Buscar

Resenha Artigo de Economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome do Aluno: Pedro Henrique Winter
Título do Artigo: Produtividade e convergência nos estados brasileiros: uma análise setorial entre os anos de 1985 e 1999
Data: 22/07/2013
O artigo de Fausto José Araújo Vieira objetiva analisar o comportamento setorial de todos os estados brasileiros entre os anos de 1985 e 1999. Para tanto, o autor usou das contas regionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para obter o produto setorial de cada um dos estados. 
Esses dados foram posteriormente analisados usando-se o modelo neoclássico de Solow-Swan, modelo este que apresenta como fonte de crescimento econômico a acumulação de capital, o crescimento da força de trabalho e as alterações tecnológicas. 
O modelo de Solow pressupõe que diferenças na taxa de crescimento da força de trabalho geram diferentes níveis da renda por trabalhador no estado estacionário. Considerando retornos marginais decrescentes de fatores, o aumento da população ocupada com o mesmo nível de investimento gerará uma queda da produtividade do trabalho.
Mesmo enfatizando os setores, faltou ao autor dar uma enfase maior a comparação entre o índice de cada estado. Pois ao colocar alguns dados em âmbito nacional, não fica perceptível os problemas encontrados em diferentes setores dentro do âmbito particular de cada estado.
Foram estudados os setores da construção civil, de transporte e comunicação, de administração pública e de serviços gerais. Analisou-se o nível de escolaridade da força de trabalho ocupada de cada setor estadual, pois isso possibilitou diferenciar o estoque de capital humano entre os estados e as atividades econômicas. Essa variável é obtida através dos dados da PNAD, sendo determinada pelo número médio de anos de estudo dos indivíduos vinculados a cada atividade setorial.
As estatísticas descritivas do artigo mostram que a redução da participação no emprego da indústria de transformação deveu-se principalmente à mudança dos trabalhadores para o setor de serviços gerais. O maior aumento do emprego nas atividades do comércio e serviços do que o crescimento do produto resultou em decréscimo da produtividade no setor de serviços gerais no período pós-reformas. 
O setor da administração publica apresentou um grande decréscimo de produtividade, e isto foi explicado pelo autor principalmente pelo grande aumento do funcionalismo no período de 1985 a 1992. A grande participação no número total de trabalhadores dos setores de serviços gerais e administração pública causou redução do produto por trabalhador agregado. Portanto é atribuído às atividades de serviço geral e administração pública o decréscimo estrito da produtividade.
O artigo mostra através de inúmeras tabelas, o motivo do crescimento ou decréscimo da produtividade de cada setor. O autor usa de modelos econométricos para mostrar o ponto de partida de cada problema em específico.
 Realmente há uma diferenciação muito grande de produtividade de um estado para o outro. Muito se deve às precárias condições de trabalho que encontramos principalmente na parte norte do país.

Outros materiais