições e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de preechimento dos parênteses: 
(1) Sociedade 
(2) Ciência 
(3) Tecnologia 
(  ) Constitui-se de um conjunto de conhecimentos organizados, desenvolve-se através do tempo, parte de mecanismos de causalidade dos fatos observáveis, baseia-se no estudo objetivo de fenômenos empíricos, está relacionada à comprovação de teorias e associada à publicação de artigos, teses, livros etc, sendo seus conhecimentos criados livremente veiculados e patrimônio da civilização. 
(  ) Constitui-se de um conjunto de conhecimentos científicos ou empíricos, desenvolve-se através do tempo, baseia-se na aplicação dos conhecimentos na produção ou melhoria de bens e serviços, está relacionada aos impactos socioeconômicos sobre uma comunidade, seus resultados são obtidos a partir da aplicação de novos materiais, processos, métodos e produtos nos meios de produção, está sintonizada com o desenvolvimento econômico e o bem-estar da sociedade sendo seus produtos e processos passíveis de negociação e de enquadramento como patentes. 
(  ) Constitui-se por um conjunto de pessoas e baseia-se num sistema de relacionamentos entre elas, desenvolve-se através do tempo, seus membros compartilham propósitos, interesses, preocupações e costumes e interagem entre si constituindo uma comunidade, que constrói conhecimentos e desenvolvem tecnologia.
				
		
		3, 2, 1
		 
		2, 3, 1
		
		2, 1, 3
		
		1, 2, 3
		
		1, 3, 2
				 Gabarito Comentado.
		
		
		 2a Questão (Ref.: 200702134720)
		
		Analise as sentenças abaixo e classifique-as como Verdadieras (V) ou Falsas (F). Em seguida, assinale a alternativa que traz a sequência correta de preenchimento dos parênteses. 
(  ) Há conceitos diferenciados sobre sociedade, ciência e tecnologia, variando de acordo com o período histórico, a cultura, o contexto e a abordagem que lhe são atribuídos. 
(  ) Sociedade, ciência e tecnologia mantêm uma relação contínua entre si, em constante interação, entretanto não determinam impactos mútuos em sua evolução. 
(  ) A ciência e a tecnologia, bem como seus fatos e artefatos, são neutros e universais, não cabendo, portanto, ao profissional de TIC avaliar antecipadamente os impactos de sua ação no contexto regional e organizacional de sua atuação. 
(  ) A abordagem da associação em rede nos traz uma visão mais ampla das relações entre sociedade, ciência e tecnologia, com atores protagonistas, que em sua atuação em rede, geram fatos e artefatos tecnológicos, de acordo com interesses específicos, direcionando a evolução científica e tecnológica num determinado momento.
				
		
		V, V, V, F.
		
		F, F, F, V.
		
		F, V, F, V.
		
		V, F, V, V.
		 
		V, F, F, V.
				
		
		
		 3a Questão (Ref.: 200702296804)
		
		A nossa humanidade sempre teve seu desenvolvimento relacionado ao uso dos artefatos tecnológicos disponíveis. Na atualidade, podemos dizer que essa característica está mais acentuada. Nesse contexto e, de acordo com o que foi apresentado na aula 1 da nossa disciplina, é correto afirmar que: I - A relação entre Ciência Tecnologia e Sociedade molda a forma que vivemos. II Somente a Tecnologia determina a nossa forma de viver. III - A Sociedade influencia a Ciência e não é recebe essa influencia da mesma forma.
				
		
		c) Somente a afirmativa III está correta
		 
		a) Somente a afirmativa I está correta
		
		b) Somente a afirmativa II está correta
		
		d) Todas as afirmações estão corretas
		
		e) Nenhumas das afirmativas estão corretas
				 Gabarito Comentado.
		
		
		 4a Questão (Ref.: 200702307212)
		
		Atualmente vivenciamos a transição da sociedade industrial para a sociedade do conhecimento. 
Marque a alternativa que indique uma prática da sociedade do conhecimento.
				
		 
		Na sociedade do conhecimento busca-se valorizar o capital intelectual, pois a partir dele é possível capturar o conhecimento para armazenamento e disseminação.
		
		Na sociedade do conhecimento o capital humano é substituído pela tecnologia.
		
		Na sociedade do conhecimento o objetivo principal é a produção de serviços ou produtos.
		
		Na sociedade do conhecimento, assim como na sociedade industrial a valorização principal é na linha de produção.
		
		Na sociedade do conhecimento a moeda de troca os esforços se voltam ao cliente.
				 Gabarito Comentado.
		
		
		 5a Questão (Ref.: 200702310830)
		
		ESTUDO DOS INSTRUMENTOS, PROCESSOS E MÉTODOS EMPREGADOS NOS DIVERSOS RAMOS INDUSTRIAIS. BASEIA-SE NA APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS NA PRODUÇÃO OU MELHORIA DE BENS E SERVIÇOS, O TEXTO FALA SOBRE UMA:
				
		
		CIBERCULTURA
		
		SOCIEDADE
		
		NEUTRALIDADE
		 
		TECNOLOGIA
		
		CIÊNCIA
				 Gabarito Comentado.
		
		
		 6a Questão (Ref.: 200702134905)
		
		Analise as sentenças abaixo sobre a relação entre ciência e tecnologia e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. A ciência e a tecnologia, por serem culturas e produtos humanos, apresentam dimensões de ordem filosófica, política, econômica e social que, necessariamente, as enquadram em contextos sócio-históricos, com os quais interagem e se desenvolvem;
II- As nações investem em ciência objetivando a expansão do conhecimento humano, o aprimoramento do seu corpo de técnicos e cientistas a longo prazo, para uma possível exploração de novos princípios e materiais;
III- Os investimentos em tecnologia visam aperfeiçoar o parque industrial e melhorar a qualidade dos produtos, tendo em vista a competição e tradicionalmente, o prestígio político e econômico.
				
		
		Somente as sentenças II e III estão corretas
		 
		Todas as sentenças estão corretas
		
		Somente as sentenças I e II estão corretas
		
		Nenhuma das sentenças está correta
		
		Somente a sentença I está correta
		 1a Questão (Ref.: 200702134877)
		
		Leia o caso abaixo e relacione corretamente a uma das abordagens: 
André está atuando como gerente em um projeto para desenvolvimento de aplicativos para aparelhos móveis e analisa cuidadosamente o papel e a atuação de cada ator na cadeia de desenvolvimento e também de utilização desses aparelhos. Está muito empolgado com a fase de testes, na qual poderá avaliar o impacto de cada ator na utilização desses aparelhos e identificar outros atores e artefatos também relacionados e não previstos nas fases de projeto e desenvolvimento.
				
		
		da sociedade da cibercultura
		 
		da associação em rede
		
		da neutralidade
		
		da dialética
		
		do determinismo tecnológico
				 Gabarito Comentado.
		
		
		 2a Questão (Ref.: 200702134930)
		
		Quanto à definição do Determinismo Tecnológico assinale a resposta correta:
				
		 
		A mudança tecnológica é causa da mudança social e a tecnologia é autônoma e independente das influências sociais, algo semelhante ao que denominamos, respectivamente de variante do Determinismo Tecnológico e da Neutralidade da Ciência e Tecnologia.
O Determinismo Tecnológico fundamentada na perspectiva dos Estudos Sociais da Tecnologia, chega a uma proposta que busca escapar do falso dilema entre os dois determinismos abandonando, não apenas a idéia de que a tecnologia pode ser tratada como uma "caixa preta" como a de que não existiria "o tecnológico", "o social", "o político", "o econômico".
		
		É interpretado em sua dimensão mais ampla, envolvendo os vários campos da atividade humana, incluindo o técnico, o científico, o econômico, o político, o militar e o organizacional, os quais se associam em redes para a construção e operação de fatos e artefatos tecnológicos.
		
		O Determinismo Tecnológico, dentro da relação entre a tecnologia e a sociedade que estudam a influência da tecnologia sobre a sociedade e os que estudam a influência da sociedade sobre a tecnologia, classificam-na como ponto de partida e, interpretam-na de forma radical, armando um cenário de disputa entre os dois tipos de determinismo - tecnológico e social.
		
		O ponto de partida epistemológico que adota a proposta para abordar a dinâmica da mudança social e tecnológica é agudo e consistente. Entretanto, o fato de que ela, em parte devido à classificação que adota, suprime a questão política fundamental, relacionada ao papel que a tecnologia deverá cumprir na construção de uma alternativa à sociedade atual, parece, pelas razões apresentadas, a mais adequada.
				
		
		
		 3a Questão (Ref.: 200702304692)
		
		O conceito de determinismo tecnológico foi criado pelo sociólogo americano Thorstein Veblen (1857-1929) e cultivado e aperfeiçoado por Robert Ezra Park, da Universidade de Chicago. Em 1940, Park declarou que os dispositivos tecnológicos estavam modificando a estrutura e as funções da sociedade, noção que serviu de ponto de partida para uma corrente teórica em todos os aspectos, inovadora. Indique uma ideia defendida pelos deterministas tecnológicos:
				
		
		Novas tecnologias transformam a ciência em todos os níveis.
		 
		interpretam a tecnologia como a base da sociedade no passado, presente e até mesmo no futuro.
		
		subjetividade deve ser contida dentro dos limites da objetividade na tentativa de reproduzir a realidade ¿assim como ela é¿.
		 
		contribuiu para reforçar a ideia de neutralidade.
		
		primeiro movimento importante que, ao mesmo tempo e não por acaso, questionou o pensamento religioso e potencializou a ideia da neutralidade.
				 Gabarito Comentado.
		
		
		 4a Questão (Ref.: 200702301110)
		
		O conceito da neutralidade serve como base da ciência e se opõe ao conhecimento (ou pensamento) _____________. Para essa corrente a ciência deve reproduzir, da maneira mais fidedigna possível a ____________.
				
		
		crítico/história
		 
		Iluminista/sociedade
		 
		religioso/realidade
		
		determinista/sociedade
		
		religioso/história
				
		
		
		 5a Questão (Ref.: 200702134915)
		
		Leia os pequenos casos e os relacione corretamente às abordagens. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta para preenchimento dos parênteses.
(1) da neutralidade
(2) do determinismo tecnológico
(3) da dialética
(4) da associação em rede
(  ) Cássio é analista de sistemas e em suas atividades necessita escolher tecnologias para desenvolvimento de sistemas. Ele sempre opta por uma metodologia que acredita não influenciar seus funcionários e nem os usuários finais em suas atividades organizacionais. 
(  ) André está atuando como gerente em um projeto para desenvolvimento de aplicativos para aparelhos móveis e analisa cuidadosamente o papel e a atuação de cada ator na cadeia de desenvolvimento e também de utilização desses aparelhos. Está muito empolgado com a fase de testes, na qual poderá avaliar o impacto de cada ator na utilização desses aparelhos e identificar outros atores e artefatos também relacionados e não previstos nas fases de projeto e desenvolvimento. 
(  ) Clarice é professora universitária e, em uma de suas aulas, apresentou aos alunos e colocou em discussão a história da computação e qual a sua influência na vida pessoas, deixando bem claro que o computador por si só determinou grandes mudanças no comportamento das pessoas. 
(  ) A interatividade através da TV Digital vem sendo bastantes alardeada, mas alguns estudioso entendem que ¿para que a interatividade vire realidade na TV Digital, estão em jogo questões muito maiores que essas discussões de normas e certificações. O mercado será o palco onde todas essas coisas vão acontecer ou não. O consumidor é rei e tem o poder de alavancar ou enterrar de vez qualquer onda tecnológica.¿ Isso se deve ao fato de que a TV Digital vai influenciar a sociedade e ao mesmo tempo a sociedade vai influenciar nos rumos da TV Digital, numa relação expressa através de um contínuo relacionamento recíproco de determinação mútua.
				
		
		1, 2, 4, 3
		
		4, 3, 2, 1
		 
		1, 4, 2, 3
		
		1, 2, 3, 4
		
		4, 3, 1, 2
				 Gabarito Comentado.
		
		
		 6a Questão (Ref.: 200702307231)
		
		Se pensarmos na Evolução científica e tecnológica do homem contemporâneo, três conceitos são relevantes na evolução: Determinismo, Neutralidade e Associação em Rede. Dentre as características abaixo relacione "D" para Determinismo, "N" para Neutralidade e "A" para Associação. 
Em seguida marque a alternativa que corresponde a sequencia correta, de cima para baixo.
( ) a C&T é desenvolvida de forma linear, seguindo um caminho próprio não sendo influenciada pela sociedade de alguma maneira.
( ) ganha força a crença de que a ciência é a expressão de uma verdade absoluta, aumentando a confiança na ciência como fonte, senão única, privilegiada, do saber "verdadeiro e universal".
( ) visão segundo a qual a tecnologia é vista como inserida numa rede de relações, para a qual concorrem os diferentes aspectos da vida em sociedade tendo como protagonistas diferentes atores, que se movimentam em redes, movidos por interesses específicos.
( ) Os filósofos iluministas afirmavam que a razão guiaria o homem para a sabedoria, conduzindo-o à verdade. Assim, a razão era a fonte de todo o conhecimento.
( ) a C&T gerada para uma determinada sociedade e, portanto, gerada para que seja funcional para ela está de tal forma "ligada" a esta sociedade que não é passível de ser utilizada por outra sociedade. Assim, outra sociedade com objetivos diferentes não terá sucesso com esta tecnologia.
				
		
		N - A - A - D - N
		
		N - D - N - D - A
		 
		D - N - A - N - D
		
		N - N - A - A - D
		
		D - N - D - A – A
		 1a Questão (Ref.: 200702110490)
		
		Podemos definir a Sociedade da Informação como:
				
		
		Uma organização de empresas independentes que visa a unificação dos padrões de comunicação a nível internacional;
		 
		Uma proposta multidisciplinar com influencia em diferentes áreas de pensamento, que integra as tecnologias de informação e comunicação visando a cooperação e compartilhamento do conhecimento;
		
		A dinâmica de interação entre pessoas e empresa através das ferramentas de rede social;
		
		Uma proposta política de utilização da internet como ferramenta de educação, produção e disseminação da informação
		
		O crescente uso das tecnologias pelas organizações para disseminação de conhecimento e informação;
				 Gabarito Comentado.
		
		
		 2a Questão (Ref.: 200702673088)
Assinale a alternativa ERRADA.
				
		 
		A perspectiva do Livro Verde estimulou alguns avanços, particularmente nas ações de governo eletrônico, internet para pesquisadores e aumento da população com acesso à rede após a reforma dos setores de telecomunicações.
		 
		O Livro Verde foi encomendado pelo governo e tem o foco para as ações estatais, entre elas surgiu o Plano Nacional de Banda Larga e o detalhamento para utilização de dados em telefonia 3G e 4G.
		
		No Livro Verde, a sociedade da informação não é um modismo, pois trata-se de um fenômeno globalizado e com cooperação entre o setor privado, governo, sociedade, universidades, entre outros.
		
		Um dos pontos sobre projetos da Sociedade da Informação (Livro Verde) é a pesquisa e desenvolvimento para gerar conhecimento e riquezas para a nação.
				 Gabarito Comentado.
		
		
		 3a Questão (Ref.: 200702135021)
		
		No novo modelo da Sociedade da Informação e do Conhecimento são utilizadas estratégias para reestruturar a produtividade. Uma dessas estratégias é:
				
		
		Ampliar os riscos de uso dos equipamentos com novas relações de trabalho de forma mais vertical.
		 
		Utilizar o emprego de tecnologia sobre as relações de trabalho.
		
		Reunir material impresso para acúmulo e transmissão de conhecimento.
		 
		Organizar vários congressos para debater a expansão das redes.
		
		Gerar um déficit comercial para desvalorização da moeda nacional.
				 Gabarito Comentado.
		
		
		 4a Questão (Ref.: 200702133282)
		
		Assinale a alternativa abaixo que reúne somente características da Sociedade do Conhecimento:
				
		
		Redes de relacionamento; Valorização do capital; Noção de mercado; Desenvolvimento intensivo de hardware e software
		
		Noção de espaço virtual; Imprensa e livros; Informação e tecnologia como fonte de riqueza; Produção em série
		
		Internet e realidade virtual; Redes de relacionamento; Produção em série; Valorização do capital; Noção de mercado
		
		Economia mercantilista; Mercado de trabalho retraído; Fortes questões religiosas; Informação como forma de empobrecimento
		 
		Noção de espaço virtual; Geração do conhecimento como atividade principal; Informação e tecnologia como fonte de riqueza; Mercado globalizado
				 Gabarito Comentado.
		
		
		 5a Questão (Ref.: 200702133280)
		
		A sociedade está sempre em constante mutação e evolução e, até chegarmos ao período atual, podemos perceber claramente quatro fases principais de evolução da sociedade:
				
		 
		Sociedade Primitiva; Sociedade Burocrática; Sociedade Industrial; Sociedade do Terceiro Setor
		 
		Sociedade Primitiva; Sociedade Agrícola; Sociedade Industrial; Sociedade do Conhecimento
		
		Sociedade Primária; Sociedade Agrícola; Sociedade do Terceiro Setor; Sociedade Revolucionária
		
		Sociedade Passiva; Sociedade Aristocrática; Sociedade Inovadora; Sociedade do Conhecimento
		
		Sociedade Primitiva; Sociedade Caótica; Sociedade Informacional; Sociedade ortodoxa
				 Gabarito Comentado.
		
		
		 6a Questão (Ref.: 200702642189)
		
		A educação é o elemento-chave na construção de uma sociedade baseada na informação, no conhecimento e no aprendizado. Parte considerável do desnível entre indivíduos, organizações, regiões e países deve-se à desigualdade de oportunidades relativas ao desenvolvimento da capacidade de aprender e concretizar inovações. (Takahashi, p.45)
Fonte: Sociedade da informação no Brasil: livro verde / organizado por Tadao Takahashi. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.
Disponível em < http://www.mct.gov.br/upd_blob/0004/4799.pdf>
 
Nesse contexto, podemos afirmar que:
I -   A inovação é um diferencial para o desenvolvimento de um país;
II -  Os recursos naturais são mais importantes que a Educação e capacidade de gerar inovação para o desenvolvimento de uma nação;
III- Nosso país é mais reconhecido pela sua capacidade de gerar inovação do que pela abundância dos seus recursos naturais.
				
		
		Todas as afirmativas estão erradas
		 
		Somente a afirmativa I está correta
		
		Somente a afirmativa III está correta
		
		As afirmativas I e II estão corretas
		
		Somente a afirmativa II está correta
				 Gabarito Comentado.
		 1a Questão (Ref.: 200702307401)
		
		A convergência tecnológica é uma característica marcante da Sociedade atual. Podemos afirmar que: I. Se trata de uma tecnologia que possibilita acessar às informações de qualquer lugar e através de qualquer meio de comunicação por uma interface única; II. É a união de diversas tecnologias em um único artefato; III. Os Smartphones são exemplo da convergência tecnológica.
				
		 
		Todas as afirmativas estão erradas
		
		Somente a afirmativa III está correta
		
		Somente a afirmativa I está correta
		
		As afirmativas I e II estão corretas
		 
		Todas as afirmativas estão corretas
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 200702133285)
		
		Analise as sentenças abaixo sobre a Revolução Digital e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. Está apoiada nas novas TIC e na forma como possibilitam a interação social, os negócios e o comércio eletrônico, o governo eletrônico, as formas de produção, entre outros aspectos da Sociedade da Informação e do Conhecimento;
II. A partir da possibilidade dos negócios eletrônicos, muitas oportunidades foram criadas com base na Internet, subvertendo a lógica de funcionamento dos mercados existentes;
III. Há uma tendência atual das pessoas preferirem se relacionar presencialmente, para buscar informações sobre um produto ou serviço no ato em que estão fechando um negócio, ou mesmo quando querem elogiar as empresas.
				
		 
		Somente as sentenças I e II estão corretas
		 
		Somente a sentença II está correta
		
		Somente as sentenças II e III estão corretas
		
		Todas as sentenças estão corretas
		
		Somente a sentença III está correta
				
		
		
		 3a Questão (Ref.: 200702135145)
		
		Atualmente, os usuários domésticos e empresariais estão recorrendo à computação na nuvem. Uma vez em formato digital a informação e o conhecimento são mais facilmente acessados, armazenados, recuperados, manipulados e compartilhados através das redes de computadores. Diante desse cenário podemos afirmar que:
				
		
		A convergência digital dificulta a troca de informações no contexto das redes sociais e da Internet, pois limita a distância gerográfica
		
		A convergência computacional nos impede de acessar as informações de qualquer lugar e através de qualquer meio de comunicação, por falhas nas redes de telecomunicações
		 
		A convergência tecnológica nos possibilita acessar as informações de qualquer lugar e através de qualquer meio de comunicação por uma interface única
		
		A convergência tecnológica promove facilidades de acesso às informações desde que seja num lugar específico, através de um meio de comunicação determinado
		
		A convergência computacional nos possibilita acessar as informações de lugares específicos e através de um meio de comunicação determinado (ligações telefônicas convencionais)
4a Questão (Ref.: 200702135147)
		
		Leia atentamente os trechos abaixo. Em seguida, assinale a alternativa que define as formas de configuração dos processos de negócios digitalizados abordadas: 
I. "Toda a montanha de dados provenientes de seus hábitos de compra, assim como de seus contatos com as empresas e de suas reclamações, não poderiam ficar sem um tratamento especial. Tudo hoje é meticulosamente armazenado em bases de dados de forma classificada e ordenada (...) E não por acaso, facilmente você encontrará estranhas combinações de disposição de produtos nas prateleiras das maiores redes de supermercados. Cerveja ao lado de fraldas? Não se trata de mera coincidência, e sim do resultado da análise de sofisticados programas capazes de estudar milhões de combinações cruzadas entre produtos e hábitos de consumo" (acesso a http://www.siemens.com.br/templates/coluna1.aspx?channel=2920, em novembro de 2010)
II. "Todas as atividades com o cliente devem ser registradas de uma forma padronizada, independente da forma de contato como: email, orçamento, twitter, orkut, contatos telefônicos e outras atividades ou informações sobre o cliente. Isso tudo depois é analisado e se torna fonte para relatórios gerenciais (...) Uma empresa consegue identificar clientes potencias e estabelecer um estreitamento no relacionamento possibilitando que o mesmo passe a ser cliente efetivo. Contudo, para isto é preciso ter uma visão única do cliente com seus dados históricos, contatos e transações" (acesso a http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/, em novembro de 2010)
				
		
		SSD (Sistemas de Suporte à Decisão) e IA (Inteligência Artificial)
		
		EDI (Transferência Eletrônica de Dados) e CC (Computação na Nuvem)
		
		SIG (Sistemas de Informações Gerenciais) e TI Verde (Tecnologia da Informação Verde)
		
		ERP (Sistemas Integrados de Gestão) e SIG (Sistemas de Informações Gerenciais)
		 
		BI (Inteligência de Negócios) e CRM (Gerenciamento de Relacionamento com Consumidores)
				
		
		
		 5a Questão (Ref.: 200702133284)
		
		Analise as sentenças abaixo sobre a Revolução Digital e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. As TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) permitem que a informação e o conhecimento, atualmente, sejam acessados de forma rápida e fácil através da Internet;
II. O acesso, o armazenamento, a recuperação, o tratamento, a manipulação, a localização, o compartilhamento e a difusão da informação e do conhecimento ficaram mais difíceis pois a competitividade entre as empresas, o preço da banda larga e a quantidade disponível aumentam constantemente;
III. A convergência tecnológica nos possibilita acessar às informações exclusivamente dos computadores portáteis e das conexões de banda larga, utilizando interfaces híbridas.
				
		
		Todas as sentenças estão corretas
		
		Somente as sentenças II e III estão corretas
		 
		Somente a sentença I está correta
		
		Somente as sentenças I e II estão corretas
		
		Somente a sentença II está correta
				
		
		
		 6a Questão (Ref.: 200702304865)
		
		Entendendo que os Nativos Digitais já nasceram no bojo da revolução digital e lidam com os artefatos tecnológicos com naturalidade e desembaraço, podemos dizer que não é uma característica desse grupo:
				
		 
		Falta de consciência crítica sobre o uso das TIC.
		
		Colaboração.
		 
		Independência e forte interação em rede.
		
		Abertura Intelectual.
		
		Interligação dos intelectos para conscientização organizacional.
				
		 1a Questão (Ref.: 200702307439)
		
		Segundo Lévy, "A maior parte dos programas computacionais desempenham um papel de tecnologia intelectual, ou seja, eles reorganizam, de uma forma ou de outra, a visão de mundo de seus usuários e modificam seus reflexos mentais. As redes informáticas modificam circuitos de comunicação e de decisão nas organizações. Na medida em que a informatização avança, certas funções são eliminadas, novas habilidades aparecem, a ecologia cognitiva se transforma. O que equivale a dizer que engenheiros do conhecimento e promotores da evolução sociotécnica das organizações serão tão necessários quanto especialistas em máquinas". Fonte: LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993; A partir desse texto podemos afirmar que: I. A relação dialética entre Sociedade e Tecnologia deu origem a palavra ¿sociotécnica¿ II. A necessidade de profissionais especialistas em máquinas é uma característica da Sociedade Industrial; III. A função dos engenheiros do conhecimento é utilizar, de forma crítica e intelectual, as informações disponíveis na rede.
				
		
		Somente a afirmativa II está correta
		 
		Todas as afirmativas estão erradas
		
		Somente a afirmativa III está correta
		 
		Todas as afirmativas estão corretas
		
		As afirmativas I e III estão corretas
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 200702304882)
		
		Analise as sentenças abaixo sobre o conceito de TIC e em seguida, assinale a opção correta: I. Constitui-se num conjunto de recursos tecnológicos de informação e comunicação, utilizados com fins específicos e de forma integrada. II. Tecnologias e métodos para captação, transmissão e distribuição das informações em diferentes formatos e para suportar a comunicação. III. São as ferramentas que permitem a digitalização do conhecimento e a convergência tecnológica.
				
		
		Somente a sentença III está correta
		
		Somente a sentença II está correta
		
		Todas as sentenças estão corretas
		 
		Somente as sentenças II e III estão corretas
		 
		Somente as sentenças I e II estão corretas
				
		
		
		 3a Questão (Ref.: 200702133287)
		
		Analise as sentenças abaixo sobre os impactos da TIC na sociedade e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. O trabalho cooperativo baseado nas TIC possibilitou que profissionais geograficamente próximos pudessem se comunicar e desenvolver projetos em equipe, aumentando significativamente custos e tempo de locomoção na geração e compartilhamento de novos conhecimentos;
II. A interação em rede, baseada em recursos como e-mail, chat, fóruns, comunidades virtuais, web cam, etc., proporcionou e vem demandando novos sistemas de comunicação e informação, impactando na forma de relacionamento e comunicação social;
III. A difusão das TIC dificultou o processo de automação, a flexibilidade na produção, gestão, industrialização, comercialização, etc., prejudicando a redefinição de fluxos de trabalho e a comunicação organizacional.
				
		
		Todas as sentenças estão corretas
		
		Somente a sentença III está correta
		
		Somente as sentenças II e III estão corretas
		 
		Somente a sentença II está correta
		
		Somente as sentenças I e II estão corretas
				
		
		
		 4a Questão (Ref.: 200702133286)
		
		Analise as sentenças abaixo sobre o conceito da TIC e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) refere-se somente à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade;
II. A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) constitui-se num conjunto de recursos tecnológicos
de informação e comunicação, utilizados com fins específicos e de forma integrada;
III. Os recursos tecnológicos de informação e comunicação baseiam-se, geralmente, no desenvolvimento de hardware e software para dar suporte e permitir a operacionalização da comunicação e dos processos relativos aos ambientes virtuais.
				
		 
		Somente as sentenças II e III estão corretas
		
		Todas as sentenças estão corretas
		
		Somente a sentença III está correta
		
		Somente as sentenças I e II estão corretas
		
		Somente a sentença II está correta
				
		
		
		 5a Questão (Ref.: 200702307278)
		
		Quando falamos de TIC estamos falando da união de tecnologias + métodos + informações + comunicação e para isso precisamos dos Sistemas de Informação, responsáveis por processar os dados e gerar Informação e/ou Conhecimento. 
Analise as sentenças abaixo e indique V se Verdadeira e F se Falsa. Em seguida marque a alternativa correta, de cima para baixo:
( ) Dado e informação representam o mesmo conceito, com a diferença que o dado é armazenado e a informação disponibilizada.
( ) Dados representam fatos e Informações é o dado com significado a partir de um processamento.
( ) O dado é uma representação gráfica ou simbólica, sem sentido completo. Enquanto que a informação é um conjunto de dados com sentido completo.
( ) Os tipos de sistema de informação são classificados em função do nível estratégico da empresa, por exemplo os SIG são destinados ao nível estratégico.
( ) Os Sistemas Especialistas possuem um maior nível de complexidade e atendem ao nível estratégico da empresa.
				
		
		V - V - F - F - V
		 
		F - V - V - F - V
		
		V - V - V - V - V
		 
		V - F - V - F - V
		
		F - F - F - F - F
		
		
		 1a Questão (Ref.: 200702133235)
		
		Além de competências técnicas, o profissional da área de TI:
				
		
		Necessita de pouca relação e acompanhamento do comportamento do consumidor, das fusões e aquisições, da proliferação de dispositivos móveis e do crescimento do volume de dados
		
		Necessita relaxar mais sobre suas competências, não necessitando de atualização constante de seu currículo, uma vez que as tecnologias levam muito tempo para mudar
		
		Necessita reforçar e valorizar tais competências técnicas, não sendo importante desenvolver habilidades pessoais e sociais, tais como empreendedorismo, criatividade e boa relação interpessoal
		
		Pode atuar somente em empresas onde a TI é atividade fim, encontrado dessa forma possibilidades limitadas, além de poucas oportunidades e remuneração dentro de uma faixa específica e delineada
		 
		Necessita desenvolver habilidades pessoais e sociais, como empreendedorismo, inovação, concentração e boa relação interprofissional
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 200702307290)
		
		"a ética profissional tem por objeto o conjunto de valores que uma determinada classe profissional deve se orientar e seguir para alcançar um "agir profissional" correto e adequado para com a sociedade em que se insere e, no mais das vezes, materializa-se por meio de regras, expressas em códigos de ética, orientadores da conduta profissional de um dado segmento". 
Refletindo sobre o conceito, marque a alternativa que representa uma ação que respeita a ética profissional:
				
		
		Apropriar-se do trabalho intelectual de terceiros.
		
		Utilizar ou copiar software sem direito ou autorização para tal.
		
		Não revelar informações sigilosas solicitadas por órgãos judiciais.
		 
		Proteger empregadores que não têm conhecimento técnico da área de TI e mantém relação baseada apenas em confiança com seus colaboradores.
		
		Interferir no trabalho de terceiros em TI sem autorização.
				
		
		
		 3a Questão (Ref.: 200702636923)
		
		Atualmente, o crime virtual muito conhecido é o roubo de identidade. Com ele, pessoas mal-intencionadas se apoderam de informações da vítima para fazer compras on-line ou realizar transferências bancarias indevidas. São considerados crimes virtuais :
				
		
		utilizar software livre e distribuir para terceiros
		
		assistir um seriado de TV e realizar um download para ver em outro horário
		
		alterar (modificar) um software livre
		
		realizar download de software para uso pessoal
		 
		fazer um download de um software e vender
				
		
		
		 4a Questão (Ref.: 200702636898)
		
		Diversos aspectos éticos envolvem o uso das TIC, na maioria das empresas existem regras e políticas interna para serem utilizadas. Hoje em dia alguns funcionários não atendem os requisitos éticos dentro do local de trabalho. Seria ético afirmar que :
				
		 
		instalar software com autorização prévia do proprietário
		
		utilizar o correio eletrônico de outros usuários
		
		podemos utilizar a estrutura de TIC da empresa para serviços particulares
		
		é valido vender ou permitir o acesso de pessoas não autorizadas a base de dados dos clientes.
		
		fotografar o datacenter e disponibilizar nas redes sociais sem o aval da direção.
				
		
		
		 5a Questão (Ref.: 200702636905)
		
		A definição de um hacker no âmbito da informática indica uma pessoa que possui interesse e um bom conhecimento nas TICs, sendo capaz de fazer hack( modificação) em algum sistema de Tecnologia da Informação. Conforme os aspectos éticos e legais relacionados ao exercício profissional na área de Tecnologia da Informação. Seria uma conduta ética e legal :
				
		 
		prestar informações sigilosas solicitadas por órgãos judiciais
		
		vasculhar arquivos e pastas de terceiros
		
		instalar no máximo dois softwares (programas) proprietários sem licença
		
		usar trabalhos de terceiros sem autorização
		
		utilizar senhas emprestadas de outras pessoas
				
		
		
		 6a Questão (Ref.: 200702133230)
		
		O uso e a aplicação das TIC em diferentes contextos e situações da vida humana tem originado reflexões e debates sobre os aspectos legais relacionados, principalmente, ao mundo virtual suportado pela Internet, podendo ser citados, entre outros:
				
		
		Nenhum direito à informação; Todos os direito de imagem; Computação na nuvem; Distribuição gratuita de software proprietário
		
		Direito público à imagem; Direito particular à informação; Virtualização; Pirataria
		 
		Direito privado à imagem; Direito público à informação; Crimes Virtuais; Pirataria
		
		Direito público à imagem; Direito particular à informação; Virtualização; TI Verde
		
		Direito privado à imagem; Direito público à informação; Crimes Virtuais; Intranet
		 1a Questão (Ref.: 200702307323)
		
		São diversas as profissões disponíveis em TI. Relacione as funções com as profissões e em seguida marque a alternativa correta que represente a sequencia de cima para baixo.
1. Analista de Sistemas 
2.Administrador de Redes 
3.Analista de Mídias Sociais 
4.Gerente de Projeto 
5.Engenheiro de Testes de Software 
6.Analista de Segurança Informação
( ) Verifica erros e valida os requisitos propostos em relação aos implantados.
( ) Atua no gerenciamento de patches de correção de vulnerabilidades
divulgados.
( ) Gera conteúdo relevante para a marca e também para os clientes da marca. 
( ) Desenvolve, administra e implanta projetos físicos e lógicos de infraestrutura de conexão e comunicação.
( ) Atua nas fases de desenvolvimento de sistema, como especificação, análise, projeto, teste e implantação de produtos de software. 
( ) Controla e acompanha a execução dos projetos.
				
		
		3 - 2 - 4 - 6 - 5 - 1
		
		2 - 1 - 3 - 5 - 4 - 6
		 
		5 - 6 - 3 - 2 - 1 - 4
		
		4 - 3 - 5 - 6 - 2 - 1
		
		5 - 6 - 1 - 2 - 4 - 3
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 200702310035)
		
		A convergência tecnológica e a telefonia móvel aumentam a procura por desenvolvedores de aplicativos móveis, tanto em design como na produção de games. Assinale a alternativa que mostre porque o desenvolvimento de conteúdo para aparelhos móveis cresce assustadoramente:
				
		
		Determinismo com foco na Ciência
		
		Determinismo com foco na Sociedade
		
		O profissional da área de TI necessita fundamentalmente desenvolver suas competências técnicas, não sendo importante desenvolver habilidades pessoais e sociais, tais como empreendedorismo, inovação e boa relação interpessoal
		 
		A profissionalização das empresas e o aumento da importância da tecnologia como área estratégica dentro do negócio são os principais fatores para o crescimento do mercado
		
		A necessidade de mudança de uma postura ativa para uma postura passiva
				
		
		
		 3a Questão (Ref.: 200702644296)
		
		Segundo publicações da Computerworld e da InformationWeek:
"O desafio para os cursos na área de TI é imenso, e reconhece-se que não é possível ter um curso que ofereça o perfil completo exigido pelo mercado."
Mesmo sabendo da dificuldade para formar um profissional de TI com todas as competências e habilidades necessárias para essa área, algumas habilidades devem estar presentes nessa formação como por exemplo:
I-   Capacidade de inovar;
II-  Capacidade para trabalhar em equipe;
III- Habilidade para executar atividades repetitivas.
				
		 
		As afirmativas I e II estão corretas
		 
		Todas as afirmativas estão corretas
		
		Todas as afirmativas estão erradas
		
		Somente a afirmativa III está incorreta
		
		Somente a afirmativa II e III está correta
				
		
		
		 4a Questão (Ref.: 200702318896)
		
		O aquecido mercado de TI Entre 2009 e 2012, 16% das cerca de 350 mil vagas abertas eram para profissionais de nível superior da área de tecnologia da informação, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). E a demanda deve crescer. Um estudo publicado em 2013 mostra que, até 2015, o país terá um déficit de mais de 117 mil profissionais dessa área. Fonte: Revista Guia do Estudante (http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ciencias-exatas-informatica/gestao-tecnologia-informacao-686342.shtml) Embora, segundo foi ressaltado no texto, o mercado de TI esteja aquecido ainda encontramos muitos profissionais dessa área que não conseguiram se alocar. Quais os motivos para que isso ocorra?
I - Pouco interesse das empresas pela mão de obra nacional;
II - Falta de uma postura inovadora;
III - Embora tenham a formação, esses profissionais não transformaram em conhecimentos as informações que obtiveram na graduação.
Com base em sua análise das assertivas, assinale a ÚNICA opção correta.
				
		
		Somente a afirmativa II está correta
		 
		Todas as afirmativas estão corretas
		
		Somente a afirmativa I e II estão corretas
		
		Somente a afirmativa I está correta
		 
		Somente a afirmativa II e III estão corretas
				
		
		
		 5a Questão (Ref.: 200702644176)
		
		O mercado de trabalho para os profissionais de TI está cada vez mais aquecido e isso tem ocasionado uma demanda muito grande de profissionais da área. No entanto, para conseguir uma boa colocação é que esse profissionais desenvolvam habilidades pessoais e sociais, como:
I-   Inovação e empreendedorismo;
II-  Proatividade e concentração;
III- Boa relação interpessoal e interprofissional.
 
 
				
		
		Somente a afirmativa II e III está correta
		
		Somente a afirmativa III está incorreta
		
		Todas as afirmativas estão erradas
		
		As afirmativas I e III estão corretas
		 
		Todas as afirmativas estão corretas
				
		
		
		 6a Questão (Ref.: 200702307784)
		
		"Se um dia os profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) necessitavam de conhecimentos estritamente técnicos e tecnológicos para se sustentarem e evoluírem em suas carreiras profissionais, hoje este perfil não condiz mais com as exigências do mercado de trabalho. Segundo estudo realizado pela Randstad Technologies, empresa de soluções e consultoria de Recursos Humanos, especializada em Tecnologias de Informação, existe um déficit no mercado de TI, pois as empresas procuram por profissionais que tenham visão estratégica do negócio, seus diferenciais e como os potenciar, além de compreender as necessidades técnicas da companhia."
Segundo Frederico Costa, gerente nacional da Randstad Technologies, o que se presencia nos dias de hoje é um novo personagem: "são profissionais da área de TI atuando cada vez mais em gestão e contribuindo com seu conhecimento do negócio como um todo para alavancar os resultados. O papel do profissional desta área nunca esteve tão estratégico, afirma."
Fonte: http://www.metaanalise.com.br/inteligenciademercado/index.php
A partir desse texto, podemos afirmar que os profissionais de TI devem ter as seguintes características:
I - Ter capacidade para gerar inovação;
II - Ser, apenas, um bom executor de ordens;
III - Ter uma postura autônoma e proativa em sua vida profissional.
				
		
		Todas as afirmativas estão corretas
		 
		As afirmativas I e III estão corretas
		
		Somente a afirmativa III está correta
		
		Todas as afirmativas estão incorretas
		
		Somente a afirmativa I está correta
				
		1a Questão (Ref.: 200702133241)
		
		Analise as sentenças abaixo sobre as características da regulamentação das profissões da área de TI e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. O profissional da área de TI necessita de uma formação multidisciplinar que abranja uma variedade de competências e habilidades para exercer a profissão, podendo citar, como exemplo, o processo de desenvolvimento de um software que demanda o envolvimento de profissionais de diversas áreas e não somente da área de TI;
II. A atividade de TI, em geral, é eminentemente técnico-científica, mas não possui, obrigatoriamente, alto grau de complexidade para seu exercício;
III. As atividades de TI são muito lineares e constantes, não requerendo de seus profissionais atualização constante, sendo suficiente o diploma de nível superior para garantir a qualidade e a contemporaneidade de um profissional.
				
		
		Somente a sentença III está correta
		
		Somente as sentenças II e III estão corretas
		
		Todas as sentenças estão corretas
		 
		Somente a sentença II está correta
		 
		Somente as sentenças I e II estão corretas
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 200702133239)
		
		Analise as sentenças abaixo sobre a regulamentação de
uma profissão da área de Tecnologia da Informação (TI) e, em seguida, assinale a alternativa correta: 
I. Seguindo os preceitos constitucionais do livre exercício da profissão no Brasil, deve ter um caráter de excepcionalidade para não ferir a liberdade de trabalho do cidadão;
II. A regulamentação de uma profissão não necessariamente acarreta na criação imediata de um conselho ou órgão profissional;
III. A área de TI possui características particulares que devem ser consideradas quando se reflete e discute sobre a regulamentação da profissão.
				
		
		Somente a sentença II está correta
		 
		Todas as sentenças estão corretas
		
		Somente as sentenças II e III estão corretas
		 
		Somente as sentenças I e III estão corretas
		
		Somente a sentença I está correta
				 Gabarito Comentado.
		
		
		 3a Questão (Ref.: 200702644402)
		
		Nos EUA, por exemplo, a regulamentação foi amplamente discutida pela ACM e a conclusão a que chegaram foi que a regulamentação da profissão é prematura e não é uma forma efetiva de resolver os problemas de qualidade e confiabilidade de software, bem como entenderam que um registro profissional de TI poderia ser interpretado como uma garantia de capacidade e confiabilidade, o que não pode ser tão facilmente atestado nessa área devido às particularidades das atividades em TI.
Embora a nossa realidade seja outra, muitas pessoas têm essa posição em relação à regulamentação da profissional de TI. Algumas justificativas para não regulamentação da profissão de TI são:
I-    Um profissional não pode ser reconhecido, somente, por um registro profissional;
II-   A obrigatoriedade do diploma de graduação é injustificável, pois, ter um curso superior não é garantia de ser um bom profissional;
III-  Outras profissões que são certificadas contam com profissionais que não são éticos;
				
		 
		Todas as afirmativas estão corretas
		
		Somente a afirmativa III está incorreta
		
		As afirmativas I e III estão corretas
		 
		Todas as afirmativas estão erradas
		
		Somente a afirmativa II e III está correta
				 Gabarito Comentado.
		
		
		 4a Questão (Ref.: 200702233202)
		
		Segundo informações publicadas no site da Sociedade Brasileira de Computação, qual das afirmativas abaixo é FALSA:
				
		 
		Exercício da profissão de Informática deve ser exercido com a comprovação de educação formal.
		
		Exercício da profissão de Informática deve ser livre e independer de diploma ou comprovação de educação formal.
		
		A área deve ser Auto-Regulada.
		
		Nenhum conselho de profissão pode criar qualquer impedimento ou restrição ao princípio do exercício livre da profissão.
		
		O conhecimento para exercer uma profissão na área de Informática pode ser adquirido ou não através de curso formal, seja ele de nível técnico ou de graduação.
				 Gabarito Comentado.
		
		
		 5a Questão (Ref.: 200702306897)
		
		Segundo informações publicadas no site da Sociedade Brasileira de Computação: ¿A comunidade científica da computação brasileira vem discutindo a questão da regulamentação da profissão de Informática desde antes da criação da SBC em 1978. Fruto dos debates ocorridos ao longo dos anos, nos diversos encontros de sua comunidade científica, em relação às vantagens e desvantagens de uma regulamentação da profissão de informática, a SBC consolidou sua posição institucional em relação a esta questão pela formulação dos seguintes princípios, que deveriam ser observados em uma eventual regulamentação da profissão¿. Assinale a alternativa que mostre um desses princípios:
				
		
		Conhecimento como fonte de atração para consumidores e clientes
		 
		Exercício da profissão de Informática deve ser livre e independer de diploma ou comprovação de educação formal
		
		Exercício da profissão de Informática deve depender de diploma ou comprovação de educação formal
		
		Necessidade de infraestrutura tecnológica para seu desenvolvimento
		
		A área não deve ser Auto-Regulada
				 Gabarito Comentado.
		
		
		 6a Questão (Ref.: 200702233203)
		
		A SBC está trabalhando na constituição de um Conselho Nacional de Auto-Regulação, a ser formado por um conjunto de entidades representativas da Sociedade Civil com a finalidade de definir, manter um Código de Ética e aplicá-lo no setor de Informática, visando a proteção da Sociedade e defesa da Área do ponto de vista ético e político. Fonte: http://www.sbc.org.br, acessado em 17/10/2010 De acordo com cenário idealizado pela SBC para o exercício das atividades de Informática no País, assinale a opção INCORRETA:
				
		
		Regime de liberdade ao trabalho na profissão de Informática em todo o País
		 
		Desvalorização do diploma de cursos superior como instrumento diferenciador de capacidade tecno-científica e indicador de elevado potencial de competência profissional
		
		Os conhecimentos obtidos através da experiência em atividades da área conferem competência para exercer uma profissão, independente da formação acadêmica
		
		Competência profissional e posse do conhecimento como principais diferenciais a serem utilizados pela Sociedade e pelas empresas na contratação de serviços profissionais
		
		Uso do controle de qualidade de produto para garantia da satisfação do consumidor
		 1a Questão (Ref.: 200702233193)
		
		"A exclusão sócio-econômica desencadeia a exclusão digital ao mesmo tempo que a exclusão digital aprofunda a exclusão sócio-econômica. A inclusão digital deveria ser fruto de uma política pública com destinação orçamentária a fim de que ações promovam a inclusão e equiparação de oportunidades a todos os cidadãos. Neste contexto, é preciso levar em conta indivíduos com baixa escolaridade, baixa renda, com limitações físicas e idosos. Uma ação prioritária deveria ser voltada às crianças e jovens, pois constituem a próxima geração." (acesso a http://www.espacoacademico.com.br/024/24amsf.htm, em novembro de 2010) A alternativa que está diretamente relacionada ao trecho acima e que consiste em uma afirmação correta é:
				
		
		A educação é uma área sensível na exclusão social que deve colaborar para redução dos níveis de informatização da sociedade, promovendo a exclusão digital
		
		A TI dá suporte ao desenvolvimento da sociedade, dificultando o acesso à informação e ao conhecimento, sendo determinante nos processos de informatização das empresas
		 
		A educação é uma área sensível na inclusão digital que deve colaborar para ampliação dos níveis de informatização da sociedade, promovendo a inclusão digital
		
		A TI nunca é considerada como grande responsável pelo consumo dos recursos naturais, energia e incrementos, pois sua utilização está diretamente relacionada ao processo de produção e ao pilar econômico do Triple Bottom Line
		
		A TI não representa gastos significativos numa empresa e não requer investimentos contantes, pois a velocidade de atualização das tecnologias não deve ser considerada.
				 Gabarito Comentado.
		
		
		 2a Questão (Ref.: 200702233201)
		
		Podemos definir Inclusão digital como:
				
		
		Conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.
		 
		É a democratização do acesso às tecnologias da Informação,
de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação.
		
		É o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona.
		
		É consumir recursos para produzir produtos sem prejudicar as necessidades e a vida das gerações futuras.
		
		Conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.
				 Gabarito Comentado.
		
		
		 3a Questão (Ref.: 200702233198)
		
		"No âmbito das organizações, o termo ´informatização´ é empregado de forma ampla para representar a utilização dos recursos de tecnologia de informação (TI). Weissbach (2003) define informatização como sendo o processo de aplicação gradual, crescente, planejada e sistemática do uso da TI em todas as funções da organização. Como observa Lim (2001), a avaliação do nível ou Grau de Informatização (GI) de uma organização constitui uma importante preocupação gerencial e envolve dificuldades, pois a informatização inclui muitos fatores intangíveis, tais como a qualidade da informação e a cultura da organização." (acesso a http://www.scielo.br/pdf/raeel/v6n2/v6n2a04.pdf, em novembro de 2010). A alternativa que está diretamente relacionada ao trecho acima e que consiste numa afirmação correta é:
				
		 
		O processo de sustentabilidade de uma organização está diretamente relacionado ao seu grau de amadurecimento no mercado, podendo estar no nível inicial do mero gasto com energia até ao uso planejado e sistemático dos recursos computacionais
		
		A globalização diminui a competitividade entre as empresas, especialmente quando envolve TI, que não necessita de grandes investimentos na área
		 
		O processo de informatização de uma organização está diretamente relacionado ao seu grau de amadurecimento no mercado, podendo estar no nível inicial da mera apropriação de recursos tecnológicos chegando até ao uso planejado e sistemático da TI em todas as funções da organização
		
		O mercado de trabalho para os profissionais de TI é próspero e apresenta muitas oportunidades. Apesar de nesse caso ser pouco importante que o profissional mantenha-se atualizado e desenvolva novas competências e habilidades
		
		A TI dá suporte ao desenvolvimento da sociedade, dificultando o acesso à informação e ao conhecimento, sendo determinante nos processos de informatização das empresas
				 Gabarito Comentado.
		
		
		 4a Questão (Ref.: 200702233181)
		
		São crescentes os debates sobre as dimensões sociais, políticas, econômicas e culturais das novas tecnologias de comunicação e informação (TIC). Uma das preocupações tem sido o que vem se chamando de Exclusão Digital (do inglês "digital divide"). Por exclusão digital entende-se o surgimento de mais uma barreira sócio-econômica entre indivíduos, famílias, empresas e regiões geográficas, decorrentes da desigualdade quanto ao acesso e uso das TICs, hoje simbolizadas na Internet. A questão do acesso passa pelos seguintes problemas: I. Capacitação: treinamento no uso do meio e formação de quadros para configurar, operar e desenvolver serviços e sistemas; II. Gestão e custeio (sustentabilidade): viabilização econômica e financeira para garantir a manutenção e atualização dos serviços locais; III. Conteúdo: oferta de conteúdos locais, serviços e sistemas de informação em nosso idioma, democratização de toda a informação legalmente pública, facilidades para a produção e disseminação de conteúdo local. Com base na análise das sentenças acima assinale a alternativa CORRETA.
				
		
		Somente uma sentença está correta.
		 
		Todas as sentenças estão corretas.
		
		Somente as sentenças I e II estão corretas.
		
		Somente sentenças II e III estão corretas.
		
		Nenhuma sentença está correta.
				 Gabarito Comentado.
		
		
		 5a Questão (Ref.: 200702233199)
		
		A informação na sociedade moderna é um bem de extrema importância, sendo um dos fatores responsáveis pela sobrevivência das organizações e, quando bem gerenciado, um forte fator de vantagem competitiva. É importante que os profissionais ligados a esta área sejam:
				
		
		Os elementos não vinculados à área de informática, cujas pessoas não necessitam ter fluência tecnológica e desenvoltura na utilização dos produtos digitais.
		 
		Os elementos que tenham conhecimento da área de informática ou os usuários, tenham de forma clara e inequívoca, o conhecimento de certos conceitos.
		 
		Os elementos vinculados diretamente á área de informática ou os usuários, tenham de forma clara e inequívoca, o conhecimento de certos conceitos.
		
		Os elementos que tenham conhecimento da área de informática, e os usuários, não precisam ter de forma clara e inequívoca, o conhecimento de certos conceitos.
		
		Os elementos vinculados diretamente á área de informática, porém os usuários, não precisam ter de forma clara e inequívoca, o conhecimento de certos conceitos.
				 Gabarito Comentado.
		
		
		 6a Questão (Ref.: 200702305668)
		
		Assinale a alternativa que preenche a lacuna do texto a seguir: A ____________________, carrega uma diversidade de significados e conceitos, dependendo do referencial utilizado. Vamos considerar o conceito como "emprego dos recursos de informática, que incluem a TI e s sistemas de informação (SI) baseados em TI, nas mais diversas áreas ligadas ou não a organizações".
				
		
		inclusão digital
		
		e-business
		
		globalização
		 
		informatização
		
		Sustentabilidade
		1a Questão (Ref.: 200702133142)
		
		A Computação Verde caminha como uma área bastante nova, sendo objeto de pesquisa e desenvolvimento pelos centros de pesquisa e pelas organizações. Entretanto, ainda existem algumas barreiras para sua implantação, cabendo citar:
				
		 
		Resistência a mudanças; Prioridade na solução dos problemas e não das causas; Falta de planejamento estratégico para TI e visão sistêmica; Adequação superficial às inovações.
		
		Resistência a mudanças; Prioridade na solução das causas, evitando problemas; Planejamento estratégico para TI e ampla visão sistêmica; Adequação total às inovações.
		
		Resistência a mudanças; Prioridade na solução dos problemas e não das causas; Planejamento estratégico para TI e ampla visão sistêmica; Adequação superficial às inovações.
		
		Resistência a mudanças; Prioridade na solução dos problemas e não das causas; Falta de planejamento estratégico para TI e visão sistêmica; Adequação total às inovações.
		
		Aceitação completa de mudanças; Prioridade na solução dos problemas e não das causas; Planejamento estratégico para TI e ampla visão sistêmica; Adequação total às inovações.
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 200702133135)
		
		Segundo a classificação proposta por Takahashi (2009), podemos tomar como exemplos das práticas de TI Verde estratégico:
				
		
		somente ações simples para redução dos custos de insumos.
		 
		o uso de monitoramento de energia disponível nos equipamentos, como o desligamento desses quando não usado, a utilização de lâmpadas fluorescentes e a otimização da temperatura das salas.
		
		ações mais complexas que tenham como reflexos a demissão de pessoas e que impliquem necessariamente na redução significativa do espaço físico da empresa.
		
		projetos de sistemas de refrigeração, iluminação
e disposição de equipamentos no local com base nas práticas de TI Verde "a fundo".
		 
		a criação de uma nova infraestrutura na rede elétrica visando a sua maior eficiência e sistemas computacionais de menor consumo elétrico, incluindo novas políticas internas de controle de seus desastres. Além disso, também é cosiderado o marketing gerado pelas medidas adotadas.
				 Gabarito Comentado.
		
		
		 3a Questão (Ref.: 200702133095)
		
		Assinale a alternativa que está relacionada à definição de Sustentabilidade:
				
		 
		É a prática sustentável de produção, gerenciamento e descarte dos equipamentos eletrônicos, bem como economia de energia elétrica.
		
		É como algo fora do controle humano, mudando de acordo com seu próprio momento e moldando inconscientemente a sociedade.
		
		Visão segundo a qual a tecnologia é vista como inserida numa rede de relações, para a qual concorrem os diferentes aspectos da vida em sociedade tendo como protagonistas diferentes atores, que se movimentam em redes, movidos por interesses específicos.
		
		É a relação existente entre os gastos com recursos ambientais e o total gasto pela empresa
		 
		Compreende as ações da empresa que visam elevar sua produtividade, melhorar seus produtos e métodos de gestão e contribuir para a preservação do meio ambiente.
				 Gabarito Comentado.
		
		
		 4a Questão (Ref.: 200702307374)
		
		Marque a alternativa que NÃO representa uma atitude a favor dos princípios da TI Verde:
				
		
		Virtualização de servidores.
		
		Descarte responsável.
		 
		Manter os ambientes com computadores ligados para aumentar a vida útil do equipamento.
		
		Reciclar o tubo de imagem, por exemplo, separando os componentes como vidro, zinco, cobre e outros metais disponíveis no equipamento.
		
		Produtos de TI com selos ecológico.
				 Gabarito Comentado.
		
		
		 5a Questão (Ref.: 200702133136)
		
		Segundo a classificação proposta por Takahashi (2009), podemos tomar como exemplos das práticas de TI Verde de incrementação tática:
				
		
		somente ações simples para redução dos custos de insumos.
		
		ações mais complexas que tenham como reflexos a demissão de pessoas e que impliquem necessariamente na redução significativa do espaço físico da empresa.
		 
		o uso de monitoramento de energia disponível nos equipamentos, como o desligamento desses quando não usado, a utilização de lâmpadas fluorescentes e a otimização da temperatura das salas.
		 
		a criação de uma nova infraestrutura na rede elétrica visando a sua maior eficiência e sistemas computacionais de menor consumo elétrico, incluindo novas políticas internas de controle de seus desastres. Além disso, também é cosiderado o marketing gerado pelas medidas adotadas.
		
		projetos de sistemas de refrigeração, iluminação e disposição de equipamentos no local com base nas práticas de TI Verde "a fundo".
				 Gabarito Comentado.
		
		
		 6a Questão (Ref.: 200702305799)
		
		Segundo pesquisas realizadas pela IBM, 66% das empresas de médio porte do país já acompanham os seus consumos de energia e 70% delas planejam ou já realizam atividades para reduzir o impacto ambiental. (fonte: ARIMA, 2009). Assinale a alternativa que preenche a lacuna do texto a seguir: ¿Com a crescente expansão da TI Verde, as empresas de pequeno e médio porte passaram a adotar medidas na busca pela _____________________ com ganhos econômicos e ambientais, antes seguidas somente por grandes empresas e corporações."
				
		 
		Sustentabilidade
		
		Legalidade e ética da TI
		
		Sociedade da Informação
		
		Green IT
		
		Tecnologias da Informação
				
				
Pacote_PROVAS_TIC/Algumas Quest�es de AV1e AV2 TIC.docx
Processo: 
É um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço 
que tem valor para um grupo específico de clientes.
Marque a afirmativa CORRETA para o conceito de Tecnologias da Informação e Comunicação.
Constitui-se num conjunto de recursos como hardware e software para dar suporte e permitir a operacionalidade da comunicação.
Atualmente, o poder econômico e de produção de uma empresa estão mais diretamente relacionados à capacidade de criar e transferir conhecimento do que aos seus ativos tangíveis. Os ativos intangíveis são a chave para o sucesso e a longevidade das empresas num cenário extremamente competitivo. Com base no texto acima. Qual a alternativa apresenta duas características de ativo intangíveis? Criatividade e inovação.
Analise as sentenças abaixo sobre as definições e a relação existente entre Sociedade, Ciência e Tecnologia e, em seguida, assinale a alternativa correta: 
I. Os conceitos e abordagens sobre Sociedade, Ciência e Tecnologia não variam e, portanto, não são influenciados pelo período histórico, a cultura, o contexto e a abordagem que lhe são atribuídos;
II. Sociedade, Ciência e Tecnologia mantêm uma relação dialética contínua entre si, em constante interação e determinação mútua de impactos em sua evolução;
III. A Sociedade constitui-se de um conjunto de conhecimentos científicos ou empíricos e seus resultados são obtidos a partir da aplicação de novos materiais, processos, métodos e produtos nos meios de produção. Somente a sentença II está correta	
Na análise da evolução social, científica e tecnológica do homem contemporâneo podemos identificar quatro abordagens principais. Assinale qual das abordagens apresentadas abaixo está relacionada à definição: "A ciência e a tecnologia não são boas ou más, são neutras, e sua evolução seria o resultado do seu progressivo desvelamento e da contínua descoberta da verdade, e por isso, único, universal e coerente com o progresso". Neutralidade
Situação em que o homem cria uma máquina ou um sistema para um propósito particular e limitado, mas assim que a máquina ou o sistema está em ação, nós temos a impressão, sempre para nossa surpresa, que tem vida própria, não podendo ser controlado e sendo capaz de mudar nossos hábitos e formas de pensar e agir. O texto se refere a(o): Efeito Frankenstein
Considerando as ONDAS DE SCHUMPETER, ordene cronologicamente os fatos relacionados abaixo. A seguir marque a alternativa correta. 
Considerar a ordem crescente (mais antigo será o 1 e para o mais atual, 5).
(3) Eletricidade, Química, Motor a Combustão.
(1) Energia Hidráulica, Têxteis, Ferro.
(4) Petroquímica, Aeronáutica, Eletrônica.
(5) Redes Digitais, Software, Novas Mídias.
(2) Vapor, Estrada de Ferro, Aço.
A Sociedade da Informação está baseada nas tecnologias de informação e comunicação que envolvem a aquisição, o armazenamento, o processamento e a distribuição da informação por meio dos meios eletrônicos como rádio, televisão, telefone e computadores, entre outros. Dada a definição acima, assinale a alternativa correta: Essas tecnologias não transformam a sociedade por si só, mas são utilizadas pelas pessoas em seus contextos sociais, econômicos e políticos, criando uma nova comunidade local e global: a Sociedade da Informação.
Analise as sentenças abaixo sobre o conceito de TIC e em seguida, assinale a opção correta: I. Constitui-se num conjunto de recursos tecnológicos de informação e comunicação, utilizados com fins específicos e de forma integrada. II. Tecnologias e métodos para captação, transmissão e distribuição das informações em diferentes formatos e para suportar a comunicação.
III. São as ferramentas que permitem a digitalização do conhecimento e a convergência tecnológica. Somente as sentenças I e II estão corretas
Leia as afirmativas abaixo sobre a Sociedade da Informação e do Conhecimento e classifique-as corretamente como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(V) A preocupação com a formação do capital intelectual está relacionada diretamente com os investimentos em diversos ativos intangíveis (não materiais), a saber: pesquisa e desenvolvimento (P&D), ciclo de vida mais curto dos produtos, educação permanente, softwares aplicados a diversas áreas de negócios, entre outros. 
(V) Entre as iniciativas da OCDE destaca-se a e-Europe, que entende como fundamentais os papéis da Sociedade da Informação para o século XXI da mesma maneira que a revolução Industrial marcou o século XVIII. 
(F) O comércio eletrônico é a pedra de toque da nova política. 
(V) A perspectiva do Livro Verde estimulou alguns avanços, particularmente nas ações de governo eletrônico, internet para pesquisadores e aumento da população com acesso à rede após a reforma dos setores de telecomunicações.
Analise as sentenças abaixo sobre a Revolução Digital e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. Está apoiada nas novas TIC e na forma como possibilitam a interação social, os negócios e o comércio eletrônico, o governo eletrônico, as formas de produção, entre outros aspectos da Sociedade da Informação e do Conhecimento;
II. A partir da possibilidade dos negócios eletrônicos, muitas oportunidades foram criadas com base na Internet, subvertendo a lógica de funcionamento dos mercados existentes;
III. Há uma tendência atual das pessoas preferirem se relacionar presencialmente, para buscar informações sobre um produto ou serviço no ato em que estão fechando um negócio, ou mesmo quando querem elogiar as empresas. Somente as sentenças I e II estão corretas
BIOTECNOLOGIA - define-se pelo uso de conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com o fim de resolver problemas e criar produtos de utilidade.
NANOTECNOLOGIA - é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos que divididos em pedaços mantenham as características do átomo principal, ela busca inovar invenções, aprimorando-as e proporcionando uma melhor vida ao homem.
A revolução digital teve seu início marcado pelo surgimento da Internet e uso das novas tecnologias da informação e comunicação para apoiar as atividades econômicas, financeiras, governamentais, o comércio e a comunicação entre as pessoas. Neste contexto podemos afirmar que: 
I- A convergência tecnológica nos possibilita acessar as informações de qualquer lugar e através de qualquer meio de comunicação por uma interface única. 
II- A Internet tornou-se novo meio multifacetado de massa, possibilitando a interação entre pessoas e a disponibilização da informação e do conhecimento, independente do espaço geográfico ou temporal. 
III- A base da Revolução Digital são as ferramentas que permitem a digitalização do conhecimento e a convergência tecnológica. 
De acordo com a abordagem, assinale a opção CORRETA: Todos os itens estão corretos.
Analise as sentenças abaixo sobre os impactos da TIC na sociedade e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. O trabalho cooperativo baseado nas TIC possibilitou que profissionais geograficamente próximos pudessem se comunicar e desenvolver projetos em equipe, aumentando significativamente custos e tempo de locomoção na geração e compartilhamento de novos conhecimentos;
II. A interação em rede, baseada em recursos como e-mail, chat, fóruns, comunidades virtuais, web cam, etc., proporcionou e vem demandando novos sistemas de comunicação e informação, impactando na forma de relacionamento e comunicação social;
III. A difusão das TIC dificultou o processo de automação, a flexibilidade na produção, gestão, industrialização, comercialização, etc., prejudicando a redefinição de fluxos de trabalho e a comunicação organizacional. Somente a sentença II está correta
I. A relação dialética entre Sociedade e Tecnologia deu origem a palavra ¿sociotécnica¿
II. A necessidade de profissionais especialistas em máquinas é uma característica da Sociedade Industrial; III. A função dos engenheiros do conhecimento é utilizar, de forma crítica e intelectual, as informações disponíveis na rede. Todas as afirmativas estão erradas
Relação Dialética - Significa uma contínua relação recíproca, na qual nada pode ser entendido isoladamente, fora da realidade à sua volta e sem relações constantes de determinação mútua. Tudo e todos pertencem a uma "totalidade dialética" e fazem parte de uma estrutura.
Relação Dialética entre Sociedade, Ciência e Tecnologia: Uma contínua relação recíproca, na qual nada pode ser entendido isoladamente:
A sociedade determina impactos na ciência e na tecnologia.
A ciência determina impactos na sociedade e na tecnologia.
A tecnologia determina impactos na sociedade e na ciência.
Analise as sentenças abaixo sobre o conceito da TIC e, em seguida, assinale a alternativa correta: 
I. Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) refere-se somente à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade;
II. A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) constitui-se num conjunto de recursos tecnológicos de informação e comunicação, utilizados com fins específicos e de forma integrada;
III. Os recursos tecnológicos de informação e comunicação baseiam-se, geralmente, no desenvolvimento de hardware e software para dar suporte e permitir a operacionalização da comunicação e dos processos relativos aos ambientes virtuais. Somente as sentenças II e III estão corretas
O trabalho cooperativo baseado nas TIC possibilitou que profissionais geograficamente distribuídos pudessem se comunicar e desenvolver projetos em equipe, reduzindo custos e tempo de locomoção na geração e compartilhamento de novos conhecimentos, bem como o desenvolvimento de novas competências, valiosas na Sociedade do Conhecimento.
Essa é uma característica muito marcante em nossa Sociedade atual e, nesse contexto, podemos afirmar em relação aos profissionais:
I - Devem ter facilidade para trabalhar em equipe;
II - É interessante que tenham uma formação diversificada;
III - Conhecer e saber utilizar os recursos digitais de forma crítica e responsável.
Todas as afirmativas estão corretas
Segundo Lévy, "A maior parte dos programas computacionais desempenham um papel de tecnologia intelectual, ou seja, eles reorganizam, de uma forma ou de outra, a visão de mundo de seus usuários e modificam seus reflexos mentais. As redes informáticas modificam circuitos de comunicação e de decisão nas organizações. Na medida em que a informatização avança, certas funções são eliminadas, novas habilidades aparecem, a ecologia cognitiva se transforma. O que equivale a dizer que engenheiros do conhecimento e promotores da evolução sociotécnica das organizações serão tão necessários quanto especialistas em máquinas". Fonte: LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993; A partir desse texto podemos afirmar que: 
Analise as sentenças abaixo sobre a regulamentação de uma profissão da área de Tecnologia da Informação (TI) e, em seguida, assinale a alternativa correta: 
I. Seguindo os preceitos constitucionais do livre exercício da profissão no Brasil, deve ter um caráter de excepcionalidade para não ferir a liberdade de trabalho do cidadão; 
II. A regulamentação de uma profissão não necessariamente acarreta na criação imediata de um conselho ou órgão profissional; 
III. A área de TI possui características particulares que devem ser consideradas quando se reflete e discute sobre a regulamentação da profissão. Somente as sentenças

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais