Buscar

Questões - 2014.2 - PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�
	Avaliação: GST0918_AV_201408327601 » PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 2        Data: 06/11/2014 10:10:06
	�
	 ��1a Questão (Ref.: 201408595534)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando procuramos ser promovidos ou conquistar um novo emprego de acordo com a formação superior adquirida, isto é uma meta:
	
	
	b) Meta financeira;
	
	a) Meta acadêmica;
	
	e) Meta informacional;
	
	d) Meta institucional;
	 
	c) Meta profissional;
	
	�
	 ��2a Questão (Ref.: 201408597860)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Analise as afirmações abaixo e em seguida marque a opção correta:
I- A colocação do Brasil no ranking que avalia o nível da Educação em 40 países é 39o .
II- Os jovens avaliados ao final do ensino fundamental demonstraram saber mais matemática do que deveriam.
III- IDEB significa Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
	
	
	Somente a afirmação I é verdadeira.
	
	As afirmações I e II são verdadeiras.
	 
	As afirmações I e III são verdadeiras.
	
	As afirmações II e III são verdadeiras.
	 
	Somente a afirmação III é verdadeira.
	
	�
	 ��3a Questão (Ref.: 201408602318)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Gestão financeira pessoal é a metodologia pela qual o indivíduo administra recursos, buscando a otimização destes por meio da:
	
	 
	maximização das receitas e minimização dos gastos.
	
	igualdade entre receitas e gastos.
	
	maximização das receitas e maximização dos gastos
	
	minimização das receitas e maximização dos gastos.
	
	minimização das receitas e minimização dos gastos.
	
	�
	 ��4a Questão (Ref.: 201408933332)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os jovens que estão entrando no mercado de trabalho devem estar atentos para alguns pontos da entrevista de seleção, conforme vimos em aula. Um dos erros mais comuns que ele pode cometer é: (assinale a alternativa correta)
	
	
	Ir preparado para a entrevista, tendo estudado a empresa contratante.
	
	Entender que hoje é mais comum que as empresas investiguem as Redes sociais do candidato.
	 
	Ir com vestimenta inadequada - mulheres, por exemplo, com decotes.
	
	Ter em mente o colocado em seu currículo, em caso de eventuais perguntas sobre o mesmo.
	
	Ser pontual.
	
	�
	 ��5a Questão (Ref.: 201408931999)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As diretrizes do Ministério da Educação determinam os componentes curriculares obrigatórios e o tempo mínimo e máximo para integralização de cada curso de graduação. Dentre os componentes obrigatórios, aquele que é a forma de efetuar uma avaliação final dos graduandos, contemplando a diversidade dos aspectos de sua formação é chamado de: (assinale a alternativa correta)
	
	
	disciplinas eletivas
	
	estágio supervisionado
	
	estágio docente
	
	atividades complementares
	 
	trabalho de conclusão de curso
	
	�
	 ��6a Questão (Ref.: 201408588772)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Renata e João acabaram de abrir um negócio de representação de uma marca de cosméticos para salões de beleza. Aos poucos, montaram uma carteira de clientes no bairro onde moram. Entretanto, perceberam que o negócio estabilizou, sem perspectiva de crescimento, pois todos os salões do bairro já eram clientes deles. A partir disso, decidiram expandir o negócio para outros bairros da cidade, o que exigirá um meio de transporte. Um financiamento está sendo estudado e pode ser uma opção, nesse caso, de:
	
	
	Empréstimo, visto que o banco irá disponibilizar o dinheiro para a compra de um equipamento até então dispensável;
	
	Prejuízo para o banco que estará promovendo o financiamento, certo que há risco no negócio e grandes chances de não haver pagamento por parte dos empresários;
	
	Despesas ou gastos correntes, na medida em que o financiamento irá gerar pagamentos mensais ao longo de um determinado período de tempo;
	
	Despesa para o banco que estará financiando o veículo, visto que o dinheiro será repassado aos empresários para aquisição;
	 
	Investimento, uma vez que o veículo deverá trazer retorno futuro ao capital que será investido na aquisição do referido bem;
	
	�
	 ��7a Questão (Ref.: 201408601366)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando que o mercado de trabalho valoriza os profissionais pelas suas habilidades e competências, analise as opções e selecione aquela que se encontra em DESACORDO com os conceitos apresentados:
	
	
	A competência pode ser definida como uma mobilização de recursos para desempenhar uma determinada tarefa ou função.
	 
	Competência pode ser definida apenas como uma mobilização de recursos financeiros para desempenhar uma determinada tarefa ou função.
	
	Um dos temas recorrentes quando destacada a competência, se refere aos avanços tecnológicos e sua contribuição para desvendar este novo olhar sobre o profissional.
	
	O desenvolvimento de competências e habilidades é essencial para garantir a empregabilidade no mercado competitivo e veloz.
	
	O termo competência requer mobilização de habilidades, conhecimentos, valores e atitudes, entre outros.
	
	�
	 ��8a Questão (Ref.: 201408601884)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A vida nos grandes centros é muito corrida e ficamos presos em rotinas não nos permitindo melhor planejar o cotidiano. Esclareça o que você entende por Planejamento Financeiro e sua relevância?
	
	
Resposta: O Planejamento Financeiro é um modo de se elaborar de forma organizada e pontual a vida financeira. Este recurso se mostra relevante por proporcionar resultados importantes e essenciais para o cotidiano. Um dos meios de se execultar bem um planejamento financeiro é utilizando a Gestão Financeira Pessoal. Pois ela é uma metodologia pela qual o indivíduo administra recursos, buscando sua otimização maximizando as receitas e minimizando os gastos.
	
Gabarito: Planejamento Financeiro é a condição de realizar investimentos e captar recursos dentro de uma necessidade de construção de riquezas, e não um endividamento sem saúde financeira. É olhar para o futuro com um binóculo!
	
	�
	 ��9a Questão (Ref.: 201408552558)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Como vimos anteriormente, uma das definições para empregabilidade refere-se à capacidade de adequação do profissional ao mercado de trabalho. Ampliando esse horizonte, podemos definir melhor o conceito: empregabilidade é a capacidade de prestar serviços e obter trabalho remunerado utilizando-se das competências. Com isso é preciso
	
	
	Se preocupar com as habilidades técnicas, sem cuidar das habilidades de relação interpessoal.
	
	Ter a preocupação com a sua formação profissional, mas não se preocupar com sua vida pessoal.
	
	Desenvolver competências e sem se preocupar com as habilidades necessárias para o sucesso no mercado de trabalho.
	
	Desenvolver as competências sem se preocupar com o comprometimento, achando que seu conhecimento é suficiente.
	 
	Desenvolver habilidades e competências, agregadas, pela via do conhecimento específico e pela multifuncionalidade.
	
	�
	 ��10a Questão (Ref.: 201408605186)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Durante décadas competência era sinônimo de experiência. Há poucos anos esse paradigma foi substituído. Hoje ser competente é ter mais do que experiência é ser eficaz naquilo que faz. Há pessoas que têm muita experiência e não são competentes, durante alguns anos fizeram o trabalho errado. Como você define COMPETÊNCIA segundo as aulas que assistiu ?
	
	
Resposta: O termo Competência requer mobilização de recursos, habilidades, conhecimentos, valores e atitudes para fazer uma determinada tarefa ou função. O desenvolvimento de competências é primordial para se garantir num mercado competitivo e veloz. Com os avanços tecnológicos a sua contribuição para desvendar
esse novo olhar sobre o profissional vem se tornando cada vez mais essencial.
	
Gabarito: Competência pode ser definida como uma mobilização de recursos para desempenhar uma determinada tarefa ou função. Nessa mobilização são envolvidas habilidades, conhecimentos, valores e atitudes, entre outros, os quais serão necessários para cumprir satisfatoriamente uma determinada ação.
	
	1a Questão (Ref.: 201408596033)
	
	Estatísticas demonstram que o rendimento escolar dos alunos do ensino médio no Brasil é ainda muito baixo, especialmente quando comparado com os alunos da mesma fase escolar dos países desenvolvidos. Qual o índice utilizado para medir o desempenho escolar dos alunos do ensino fundamental e médio?
	 
	IDEB
	�
	 2a Questão (Ref.: 201408594081)
	
	É inquestionável o papel das Instituições de Ensino Superior na formulação de um modelo educacional. Analise as considerações a seguir e identifique a opção que contém os aspectos que devem merecer atenção em relação ao ingresso e à trajetória no Ensino Superior:
I-Em paralelo aos conceitos teóricos obtidos no curso superior,é importante privilegiar a união entre teoria e prática, além da busca por novas experiências e a troca de ideias durante o curso;
II-O curso superior é um excelente início para uma jornada de sucesso. Contudo, é necessário ter foco no que se deseja desenvolver e pesquisar informações sobre o que o curso escolhido oferece;
III-A formação superior leva as pessoas a terem uma visão mais contextualizada de mundo, permitindo uma leitura mais real e concreta de todos os fenômenos que o cercam;
IV-O ensino superior, além de proporcionar diversas informações, trocas de experiências , socialização entre alunos e professores, etc, garante, por si só, o sucesso profissional do indivíduo.
	 
	I, II e III apenas .
	�
	 4a Questão (Ref.: 201408927537)
	
	Conforme as orientações das aulas já apresentadas sabemos da importância do sonho grande, mas temos que sonhar de forma correta, como dica para isso temos que ser:
	 
	Realista respeitando o nosso tempo;
	�
	 5a Questão (Ref.: 201408626449)
	
	Em pesquisa divulgada pelo Inep 27% dos alunos que terminam o ensino fundamental possuem conhecimento adequado em língua portuguesa. Tal fato é preocupante pois:
	 
	o aluno terá dificuldades no ensino médio e na sua jornada acadêmica;
	�
	 1a Questão (Ref.: 201408594196)
	
	Quanto ao ambiente universitário, leia as assertivas a seguir e assinale a alternativas correta:
I - As disciplinas eletivas são assim chamadas porque o estudante pode escolher qual(is) deseja cursar.
II - Componente curricular é disciplina obrigatória determinada pelo MEC que deverá compor a matriz curricular.
III - O Estágio Curricular Supervisionado visa a articulação entre a teoria e a prática, essencial para a formação profissional. A carga horária mínima do estágio varia de curso para curso.
	 
	Todas as assertivas estão corretas
	�
	 2a Questão (Ref.: 201408930414)
	
	Sabemos que não há uma fórmula secreta para uma boa convivência laboral, porém, para quem está iniciando uma carreira profissional, ou mesmo, para quem deseja manter-se empregado, há regras básicas que facilitam a boa convivência no ambiente de trabalho. Quais seriam estas regras?
	 
	Saudar os colegas com um "bom dia", dizer obrigado(a), pedir por favor e desculpe-me.
	�
	 3a Questão (Ref.: 201408927332)
	
	Quem representa o papel de principal referência acadêmica e profissional, dentro da área escolhida, e é responsável pela orientação do aluno em relação ao curso?
	 
	O coordenador de curso;
	�
	 4a Questão (Ref.: 201408603010)
	
	As Instituições de Ensino Superior podem ser Universidades, Centros Universitários e Faculdades e, oferecem cursos de Graduação e Pós-Graduação. Baseado nesta afirmativa, assinale a resposta que indica, corretamente, os tipos de cursos ofertados - NA GRADUAÇÃO - por estas instituições mencionadas no enunciado.
	 
	Bacharelados, Licenciatura e Tecnólogos
	�
	 5a Questão (Ref.: 201408594955)
	
	Uma aluna está perto de concluir seu curso de Psicologia, ao verificar seu currículo viu que possuía uma disciplina eletiva. Analise as afirmativas a seguir e responda se ela terá que cursá-la.
I) não, pois ela é eletiva e não optou por fazê-la
II) não, pois disciplinas eletivas não precisam ser cursadas
III) sim, pois a quantidade de horas para a disciplina deverá ser cumprida
IV) sim, pois disciplinas eletivas precisam ser cursadas, embora possam ser escolhidas
Assim sendo marque a afirmativa CORRETA.
	 
	III e IV
	�
	 6a Questão (Ref.: 201408594363)
	
	José Maria terminou sua graduação em Publicidade e continuou seus estudos com uma especialização em Mídias Digitais. Esta especialização refere-se a uma pós-graduação do tipo:
	 
	lato sensu
�
	1a Questão (Ref.: 201408590007)
	
	Existem três estilos de aprendizagem. O visual, auditivo e o cinestésico. Conforme abordagem das aulas marque a opção que representa o tipo cinestésico.
	 
	Aprendizagem focada no sentidos tendo como ênfase dinâmicas e atividades empíricas.
	�
	 2a Questão (Ref.: 201408535064)
	
	Marcelo é um estudante com capacidade de interpretar intenções, temperamentos, motivações e desejos de seus outros colegas. No convívio em grupo, responde adequadamente, com respeito e ética, mostrando, em relação ao estudo das inteligências múltiplas, o predomínio da inteligência
	 
	interpessoal.
	�
	 3a Questão (Ref.: 201408605668)
	
	Todo projeto para chegar a bom termo precisa do estabelecimento de metas. Há vários aspectos envolvidos no cumprimento das metas, no entanto, há questões que são vitais para que elas aconteçam. Para que uma meta seja alcançada com sucesso é preciso :
	 
	Estabelecer objetivos e elaborar um plano de ação
	�
	 4a Questão (Ref.: 201408629936)
	
	Administrar o tempo ajuda a organizar sua rotina, maximizando sua produtividade. Como todas as ações possuem início, meio e fim, seu curso superior não é diferente. Dessa forma, ele pode ser visto como um projeto. E é necessário estabelecer metas. Quais as três possíveis metas relacionadas à sua formação superior:
	
	 
	meta acadêmica/pessoal , meta profissional e meta financeira
	�
	 5a Questão (Ref.: 201408600535)
	
	Uma etapa importante do processo de aprendizagem é saber reconhecer o estilo que melhor se adapta ao seu perfil. Desta forma os instrumentos de absorção e fixação do conhecimento se alteram. Analise as questões abaixo e destaque a que apresenta a relação entre o conceito e a aplicabilidade de forma EQUIVOCADA:
	 
	Auditivo - use outros locais para leitura além dos que você normalmente usa.
Cinestésico - tente realizar atividades práticas que remetam ao conteúdo.
Auditivo - preste atenção na fala do professor e só escreva quando ele não estiver falando.
Cinestésico - trate o conteúdo de forma dinâmica: leia, escreva e fale.
Visual - use vídeos, fluxos, diagramas etc.
	�
	 6a Questão (Ref.: 201408601806)
	
	No estudo das inteligências múltiplas, se uma pessoa tem a necessidade de estudar fazendo resumos, anotações, sublinhando partes de um texto, então o tipo de inteligência dela é:
	 
	Visual.
�
	 1a Questão (Ref.: 201408607074)
	
	A melhor maneira de prever o futuro é construindo-o (Peter Drucker); esta frase nos leva a acreditar que:
	 
	Tudo depende dos nossos esforços, quando queremos, conseguimos.
	�
	 2a Questão (Ref.: 201408931638)
	
	Marilda, Analista de Logística de uma empresa multinacional está avisando a Mônica, sua supervisora, que não poderá almoçar com ela hoje, porque precisa realizar um pagamento destinado a um grupo que se reúne, sob administração de terceiros, visando a aquisição
de um carro. Neste caso, podemos afirmar que Marilda irá efetuar o pagamento da parcela de um (a)______________________ . Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna: Assinale a alternativa que corresponde a este pagamento:
	 
	Consórcio
	�
	 3a Questão (Ref.: 201408624810)
	
	Ilah investe em sua formação acadêmica. Marque a opção que exemplifica o investimento desta universitária.
	 
	Paga suas mensalidades sempre com os descontos previstos, o valor destes descontos, ela guarda para adquirir livros/revistas com foco em artigos científicos. Reserva parte da sua renda, para fazer cursos paralelos oferecidos na sua Instituição de Ensino para agregar valor.
	�
	 4a Questão (Ref.: 201408599979)
	
	A Gestão financeira pessoal é a metodologia pelo qual o indivíduo administra recursos, buscando a otimização destes através da maximização das receitas e minimização dos gastos. É importante que o estudante, ao decidir ingressar no nível superior,  planeje sua vida financeira, a fim de garantir que o curso venha a agregar valor a sua vida, e não se torne um fardo que possa destruir seus sonhos e desafios. Para a adequada gestão financeira é fundamental o conhecimento de seus principais conceitos. Assinale, dentre  as alternativas abaixo, aquela que apresenta uma definição INCORRETA do conceito.
	 
	o financiamento é o dinheiro concedido por instituições financeiras, sem um direcionamento, ou seja, pode ser utilizado para qualquer fim.
pessoa jurídica é uma entidade abstrata, não natural, com existência e responsabilidades jurídicas, como por exemplo, as empresas.
receitas são entradas de recursos financeiros, que no caso de pessoas físicas, podem ser salários, aluguéis a receber, serviços prestados, etc.
gastos são desembolsos realizados, como o pagamento de conta de luz, telefone, internet, etc.
investimentos são recursos que possibilitam retornos, tais como fundos de renda fixa, caderneta de poupança, títulos do tesouro, etc.
	�
	 5a Questão (Ref.: 201408936981)
	
	Sobre o planejamento financeiro pessoal, podemos afirmar que: (assinale a alternativa correta)
	 
	Deve levar em consideração todos os recursos financeiros disponíveis, assim como os custos.
	�
	 6a Questão (Ref.: 201408936977)
	
	Todos sonhamos com um futuro melhor, com receitas equilibradas e despesas sob controle. Para poder realizar esses projetos o primeiro passo, sem dúvida é:
	 
	Conhecer sobre a própria situação financeira
�
	 1a Questão (Ref.: 201408629489)
	
	O serviço em que uma instituição financeira empresta dinheiro para o cliente com uma finalidade específica e necessita dos dados do bem ou do serviço financiado para servir de garantia para a instituição é definido como:
	 
	Financiamento.
	�
	 2a Questão (Ref.: 201408589119)
	
	O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes apenas na seguinte condição:
	 
	Matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.
	�
	 6a Questão (Ref.: 201408588772)
	
	Renata e João acabaram de abrir um negócio de representação de uma marca de cosméticos para salões de beleza. Aos poucos, montaram uma carteira de clientes no bairro onde moram. Entretanto, perceberam que o negócio estabilizou, sem perspectiva de crescimento, pois todos os salões do bairro já eram clientes deles. A partir disso, decidiram expandir o negócio para outros bairros da cidade, o que exigirá um meio de transporte. Um financiamento está sendo estudado e pode ser uma opção, nesse caso, de:
	 
	Investimento, uma vez que o veículo deverá trazer retorno futuro ao capital que será investido na aquisição do referido bem;
�
	 1a Questão (Ref.: 201408594090)
	
	Áurea, Analista de Finanças de uma instituição, é reconhecida pelo domínio de determinados conhecimentos relacionados à sua profissão. Alonso (2010) afirma que essa competência de Áurea, está relacionada ao QI, ou seja, a quantidade de conhecimento formal e acadêmico que ela conseguiu adquirir (domínio de idiomas, formação acadêmica, domínio de metodologias de trabalho etc.). Aponte a competência de Áurea:
	 
	técnica.
	�
	 2a Questão (Ref.: 201408547411)
	
	É o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista e do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade seja de modo absoluto. De que conceito falamos?
	 
	Ética.
	�
	 3a Questão (Ref.: 201408588253)
	
	Ao "código de princípios e valores morais que regem o comportamento de uma pessoa ou grupo, com relação ao que é certo ou errado, influenciando na conduta e na tomada de decisões", damos o nome de:
	 
	ética
	�
	 4a Questão (Ref.: 201408547066)
	
	A palavra COMPETÊNCIA denota a capacidade de realizar algo de modo satisfatório ou o mesmo que comumente chamamos de?
	 
	Aptidão.
	�
	 5a Questão (Ref.: 201408547089)
	
	É a característica ou qualidade do que ou de quem é empregável. Essa é a definiçao de que tipo de característica?
	 
	Empregabilidade.
	�
	 6a Questão (Ref.: 201408598033)
	
	__________________ é a capacidade de interagir, estabelecer vínculos, união etc. Não confunde-se com a __________________, essa relativa à habilidade de emitir e receber mensagens.
	
	 
	COMPETÊNCIA RELACIONAL /COMPETÊNCIA COMUNICACIONAL
�
	 1a Questão (Ref.: 201408552557)
	
	O sucesso profissional não depende apenas do conhecimento técnico. É certo que os profissionais de hoje estão muito parecidos nas dimensões técnicas. Nesse contexto, o que fará diferença é justamente a capacidade de entender que é preciso ir além, e podemos dizer que algo destoa do nosso sucesso profissional:
	 
	Se preocupar unicamente com sua vida pessoal.
	�
	 2a Questão (Ref.: 201408604345)
	
	Sobre as mudanças que ocorreram no mundo do trabalho, analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta:
I- A atualização profissional deixou de ser uma opção para ser também uma condição e uma necessidade dentro do exercício da profissão, seja para aperfeiçoamento do currículo, seja por exigência natural do mercado.
PORQUE
II - A velocidade das mudanças, a globalização e o desenvolvimento tecnológico transformam incessantemente o ambiente de trabalho.
	 
	As afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	�
	 3a Questão (Ref.: 201408551493)
	
	A resiliência é um conceito psicológico da física "apropriado" pela administração que é definida como sendo a propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora de uma deformação elástica.
	 
	Este conceito pode ser associado ao perfil profissional.
	�
	 4a Questão (Ref.: 201408624813)
	
	A empregabilidade está diretamente relacionada a Gestão da Vida e da carreira, isso implica, que quanto mais conhecimento tivermos, maiores serão as chances de sermos absorvidos por este mercado cada vez mais exigente. Portanto, marque a opção que corrobora com esta afirmação acima.
	 
	Possuir nível superior, Pós-Graduação, Mestrado, Doutorado, estudar ao menos duas línguas estrangeiras. Quanto mais conhecimento, mais podemos oferecer capital intelectual e portanto, garantir nossa permanência no Mercado.
	�
	 5a Questão (Ref.: 201408601371)
	
	Nos tempos modernos, a carreira profissional dentro das empresas sofreu grandes mudanças. Antes, só era necessário ter funcionários que cumprissem as suas obrigações, mas hoje a procura é por pessoas mais qualificadas e que tenham habilidades múltiplas. Hoje, as companhias procuram pelos profissionais do futuro. Mas o que significa essa definição? Que características
a empresa deseja que este funcionário NÃO DEVA POSSUIR?
	 
	O funcionário deve ser individualista, focando nos seus objetivos.
O funcionário deve desenvolver habilidades e buscar conhecimentos.
O funcionário deve conhecer suas qualidades e saber como otimizá-las.
O funcionário deve saber lidar com outras pessoas, como os clientes e fornecedores.
O funcionário deve se adaptar rapidamente às mudanças impostas.
	�
	 6a Questão (Ref.: 201408589140)
	
	Como vimos no curso, uma das definições para empregabilidade refere-se à capacidade de adequação do profissional ao mercado de trabalho. Ampliando esse horizonte, podemos definir melhor o conceito: empregabilidade é a capacidade de prestar serviços e obter trabalho remunerado utilizando-se da(s):
	 
	Competências.
�
	 1a Questão (Ref.: 201408592229)
	
	Estudamos que a Administração pública é o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado que procuram satisfazer as necessidades da sociedade, tais como educação, cultura, segurança, saúde, etc. Em outras palavras, administração pública é a gestão dos interesses públicos por meio da prestação de serviços públicos, sendo dividida em administração direta e indireta.Pode ser exemplificado como entidade que compõem a Administração Direta :
	 
	Ministério do Ambiente
	�
	 2a Questão (Ref.: 201408599005)
	
	Estamos vivendo a passagem do "mundo do emprego" para o "mundo da empregabilidade". Isto implica as seguintes consequências, EXCETO:
	 
	Previsibilidade e estabilidade de organizações e empresas.
A passagem de uma relação paternalista (pai-filho) no ambiente de trabalho para uma relação baseada na realidade (adulto-adulto).
Diversidade crescente de qualificações, pessoas, estilos de vida e expectativas.
O fim do emprego para a vida toda.
A necessidade de cada profissional assumir o controle de sua própria carreira, desenvolvê-la e gerenciá-la.
	�
	 3a Questão (Ref.: 201408930175)
	
	A abertura de novos mercados, a tecnologia e o aumento da concorrência, ao longo do tempo, exigiram das empresas______________________ . Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente.
	 
	Mudanças rápidas
	�
	 4a Questão (Ref.: 201408627228)
	
	".........Os profissionais também criam expectativas em relação as empresas e quando a remuneração, benefícios ou oportunidades oferecidas não atendem mais ao seu interesse, pedem demissão e saem em busca de novas ocupações."
Fonte: Como evitar a demissão? | Portal Carreira & Sucesso 
Essa atitude, hoje em dia, pode ser considerada como:
	 
	Normal dentro da dinâmica do mercado de trabalho.
	�
	 5a Questão (Ref.: 201408607302)
	
	Muito tem-se discutido sobre as tendências de carreira no mercado de trabalho, observando a relação entre empregado e empregador e os pontos de impacto referentes a essas novas tendências. Dentro desse contexto, assinale a única alternativa incorreta:
	 
	A capacidade de obter satisfação, qualificação e prazer com o que se realiza passa a ser de responsabilidade somente do profissional e não da organização.
Organizações planas, com menos níveis hierárquicos, ausência de carreira linear e imprevisibilidade são aspectos reais quando observamos o mercado de trabalho.
Quase 50% dos profissionais reconhecem que seu cargo, tal como é hoje, provavelmente não existirá dentro de 3 anos.
Os profissionais percebem que as empresas estão mudando em decorrência de diversas reestruturações organizacionais necessárias para aumento da sobrevida das empresas.
Os profissionais costumam subestimar as dificuldades que as mudanças organizacionais podem trazer e os possíveis impactos sobre as suas carreiras.
	�
	 6a Questão (Ref.: 201408601375)
	
	O caminho para minimizar riscos na hora de mudar de área ou profissão passa obrigatoriamente pelo planejamento de carreira. O plano também é fundamental para quem sente que já está no rumo certo, mas busca ascensão profissional. De acordo com Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting, muitas vezes a insatisfação está relacionada mais ao desenvolvimento de carreira do que à escolha da atividade propriamente dita. - Exame.com (2013). A carreira deve ser construída levando-se em consideração alguns fatores dentre os quais NÃO PODEMOS CONSIDERAR QUE:
	 
	O mercado de trabalho é uma variável que apresenta pouca mobilidade e que é comum permanecer na mesma empresa.
O ensino superior é uma etapa do processo e que não estamos iniciando uma estrada estável e previsível.
O profissional especialista em uma coisa só entra em extinção, dando espaço aqueles com diversas habilidades.
O cenário em que as empresas estão expostas inclui tecnologia e competição acirrada, requerendo flexibilidade.
Há uma característica claramente evolutiva no cenário do mercado de trabalho.
�
	 1a Questão (Ref.: 201408594400)
	
	Quando muitas pessoas se reúnem para explorarem diferentes pensamentos e ideias em busca da solução de um problema ou para alcançar um determinado objetivo e todas as ideias são aceitas, depois a maioria é descartada até chegar a uma boa ideia, é chamado de:
	 
	brainstorming
	�
	 5a Questão (Ref.: 201408590926)
	
	Criatividade é a capacidade de criar, de pensar diferente diante de uma realidade qualquer. A inovação é consequência da criatividade, aliada a outros fatores.Considerando a inovação no meio empresarial, analise as afirmativas a seguir:
I- Profissionais criativos ganham destaque na empresa por serem capazes de inovar.
PORQUE
II- Pessoas pensam em soluções diferenciadas e a empresa testa sua implementação, quando se vê diante de um problema ou de uma oportunidade.
	 
	As afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira
	�
	 6a Questão (Ref.: 201408589161)
	
	O conceito de carreira passou a ser visto como uma responsabilidade não só da empresa que o emprega. Para se adequar às demandas e exigências do mercado, responda qual alternativa correta com relação a responsabilidade sobre o desenvolvimento das carreiras:
	 
	O profissional assume a maior parcela de responsabilidade sobre o desenvolvimento de sua carreira.
�
	 1a Questão (Ref.: 201408594492)
	
	Quanto ao currículo, sabemos que quanto mais específico e detalhado, maior a oportunidade de se ter um retrato fiel do candidato em relação à vaga/função desejada. O currículo também deve conter seções que sigam uma certa lógica na sua sequencia. Neste caso, a sequencia mais adequada das seções internas é:
	 
	Informações pessoais, objetivos, síntese das qualificações, trajetória profissional, trajetória acadêmica, aprimoramento, salário e disponibilidade.
	�
	 2a Questão (Ref.: 201408605241)
	
	É o ítem do Curriculum Vitae em que você irá elencar habilidades voltadas para a posição ou empresa desejada, de forma resumida, destacando a posição entre você e a posição/empresa.
	 
	Síntese das Qualificações.
	�
	 3a Questão (Ref.: 201408601609)
	
	O currículo, normalmente, é a porta de entrada em uma empresa. É um documento que sintetiza qualificações, competências e objetivos. A construção do currículo também é um poderoso instrumento de planejamento de carreira. As decisões e escolhas no curto prazo definirão a trajetória de sucesso do profissional. Dentre as questões abaixo selecione a que NÃO representa os elementos necessários para o retrato do candidato:
	 
	Objetivos, para atender os critérios do cargo não respeitando necessariamente a realidade.
Empresas e cargos nos quais atuou anteriormente, e está exercendo.
Formação acadêmica, cursos realizados, certificações e pretensão salarial quando for o caso.
Experiências (profissionais) e competências (que contribuíram para sua formação).
Nome, endereço, contatos e os principais dados pessoais,
cuidado para não ser extenso demais.
	�
	 6a Questão (Ref.: 201408602418)
	
	O currículo representa um documento que sintetiza as qualificações, competências e objetivos, entre outras informações do profissional. Sabemos que em algumas situações ele pode ser substituído por outro documento. Assinale a opção que corresponde ao documento que pode substituir o currículo.
	 
	Portfólio.
�
	1a Questão (Ref.: 201408536031)
	Todo planejamento deve possuir a origem de recursos financeiros, a descrição dos recursos que serão utilizados e quanto vai custar para que este planejamento seja realizado. Assim, podemos afirmar que:
	 
	Orçamento é a quantificação física e financeira do planejamento
	�
	 2a Questão (Ref.: 201408535996)
	
	Investimentos são atividades que remuneram os recursos neles aplicados, sendo assim, marque o exemplo de investimento.
	 
	Poupança
	�
	 3a Questão (Ref.: 201408536007)
	
	Endividamento é a capacidade de contrair dívidas, sendo assim, marque a alternativa que não é considerada endividamento.
	 
	Fundo de renda variável
	�
	 4a Questão (Ref.: 201408535994)
	
	As receitas são entradas de recursos. Para pessoas físicas podemos considerar receita:
	 
	Serviços Prestados a Receber
	�
	 5a Questão (Ref.: 201408624808)
	Paulo sempre apreciou a carreira do seu pai, um advogado de renome. Seu pai nunca deixou de estudar e passou em diversos concursos. Paulo deseja seguir a carreira do seu pai. Logo, a uma sentença que exemplifica a decisão do Paulo em conjunto com seu pai, no tocante a sua carreira profissional. Marque esta opção, logo abaixo:
	 
	Paulo e seu pai decidiram traçar sua metas acadêmicas, objetivos e pesquisaram as Instituições de Ensino juntos e concluíram que a mesma Universidade que seu pai se formou (Universidade Estácio de Sá), é a melhor opção. Pois seu pai foi muito bem preparado para o Mercado de Trabalho.
	�
	 6a Questão (Ref.: 201408536086)
	_____________________________é o financiamento da educação pelo governo federal, no qual, possui taxas de juros subsidiadas pelo governo federal, tornando-se uma das formas mais baratas para financiar os cursos de nível superior.
	 
	FIES (Financiamento Estudantil)
	�
	 7a Questão (Ref.: 201408536075)
	A relação entre pessoas e dinheiro não pode ser_________, mas sim, ___________, ou seja, agregando valor a vida das pessoas e não destruindo vidas.
	 
	Conflituosa e Virtuosa
	�
	 8a Questão (Ref.: 201408535188)
	Uma estudante do curso de Logística questiona se é possível aprender nas redes sociais.  Dentro desta perspectiva, descobriu que a aprendizagem irá ocorrer
I - por meio da construção coletiva do conhecimento, pela colaboração, compartilhamento e troca de experiências.
II - com a criação de grupos e oportunidades de discussões.
III - com a utilização de links (vídeos, artigos, pesquisas) e ferramentas de comunicação.
IV - por um processo de apropriação de conteúdos produzidos por outras pessoas e disponibilizados na rede, e por esta razão, desobrigando a identificação das fontes de consulta.
Analisando todos os itens, está correto o que se afirma em: 
	 
	I, II e III, somente.
	�
	 9a Questão (Ref.: 201408549880)
	
	O estudante adulto necessita dominar o processo de ensino aprendizagem para ter êxito na construção do conhecimento. Aprender a aprender é essencial para o êxito acadêmico que pavimenta o sucesso profissional. É fato também que um dos problemas mais comentados em termos de Educação refere-se à carência de qualidade da Educação Básica, em especial do Ensino Médio. Levando em consideração essas duas afirmações, o que podemos concluir quanto à interferência delas no desempenho no ensino superior?
	Sua Resposta: Um bom ensino médio pode propiciar um melhor desempenho no ensino superior. O estudante tendo uma boa base de aprendizado no ensino médio, estará muito mais preparado para enfrentar os percalços que poderão advir no ensino superior. Mas um aluno que não teve esse preparo, enfrentará dificuldades e terá que se dedicar mais.
	Compare com a sua resposta: um bom ensino médio pode propiciar um melhor desempenho no ensino superior, mesmo que seja relativo.
	�
	 10a Questão (Ref.: 201408549895)
	
	Podemos afirmar que a grande maioria dos agentes econômicos (pessoas físicas e jurídicas) pratica a administração financeira, conscientes ou inconscientes da realização do processo, pois ganham ou obtém empréstimo, gastam ou investem dinheiro. Nas aulas apresentadas, pudemos identificar os conceitos de receita, gastos (custos e despesas), financiamentos, empréstimos e investimentos. No caso do desembolso realizado para que possam obter o diploma do ensino superior, como podemos classificá-lo? JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA.
	Sua Resposta: Podemos classificar o desembolso para a obtenção de um diploma como um Investimento. Pois, supõe-se que com ele em mão, futuramente poderemos ter um retorno do investimento empregado nele.
	Compare com a sua resposta: O reembolso para a Educação deve ser classificado como um INVESTIMENTO, visto que, futuramente, supõe-se, gerará receita.
�
	 3a Questão (Ref.: 201408536082)
	
	Chama-se a administraçãode recursos de terceiros para aquisição de um bem específico, sem cobrança de juros, mas, com a cobrança uma taxa de administração:
	 
	Consórcio
	�
	 4a Questão (Ref.: 201408536085)
	
	Podemos considerar como custos de captação de recursos
	 
	Juros + encargos + taxas
	�
	 5a Questão (Ref.: 201408536052)
	
	A caderneta de poupança é a aplicação mais simples e tradicional, sendo uma das poucas, ou a única:
	 
	Em que se pode aplicar pequenas somas e ter liquidez, apesar da perda de rentabilidade para saques anteriores a 30 dias corridos.
	�
	 6a Questão (Ref.: 201408624809)
	Para garantirmos uma boa nota e excelente formação profissional, devemos seguir este método de estudo , logo abaixo:
	 
	Compreender os conceitos fornecidos, tirar suas dúvidas, estudar diariamente e ter disciplina. Ou seja, criar uma rotina para que o planejamento acadêmico e a conclusão da sua graduação não seja comprometida.
	�
	1a Questão (Ref.: 201408536101)
	Considerando o orçamento acima, assinale a destinação do saldo positivo visando o equilíbrio orçamentário e o progresso profissional a longo prazo:
	 
	Aplicação do saldo em investimento seguro e/ou a utilização em educação
	�
	 3a Questão (Ref.: 201408535180)
	
	O Modelo de Ensino Superior da Estácio privilegia a autonomia nos estudos e a reflexão crítica, entre outras características. São exemplos de trabalho independente ou de trabalho autônomo realizados pelos estudantes:
	 
	estudos dirigidos individuais.
�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais