Buscar

Questões - 2014.2 - CONTABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação: GST0584_AV_201408327601 » CONTABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO
	Tipo de Avaliação: AV
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 2        Data: 06/11/2014 09:30:02
	�
	 ��1a Questão (Ref.: 201408626641)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um dos objetivos da Contabilidade é de fornecer informações a todos usuários sobre a situação econômico-financeira da entidade, seja ela com ou sem fins lucrativos. Para fornecer essas informações a contabilidade se utiliza de seu objeto de estudo, que é denominado:
	
	
	Patrimônio Líquido
	 
	Patrimônio
	
	Azienda
	
	Ativo
	
	Empresas
	
	�
	 ��2a Questão (Ref.: 201408596152)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As dívidas da empresa, no Balanço Patrimonial, são contabilizadas em quais os grupos de contas?
	
	
	Ativo Circulante e Ativo Não Circulante - Realizável a Longo Prazo
	
	Ativo Não Citrculante - Realizável a Longo Prazo e Passivo Circulante
	
	Passivo Circulante e Patrimônio Líquido
	
	Ativo Circulante e Passivo Circulante
	 
	Passivo Circulante e Passivo Não Circulante - Exigível a Longo Prazo
	
	�
	 ��3a Questão (Ref.: 201408626648)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O conceito de empregabilidade está cada vez mais associado com uma posição favorável do empregado diante do mercado de trabalho. Assinale a alternativa correta de acordo com o Mercado de Trabalho na atualidade:
	
	
	Ao pensarmos, por exemplo, no início do século passado e até a década de 90, o mercado de trabalho mundial era outro, onde a grande maioria dos trabalhadores era constituída por pessoas que trabalhavam especialmente com o emprenho mental.
	
	Diante do cenário atual o perfil do profissional permanece inalterado, pois o mercado de trabalho tem exigido a execução uma tarefa única o que faz desse profissional um especialista.
	
	O termo, empregabilidade, emerge no âmbito da última década, pela necessidade dos trabalhadores em executar uma única tarefa que os habilitassem a acompanhar as mudanças do mercado de trabalho, que passa a exigir um perfil de trabalhador que tenha competência para desenvolver sempre as mesmas atividades.
	 
	Hoje, obter um diploma não é garantia de colocação no mercado, não apenas pelas transformações ininterruptas que vêm ocorrendo na natureza do trabalho, mas, também, pelas oscilações entre oferta e demanda.
	
	A contínua evolução mundial não tem impactado o mercado de trabalho, mantendo-se inalterada a relação entre empregador e profissionais.
	
	�
	 ��4a Questão (Ref.: 201408577945)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na Ciência Contábil, podemos dizer que são abordados diferentes enfoques. Assinale a alternativa que menciona todos os enfoques da Contabilidade:
	
	
	Enfoque Ético, Estrutural e Comportamental e Mercadológico.
	
	Enfoque Fiscal, Ético e Estrutural e Mercadológico.
	
	Enfoque Fiscal/Racional/Ético/Comportamental e Mercadológico
	
	Enfoque Legal, Ético, Racional e Comportamental.
	 
	Enfoque Fiscal/Legal/Ético/Comportamental e Estrutural.
	
	�
	 ��5a Questão (Ref.: 201408389351)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As demonstrações financeiras elaboradas ao final de um exercício social deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da empresa e as mutações ocorridas no Exercício. Dentre essas demonstrações podemos citar a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) cujo objetivo é:
	
	
	Evidenciar o resultado que a empresa obteve no desenvolvimento de suas atividades durante um determinado período.
	
	Evidenciar o saldo inicial da conta prejuízos acumulados, os ajustes de exercícios anteriores, as reversões de reservas, o lucro líquido do exercício e sua destinação.
	
	Evidenciar as variações ocorridas em todas as contas que compõem o Patrimônio Líquido em determinado período.
	 
	Evidenciar o quanto de riqueza uma empresa produziu e como essa riqueza foi distribuída entre os diversos setores que contribuíram, direta ou indiretamente, para sua geração.
	 
	Evidenciar, resumidamente, o patrimônio da empresa, quantitativa e qualitativamente,
	
	�
	 ��6a Questão (Ref.: 201408389335)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Lei das Sociedades por Ações estabelece que, ao fim de cada período social, a diretoria fará elaborar (e deverá publicar), com base na escrituração contábil, as demonstrações financeiras obrigatórias a seguir, EXCETO:
	
	
	Demonstração do Fluxo de Caixa
	
	Demonstração do Resultado do Exercício
	
	Balanço Patrimonial
	
	Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados
	 
	Balanço Social
	
	�
	 ��7a Questão (Ref.: 201408577910)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Qual é o livro que representa o registro histórico de todos os acontecimentos de ordem empresarial, na atividade empresária, compondo a base de toda contabilidade desta entidade?
	
	
Resposta: Livro Diário
	
Gabarito: Livro Diário.
	
	�
	 ��8a Questão (Ref.: 201408596269)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	As Contas a Receber que serão recebidas no exercício social seguinte são classificadas no seguinte grupo de contas do balanço patrimonial:
	
	
Resposta: Ativo Não Circulante
	
Gabarito: Ativo Não Circulante - Realizável a longo Prazo
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Ativo Não Circulante
	
	�
	 ��9a Questão (Ref.: 201408401017)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A partir do estudo da composição do Balanço Patrimonial, assinale a alternativa que contenha o termo que expressa exatamente o conceito que define: Os Recursos próprios da Entidade.
	
	
	Bens e direitos.
	 
	Capital Próprio
	
	Capital de Terceiros
	
	Capital Total à disposição da empresa
	
	Ativo
	
	�
	 ��10a Questão (Ref.: 201408376431)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Contabilidade pode ser entendida como um campo altamente complexo, pois necessita comunicar aos usuários ¿ investidores, credores, administradores, governos, empregados e o público em geral ¿ as informações por ela geradas. Por este motivo, é necessário o estabelecimento de doutrinas capazes de orientar sua atuação. Assinale a alternativa que corresponde a esta contextualização:
	
	
	Nem sempre isso é possível nos dias de hoje.
	
	Algumas empresas conseguem cumprir essas normas
	 
	Esta é a razão principal de existirem normas aplicáveis
	
	Faltam objetivos que possam disciplinar a sua execução
	
	Necessitam-se de regras que a orientem os usuários
	1a Questão 
	
	Diversas são as técnicas utilizadas em um processo seletivo, entre as quais podemos citar a dinâmica de grupo, cujo conceito é:
	
	Situação organizada para um grupo, a fim de observar os comportamentos dos candidatos a partir da proposição de atividades.
	�
	2a Questão 
	
	Em uma entrevista de emprego, apresentação pessoal é fundamental. São recomendações para essa ocasião, EXCETO:
	
	Roupas muito justas, curtas ou decotadas
Cabelos limpos e penteados
Discrição
Perfumes suaves
Roupas limpas e bem passadas
	�
	3a Questão
	
	A globalização tem mostrado uma interação em todas as áreas. Vimos, por exemplo, o caso onde o enfoque eminentemente prático da contabilidade provocou o atraso no desenvolvimento de políticas contábeis. Apenas nas últimas décadas iniciaram-se estudos para o desenvolvimento de diretrizes que objetivassem a padronização de acordo com as diversas preferências dos usuários da informação contábil. Assinale a alternativa condizente com a contextualização:
	
	O texto é verdadeiro à luz dos acontecimentos atuais
	�
	4a Questão 
	
	No mercado de trabalho existem vários bens procurados pelas empregados e pelos empregadores. Qual é o bem que mais se procura no mercado de trabalho?
	
	O trabalho
	�
	5a Questão 
	
	Analise as afirmativas abaixo e marque a opção INCORRETA:
A empresariedade de uma empresa é medida pelas atitudes organizacionais, como clima desfavorável, chefias despreparadas, políticas de recursos humanos partidárias, benefícios inexistentes ou abaixo do mercado etc.
O emprego pressupõe uma relação entre dois ou mais indivíduos, em que um organiza as ações e outro executa. É a relação de interdependência entre capacidades de trabalho, e os atores desse cenário são o contratante e o contradado.
Competência é um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.
A empregabilidade é a capacidade do indivíduo de conseguir novas oportunidades de emprego, manter-se empregado e também conseguir promoções, por meio de seus conhecimentos, habilidades e atitudes.
O trabalho remonta aos primórdios da evolução humana e veio da necessidade do homem de sobreviver e perpetuar a espécie. O trabalho, explicado por meio da física, nada mais é do que a transformação de energia em movimento.
	�
	6a Questão 
	
	A empresariedade é a capacidade que uma empresa tem de reter seus talentos por meio de aspectos organizacionais relacionados abaixo, EXCETO:
	
	ambiente físico inadequado
salário competitivo
ambiente incentivador
reconhecimento
benefícios iguais ou acima do mercado
�
	 1a Questão 
	
	O trabalho ao longo do tempo passou por algumas mudanças, onde a primeira e a segunda foram marcadas, respectivamente:
I - Pela substituição gradativa do esforço humano por novas tecnologias, novas máquinas ¿ Pela ocorrência da divisão do trabalho, levando ao empobrecimento das suas qualificações se comparado ao antigo artesão.
II - Pelo êxodo da área urbana para a rural, onde a mão de obra ficou cada vez mais escassa ¿ Pela criação da relação de emprego.
III - Pelo êxodo da área rural para a urbana, em função da criação das indústrias ¿ Pela substituição imediata da máquina trabalho braçal.
	 
	Somente a I está correta.
	�
	 2a Questão 
	
	Para o bom profissional de Ciências Contábeis, a observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das NBC - Normas Brasileiras de Contabilidade. Assinale a alternativa que melhor se adapte a esta assertiva:
	 
	É necessário o cumprimento a fim de dar credibilidade ao seu trabalho
	�
	 4a Questão 
	
	O campo de atuação preferencial da ................ é constituído pelas entidades, sejam elas de finalidade lucrativa ou não, e procura captar e evidenciar as variações ocorridas na estrutura patrimonial e financeira, em face das decisões da administração e também das variáveis exógenas que escapam ao controle e ao poder de decisão da ................................... Assinale a alternativa que complementa as lacunas:
	 
	Contabilidade / Administração
	�
	 5a Questão 
	
	O contador é o profissional que exerce as funções contábeis, com formação superior no ensino contábil (Bacharel em Ciências Contábeis). Dentre as diversas alternativas de atuação do contador podemos citar como atividades exercidas como autônomo:
	 
	Auditor independente, consultor, escritório de contabilidade, perito contábil
	
	�
	 6a Questão 
	
	Leia atentamente as afirmações abaixo:
I - Na era pós-industrial, a capacidade física do homem foi substituída pelas máquinas, mas não houve interferência na sua capacidade mental, como a memória.
II - A era industrial é caracterizada, dentre outras coisas, pela especialização das tarefas para a produção em massa.
III - A era industrial foi ultrapassada pela era pós-industrial, cujas necessidades estão mais focadas na convivência, estética, competição e autorrealização.
IV - Com as máquinas assumindo o trabalho braçal, foi atribuído ao homem os papeis de criação, iniciativa, flexibilidade e ética.
V - No cenário em que vivemos, é importante voltar o olhar para os diversos fenômenos, mantendo o mesmo ponto de vista.  
É correto dizer que estas opções correspondem às transformações do homem a partir da revolução tecnológica, exceto: 
	 
	I e V.
	�
1a Questão 
	
	Ao se elaborar as demonstrações contábeis para leitura dos vários grupos de interesse, percebe-se que várias contabilidades se articularam para a clareza e relevância daquelas informações. Sabemos também que esse fato vem ocorrendo desde a Revolução Industrial no século XVIII, na Inglaterra, quando houve um desmembramento bastante relevante para os contadores (Lima, 2008). Assinale a alternativa que melhor se aplica ao referendo contextualizado pelo pesquisador:
	 
	Gerencial, financeira e custos
	�
	 2a Questão 
	
	A ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico (Wikipédia). Neste contexto, a Contabilidade é uma ciência social porque:
	 
	estuda o comportamento das riquezas que se integram no patrimônio, em face das ações humanas.
	�
	 3a Questão
	
	Durante um logo período o profissional da contabilidade, era apenas um responsável pela contabilidade, hoje como é visto esse profissional :
	 
	Um Gerenciador de informações para o desenvolvimento da empresa.
	�
	 4a Questão
	
	Segundo a Teoria das Contas, assinale a única alternativa que apresenta uma afirmação verdadeira:
	
	 
	São contas Patrimoniais: bens, direitos e obrigações.
	�
	 5a Questão 
	
	Na Ciência Contábil, podemos dizer que são abordados diferentes enfoques. Assinale a alternativa que menciona todos os enfoques da Contabilidade:
	
	 
	Enfoque Fiscal/Legal/Ético/Comportamental e Estrutural.
	�
	 6a Questão (
	
	Quando uma empresa realiza um processo de seleção para determinado cargo, ela pede que os profissionais responsáveis pelo setor de recursos humanos se empenhem para conseguir contratar a mão de obra desejada. De acordo com o exposto, independentemente do cargo, o profissional mais adequado é aquele que:
I - Tem formação no ensino superior, sendo desejável possuir especialização.
II - Tem valores, objetivos e expectativas coerentes com os da empresa, ou seja, existir identidade entre ambos.
III - Pede para circular livremente em todos os ambientes da empresa, a fim de conhecer melhor os procedimentos e rotinas.
IV - Sente-se à vontade no ambiente, de forma que permaneça na empresa por tempo suficiente para adaptar-se e produzir.
V - Satisfaz as necessidades da empresa, e da mesma forma, ter as suas necessidades satisfeitas.
Assinale a alternativa que apresente a correta relação com o assunto destacado:
	 
	II, IV e V.
	�
 1a Questão 
	
	O objetivo da utilização da informação pelo fisco é:
	 
	Tributação das atividades da empresa.
	�
	 3a Questão 
	
	Usuário em contabilidade é toda e qualquer pessoa física ou jurídica que tenha interesse em conhecer os dados gerados por esta ciência social. A opção que contém APENAS usuários externos da contabilidade é?
	 
	fornecedores, instituições financeiras, governo, sindicatos
	�
	 5a Questão 
	
	Sabemos que a Ciência Contábil tem como objeto de estudo o patrimônio das empresas e suas variações. Indique abaixo a alternativa que representa o ramo ao qual a citada ciência está vinculada.
	 
	Social Aplicada
	�
	
1a Questão 
	
	Os empréstimos concedidos pelas empresas aos seus sócios ou cotistas com vencimentos após o término do exercício social seguinte devem ser classificados no grupo de contas do Balanço Patrimonial:
	 
	Ativo não Circulante.
	
	�
	 2a Questão 
	
	O balanço patrimonial é o demonstrativo que relete a posição financeira de empresa em determinado
momento. Um de seus componentes é o Ativo, cuja definição é:
	 
	bens e direitos de propriedade da empresa
	�
	 3a Questão 
	
	A Lei das Sociedades por Ações estabelece que, ao fim de cada período social, a diretoria fará elaborar (e deverá publicar), com base na escrituração contábil, as demonstrações financeiras obrigatórias a seguir, EXCETO:
	 
	Balanço Social
Demonstração do Fluxo de Caixa
Balanço Patrimonial
Demonstração do Resultado do Exercício
Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados
	�
	 4a Questão 
	
	Em verdade, a finalidade da Contabilidade é a de registrar e demonstrar as variações no Sistema Patrimonial ¿ no qual existem bens e direitos delineados e representados ¿ na parte das aplicações, em contrapartida à parte das origens, representada pelas obrigações com os credores. Nesta assertiva, qual o grupo que representa o remanescente, ou seja, a parte que a entidade tem empenhada com os sócios ou acionistas.
	 
	Patrimônio Liquido
	�
	 5a Questão 
	
	O advento da Lei 11.638/07 trouxe modificações substanciais na estrutura dos demonstrativos contábeis, bem como nos próprios demonstrativos obrigatórios para as sociedades de capital aberto. Neste último aspecto, um demonstrativo perdeu a obrigatoriedade, sendo substituído por outro, compondo a seguinte alteração:
	 
	A Demonstração de Origem e Aplicação de Recursos foi substituída pela Demonstração de Fluxos de Caixa;
	�
	 6a Questão 
	
	Os demonstrativos contábeis, tem a finalidade de:
	 
	Evidenciar a posição econômico-financeira e as variações do patrimônio e dos fluxos de caixa.
	� 1a Questão 
	
	Analise o demonstrativo abaixo:
ATIVO
Ativo Circulante 
Caixa ..........1.000
Estoques........5.000
Ativo Não Circulante
Investimento
Obras de arte..10.000
Imobilizado
Veículos.......10.000
Imóveis........20.000
PASSIVO 
Passivo Circulante 
Salários a pagar.. 26.000
ICMS a recolher.....6.000
Passivo Não Circulante
Empréstimo a pagar...20.000
A partir das informações apresentadas, podemos afirmar que a situação líquida da empresa é:
	 
	Passivo a descoberto.
	�
	 2a Questão 
	
	Qual das alternativas aponta relatórios obrigatórios para as sociedades anôniomas de capital aberto ?
	 
	Balanço patrimonial, demonstração do valor adicionado.
	�
	 3a Questão 
	
	Com base no conceito sobre as Sociedades Anônimas de Capital Aberto, analise as características apresentadas abaixo e assinale V para verdadeiro
e F para falso:
(  ) liberação das ações para oferta ao público em geral.
(  ) número de acionistas deve ser inferior a 20.
(   ) a responsabilidade dos sócios é ilimitada e solidária.
(   ) tem a CVM como órgão fiscalizador e normatizador.
	 
	V - F - F - V
	�
	 4a Questão 
	
	Analise as assertivas abaixo a respeito das Normas Internacionais de Contabilidade, atualmente conhecidas como normas IFRS, e marque a alternativa FALSA.
	
	 
	As Normas Internacionais de Contabilidade são publicadas e atualizadas, em língua inglesa, pelo Conselho Federal de Contabilidade.
Atualmente as normas IFRS são adotadas por diversos países com o objetivo de harmonizar as demonstrações financeiras consolidadas publicadas pelas empresas de capital aberto.
As alterações ocorridas na Lei das Sociedades por Ações têm o objetivo de criar condições para harmonizar as práticas contábeis aplicadas no Brasil com as práticas e demonstrações exigidas nos principais mercados financeiros do mundo.
As Normas Internacionais de Contabilidade representam um conjunto de pronunciamentos de contabilidade internacionais publicados e revisados pelo IASB (International Accounting Standards Board).
A adesão as Normas Internacionais de Contabilidade torna as empresas nacionais mais competitivas, pois facilita a análise feita pelos investidores estrangeiros.
	�
	 5a Questão 
	
	O principal objetivo das recentes modificações na legislação societária veiculada pela Lei 11.638/07 é:
	 
	Harmonizar as práticas contábeis nacionais com as práticas contábeis internacionais.
	�
	 6a Questão 
	
	Com posse das informações apresentadas no Balanço Patrimonial, é possível identificar a situação líquida da empresa. É correto afirmar que quando a empresa apresenta: A < Pe, tem-se:
	
	 
	Situação Líquida de passivo a descoberto. .
	 1a Questão 
	
	O ativo, contendo bens e direitos, num primeiro momento tem que ser igual ao passivo, contendo dois tipos de obrigações: uma com terceiros e outra com os capitalistas. Quando segregamos esses pressupostos componentes, entendemos que o PL não é exigível dos gestores e, neste caso, chegamos a equação patrimonial: : Assinale a alternativa que condiz com essa equação advinda do capital próprio da PJ:
	 
	Patrimônio Liquido ( - ) Ações em Tesouraria
	�
	 2a Questão 
	
	De acordo com a técnica contábil financeira, na categoria bens e direitos, as contas devem estar em ordem decrescente do grau de liquidez dos elementos nela registrados, dividido em dois grupos principais. Assinale esses grupos referendados pelos pesquisadores:
	 
	Ativo Circulante e Ativo Não Circulante
	
	�
	 3a Questão 
	
	As despesas incorridas, mas não pagas dentro do exercício, provocam:
	 
	Aumento do Passivo.
	�
	 4a Questão 
	
	A _____________ representa um dos elementos componentes do Balanço Social e tem por finalidade evidenciar a riqueza criada pela entidade e sua distribuição, durante determinado período.
	 
	Demonstração do Valor Adicionado
	�
	 5a Questão 
	
	Na verdade, avaliar os ativos de forma adequada é para a empresa de suma importância, pois ela poderá tomar suas decisões com dados mais próximos da realidade, tanto com relação aos valores de entrada como com valores de saída. Assinale a alternativa que evoca as entradas e saídas do patrimônio:
	 
	Todas as alternativas se solidarizam com o questionamento
 
O estoque de mercadorias são aplicações de recursos praticadas pelos gestores
Os capitais próprios são origens de recursos para as aplicações
Bens + Direitos representam entrada de recursos
Obrigações com Terceiros representam a contrapartida na aplicação dos capitais
	�
	 6a Questão 
	
	Os Passivos representam as obrigações e dividas, contraídas pela entidade econômica com pessoas físicas ou jurídicas; Por imposição legal se divide em ________________
	 
	Passivo Circulante e Passivo não Circulante
	�
 1a Questão 
	
	Aponte o Livro onde deve-se escriturar toda a movimentação financeira, inclusive bancária, representativas de entrada e saída de dinheiro.
	 
	Livro Caixa.
	�
	 2a Questão 
	
	Aponte o Livro que é de grande utilidade para contabilidade porque registra o movimento de todas as contas, agrupando os valores de mesma natureza, de forma racional.
	 
	Livro Razão.
	�
	 3a Questão 
	
	O ICMS - Imposto sobre a circulação de mercadorias e serviços, é um imposto estadual. Qual é sua base de cálculo?
	
	 
	O valor da venda da mercadoria
	�
	 4a Questão 
	
	Quanto à escrituração e os Livros Obrigatórios às entidades tributadas pelo regime do SIMPLES, temos:
I - Livro Caixa
II - Livro Contas correntes
III - Livro Registro de Inventário 
IV - Todos os documentos e demais papéis que serviram de base para a escrituração dos respectivos livros 
V - Livro Trabalhista
Assinale a opção que demonstra que as empresas estão de acordo com a IN SRF n o 250/2002, art 34, onde as empresas optantes deverão adotar para registro o item:
	 
	I e III.
	�
	 5a Questão 
	
	Conforme a Constituição Federal, art. 173 § 1º, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, bem como suas subsidiárias,
são contribuintes nas mesmas condições das demais ​​​​​​____________________.
	 
	pessoas jurídicas.
	�
	 6a Questão 
	
	Aponte o Livro que registra todas as operações contabilizáveis de uma entidade, em partidas dobradas, na ordem rigorosamente cronológica do dia, mês e ano.
	 
	Livro Diário.
	 �1a Questão 
	
	A Sociedade Anônima deve colocar a disposição dos sócios até 30 dias, antes de marcar a data da Assembléia Geral os seguintes documentos :
	 
	O Balanço Patrimonial da Sociedade.
	�
	 2a Questão 
	
	Pelas diversas leituras textuais, a contabilidade chegou ao Brasil, por volta de 1945, importada dos Estados Unidos. Até pouco tempo, no entanto, a contabilidade brasileira ainda não conseguia atingir o patamar da América do Norte, Alemanha e Itália, no que se refere à excelência contábil. Isso se via claramente na emissão dos demonstrativos financeiros e no registro dos bens, direitos e obrigações nos grupos circulantes e não circulantes. Existem, entretanto, alguns escritos de pesquisadores subscritos sobre essa mudança: I - A Contabilidade brasileira já conseguiu atingir o patamar da América do Norte. II - A Contabilidade brasileira deu um passo muito importante ao aprovar a Lei 11.638/2007, tornando o fluxo de caixa obrigatório nas empresas abertas. III - A legislação fiscal é adequada e justa para as pessoas jurídicas. Assinale a alternativa que melhor se ajuste ao contexto descrito.
	 
	Somente o item II está condizente com o enunciado
	�
	 3a Questão 
	
	As sociedades por quotas de responsabilidade limita, são também regidas por legislações específicas. Uma LTDA para aplicar as normas de uma Soc Anônima, precisará:
	 
	De uma cláusula no seu contrato social
	�
	 4a Questão 
	
	A legislação Societária possui duas leis que se destacam por tratarem das Sociedades Anônimas são elas:
	 
	6.404/76 e 11.638/07.
	�
	 5a Questão 
	
	A sociedade deve colocar à disposição dos sócios, até 30 dias antes da data marcada para a assembleia geral os relatórios:
	 
	As contas dos administradores; o balanço patrimonial; o balanço do resultado econômico. 
	�
	 6a Questão 
	
	Instituída pela Lei nº 7.689/1988, é destinada ao financiamento da Seguridade Social, e incide sobre as pessoas jurídicas, essa Lei retrata:
	 
	A C.S.S.L.
	�
 1a Questão 
	
	Segundo Lima (2008), a Contabilidade como um conjunto de conhecimentos ordenados que visam controlar o patrimônio das entidades pode ser entendida como um campo altamente complexo, pois necessita comunicar aos usuários - investidores, credores, administradores, governos, empregados e o público em geral - as informações por ela gerada. Por este motivo, é necessário o estabelecimento de doutrinas capazes de orientar sua atuação. Assinale a alternativa que condiz com a elocução do pesquisador:
	 
	Existem regras claras que a orientam e disciplinam as normas contábeis
	�
	 2a Questão 
	
	A Lei atribui________________competência para apurar, julgar e punir irregularidades eventualmente cometidas no mercado.
	 
	à CVM.
�
	3a Questão 
	
	A CVM tem poderes para disciplinar, normatizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado, cabesto à esta, entre outras, disciplinar as seguintes matérias:
I - registro de companhias abertas;
II -suspensão ou cancelamento de registros, credenciamentos ou autorizações;
III - credenciamento de auditores independentes e administradores de carteiras de valores mobiliários; 
IV - organização, funcionamento e operações das bolsas de valores.
	 
	Todas as opções estão corretas.
	�
	 4a Questão
	
	No que se refere à CVM, analise as características abaixo e as assinale com (V) para verdadeira e (F) para falsa:
(  ) é uma autarquia administrativa unida ao Ministério da Fazenda.
(  ) sua sigla significa Comitê de Valoração Mobiliária.
(  ) Sua função primordial concentra-se na fiscalização das atividades do mercado de valores mobiliários. 
(  ) são de responsabilidade da CVM: os atos de distribuição à venda, promessa de venda, oferta à venda ou subscrição, aceitação de pedido de venda ou subscrição de valores mobiliários. 
A sequência fica assim representada:
	 
	V - F - V - V.
	�
	 5a Questão 
	
	De acordo com a Lei 6.385/76 que criou a Comissão de Valores Mobiliários, compõem as suas funções, exceto:
	 
	assegurar a melhor condição de negociação para os acionistas majoritários em detrimento dos minoritários;
proteger os titulares de valores mobiliários contra emissões irregulares e atos ilegais de administradores e acionistas controladores de companhias;
assegurar o acesso do público a informações sobre valores mobiliários negociados e as companhias que os tenham emitido;
assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão;
evitar fraude ou manipulação destinadas a criar condições artificiais de demanda, oferta ou preço de valores mobiliários negociados no mercado;
	�
	 6a Questão 
	
	Dentre as funções estabelecidas para a Comissão de Valores Mobiliários - CVM, está prevista a fiscalizadora. Marque a alternativa que se enquadra nesta função.
	 
	Fiscalizar as operações do Mercado de Valores Mobiliários
	� 1a Questão 
	
	Se um indivíduo está disponível no mercado ou buscando uma oportunidade de desenvolvimento e pretende prestar serviços ou ser contratado por uma empresa, passará por um processo seletivo. Segundo Chianenato (2005), todo processo seletivo é constituído de duas grandes etapas:
	 
	Recrutamento e seleção
	�
	 4a Questão 
	
	O Balanço Patrimonial destina-se a demonstrar:
	 
	O patrimônio e o patrimônio líquido da entidade, quantitativa e qualitativamente, em determinada data.
	�
	 6a Questão 
	
	O Sr. Paulo de Souza adquiriu um automóvel para a sua esposa no valor de $ 65.000,00. O pagamento foi efetuado à vista com cheque da sua empresa. O Contador da empresa lhe questionou sobre o fato, mas o Sr. Paulo argumentou que a empresa era sua e, portanto, poderia perfeitamente pagar as suas contas pessoais com o dinheiro da empresa. O princípio contábil ferido pelo Sr. Paulo foi o da:
	 
	Entidade.
	�
	 7a Questão 
	
	A entidade deve ser entendida como um ente dissociado dos indivíduos ou grupos que detêm o seu controle. Sob esta ótica, o conceito de entidade contábil define a área de interesse de organização, seus atributos e objetivos no contexto global da economia. Dentro de uma visão mais abrangente, atendendo às necessidades administrativas internas, pode-se subdividi-la em departamentos ou subsistemas distintos da unidade central, para efeitos de avaliação de desempenho. Assinale a alternativa que melhor responde a esse texto:
	 
	Contexto verdadeiro
	�
	 9a Questão 
	
	Conforme as intitulações da Lei, o Balanço Patrimonial é composto por três elementos básicos, quais são?
	Sua Resposta: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido
	�
	 10a Questão 
	
	Apresente 2 características do Cenário Contábil Primitivo e associe a 2 características do Cenário Contábil Moderno, fazendo uma comparação entre estas.
	Sua Resposta: No Cenário Contábil Primitivo as mudanças tecnológicas eram lentas e o proprietário era tido como figura central. Já no Cenário Contábil Moderno as mudanças tecnológicas são rápidas e é a entidade que é tida como figura central.
	Compare com a sua resposta: Cenários Contábeis Primitivos Caracterizados pelas seguintes paisagens: Desenvolvimento embrionário das entidades comerciais e industriais, como hoje as conhecemos; O proprietário como a figura central da ação empresarial; Relativas estabilidades de preços em mercados delimitados; Lentas mudanças tecnológicas na qualidade e nas características dos produtos. Cenários Contábeis Modernos Caracterizados
pelas seguintes paisagens: Grande desenvolvimento de entidades, em porte, influência geográfica e variedade; A entidade em si, como figura central da ação empresarial; relativa instabilidade de preços em mercados tremendamente ampliados; rápidas e, às vezes, velocíssimas mudanças na tecnologia, na qualidade e nas características operacionais dos produtos.
	�
	 3a Questão 
	Um dos enfoques nas classificações contábeis coloca-a como a linguagem dos negócios. Esta colocação se deve às seguintes características:
	 
	As estruturas contábeis seguem regras sintáticas e o conteúdo das informações revelam características semânticas, em função do significado, bem como pragmáticas, em função do efeito causado sobre seus usuários;
	�
	 5a Questão 
	
	A escrituração das Pessoas Jurídicas ficará sob a responsabilidade de:
	 
	Contabilista legalmente habilitado, salvo se nenhum houver na localidade;
�
�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais