Buscar

Resumo de Dobb e Sweesy

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DOBB: Defendia que a decandencia do feudalismo se deu pela super exploração da força de trabalho, que provocou a deserção dos servos das propriedades senhoriais. essa deserção forçou os senhoras a adotar o arrendamento de terras dominiais, que alterou as relacoes de producao. para ele, antes do surgimento do capitalismo, o deudalismo ja estava morto. O comercio exerceu sua influencia na medida em que acentuou conflitos internoisno antigo modo de produção. ou seja, a desintegração do feudalismo nao resultou do ataque do capitalismo, mas da revolta dos pequenos produtores contra a exploração feudal. Portanto, o modo capitalista de producao nasceu do processo que desintegracao dos pequenos produtores, iniciada com a propria independencia deles.
SWEEZY: Diz que os movimentos que ocorrem no interior do sistema feudal n tende a transfoma-lo, ou seja, o feudalismo é internamente estável e só poderia desintegrar-se peo impacto de uma força externa, no caso, o mercado e o comércio. A transiçao não foi uma função do capitalismo nascente, mas da incapacidade do proprio sistema feudal em manter-se. 
Na transição nao havia um sistema predominante: trabalho assalariado convivia com a servidão. A produção pré-capitalista foi forte o suficiente para derrubar o feudalismo, mas insuficiente para formar um sistema novo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais