Buscar

Direito Indígena no período pré

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Indígena no período pré-colonial 
Princípios básicos: 
a) prioridade dos interesses coletivos sobre os interesses individuais; (e, 1º lugar)
b)  responsabilidade coletiva ; 
c)  solidariedade
d) reciprocidade . (Positiva ou negativa)
Principio da prioridade ou prevalência dos interesses coletivos sobre os individuais: ele se revela na autoridade do chefe que tem como base os interesses da coletividade. O líder somente permanece no poder enquanto os seus subordinados se sentem beneficiados. 
Os interesses da comunidade são mais importantes e se sobrepõem aos interesses ou direitos individuais. Por isso, os delitos considerados mais graves eram aqueles que ameaçavam ou atingiam aos sentimentos e aos interesses gerais merecendo, portanto, esse tipo de infração, maior atenção por parte dos lideres na forma da punição, caracterizando o direito penal público , enquanto os demais crimes que envolviam pessoas individualmente consideradas, sem causar transtornos aos interesses gerais eram solucionados no âmbito interpessoal ou interfamiliar caracterizando o direito penal privado . 
Dois tipos de direito penal:
 a) o direito penal público: ligado à violação dos interesses ou direitos da coletividade.
 b) o direito penal privado: que dizia respeito ao interesse ou direito individual.
O principio da responsabilidade coletiva: Em razão desse principio, na guerra o prisioneiro representava a sua tribo e não apenas a sua pessoa, ou seja, a ofensa a um individuo da tribo contrária tem o significado de uma agressão a todos os elementos ou componentes da tribo representando motivo suficiente para a declaração da guerra na qual o conceito de responsabilidade coletiva é coligado ao de reciprocidade negativa ou agressiva, demonstrando a responsabilidade criminal coletiva, ou seja, a ofensa atinge a todos os indivíduos do grupo agressor, e cada membro se confunde com o grupo ao qual pertence, interna ou externamente, se estendendo a responsabilidade dos atos praticados por qualquer de seus componentes. 
Princípio da solidariedade: se entende que para a manutenção da harmonia entre os integrantes da grande família, é necessário que haja solidariedade entre os seus membros e com isso se evita a desagregação social. A propriedade coletiva e as relações de trabalho estão fundamentadas no princípio da solidariedade. Para que o poder do chefe possa ser mantido ele deve ser solidário aos interesses e as necessidades de todos aqueles que integram a tribo
Principio da reciprocidade: aparece especialmente no fato de que a liderança política se encontra fundamentada no prestigio do chefe e pela sua capacidade de ser generoso, necessitando para tanto, da retribuição da comunidade através do casamento com várias mulheres e na prestação de serviços. Também a guerra e a paz se encontravam relacionadas com reciprocidade, na medida em que os tempos de paz têm o significado de equilíbrio na troca de favores e gentilezas entre as tribos, ao passo que nos tempos de guerra a ideia de reciprocidade era representada pelo aspecto negativo, ou seja, apenas uma tribo usurpa os benefícios de outra, sem nenhuma espécie de retribuição. 
A agressão ao direito de estranho ou inimigo não pode ser considerada crime, ao contrário, caracteriza reciprocidade negativa. 
DIREITO CONSUETUDINÁRIO: não era ligado a existência do Estado nem da escrita.
Natureza do direito nas sociedades sem escrita:
Direito:
Religião
Moral
Costumes
Os índios não possuíam:
Fé: catequização
Rei: não tinham autoridade central
Lei: não se baseavam em normas escritas
ASPECTO CIVIL DO DIREITO INDIGENA:
Residência matrilocal: os homens iam morar na casa de suas mulheres.
Família patrilinear: prevalecia a figura masculina.
Casamento:
- Homens: casavam - se aos 30 anos.
- Mulheres: casavam – se entre os 10 a 12 anos. Quando existiam poucas mulheres em suas tribos raptavam as mulheres de outras.
Divorcio:
Esterilidade
Incapacidade de sustento
Adultério
Incompatibilidade
Não adaptação 
Obs.: a liberdade sexual era ampla até mesmo para as mulheres, entretanto, quando casavam-se a liberdade era perdida. Os chefes possuíam uma grande liberdade.

Outros materiais