Buscar

psicofisiologia av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Bruna está com muita sede e decidiu ir até a geladeira para pegar um copo de água para beber. O ato de Bruna é um comportamento: resp .motivado.
2- A hipófise anterior produz e secreta hormônios sob comando de hormônios liberadores hipotalâmicos. Qual dos hormônios citados abaixo estimula a síntese de proteínas e renovação celular? Resp. GH.
3- Pesquisando no dicionário Caldas Aulete encontrei a seguinte definição: equilíbrio ótimo do meio interno do organismo. Qual dos verbetes abaixo foi o consultado por mim? Resp. homeostase.
4- Ricardo está muito motivado para trabalhar, ele conseguiu um trabalho novo e está animado com as novas possibilidades. Ele tem se dedicado bastante nos treinamentos que a empresa oferece. O comportamento de Ricardo é um: resp. Comportamento Motivado Complexo.
5- A hipófise anterior produz e secreta hormônios sob comando de hormônios liberadores hipotalâmicos. Qual dos hormônios citados abaixo determina a oocitação (antigamente reportada por ovulação) e é responsável pela síntese de andrógenos? Resp. LH.
6- A regulação de nosso comportamento alimentar é bem complexa. Sofisticados mecanismos internos permitem o armazenamento de energia em nosso corpo. Analise as opções abaixo e indique aquela que apresenta claramente a nossa razão fisiológica primária para comer: resp. Manutenção das reservas energéticas em níveis adequados.
7- Quando consumimos uma refeição e imediatamente após este consumo, ocorre a reposição das reservas energéticas em nosso corpo, este processo é conhecido como..resp. estado prandial.
8-O período de jejum entre as refeições onde o glicogênio e os triglicerídeos que foram armazenados são fragmentados, fornecendo um suprimento contínuo das moléculas utilizadas como combustível para o funcionamento das células de nosso corpo é conhecido como,,resp. Estado pós-absortivo.
9-Pesquisando no dicionário digital Caldas Aulete encontrei a seguinte definição: Parte do metabolismo que compreende a decomposição de nutrientes complexos, permitindo a liberação de energia. Qual o verbete que consultei? Resp. Catabolismo.
10- Pesquisando no dicionário digital Caldas Aulete encontrei a seguinte definição: Processo pelo qual o organismo transforma o alimento em energia para o funcionamento e a regeneração das células. Qual o verbete que consultei? resp. Anabolismo.
11- A razão primária para a nossa motivação de comer é a manutenção das reservas de energia em um nível suficiente para que não ocorra falta de abastecimento energético e consequentemente prejuízo de nossas funções vitais. Isso significa que:resp. A falta de alimento por longos períodos pode prejudicar o organismo.
12-Conhecedora de seu ciclo menstrual uma jovem decide suspender o uso de pílulas contraceptivas orais e utilizar uma combinação de preservativos do tipo camisinha (masculina ou feminina) com restrição sexual em seu período fértil para evitar uma concepção, já que ela acredita que sua pílula contraceptiva está determinando ganho excessivo de peso. Assinale a alternativa abaixo que indica algo que, de fato, irá ocorrer com a jovem nos próximos meses, resp. Ela voltará a oocitar (ovular).
13- A escamação do endométrio determina o início de um novo ciclo mensal feminino e é reportada como menstruação. Esse período varia entre as mulheres, durando entre 3 e 7 dias. Durante esses dias de escamação, a hipófise inicia gradualmente a liberação de FSH, que progressivamente eleva suas taxas na corrente sanguínea e, ao encontrar receptores nos ovários dispara uma mensagem química fundamental: folículos ovarianos devem amadurecer. Isso significa que: 
resp. Caso não ocorra uma gestação, o corpo amarelo deixará de produzir os hormônios, o que determinará uma nova escamação uterina.
14- Em uma aula de psicofisiologia, Ana ficou interessada em saber se as mulheres também tinham testosterona no corpo. O professor respondeu que: resp. As mulheres possuem aproximadamente 10% da quantidade de testosterona encontrada nos homens.
15- Um gene chamado SRY está presente na região determinante do sexo no cromossomo Y, ele é responsável pela produção de uma proteína chamada fator de determinação testicular, participando, junto a outros genes, da formação de organismos: resp. Geneticamente masculinos.
16- Definido através das diversas características biológicas e atributos que distinguem um macho de uma fêmea, incluindo a natureza dos cromossomos sexuais, a anatomia das gônadas e os órgãos genitais. O texto refere-se à definição de: resp. gênero.
17- A maior parte dos contraceptivos orais atua inibindo a secreção de dois hormônios hipofisários, o que impede a oocitação (ovulação) e, desta forma, visa impedir o desenvolvimento de uma gravidez indesejada. Assinale a alternativa que cita corretamente esses dois hormônios: resp. FSH e LH.
18- Todos nós sabemos dançar, alguns com mais equilíbrio e leveza que outros, no entanto, não é uma tarefa fácil descrever verbalmente quais são exatamente os movimentos necessários para realizar tal tarefa. Qual o nome do tipo de memória que utilizamos para armazenar esse tipo de informação? Resp. Procedimentos.
19-Todos os portadores de habilitação para dirigir sabem exatamente o que devem fazer para conduzir em segurança um carro de passeio, no entanto, não é tarefa fácil descrever verbalmente quais são todos os movimentos necessários para realizar tal tarefa. Qual o nome do tipo de memória que utilizamos para armazenar esse tipo de informação? Resp . Procedimentos.
20- Toda vez que observa alguém patinado no gelo ela lembra-se do tombo que levou em sua primeira aventura sobre patins. Qual o tipo de memória que permite essas recordações? 
Resp. Estado dependente.
21-Considerando seus estudos sobre os tipos de aprendizagem não associativas podemos afirmar que a definição "neste tipo de aprendizagem uma experiência inócua passa a ser ignorada por nosso organismo, ou seja, nosso sistema perceptor passa a aceitar eventos que à primeira vista pudessem parecer ofensivos com as sucessivas exposições" reporta: resp. Habituação.
22- Ao escutar as histórias de seu bisavô sobre os tempos que ele passou servido ao Exército na Segunda Guerra Mundial, você percebe que ele só consegue lembrar apenas de algumas cenas quando reporta a um dado momento onde o combate se tornou violento. Considerando seus estudos sobre a amnésia dissociativa, podemos afirmar que ele apresenta um caso típico de amnésia: resp. Seletiva.
23-Paul Broca, na década de 1861, relatou que lesões localizadas na porção posterior do lobo frontal esquerdo, região hoje conhecida por área de Broca, levavam a uma disfunção motora da linguagem, que ficou conhecida como: resp. Afasia.
24-DE ACORDO COM SEUS ESTUDOS SOBRE OS MECANISMOS DA EMOÇÃO, VOCÊ VERIFICOU QUE EXISTEM DOIS PADRÕES PRINCIPAIS DE COMPORTAMENTO AGRESSIVO EM ANIMAIS: A AGRESSÃO PREDATÓRIA E A AGRESSÃO AFETIVA. CONSIDERANDO SEU APRENDIZADO SOBRE O TEMA, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA. Resp. A AGRESSÃO AFETIVA OCORRE, POR EXEMPLO, NA DEFESA DE TERRITÓRIO.
25- A vivência emocional é uma parte extremamente rica e complexa da vida do ser humano que envolve um substrato anatômico amplo abrangendo grandes áreas do encéfalo dentre as quais destacam-se: resp. hipotálamo, área pré-frontal e sistema límbico.
26- Avalie o seguinte exemplo: se entrar um urso em uma sala, primeiro você vai sentir seu coração acelerar, sua respiração vai ficar ofegante, sua musculatura vai contrair, somente depois seria possível sentir uma emoção ou nomear como medo. O exemplo citado diz respeito a Teoria das emoções de: resp. James e Lange.
27- A expressão emocional da raiva é comum em várias espécies. Lucas é um estudante de psicologia e está observando a expressão facial da raiva em crianças e animais e vendo as similaridades. O primeiro a estudar o assunto foi: resp. Charles Darwin.
28-Maria estava voltando do trabalho e indo para casa quando viu alguns elementos suspeitos na rua e se sentiu ameaçada. Seu desejo imediato era sair correndo, mas ficou paralisada. Maria sentiu: resp. Medo.
29-James(1842-1910) e Lange (1834-1900) propuseram que não existe emoção: Resp. sem expressão.
30- Leia com atenção a seguinte definição: está relacionada com a entrada de um evento qualquer nos sistemas neurais relacionados com a memória. Podemos afirmar que ela explica qual dos termos abaixo? Resp. Aquisição.
31- Leia com atenção a seguinte definição: lembrança (ou o acesso à informação) de um dado aspecto armazenado para ser utilizado mentalmente na cognição, na emoção ou mesmo para expressar um comportamento. Podemos afirmar que ela explica qual dos termos abaixo? Resp. Evocação.
32-Leia atentamente esta definição: considerada um processo de aquisição de informações, ou seja, a entrada de um evento de origem sonora, visual, emocional, etc. em nosso sistema neural. O evento pode ter origem externa ou interna ao nosso organismo. Ela define adequadamente, resp.Aprendizagem.
33- Ao cochilar no volante, um homem vitimiza sua mulher e filho em grave acidente. Já no hospital, após ser comunicado dos óbitos ele é abordado pelos parentes que acabam de chegar, desejosos de saber o que ocorreu. Ele simplesmente não consegue descrever os fatos nem as circunstâncias do ocorrido. Qual amnésia provavelmente ocorre neste homem? Resp. Localizada.
34- A maior parte dos contraceptivos orais atua inibindo a secreção de FSH e LH, o que impede a oocitação (ovulação) e, desta forma, evita a gravidez indesejada. Isso significa que: Resp. Ao parar de tomar anticoncepcional, uma mulher terá aumentada a secreção de FSH e LH.
35- A hipófise anterior produz e secreta hormônios sob comando de hormônios liberadores hipotalâmicos. Qual dos hormônios citados abaixo determina a secreção de tiroxina (elevação do metabolismo)?resp. TSH.
36- ANALISE AS OPÇÕES ABAIXO E ASSINALE AQUELA QUE INDICA QUAL É O HORMÔNIO PRODUZIDO PELAS CÉLULAS BETA DO PÂNCREAS E QUE TEM COMO FUNÇÃO AUXILIAR NO TRANSPORTE DE GLICOSE PARA A MAIOR PARTE DAS CÉLULAS DE NOSSO ORGANISMO? Resp. INSULINA.
37- Nosso DNA é formado por 46 pares de cromossomos, dos quais um par representa os cromossomos sexuais. A representação gráfica deste par de cromossomos determina a configuração XX para mulheres e XY para os homens. Qual deve ser configuração cromossômica dos homossexuais femininos? Resp. XX, apesar de alguns comportamentos por vezes compatíveis ao dos homens a maior parte delas possuem configuração cromossomial feminina.
38- A frase de autoria desconhecida: Motivação vem dos outros, inspiração vem de dentro de nós, de acordo com a definição psicofisiológica de motivação está: resp. Invertida, onde se lê motivação deveria estar inspiração e viceversa.
39- Para Darwin (18091882),as expressões emocionais permitem: resp. sobrevivência dos indivíduos, das espécies e a comunicação social. 
40- Alguns neurotransmissores possuem papel importante para nosso comportamento alimentar. A dopamina, por exemplo, está relacionada com a estimulação do sistema dopaminérgico mesolímbico. Desta forma, quando ingerimos um determinado alimento que consideramos muito saboroso, isto promove a liberação de dopamina no encéfalo, o que causa a sensação de prazer. Isso significa que:
Resp. Essa experiência nos levará a buscar novamente este alimento de modo a repetir aquela mesma sensação prazerosa.
41- Cannon (1925) observou que gatos descorticados exibiam grande irritabilidade, caracterizada por arqueamento do dorso, protrusão das garras, ranger dos dentes, chicotear da cauda e algumas respostas autonômicas. Esta reação foi denominada: resp. Raiva Simulada.
42- No ano de 1861 um cientista relatou que lesões localizadas na porção posterior do lobo frontal esquerdo levavam a uma disfunção motora da linguagem: disfasia ou afasia. Essas proposições abriram questionamentos sobre uma hipótese de localização específica para cada função da memória. Quem foi esse pesquisador? Resp. Paul Broca.
43- Considerando seus estudos sobre as noções de biologia molecular e memória, a definição: uma estimulação repetida leva a uma habituação da resposta. Fisiologicamente ocorre declínio progressivo no potencial de ação registrado nos neurônios resultante de uma redução na quantidade de neurotransmissores liberada nos terminais dos neurônios sensoriais, expressa claramente: 
Resp. Depressão homossináptica.
44-- A hipófise anterior produz e secreta hormônios sob comando de hormônios liberadores hipotalâmicos. Qual dos hormônios citados abaixo determina a secreção de cortisol (disponibiliza as reservas de energia, inibe o sistema imune)? Resp. ACTH.
45- A Homeostase é definida como a permanente tendência dos organismos de manter a constância do meio interno por Walter Canon (1871-1945), é atualmente reportada como a manutenção do ambiente interno do organismo dentro de estreitos limites fisiológicos (Bear, 2008). Isso significa que: resp. A manutenção do organismo em homeostase assegura as condições necessárias para uma vida livre e independente.
46- O hipotálamo recebe, pela nossa circulação sanguínea, informações sobre as condições de funcionamento de nosso corpo e sempre que necessário determina ajustes ao estimular ou inibir a liberação dos hormônios, como resultado, verificamos o estimulo ou bloqueio dos nossos comportamentos apetitivos. Além disso, estabelece conexões com nosso córtex cerebral que irão regular nossos comportamentos consumatórios. Isso significa que:
Resp. O hipotálamo influencia nossos comportamentos apetitivos, como buscar alimentos na geladeira, e também os comportamentos consumatórios, como comer.
47- As características sexuais de um ser humano são transmitidas geneticamente pelo resultado da combinação do par de cromossomos que determina o sexo. As mulheres possuem um par de cromossomos sexuais X e os homens possuem um cromossomo sexual X e um Y. Isso significa que: resp. As combinações de cromossomos possíveis poderá formar indivíduos XX ou XY.
48- Analise as afirmativas abaixo e assinale aquela que contém apenas informações verídicas a luz do comportamento reprodutivo humano: resp. A elevação dos níveis de testosterona em fetos viabiliza a sua masculinização e, na adolescência, picos deste hormônio determinam o amadurecimento das características sexuais secundárias.
49- O caso H.M.: Aos nove anos de idade H.M. foi atropelado por uma bicicleta. Ele sofreu um ferimento na cabeça que, por fim, levou à epilepsia. Com o passar dos anos, suas crises pioraram. Aos 27 anos ele foi submetido a uma remoção cirúrgica da face interna do lobo temporal medial em ambos os lados do cérebro (isso inclui o hipocampo). As crises melhoraram, no entanto, H.M. sofreu perda da habilidade de memorizar novas informações. Responda: Qual dos tipos de amnésia abaixo define a perda de memória sofrida por H.M.
Resp. Anterógrada.
50- Na década de 1920 o termo engrama foi apresentado por um pesquisador para referir-se a uma suposta base neural para os traços de memória, através estudos que pretendiam verificar uma visão localizacionista da memória. Quem foi o pesquisador que introduziu este termo na ciência da memória? Resp. Karl Lashley.
51- Para Darwin (1809-1882), as expressões emocionais permitem: resp. sobrevivência dos indivíduos, das espécies e a comunicação social.
52- Charles Darwin (1809-1882) observou as semelhanças entre indivíduos de diversas espécies (cães, gatos, homens,...) na expressão emocional da raiva e caracterizou que as expressões faciais e corporais mostravam uma determinação inata que persiste com a evolução das espécies, revelando deste modo: resp. grande importância para a manutenção/sobrevivência das espécies.
53- Qual o peptídeo da saciedade que é liberado em resposta a estimulação do intestino, principalmente por alimentos gordurosos? Resp. CCK.
54- Considerando seus estudos sobre os neurormônios e hormônios, hipotalâmicos e hipofisários, analise as opções abaixo e assinale aquela em que só encontramos neurormônios hipotalâmicos listados: 
resp. Ocitocina e ADH.
55- Os atos promovidos pelas nossas motivações sãodefinidos por Lent, 2004 como comportamentos motivados, exemplificando: fome e sede são motivações, comer e beber são comportamentos motivados. Regulação da temperatura, sede e fome são exemplos de comportamentos:resp. elementares.

Outros materiais