Buscar

Exercícios Aula 7 - Estrutura do Parágrafo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. Nosso organismo está programado para reagir, dentro de certos limites e padrões, diante de qualquer agente perturbador do nosso equilíbrio físico ou psicológico. O excesso de frio ou de calor, a fome, o barulho, um vírus ou até mesmo um chefe irritante são alguns desses agentes perturbadores aos quais reagimos, inicialmente com um alerta e, em seguida, com formas específicas de defesa. Se os elementos de defesa forem fortes, a dificuldade será vencida. Em caso contrário, o organismo pode chegar a um limite de exaustão tal que nossa saúde física e mental fica parcial ou totalmente prejudicada.
 No parágrafo acima, temos um tópico frasal assinalado do tipo:
	Divisão.
	Citação.
	Alusão.
 Certo	Declaração inicial.
 	Definição.
2. Leia o período a seguir para assinalar a resposta correta.
Sabe-se que as pessoas nunca mudam. Na verdade, o que muda é o mundo, já que estamos todos conectados a ele de modo irresoluto.
Assinale a alternativa em que está corretamente identificado o trecho que corresponde ao tópico frasal do período acima.
 Certo	Sabe-se que as pessoas nunca mudam.
	Sabe-se que (...) o que muda é o mundo...
 	Sabe-se que as pessoas nunca mudam (...) o que muda é o mundo...
	Sabe-se...
	Sabe-se que as pessoas nunca mudam. Na verdade, o que muda é o mundo...
3. De acordo com Adilson Citelli: "Convencer ou persuadir através do arranjo dos diversos recursos oferecidos pela língua é, numa formulação muito simples, a marca fundamental do texto dissertativo/ argumentativo". Muitas vezes, a fim de atribuir à dissertação caráter de veracidade, de confiabilidade, um autor utiliza tópico frasal cujas ideias são de outros autores. Esse recurso é denominado:	
	Comprovação
 Certo	Citação
	Raciocínio lógico
	Coesão
	Elaboração
4. Assinale a opção que apresenta a classificação correta do tópico frasal desenvolvido no parágrafo abaixo:
Cada cidade é um mundo em miniatura onde coexistem os mais diferentes tipos humanos, arquitetônicos e naturais. Com seu dinamismo, a cidade atrai e expele, glorifica e massacra, dá a vida e também tira de seus filhos, sejam eles naturais ou adotivos. Somos nela criados, somos por ela educados, sentimo-nos estrangeiros fora da nossa cidade - ela é o centro da nossa existência. (UNKES, Larissa. Vestibular Unicamp; redações 2004 Campinas: editora da Unicamp, 2004. P. 77-80.)
	Por definição.
 Certo	Por divisão.
	Por citação.
	Por alusão histórica.
	Por declaração inicial.
5. Há cinco tipos de tópicos frasais mais comuns que auxiliam na hora em que iniciamos um parágrafo. Veja os exemplos a seguir.
Exemplo 1: "O silogismo divide-se em silogismo simples e silogismo composto (isto é, feito de vários silogismos explícita ou implicitamente formulados). Distinguem-se quatro espécies de silogismos compostos: (...)" (Jacques Maritain, Lógica menor, p. 246)
Exemplo 2: "Vivemos numa época de ímpetos. A Vontade, divinizada, afirma sua preponderância, para desencadear ou encadear; o delírio fascista ou o torpor marxista são expressões pouco diferentes do mesmo império da vontade." (Gustavo Corção, Dez anos, p. 84)
Nos exemplos citados (1 e 2), esses tópicos classificam-se, respectivamente, em
 Certo	divisão/ declaração Inicial
	Alusão/ Interrogação
	divisão / Interrogação
	alusão/ definição
	interrogação/ Divisão
6. No período "Os produtores de pesca artesanal montam cooperativa, com a finalidade de divulgar a importância do pescado na alimentação do carioca", qual o tipo de tópico frasal?
	Interrogação
 Certo	Declaração inicial
	Divisão
	Citação
	Definição

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais