Buscar

APLICAÇÕES DA REABILITAÇÃO AQUÁTICA aula 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
DOCENTE: JANAÍNA PASSOS HORTA
APLICAÇÕES DA REABILITAÇÃO AQUÁTICA
*
*
APLICAÇÕES DA REABILITAÇÃO AQUÁTICA
A reabilitação aquática é um termo do final do século XX que descreve uma teoria científica, fundamentos médicos e uma série de procedimentos clínicos que fazem uso da imersão em água para a restauração da mobilidade física e da atividade fisiológica e, ás vezes, para a obtenção de transformações fisiológicas .
A reabilitação aquática vem sendo utilizada por diversos grupos como fonte benéfica de recuperação, onde as atividades em meio liquido são executadas por deficiente físico e mental, indivíduos com problemas neurológicos, no controle de dor crônica, no tratamento de pacientes em pós-mastectomia, na reabilitação cardíaca e cada vez mais no meio ortopédico. Devido os pacientes ter facilidades de execução de movimentos, promovendo uma reabilitação mais rápida e menos dolorosa .
*
*
Reabilitação aquática nas disfunções musculoesqueléticas
Uma ampla variedade de pessoas pode beneficiar-se com fisioterapia aquática para lesões, reabilitação de lesões . 
Exercícios auxiliados pela flutuação podem ser efetuados para auxiliar a ADM das articulações do ombro, quadril e joelho. 
A piscina fornece um meio no qual o cliente com lesões das extremidades pode efetuar padrões de movimento repetitivos contínuos e em uma variedade de direções. 
Esses movimentos podem aumentar a mobilidade, a nutrição articular, o controle muscular e a resistência.
*
*
Os pacientes devem evitar forçar seus exercícios até a sensação dolorosa quando realizarem exercícios de ADM na água e não devem sentir-se doloridos após a sessão de terapia aquática. 
Ao utilizar a água como um recurso para trabalhar a ADM, o terapeuta deve considerar vários fatores como: a força de flutuação e o seu efeito sobre o movimento desejado, a posição da extremidade e a ADM da articulação, a direção do movimento desejado e o uso de qualquer aparelho de flutuação.
*
*
Os exercícios de ADM em fase inicial são efetuados utilizando a flutuação na facilitação do movimento, semelhante às atividades assistidas pela gravidade em terra. 
Os exercícios do ADM assistidos pela flutuação são realizados em um plano que dirige a força de flutuação para cima .
Os princípios de treinamento de força usados em atividades baseadas em terra também são usados na realização de exercícios de fortalecimento na água.
Enquanto a resistência em terra é fornecida pelo peso e a gravidade, a resistência na água é fornecida pela turbulência e flutuação e é influenciada pela área de superfície, pela velocidade de movimento e pelo arrasto.
*
*
Os princípios de treinamento e as progressões são os mesmos usados em terra. 
Exercícios de fortalecimento com FNP (facilitação neuro-proprioceptivo) e de controle motor, atividades de cadeia cinética aberta e fechada, treinamento da marcha e atividades funcionais são todos facilmente adaptados à água. 
Se a sustentação reduzida de peso é um fato a ser considerado, exercícios de fortalecimento podem ser efetuados em água funda ou em água rasa com um colete de flutuação.
*
*
O paciente com cirurgia ou lesão recente pode com segurança executar exercícios de treinamento de marcha em água ate o tórax durante a fase inicial de reabilitação. 
O paciente atinge vários objetivos com esse exercício simples, incluindo sustentação de peso sobre o membro afetado, treinamento funcional e de força para a cintura pélvica e os membros inferiores e nutrição da cartilagem articular.
Os exercícios de fortalecimento na água progridem de variadas maneiras, incluindo o aumento das repetições ou séries, acréscimo de equipamento, aumento da velocidade do exercício, mudança na posição do paciente ou mudança na profundidade de imersão do corpo .
*
*
A adição de equipamento aumenta a área de superfície e a turbulência, tornando mais difícil o exercício. 
O uso de equipamento também pode alterar a qualidade do equipamento pode alterar os padrões normais de movimento.
Como em qualquer programa de fortalecimento, um aquecimento deve preceder qualquer atividade vigorosa.
 Atividades de aquecimento na piscina tais como marcha para frente, para trás e lateral facilmente progridem para atividades de fortalecimento e resistência para o tronco e extremidade inferiores, pelo aumento da velocidade de movimento ou adição de resistência ao movimento com equipamento.
*
*
Reabilitação aquática no paciente pediátrico
A atividade aquática é geralmente realizada por duas razões nesse grupo: para os exercícios ou natação. 
Com isso a utilização de exercícios isoladamente pode mostrar-se entediante as crianças, menos produtiva quanto aos esforços e menos efetiva quanto aos resultados dos tratamentos. 
Dessa forma jogos e atividades que são divertidos e prendem o interesse das crianças possuem maior probabilidade de desenvolver as habilidades necessárias para a possível reabilitação.
*
*
Atividades em meio líquido tem sido bem aproveitada recreacionalmente pelas crianças há muitos anos, e a população de crianças com necessidades especiais não constitui exceção.
 De fato a água é usada tanto recreacionalmente quanto como uma terapia com as crianças, com resultados surpreendentes. 
Os melhores resultados ocorrem quando ambas as áreas fundem-se em uma abordagem única no trabalho com crianças de todas idades.
*
*
A água é utilizada para se trabalhar vários problemas patológicos específicos em crianças, a utilização de programas de aquáticos é obtido como fator de reabilitação nesses indivíduos através de vários exercícios como:
Amplitude de movimento;
Batidas de pés rápida (flutter) na posição prono, segurando na parede ou prancha;
Corridas- andando ou nadando;
Exercícios de respiração;
Fortalecimento muscular;
Flutuação na posição prono;
Recuperação na posição supino;
Recuperação na posição prono;
Rolamento;
Mudanças de direção;
Natação estilo de frente e de costas;
*
*
Reabilitação aquática em obstetrícia e ginecologia
Para a execução de exercícios em meio liquido deve se atentar para a temperatura da água, onde pode levar a diversas alterações fisiológicas. 
Para a paciente grávida a temperatura abaixo de 25ºC pode ser desconfortável, já temperatura acima de 34º podem causar fadiga excessiva e náuseas.
 Dessa forma para aulas com exercícios de movimentos mais constantes a temperatura ideal da água para a paciente gestante é de 26ºC a 30ºC3.
*
*
Uma dos principais fatores que afetam as mulheres na gestação é a lombalgia, que são dores na região lombar, causando desconfortos que prejudicam a qualidade de vida de maioria das mulheres no período da gestação. 
Assim o exercício aquático é tido como a atividade ideal para a gestante, pois os benefícios da atividade física em imersão possibilitam a prevenção e melhora dos desconfortos músculo-esquelético.
As propriedades físicas da água promovem o relaxamento muscular geral, reduz a sensibilidade à dor, reduzem espasmos musculares, melhora a eficiência cardíaca e pulmonar, melhora a força e a elasticidade muscular e mantêm o peso e a composição corpórea em níveis adequados no período gestaciona
*
*
Conforme Cole alguns exercícios são propostos dentro de um programa de reabilitação aquática para gestantes como: 
em posição suspensa, onde o paciente fica sustentando o peso em uma orientação vertical com a cabeça fora da água;
 
mecanismos abdominal exercício denominado de abdominal em posição sentada usa a propriedade assistiva da flutuação, com manguitos de flutuação em torno dos braços e uma bóia em cada mão, a paciente traz suas extremidades inferiores para 90º de flexão dos quadris e flexão confortável dos joelhos para possibilitar equilíbrio adequado; 
exercício para o assoalho pélvico na mesma posição inicial utilizada no exercício precedente à paciente abduz e rota externamente as extremidades
inferiores juntando os pés.
*
*
Dentro desse contexto de elaboração de um programa de exercícios aquáticos para gestantes é importante a inserção de alguns exercícios específicos para se obter benefícios durante a gestação, como:
Abaixar os calcanhares até o solo;
Alongamento de adutores
Alongamento de flexores laterais do tronco;
Alongamento de panturrilha;
Agachamento resistivo;
Adução e abdução de ombro;
Contração abdominal protetora;
Fortalecimento e estabilização escapulatórios;
Levanta os calcanhares tirando os do solo;
Prensa de pernas (Leg press) alternada;
Prensa de pernas em Rã bilateral
Etc...
*
*
Reabilitação aquática em disfunções reumatológicas
A fisioterapia aquática oferece uma gama de benefícios e resultados adicionais aos fornecidos pelos exercícios e técnicas terrestres, tanto a curto quanto a longo prazo.
A expansão e aceitação dessa técnica de reabilitação resultam da resposta positiva dos pacientes e da alta taxa de sucesso quanto a resultados e, às vezes, o único meio que permite a movimentação do paciente com doença reumática.
*
*
O médico realiza uma avaliação física e encaminha para o fisioterapeuta que irá completar esta avaliação e projetar um programa de exercícios que se adeque às necessidades individuais e, ao mesmo tempo, monitorar a cada sessão os níveis de fadiga e dor, entusiasmo, motivação e ganhos funcionais do paciente.
Reavaliações são realizadas periodicamente para determinar e graduar o nível de recuperação e traçar novos objetivos para evoluir as habilidades do meio aquático
*
*
OBJETIVOS DA HIDROTERAPIA NOS PACIENTES REUMÁTICOS EM GERAL
Nas doenças reumatológicas grande parte das complicações ocorrem nas articulações. As lesões articulares primárias específicas da doença ou a disfunção ortopédica secundária ao esforço anormal sobre estruturas frágeis do corpo podem resultar em disfunções do tronco, extremidades superiores e inferiores, alterando a biomecânica da postura, marcha e amplitude de movimento ativo (p. ex.: deformidades articulares, fraqueza muscular, tendinite, capsulite adesiva, subluxação, busite etc.)
A dor nas articulações afetadas conduz à tensão e ao espasmo em certos grupos musculares que atuam sobre elas direta ou indiretamente. Na piscina, o calor da água que circunda a articulação alivia a dor e relaxa a musculatura periarticular. A flutuação também proporciona a diminuição da tensão sobre articulações. A limitação da movimentação, assim como a rigidez articular são reduzidas devido ao alívio da dor e a sustentação das articulações pela flutuação, durante a movimentação.
*
*
A fraqueza da musculatura periarticular de uma ou mais articulações afetadas, assim como outros problemas como a frouxidão ligamentar, alterações do funcionamento biomecânico e/ou manifestações extra-articulares são trabalhadas através de exercícios. 
A princípio, a flutuação pode ser utilizada como auxilio do exercício e gradualmente ser reduzida para dar maior resistência ao movimento. Tanto a deformidade articular quanto a alteração postural podem ser corrigidas ou reduzidas devido a tepidez da água que auxilia os músculos a se relaxarem.
A capacidade funcional é restabelecida gradativamente com a melhora da atividade muscular e articular do paciente, edificando a sua confiança e capacidade de realizar movimentos também fora da água(6).
*
*
Os objetivos do tratamento hidroterapêutico dos pacientes reumáticos estão na Tabela . A rotina terapêutica dos pacientes pode incluir a hidrocinesioterapia que é constituída de:
1. Exercícios isolados de membros superiores, membros inferiores e tronco para fortalecimento e ganho de amplitude de movimento;
2. Exercícios de alongamento para aumentar a flexibilidade;
3. Treinamento deambulativo para reeducação da marcha, propriocepção e iniciação de sustentação do peso;
4. Técnicas de posicionamento usadas para diminuir a dor;
5. Trabalho de condicionamento geral;
6. Padrões complexos de movimentos para coordenação, equilíbrio, agilidade e simulação de habilidades atléticas ou de trabalho.
*
*
PATOLOGIAS REUMÁTICAS MAIS FREQÜENTES E SEUS
RESPECTIVOS TRATAMENTOS HIDROTERAPÊUTICOS
Disfunções da coluna vertebral
Os tratamentos e disfunções da coluna vertebral secundários às doenças reumáticas em geral são causadas por subluxações das facetas articulares, prolapsos discais e alterações posturais.
 Todos os processos degenerativos levam a modificação da descarga de peso sobre a coluna e, consequentemente, deformação da superfície óssea e o aparecimento de osteófitos.
 Nesses casos, a reabilitação aquática minimiza os efeitos da gravidade, proporcionando a diminuição da dor durante os exercícios ativos, aumenta a mobilidade e a força muscular do tronco, com menor potencial de lesão do anel fibroso discal e sobrecargas vertebrais.
*
*
Osteoartrite/osteoartrose
A osteoartrite é um processo induzido nas articulações por influências mecânicas, metabólicas e genéticas, causando perda de cartilagem e hipertrofia óssea.
A perda progressiva da cartilagem articular e a recuperação inadequada levam a formação de osteófitos durante a remodelação óssea subcondral.
Com a instalação lenta e progressiva da doença os sintomas de dor articular, rigidez, limitação de movimento, crepitação, edema e graus variáveis de inflamação surgem de maneira insindiosa.
*
*
Os pacientes com alterações degenerativas das articulações das mãos, pés, coluna, quadril e/ou joelhos freqüente são encaminhados à hidroterapia devido aos benefícios da flutuação como: auxilio ao movimento, sustentação da articulação para possibilitar o movimento livre e, finalmente, a resistência ao movimento.
Na osteoartrite também ocorrem deformidades articulares que levam a desequilíbrios compensatórios em outras articulações e músculos (p.ex:. o encurtamento aparente de uma perna causada por uma deformidade da articulação coxofemoral em flexão, adução e rotação lateral pode levar à uma alteração escoliótica lombar compensatória).
*
*
Portanto, o objetivo no tratamento da osteoartrite visa o alívio da dor e espasmos musculares, o fortalecimento dos músculos periarticulares, a mobilização de outras articulações envolvidas, o aumento da amplitude de movimento da articulação afetada e melhora do padrão da marcha.
*
*
Osteoporose
A osteoporose é uma enfermidade crônica, multifatorial, relacionada à perda progressiva de massa óssea, geralmente de progressão assintomática até a ocorrência de fraturas. 
É um estado de insuficiência ou de falência óssea que surge com o envelhecimento, Os principais fatores de risco são história familiar, hipoestrogenismo, nuliparidade, sedentarismo, imobilização prolongada, baixa massa muscular em mulheres brancas ou asiáticas, dieta pobre em cálcio, tabagismo, uso crônico de costicoteróides, anticonvulsivantes, heparina e outros.
*
*
Na vigência de uma osteoporose mais grave com múltiplas fraturas e dor óssea, a reabilitação aquática oferece métodos com técnicas mais suaves, destinadas a aliviar a dor, aumentar a amplitude de movimento e proporcionar eventual fortalecimento. 
Após a fase aguda do quadro, ou seja, quando os locais de fraturas ou trincas estiverem bem consolidados, os movimentos mais vigorosos e exercícios mais intensos gerados pela resistência da água podem ser iniciados, assim como uma combinação de exercícios de sustentação parcial e completa de peso que provêm esforços mecânicos necessários para estimular a formação de massa óssea e minimizar a progressão da doença.
*
*
Fibromialgia
É uma síndrome dolorosa caracterizada por dor difusa, com envolvimento crônico de múltiplos músculos. 
Os pacientes apresentam vários sintomas como dor muscular difusa, pontos dolorosos, dor articular, rigidez matinal, cefáleia, parestesia, formigamento, ansiedade, cãibras, depressão, irritação, alterações de memória, alteração da concentração, fadiga, insônia, sono não restaurador,
nistagmo, sensação de edema e intolerância ao calor e frio.
De difícil tratamento, os pacientes necessitam de múltiplas abordagens terapêuticas, como associação de farmacoterápicos (analgésicos, antidepressivos etc.), fisioterapia, hidroterapia, acupuntura, psicoterapia e mudança do estilo de vida, para que haja a recuperação da atividade funcional e de trabalho, melhora da saúde mental, do distúrbio do sono, das alterações de humor e da fadiga.
*
*
A reabilitação aquática oferece tratamento para melhorar o condicionamento físico geral, alívio da dor, melhora dos padrões do sono através de esforço físico, relaxamento e melhora postural. 
O relaxamento obtido a partir do exercício e o suporte fornecido pela água melhoram os sintomas de dor e rigidez. Tal tratamento exige um compromisso a longo prazo, supervisionado dentro de um programa de reabilitação.
*
*
São consideradas espondiloatropatias: a espondilite anquilosante, a síndrome de Reiter e outras artrites reativas como a artropatia psoriática, a enteroartropatia, a síndrome SAPHO (sinovite, acne, pustulose, hiperostose e osteomielite), entre outras.
O processo de tais doenças desencadeiam desvios posturais (flexão de tronco), fibrose e ossificação das cápsulas articulares e tecidos moles periarticulares e, também, diminuição da capacidade pulmonar (doenças restritivas). 
A hidroterapia pode atuar na correção postural e coordenação da respiração diafragmática, assim como a redução da dor, do espasmo muscular e manutenção da mobilidade das articulações da cintura escapular, coluna cervical, torácica, lombar e quadris.
*
*
Artrite reumatóide
A artrite reumatóide (AR) é uma doença auto-imune de etiologia desconhecida, caracterizada por poliartrite simétrica, que leva à deformidade e à destruição das articulações em virtude da erosão óssea e da cartilagem.
Em geral a AR acomete duas vezes mais as mulheres que os homens, atingindo grandes e pequenas articulações em associação com manifestações sistêmicas como: rigidez matinal, fadiga, perda de peso e incapacidade para a realização de suas atividades tanto na vida diária como profissionais.
*
*
Os objetivos da hidroterapia nesta doença seriam: alívio da dor e do espasmo muscular, manutenção ou restauração da força muscular em torno das articulações dolorosas, redução de deformidades e aumento da amplitude de movimentação em todas as articulações afetadas, restauração da confiança e reeducação da função perdida.
*
*
INDICAÇÕES DA HIDROTERAPIA PARA PACIENTES REUMÁTICOS
EM GERAL
A fisioterapia aquática pode oferecer grandes benefícios através de um programa de exercício a quase todas as pessoas que queiram participar. A Tabela 2 mostra as indicações específicas para o paciente reumático.
*
*
Reabilitação aquática no atleta
Existem registros de meados de 2.400 a.C, que civilizações utilizavam a água como meio de cura. Décadas atrás, os ortopedistas indicavam a hidroginástica (exercícios dentro da água para um grupo de pessoas, sendo que nem todos os indivíduos do grupo apresentavam algum acometimento na articulação do joelho, as aulas são ministradas por educadores físicos). 
Atualmente, com resultados mais eficazes e estudos comprovados, os médicos encaminham seus pacientes para sessões de HIDROTERAPIA - Exercícios aquáticos realizados individualmente por fisioterapeutas que dominam as patologias que envolvem a articulação do joelho, assim como os exercícios benéficos para a evolução do paciente, os princípios físicos da água, os efeitos terapêuticos e fisiológicos do corpo humano dentro de uma piscina aquecida e os efeitos do organismo quando submetido a exercícios na água.
*
*
Objetivos
Os objetivos da hidroterapia são em curto prazo, dirigidos especificamente para as limitações de cada paciente. Isto faz da hidroterapia um tratamento individualizado. Porém, grande parte dos pacientes com acometimentos nos joelhos apresenta quadro clínico (características, limitações) semelhante:
− Dificuldade na marcha - Vários fatores podem influenciar: fraqueza da musculatura de membros inferiores, limitação na amplitude de movimento, falta de equilíbrio, edema articular, insegurança, dor. A marcha do paciente deve ser monitorada e corrigida, evitando compensações, transferindo gradualmente a profundidade da água de níveis maiores para menores e finalmente para sustentação completa de peso (fora da água).
*
*
A água aquecida auxilia no relaxamento muscular e na diminuição da dor, reduzindo espasmos e contraturas musculares, os indivíduos que apresentam dificuldade em realizar a flexão ou extensão da articulação do joelho, encontram no ambiente aquático uma evolução mais rápida quando comparados aos indivíduos que realizam o mesmo trabalho somente na fisioterapia terrestre, aumentando consideravelmente a amplitude de movimento articular.
− O fortalecimento muscular é conseguido de forma progressiva, através de ilimitados exercícios multidirecionais (cadeia aberta e fechada), alternando posição vertical e horizontal do corpo humano na piscina e utilizando diferentes tipos de resistências e velocidade do movimento (varia de acordo com os objetivos do tratamento).
*
*
Indicação para o tratamento no atleta
Pós-operatórios. Por exemplo: reconstrução do ligamento cruzado anterior e ligamento cruzado posterior, lesão meniscal (meniscectomia), suturas meniscais, realinhamento patelar total e parcial, lesão condral, artroplastia (prótese) total e unicompartimental, entre outras cirurgias; - Artrose (desgaste articular)
- Fraqueza muscular de membros inferiores
- Dificuldade na deambulação (andar)
- Pós – imobilização. Por exemplo: fratura de platô tibial, fratura de patela
- Limitação na amplitude de movimento (dificuldade em fazer a flexão e extensão do joelho)
- Manutenção do condicionamento cardio vascular (atletas lesionados que necessitam manter o condicionamento físico)
*
*
Efeitos terapêuticos da água
Em relação aos efeitos terapêuticos da hidroterapia, os mais importantes são: − Aumento do relaxamento muscular global.
− Redução de espasmos e contraturas musculares localizadas.
− Melhora a movimentação articular (Amplitude de Movimento)
*
*
Efeitos fisiológicos do corpo durante exercícios em água aquecida
Alguns fatores influenciam os efeitos fisiológicos, como por exemplo, a temperatura da água e a intensidade do exercício. A seguir os efeitos fisiológicos que menos sofrem influencias destes fatores acima citados:
Aumento da circulação periférica
Aumento do retorno venoso
− Aumento do metabolismo muscular
*
*
Observação
Para os atletas, o meio aquático oferece a oportunidade do trabalho imediato de manutenção do condicionamento cardio vascular de forma segura e funcional, além de proteger as articulações dos membros inferiores de esforços excessivos, compensações e lesões, evitando a perda de condicionamento físico, o que é comum na reabilitação de atletas que utilizam apenas a fisioterapia terrestre.
*
*
Técnicas terapêuticas aquáticas:
Método Halliwick
O método Halliwick foi desenvolvido, em 1949, na Halliwick School for Girls, em Southgate, Londres. MC Millian, que foi o criador da técnica, desenvolveu inicialmente uma atividade recreativa que visava dar independência individual na água, para pacientes com incapacidade e treiná-los a nadar. Com o passar dos anos, ele foi aperfeiçoando seu método original e adotou técnicas adicionais que foram estabelecidas a partir dos seguintes princípios:
Adaptação ambiental: envolve o reconhecimento de duas forças, gravidade e empuxo que, combinados, levam ao movimento rotacional;
*
*
Restauração do equilíbrio: enfatiza a utilização de grandes padrões de movimento, principalmente com os braços, para mover o corpo em diferentes posturas e ao mesmo tempo, manter o equilíbrio;
Inibição: é a capacidade de criar e manter uma posição ou postura desejada, através da inibição de padrões posturais
patológicos;
Facilitação: é a capacidade de criar um movimento que desejamos mentalmente e, controlá-lo fisicamente, por outros meios sem utilizar a flutuação. Tal aprendizado é graduado através de um “programa de dez pontos”, que utiliza a seqüência do desenvolvimento do movimento físico pelo córtex cerebral. 
Essas técnicas têm sido utilizadas para tratar terapeuticamente pacientes pediátricos ou adultos com diferentes alterações de desenvolvimento e disfunções neurológicas, na Europa e nos Estados Unidos da América do Norte.
*
*
Bad Ragaz
Bad Ragaz é uma cidade Suíça construída em torno de um spa de água morna natural, com três modernas piscinas cobertas. Em 1930 teve início a utilização deste spa para exercícios aquáticos. Tal técnica de exercícios se originou na Alemanha pelo dr. Knupfer Ipsen, cujo objetivo era promover a estabilização do tronco e das extremidades através de padrões de movimentos básicos e às vezes resistidos, realizados segundo os planos anatômicos.
O paciente é posicionado em decúbito dorsal, com auxílio de flutuadores ou “anéis” no pescoço, pelve e tornozelos, é por isso que a técnica também é designada de “método dos anéis”. Em 1967, Bridgt Davis incorporou o método de facilitação neuromuscular proprioceptiva ao “método dos anéis”. Beatice Egger desenvolveu ainda mais esta técnica, publicando-a em Alemão.
*
*
Atualmente, o método Bad Raggaz é constituído de técnicas de movimentos com padrões em planos anatômicos e diagonais, com resistência e estabilização fornecidos pelo terapeuta. 
O posicionamento do paciente em decúbito dorsal é mantido através de flutuadores nos seguimentos anatômicos já mencionados anteriormente.A técnica pode ser utilizada passiva ou ativamente em pacientes ortopédicos, reumáticos ou neurológicos. 
Os objetivos terapêuticos incluem redução de tônus muscular, pré-treinamento de marcha, estabilização de tronco, fortalecimento muscular e melhora da amplitude articular.
*
*
Método Watsu
Watsu é um terapia complementar, variante do shiatsu, praticada em água aquecida na temperatura do corpo humano.
Foi desenvolvida na década de 1980 pelo professor de literatura americano Harold.
O watsu é indicado para o alívio de tensões e dores, contra o estresse e a ansiedade, para relaxamento muscular e qualidade da gestação. Apresenta benefícios também no desenvolvimento físico e psicológico de crianças, idosos, além de ser um tratamento eficaz em diversas doenças neurológicas e musculares.
*
*
O Watsu foi criado como uma técnica de massagem ou bem estar que não era necessariamente destinada a pacientes tal como são classificadamente definidos. Entretanto terapeutas de reabilitação aquática aplicaram a abordagem a pacientes com uma variedade de distúrbios neuromusculares e musculoesqueléticos e relataram sucesso.
*
*
Reabilitação aquática em grupo e suas vantagens
Os exercícios de grupos encorajam pacientes e trazem apoio e motivação a todos os participantes do programa.
*
*
Obrigada!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais