Buscar

Caso Concreto 03 - História do Direito Brasileiro

Prévia do material em texto

História do Direito Brasileiro – Caso Concreto 03
O conteúdo será apresentado com base no teor estabelecido pelo Livro Didático de História do Direito no Brasil (págs. 28-48).
Vimos em nosso Livro Didático que dois traços fundamentais que caracterizavam a sociedade brasileira rural foram o fato de ela mesma ser rural e patriarcal. A primeira característica está relacionada às baixas densidades populacionais e um espaço onde predominam a paisagem e a atividade agrícola. No que se refere ao segundo, trata-se de um tipo de “ideologia” reinante na qual o homem é considerado a maior autoridade no seio da família, devendo as mulheres se subordinarem a estes, prestando-lhes obediência.
Pesquise na internet atualmente no Brasil, qual o percentual populacional que vive nos centros urbanos e qual o percentual que vive nas áreas rurais.
Após, pesquise para saber se homens e mulheres com igual nível de escolaridade recebem, em média, salário iguais.
Como se sabe, no decorrer da história algumas características permanecem (aquilo que dominamos como permanências) e outras vão sendo superadas (o que denominamos como rupturas). Nesse sentido, pergunta-se:
Há permanência ou ruptura no que se refere à ocupação do espaço urbano/rural do Brasil?
Há uma enorme ruptura; em 1950 estimava-se que 20 milhões de pessoas moravam em centros urbanos e 30 milhões nas zonas rurais. Em 2000 uma nova pesquisa indicou que a população rural que dentro desse período havia sofrido poucas alterações, diminuía, enquanto a população urbana passou de 20 milhões para 170 milhões de pessoas.
Há permanência ou ruptura no que se refere à característica colonial de tratamento desigual entre homens e mulheres?
Há uma permanência parcial; segundo uma pesquisa recente realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, no Brasil, homens ganham 30% a mais do que mulheres no mesmo cargo de trabalho. Apesar disso, devemos reconhecer algumas conquistas das mulheres, como o direito ao livre arbítrio, mulheres não são mais submissas aos homens, e são iguais perante a lei.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes