Buscar

Av2__Administrao__Seminrio_VI.doc

Prévia do material em texto

Av2 - Administração - Seminário VI #adm#7° período
1)
As barreiras ao comércio internacional tanto podem impedir a entrada de produtos estrangeiros, quanto podem estabelecer cotas de exportação. Seu objetivo é proteger a indústria nacional e evitar que seus recursos naturais sejam vendidos por preços insignificantes ou irrisórios. Neste sentido assinale nas alternativas abaixo aquela que apresenta as três formas mais comuns de barreiras comerciais.
Alternativas:
a)
Barreiras fitossanitárias, tributos de importação e imposto de exportação
b)
Barreiras tributárias, imposto de exportação e taxa de importação
c)
Barreiras alfandegárias, cotas de importação e taxa de câmbio
 Alternativa assinalada
d)
Barreiras portuárias, cotas de exportação e taxa de administração
2)
Em relação ao comércio internacional os países tem diferentes interesses. Neste sentido, um organismo supranacional foi criado com o objetivo básico de reduzir as restrições ao comércio internacional e promover a liberalização do comércio multilateral. Tem como uma de suas atribuições administrar a implantação e operação de acordos comerciais multilaterais que moldam o novo sistema de comércio internacional. Neste sentido assinale nas alternativas abaixo o nome desta instituição.
Alternativas:
a)
Organização Mundial do Comércio (OMC).
 Alternativa assinalada
b)
Banco Mundial.
c)
Fundo Monetário Internacional (FMI).
d)
Federal Reserve (FED).
3)
Uma maneira vantajosa de promover o comércio internacional é a formação de blocos econômicos fortalecendo o comércio interno no bloco e também externo com ganhos de mercado. Porém, nem todos os blocos econômicos são iguais, pois há etapas para sua integração comercial, política e econômica. Em uma destas etapas o tipo integração na qual os países envolvidos promovem somente a redução/eliminação das restrições tarifárias e não tarifárias. Estamos nos referindo à:
Alternativas:
a)
União Aduaneira;
Alternativa assinalada
b)
Mercado Comum;
c)
Área de Livre Comércio;
d)
Zona Portuária;
4)
As nações vem se organizando em blocos econômicos afim de facilitarem suas trocas internacionais. Nenhum país vive isoladamente. Hoje o comércio internacional está diferente e a tendência é e negociação entre blocos e não mais os países individualmente. Neste sentido dentre os principais blocos econômicos já criados podemos citar:
Alternativas:
a)
OPEP, FMI e NAFTA;
b)
FMI, ONU, ALADI;
c)
CEPAL, MERCOSUL e APEC;
d)
ALADI, APEC e NAFTA.
 Alternativa assinalada
5)
Existem diferentes instrumentos de comércio internacional e que na maioria das vezes procuram estimular as exportações. Um destes instrumentos é o regime aduaneiro especial de Drawback. Este consiste na suspensão ou eliminação de tributos incidentes sobre insumos importados para utilização em produto exportado. Existem três modalidades Drawback, um deles refere-se a restituição de tributos pagos na importação de insumo importado utilizado em produto exportado. Neste sentido nas alternativas abaixo assinale aquela que apresenta o nome desta modalidade.
Alternativas:
a)
Drawback de isenção 
b)
Drawback de suspensão
c)
Drawback de restituição de tributos
 Alternativa assinalada
d)
Drawback de oneração

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

79 pág.

Perguntas Recentes