Buscar

Orientações para a elaboração de resenha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Orientações para a elaboração de resenha
Definições
Resenhar significa resumir, sintetizar, destacar os pontos principais de uma obra científica. Assim, resenha é a apreciação de uma obra de forma avaliativa e crítica, apresentando uma síntese das ideias centrais e relevantes do texto para o entendimento do leitor. Trata-se, pois, de um trabalho acadêmico que contém a apresentação do conteúdo de um livro ou de um artigo, adicionado de sua apreciação crítica. Fazer uma resenha é o mesmo que fazer uma recensão (exame ou análise de um livro ou de um escrito), ou seja, constitui-se em resumir de maneira clara, crítica e sucinta um livro, artigo ou qualquer tipo de texto científico. Portanto, resenha consiste na leitura, no resumo e na critica de escritos, com o intuito de formular um conceito sobre o material.
Objetivos
Destacar as ideias principais, de modo a abreviar o tempo do leitor na identificação do assunto. Ou, em outras palavras, estimular o aluno a compreender e a criticar sua própria leitura.
Roteiro para elaboração de uma resenha:
uma leitura global da obra;
segunda leitura, no entanto, mais analítica, levantando (selecionando) as idéias e argumentos do autor;
sintetização dos dados selecionados;
posicionamento crítico para construção da resenha;
produção do texto.
Dados a serem apresentados em uma resenha:
cabeçalho: contendo o nome da instituição de ensino, identificação do texto resenhado, autor/a da resenha, local, data e título da resenha);
referência bibliográfica da obra (citação completa da fonte, podendo constar alguns dados biográficos do autor da obra resenhada com, no máximo, três linhas);
texto dissertativo (ou síntese do conteúdo): identificação da área do conhecimento e do objetivo do autor. (Introdução; análise estrutural ou apresentação global do conteúdo; e conclusão com apreciação crítica).
avaliação crítica, argumentativa, fundamentada na própria obra, acrescida de posicionamento final quanto ao artigo em si, que deverá levar em consideração os seguintes pontos:
- conteúdo e objetivo(s);
- desenvolvimento da temática;
- linguagem, vocabulário e estilo do autor; e
- valor do texto para determinada área de conhecimento.
Referências bibliográficas de acordo com a ABNT.
Apresentação Gráfica
Papel A4 (210x297);
Margens: superior e esquerda 3cm; inferior e direita 2cm;
Caracteres (fontes): arial, tamanho 12;
Títulos: no mesmo tamanho, em negrito e/ou sublinhado;
Espaçamento: 1,5 entre linhas para todo texto; e, na referência bibliográfica, simples.
CONSIDERAÇÕES:
Antes de começar a escrever a resenha devemos nos certificar de ter feito, pelo menos, uma leitura atenta e profunda do texto.
Primeiro deve-se resumir o assunto e ressaltar possíveis falhas, sem entrar em detalhes, pois o objetivo é informar. A resenha deve cumprir um objetivo claro: comunicar ao leitor os aspectos essenciais do texto em questão, e situá-lo no assunto da melhor maneira possível.
O texto deve ser claro, inteligível e dinâmico. O/A leitor/a deve ter prazer nessa leitura e deve sentir-se convidado/a à leitura do texto resenhado.
A estrutura geral de uma resenha não se difere de um texto dissertativo, em que se observa uma introdução, o desenvolvimento e as considerações finais, sempre alicerçadas, no entanto, das opiniões do autor do texto resenhado. 
Por conseguinte, o autor da resenha deve prezar pela originalidade, coerência e profundidade das análises.
Caso haja necessidade de citação do próprio texto resenhado, a citação deve referir-se à página em que o texto se encontra, entre parênteses.

Outros materiais