Buscar

GENETICA - atv 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Uma característica genética recessiva presente no cromossomo Y é: (Ref.: 201307597148)
	 
	só poder ser herdada a partir do pai por seus descendentes do sexo masculino.
Os distúrbios de um único gene são considerados doenças denominadas: (Ref.: 201307696581)
	 
	monogênica
Em relação ao princípio de segregação é correto afirmar que: (Ref.: 201307696577)
	 
	se relaciona ao comportamento dos cromossomos que se segregam durante a meiose.
A herança que é caracterizada por transmissão vertical do fenótipo da doença, ausência de salto de gerações e números aproximadamente iguais de homens e mulheres afetados é conhecida como: (Ref.: 201307696589)
	 
	herança autossômica dominante
Em uma investigação de uma possível doença monogênica ou mendeliana, o heredograma revelou que embora os pais não fossem acometidos pela doença, um dos seus filhos era afetado pela doença. Esta observação permitiu postular que se trata de uma doença de padrão: (Ref.: 201307240587)
	 
	Autossômica recessiva
Com relação às heranças autossômicas dominantes, leia as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém apenas a(s) afirmação(ões) VERDADEIRA(S): I- Na herança autossômica dominante clássica, todo indivíduo afetado em um heredograma possui um genitor afetado, que por sua vez também tem um genitor afetado, e assim por diante até onde o distúrbio possa ser localizado. II- A herança autossômica dominante distingue-se facilmente da herança dominante ligada ao X quando se analisa o seu padrão de transmissão e expressão entre homens e mulheres. III - A maioria das mutações gênicas responsáveis por distúrbios dominantes são raras na população quando comparadas com os respectivos alelos recessivos que condicionam o fenótipo normal. Isso ocorre porque, dependendo do grau de acometimento do distúrbio, a própria seleção natural se encarrega de eliminar os portadores desses alelos da população. (Ref.: 201307652658)
	 
	I, II e III.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

23 pág.

Perguntas Recentes