Buscar

Slide - Conceitos Básicos em Nutrição

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
CONCEITOS BÁSICOS EM NUTRIÇÃO
Professora Patricia Acioly
Mestre em Saúde Pública
patiacioly@live.estacio.br
*
NUTRIÇÃO
“É o resultado ou resultante de um conjunto de funções harmônicas e solidárias entre si, que têm como finalidade manter a composição e integridade normal da matéria e conservar a vida”.
Pedro Escudero
*
NUTRIÇÃO
	“ A nutrição é uma ciência que estuda os alimentos , os nutrientes; a interação em relação à saúde e à enfermidade, os processos de digestão, absorção, utilização e excreção das substâncias alimentares e também os aspectos econômicos, culturais, sociais e psicológicos relacionados com os alimentos e a alimentação.”
*
 Soma dos processos envolvidos na ingestão de alimentos nutritivos, assimilando-os e utilizando-os para manutenção dos tecidos e armazenar energia.
Processo inconsciente, que se inicia a partir da ingestão de alimentos nutritivos, dependente da capacidade de digestão e absorção do organismo.
Williams, 1995
NUTRIÇÃO
*
NUTRIÇÃO
 A nutrição apropriada constitui o alicerce para o desenvolvimento físico; proporciona tanto combustível para o trabalho biológico, quanto as substâncias químicas para extrair e utilizar a energia potencial contida nesse combustível.
William D. McArdle
*
NUTRIÇÃO
 Integrando esses conceitos, pode-se resumir que a Nutrição é o processo que inclui um conjunto de funções cuja finalidade principal é prover o organismo de energia e nutrientes necessários para a manutenção da vida, promover o crescimento e compensar as perdas.
*
NUTRIENTE 
*
NUTRIENTE
São substâncias que fazem parte do nosso organismo e dos alimentos, cuja ausência ou diminuição abaixo de um limite mínimo produz, no decorrer de um tempo, uma enfermidade carencial.
Os nutrientes são classificados de acordo com as necessidades diárias de acordo com as recomendações em : MACRO e MICRONUTRIENTES.
*
 Os Nutrientes são:
proteínas, carboidratos, gorduras, água, vitaminas e minerais. 
*
CLASSIFICAÇÃO DOS NUTRIENTES
*
PRINCIPAIS FUNÇÕES DOS NUTRIENTES
 
*
ALIMENTO
*
ALIMENTO
Toda substância ou mescla de substâncias naturais ou elaboradas, que ingeridas pelo homem fornecem ao organismo os materiais e a energia necessária para os processos biológicos.
São incluídas substâncias ingeridas por hábito ou costume, tendo ou não valor nutritivo (chá, café e condimentos).
Toda substância, que devido às suas características psico-sensoriais, valor nutritivo e inocuidade, ao ser ingerida por um organismo contribui para o equilíbrio funcional do mesmo.
*
ALIMENTOS PROTETORES
São aqueles que pela quantidade e qualidade das proteínas, vitaminas e minerais que contêm, quando incorporados na dieta em quantidades suficientes, protegem o organismo de enfermidades carenciais.
A hierarquia de um alimento protetor está relacionada á quantidade e qualidade dos princípios nutritivos que ele contém.
*
Nutrientes fornecidos por alimentos protetores
*
ALIMENTO FONTE
São considerados alimentos fonte de um princípio nutritivo aquele ou aqueles alimentos que o possuem em maior quantidade.
Além de conter o princípio nutritivo em concentrações elevadas, para ser considerado fonte, o alimento deve ser de consumo habitual, responder ao gosto, hábitos e costume da população; ser de fácil aquisição...
*
ALIMENTO FONTE
Alimentos fonte de Cálcio: lácteos e derivados
Alimentos fonte de Ferro: carnes
Ex.1: salsa- não pode ser considerado um alimento fonte de vit. A, mesmo contendo elevada quantidade desta vitamina, uma vez que é consumida em quantidade muito pequena.
Ex.2: ostras- apresentam alta concentração de Zn, mas tb não podem ser consideradas fontes deste mineral em função do elevado custo e disponibilidade, tb pq não consumidas habitualmente pela população.
*
ALIMENTAÇÃO
É o primeiro tempo da nutrição;
Sua finalidade é a degradação dos alimentos em substâncias absorvíveis e utilizáveis.
Ocorre no aparelho digestivo, mas envolve uma etapa extrínseca e outra intrínseca- desde prescrição até a absorção dos princípios nutritivos.
*
METABOLISMO
É o segundo tempo da nutrição.
Tem por finalidade a correta utilização da matéria e da energia.
Abarca desde a absorção até a excreção e ocorre por meio de tecidos que utilizam matéria e energia (fígado, músculo, etc) por um sistema de regulação (nervoso e endócrino0 e por um sistema de distribuição que transporta os princípios nutritivos, metabólitos e hormônios (circulação).
*
EXCREÇÃO
O terceiro tempo da nutrição. 
Sua finalidade é manter o equilíbrio do meio interno. Através da excreção o organismo libera resíduos que se formam como produtos do metabolismo.
Órgãos envolvidos: rins, intestino, pele e pulmões.
*
EXCREÇÃO
	São eliminados:
Substâncias ingeridas e não absorvidas (fibra: celulose, hemicelulose, ligninas- que aumentam o volume da matéria fecal)
Substâncias ingeridas e absorvidas mas não utilizadas (vit C- excesso é eliminado pela urina)
Substâncias ingeridas, absorvidas e utilizadas que constituem metabólitos finais tóxicos para o organismo e devem ser elimeinados pela urina (uréia, ác úrico, creatinina, produtos do metabolismo protéico)
*
PLANO DE ALIMENTAÇÃO
	Segundo Escudero: 
“o que permite ao indivíduo perpetuar através de várias gerações os caracteres biológicos do indivíduo e da espécie.”
*
PLANO DE ALIMENTAÇÃO
Manter constante a composição dos tecidos
Permitir o funcionamento de aparelhos e sistemas
Assegurar a reprodução e manutenção da gestação
Favorecer a lactação
Assegurar sensação de bem estar que impulsione as atividades
*
PRINCÍPIOS DA 
ALIMENTAÇÃO
LEIS FUNDAMENTAIS DA ALIMENTAÇÃO
*
LEIS FUNDAMENTAIS DA ALIMENTAÇÃO
LEI DA QUANTIDADE
LEI DA QUALIDADE
LEI DA HARMONIA
LEI DA ADEQUAÇÃO
*
LEI DA QUANTIDADE
	“A quantidade da alimentação deve ser suficiente para cobrir as exigências calóricas do organismo e manter o equilíbrio do seu balanço.” 
*
QUANTIDADE
Exigências calóricas: ao cobrir as exigências calóricas surge o conceito de requerimento calórico- VET: o corpo humano deve repor a quantidade calórica consumida, mediante um adequado aporte de alimentos, sobretudo energéticos.
*
QUANTIDADE
Balanço: relação resultante entre entradas e saídas- PRINCIPALMENTE de alimentos plásticos e reguladores (PTN, Min, Vit e água).
Toda substância eliminada deve ser reposta em quantidade e qualidade. Do ponto de vista fisiológico o balanço pode ser positivo, negativo ou em equilíbrio. Do ponto de vista clínico, interessa mais saber se o balanço é normal ou anormal.
*
QUANTIDADE
Balanço normal é o que permite conservar o estado de saúde. Pode ter resultado positivo (crianças e gestante), equilibrado (adulto) ou negativo (idoso).
A alimentação adequada a esta lei é considerada SUFICIENTE. Quando não mantém o balanço- insuficiente ou se for superior às necessidades: excessiva.
*
LEI DA QUALIDADE
	“O plano de alimentação deve ser completo em sua composição para oferecer ao organismo, que é uma unidade indivisível, todas as substâncias que o integram.”
*
QUALIDADE
O organismo é uma unidade indivisível; formado por células e estas por substâncias elementares ( C, H, O, N, S, Fe...)
A redução de um dos elementos dificulta o funcionamento normal das outras substâncias que o integram.
É preciso fornecer ao organismo esses princípios nutritivos através da alimentação em quantidades e proporções adequadas.
*
LEI DA HARMONIA
	“ As quantidades dos diversos princípios nutritivos que integram a alimentação devem guardar uma relação de proporções entre si”.
*
HARMONIA
Desta definição surge o conceito de PROPORCIONALIDADE entre os diferentes componentes, ou seja, não devem ser administrados de modo arbitrário, pois se corre o risco de suprimir a fome, mas não a carência de um nutriente específico.
Proporções indicadas
pela OMS: 50-60% de HC, 10-15% PTN e 25-30% de LIP. 
A alimentação que segue este princípio é considerada HARMÔNICA.
*
LEI DA ADEQUAÇÃO
	“ A finalidade da alimentação está atrelada a sua adequação ao organismo”. 
*
ADEQUAÇÃO
Finalidade: satisfação de todas as necessidades do organismo. No homem sadio deve conservar a saúde e no enfermo promover a cura e manutenção do estado geral.
Adequação: a alimentação deve ser adaptada ao indivíduo; no sadio em função de seus gostos, hábitos, tendências e situação socioeconômica; no doente, em função das condições do aparelho digestivo, sintomas e síndromes, momento evolutivo da enfermidade...
*
As 4 leis estão relacionadas entre si e se complementam. Do ponto de vista biológico poderia haver um único princípio:
	“A alimentação deve ser suficiente, completa, harmônica e adequada.” 
*
Proteínas
	 “construtoras” (tijolos) músculos, ossos, pele, células do sangue, enzimas, anticorpos, hormônios).
	  cicatrizando ferimentos e renovação das células envelhecidas. 
		Fontes:  Origem animal: carnes (boi, frango, porco, peixe), miúdos (fígado, coração), ovo, leite e derivados (queijo, coalhada, iogurte, requeijão 
   			 Origem vegetal: feijão, lentilha, ervilha, soja, 	grão-de-bico.
 
*
Carboidratos
são energéticos, fornecendo energia para o corpo se movimentar, executar trabalhos e viver (funcionamento do coração, pulmões).
Fontes:	 açúcar; doces, amido, encontrado no arroz, milho, farinhas, pães, biscoitos, batatas 		fibras.
*
Gorduras
     fornecem uma fonte concentrada de energia, que pode ser armazenada.
     oferecem sabor, aroma e textura aos alimentos.
     mantêm a temperatura do corpo, pois funcionam como isolante térmico.
    Auxílio no transporte e na absorção de vitaminas A, D, K e E. 
  Também protegem os nervos e órgãos internos (como estômago e rins) contra choques e lesões.
*
Fontes : 
gema de ovo, carnes gordurosas (vitela, porco, pele de frango, miúdos de animais), frutos do mar, mortadela, salame, lingüiça, salsicha bacon, creme de leite, manteiga, queijos (parmesão provolone), leite integral, cacau, coco, de amêndoa e de coco.  
Óleos, margarina.
*
Água
Todos os seres vivos podem viver sem alimentos por um período, mas não vivem sem água. 
Funções:
 transporte, digestão, absorção dos nutrientes e eliminação dos resíduos.
   temperatura do corpo
  fluidos do organismo (lubrificante das juntas e amortecedor para os órgãos contra choques).
2litros/dia
*
Fontes de água:
líquidos (sucos, chás, leite)
 alimentos, principalmente 
frutas e vegetais
*
Vitaminas
 presentes em todas as reações químicas de nosso corpo.
  participam da formação dos ossos e tecidos. 
  Previnem certos tipos de câncer e evitam o envelhecimento.
 
*
Minerais
Participam de todas as reações químicas do organismo. 
Alguns minerais estão envolvidos no processo de crescimento.
 	
Como o corpo não é capaz de produzi-los, devem ser obtidos através da grande variedade de alimentos em que estão presentes. 
*
mas..., o que é alimentação equilibrada?
*
*
Bibliografia
MAHAN, L. K. Krause: Alimentos,nutrição e dietoterapia. 11ª ed. – São Paulo: Roca, 2005.
DUTRA, J. E. Ciências Nutricionais. São Paulo: SARVIER, 1998
*
Avaliação
Conceitue com suas palavras Nutrição
Qual a relação entre os nutrientes e a saúde?
Qual a diferença entre os macronutrientes e micronutrientes.
Cite os macro e micronutrientes e descreva suas funções e fontes alimentares.
Como podemos empregar as 4 leis da nutrição na orientação nutricional de nossos clientes?
Represente o Guia alimentar, com alimentos e porções.
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais