Buscar

Transgênicos-3.pptx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Transgênicos
O que são transgênicos?
Efeitos no meio ambiente
Efeitos no ser humano
Monopólio dos transgênicos
Transgênico é todo alimento geneticamente modificado, visando melhorar a produção a qualidade e a resistência a doenças , pragas, agrotóxicos e mudanças climáticas.
Organismos geneticamente modificados (OGM) são, segundo definição do Ministério da Agricultura, todo organismo que teve seu material genético (DNA) modificado por meio de técnicas aplicadas pela engenharia genética, em laboratórios.
 Como se usa essa esta tecnologia na Agricultura?
Na agricultura, uma técnica muito utilizada é a introdução de gene inseticida em plantas. Desta forma consegue-se que a própria planta possa produzir resistências a determinadas doenças da lavoura. Graças aos avanços na manipulação de DNA e RNA.
Quais são os alimentos transgênicos?
A variedade de produtos transgênicos é ampla. Soja, milho, algodão, canela, mandioca, inhame, batata-doce, tabaco, arroz, tomate e trigo são algumas das culturas beneficiadas.
Para que servem?
Plantas resistentes a herbicidas permitem que o veneno seja aplicado e apenas as pragas morram, sem prejuízo para a plantação. Também há espécies que receberam genes de um bacilo e ficaram resistentes a insetos. A tecnologia tem outras aplicações na agricultura, como a produção de alimentos mais “nutritivos”.
São Seguros? 
A tecnologia pode gerar plantas estáveis e resistentes e outras que oferecem riscos à saúde e à ecologia. Cada caso, portanto, precisa ser rigorosamente avaliado. 
Os maiores produtores mundiais de organismos geneticamente modificados são, na ordem, Estados Unidos, Argentina, Canadá e China.
Efeitos no Meio Ambiente
Efeitos no Meio Ambiente
 Existem inúmeras evidências demonstrando que a introdução de espécies transgênicas no meio ambiente pode causar danos extensos e irreparáveis. Sabemos que quando um elemento do meio ambiente é modificado, pode haver um efeito dominó com mudanças que afetam todo o ecossistema. Apesar disso, o setor da engenharia genética afirma que as espécies transgênicas não vão causar problema
Culturas transgênicas podem causar poluição genética ao transferir os genes enxertados a outras plantas semelhantes. Genes resistentes a pesticidas podem transformar ervas daninhas em “super ervas daninhas” e genes resistentes a insetos podem transformá-los em “super pragas”. Ambos são impossíveis de serem controlados sem a aplicação maciça de produtos químicos.
Culturas transgênicas podem ter um efeito devastador na flora e fauna nativas. As culturas transgênicas podem ter uma vantagem competitiva em relação às plantas nativas silvestres, dificultando sua capacidade de sobrevivência. Além disso, insetos benéficos e outras formas de vida silvestre podem ser ameaçados pelas culturas transgênicas que produzem seu próprio inseticida ou por culturas que requerem uso mais intenso de agrotóxicos.
A ameaça à diversidade biológica em conseqüência da liberação de OGMs decorre das propriedades do transgene no ecossistema ou de sua transferência e expressão em outras espécies. A adição de um novo genótipo numa comunidade de plantas pode desencadear efeitos indesejáveis, como o deslocamento ou a eliminação de espécies não-domesticadas, a exposição de espécies a novos patógenos ou agentes tóxicos, a geração de plantas daninhas ou pragas resistentes, a poluição gené- tica, a erosão da diversidade genética e a interrupção da ciclagem de nutrientes e energia.
Efeitos no ser humano
Riscos para a Saúde Os cientistas já introduziram genes de bactérias, escorpiões e água-viva em alimentos. Contudo, os testes de biossegurança para novos alimentos contendo genes enxertados e os regulamentos de controle de sua introdu- ção têm sido totalmente inadequados.
Alguns Alimentos podem prejudicar no tratamento de doenças; Isso se deve ao fato de muitas variedades transgênicas conterem genes resistentes a antibióticos. Se esses genes se transferirem para bactérias patogênicas, eles poderiam torná-las imunes aos efeitos do antibiótico, contribuindo ainda mais para a disseminação de bactérias resistentes aos antibióticos comuns.
· Alimentos transgênicos podem aumentar o risco de alergias graves e até fatais. Muitas pessoas são alérgicas a alimentos produzidos com determinadas plantas devido a proteínas contidas neles. Evidências sugerem que culturas transgênicas apresentam um potencial alérgico ainda maior que as culturas tradicionais
Testes realizados em ratos com alimentos transgênicos indicaram que seu uso podem gerar câncer no organismo.
Monopólio dos transgênicos
O uso de plantas transgênicas, as quais servem aos interesses das multinacionais que patenteiam a semente, conduzem a uma monopolização inédita do mercado agrícola, assim como a uma maior inserção das relações capitalistas na agricultura familiar e, consequentemente, a uma exclusão ainda maior dos agricultores.
Poucas chances para a agricultura familiar A tendência à adaptação e à integração das pequenas propriedades rurais ao projeto das multinacionais é estimulada pelo fato destas produzirem cada vez mais para o mercado, limitando a produção para o consumo próprio
“Os agricultores hoje no Brasil estão submetidos aos interesses dessas transnacionais. Isso é um problema grave para um país que quer ter soberania alimentar e condições melhores de produção para garantir alimentos de qualidade à população”, diz Darci Frigo
Apartir de 2007, 10 empresas multinacionais passaram a controla
Em agrotóxicos, as 10 principais concentram 84% das vendas globais e são: Bayer, Syngenta, BASF, Dow, Monsanto, Dupont, Koor, Sumitomo, Nufarm e Arista. r 90% da venda global 
Conclusão
Pontos positivos
Aumento da produção
Maior resistência à pragas (vírus, fungos, bactérias e insetos)
Resistência aos agrotóxicos
Aumento do conteúdo nutricional
Maior durabilidade e tempo de estocagem
Pontos negativos
A seleção natural na tende a ser maior nas plantas que não são transgênicas.
Eliminação de populações naturais de insetos, animais e outras espécies de plantas.
Aumento de reações alérgicas em determinadas pessoas
 Obrigado !!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais