Buscar

Inteligência Alfa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Inteligência Alfa
 
 Ela é a aspiração no sentido de fazer com que cada um venha ter entendimento do que quer da própria vida. Todos têm inteligência em potencial, precisamos transformar o potencial ou potência em ato, é algo que precisamos desenvolver dentro de nós mesmos absorvendo conhecimentos, trabalha-lo de forma significativa com foco, aspiração, respeito, ética, humildade, responsabilidade. Chamemos de inteligência. De inteligência alfa. Daquela que nos faz líderes, protagonistas de nossas histórias, Mulheres e homens capazes de realizar um sonho. Vejamos a seguir vários pontos de desenvolvimento para se tornar um grande líder na qual estamos citando.
Inteligência
 É a capacidade de compreender, de saber resolver problemas, tanto concreta e abstrata. É concreta porque a escolha vem do pensar e aplicar em nosso cotidiano. É abstrata porque envolve aspirações, sensibilidades e desejos.
 
 1.2- Prazer e Foco
 
 Pessoas dispersas não são por ausência de inteligência, mas de foco, prazer e foco são fundamentais para que o ser humano realizar suas metas, projetos e atividades importantes no dia-a-dia. Atenção seletiva é um dos itens importantes, é a capacidade de se escolher um foco diante de um mar de informações. Um exemplo que podemos citar que, há pessoas que conseguem ler e escrever dentro de um local barulhento, outras conseguem prosseguir sem perder o foco mesmo passando problemas que abalaram seu emocional.
Habilidades: Cognitiva, social e emocional
 As habilidades cognitivas, sociais e emocionais nos dão equilíbrio necessário para o bem-viver e são essenciais para o ser humano.
 Cognitiva: É a capacidade de compreender informações e transformá-las em conhecimento. Cognição é exercitada no dia-a-dia, sempre teremos novidades a aprender.
 Social: É a convivência, é a compreensão das diferenças, é a percepção que não se desenvolve sozinho, precisamos uns dos outros, é a ética. Solidariedade é importante, é um ato de bondade, é uma disposição para o cuidar, principalmente das pessoas que mais precisam dando a elas o respeito que elas merecem. A habilidade social nos ajuda a enxergar o outro como parte da minha história e a saber que, igualmente, sou parte de tantas outras histórias. Pessoais e profissionais.
 Emocional: É o diálogo com os afetos internos e externos. É o equilíbrio entre o desejo e o pensamento. Somos seres dotados de emoção ela pode os libertar ou nos escravizar. A emoção nos proporcionam medos, traumas, bloqueios e paradoxalmente, nos oferecem os mais intensos momentos de nossa história cada fase da vida é uma oportunidade para um rico aprendizado emocional.
Desejos, escolhas e aspiração
 Desejos: São sentimentos mais primitivos, a busca pelo prazer, os desejos de dormir, se alimentar e entre outros. O desejo faz com que venhamos sentir o anseio em buscar o que gostamos como casa, carro, conforto, bem-estar e assim por diante. Devemos ter equilíbrio e não se tornarmos escravos do desejo, logo vem a infelicidade.
 Escolhas: são superiores aos desejos passam pelo crivo da razão. Trata-se de uma compreensão de que há sempre, todos os dias, todos os momentos necessidade de escolha. Todo homem precisa ser livre em suas escolhas, responsável pelos erros e acertos delas. A escolha não é impulsiva é racional.
 Aspiração: Ela é superior as escolhas porque é capaz de organizá-las, um elemento fundante da inteligência alfa, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que se assume o comando da própria história. Não podemos resumir a vida com uma busca incessante pelo prazer, não é proibido, mas, há algo superior ao prazer, mais consistente e duradouro: a felicidade. A maior aspiração de um ser humano deve ser, simplesmente, a busca pela felicidade. Ninguém tem o direito de aspirar pelo outro, nem de fazer escolhas pelo outro. É preciso que cada um seja responsável pela sua própria história. E, para isso, aspire. E aspirando, faça escolhas corretas.
 4 – Poder
 
 O poder só tem sentido quando se transforma em um serviço. Quando se serve a uma aspiração, a uma causa, a um sonho. É isso a inteligência alfa. O poder a serviço da aspiração primeira que é ser feliz
 5 – A busca pela felicidade
 Todo ser humano busca pela felicidade, é um presente, um hábito. A grande vitória da vida é ser feliz. Só se é feliz quando se é capaz de fazer alguém feliz. É esse o segredo da aspiração. O resto e consequência dessa causa primeira, dessa chama que nos mantém vivos.
 Não há dinheiro, poder, não há posse alguma que valha mais a pena do que a felicidade, não há aspiração que justifique a perversidade. Não há poder que valha a pena quando se pisa no outro. Pessoas que exercem esses falsos poderes são pessoas atormentadas. Ninguém que pratica a injustiça pode ser feliz com o seu ato. Pode ficar eufórica, pode gritar, pode comemorar. Mas isso está longe do conceito real de felicidade.
 Um dos grandes exemplos de que cujo sua história teve aspiração, em inteligência alfa é um dos maiores estadistas de nossos tempos, Nelson Mandela. O homem que nos ensinou que: ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, mas jamais extinta.
 Pois bem, a aspiração de Mandela era a de construir uma África livre do ódio, do preconceito, da divisão. Ele lutou muito por isso. Ficou recluso por quase 30 anos. Sofreu os horrores da prisão. Foi humilhado. E, um dia, ao sair da prisão, apoiado pelos seus irmãos, elegeu-se presidente da República da África do Sul.
Ao ser eleito, muitos daqueles que, como ele, por serem negros, sofreram as piores privações e humilhações, queriam que ele se vingasse dos brancos. E ele poderia fazer isso. Tinha poder para isso. Era o mandatário maior da nação. Talvez ele até tivesse esse desejo depois de tudo o que passou. Talvez ele tivesse tido a tentação de mostrar o seu poder, de dizer “agora quem manda sou eu”, de dar o troco.
 Mas ele fez, exatamente, o contrário. Ele não se vingou de ninguém por essa não ser a sua aspiração. A vingança é um desejo menor. Mesquinho. E Mandela compreendeu isso e não negligenciou a sua aspiração.
Sua aspiração era a união de um povo como consequência do amor. E a vingança seria o oposto. Seria voltar para trás. Seria permitir que outras pessoas comandassem a sua alma

Outros materiais