Buscar

Pinóchio às avessas.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pinóchio às avessas
Rubem Alves retrata nesta pequena história a realidade sobre a grande e complexa formação do homem no seu contexto de existência, sendo inserido nos diversos conceitos educacionais, podendo forjá-lo ou gerar fortes cadeias que o aprisionará por toda sua vida.
Vejo o autor abordando os três conceitos e métodos de ensino no processo de aprendizagem na figura da personagem do pequeno Felipe.
Felipe cresce em meio às exigências familiares com seus métodos conportamentais e também tradicionais, transferindo à escola e aos educadores a responsabilidade da aprendizagem e educação, que por sua vez também, nos mesmos moldes repetem as abordagens, no entanto, pouco se dão que, o que o garoto mais clamava, era pela liberdade de aprender conforme suas curiosidades e seus anseios, enfim, pouco se preocupavam com seu lado humano.
A mim, me parece, apesar das ilustrações das abordagens tradicionais e comportamentais, uma crítica do autor em relações as estas, monstrando inclusive, que se não houver valorização da figura do indivíduo, sérias conseqüências emocionais poderão se apresentar na vida do homem.
Em minha opinião, a mescla das abordagens no processo de aprendizagem pode ser utilizada e talvez seja essencial na formação e educação do ser humano.

Outros materiais