Buscar

GESTÃO DA QUALIDAD1 3

Prévia do material em texto

GESTÃO DA QUALIDADE
	
	
	 Fechar
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201503829653)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Gestão é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. Henry Fayol, foi o primeiro a criar e definir as funções básicas do administrador, em sua teoria a elas foi dado o nome de POCCC (POC3). Podemos então, dizer que a sigla POC3 significa:
		
	
	Planejar, organizar, cultuar, concentrar e centralizar
	 
	Planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar
	
	Planejar, organizar, colonizar, concentrar e colaborar
	
	Planejar, organizar, comandar, coordenar e colaborar
	
	Planejar, organizar, comandar, concentrar e controlar
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503879558)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Carlos é supervisor de produção em uma Companhia de Seguros Industrial. Todos os meses procura investir em sua carreira profissional, fazendo cursos na área de gestão. No último fim de semana - estava estudando o termo "SILOS FUNCIONAIS" e sua aplicação na estrutura organizacional. Vamos assim, ajudar o Carlos em seu estudo em relação ao conceito - gerando a seguinte pergunta: - para qual a ESTRUTURA organizacional o termo "SILOS FUNCIONAIS" está sendo empregado como um sinônimo?
		
	
	regional
	
	matricial
	
	rede
	 
	funcional
	
	projeto
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503939075)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os modelos de produção fordista e o toyotismo tiveram influência preponderante nas suas respectivas épocas, o fordismo desde a 1913, quando implantou a produção em linha de automóveis e o toyotismo a partir da década de 50 do século passado. Quanto ao controle de qualidade, pode-se afirmar que:
		
	
	O controle de qualidade integrado ao processos são típicos de ambos os modelos de produção.
	
	O controle de qualidade a posteriori são típicos de ambos os modelos de produção.
	
	O controle de qualidade integrado ao processo é típico do fordismo.
	
	O controle de qualidade a posteriori é típico do toyotismo.
	 
	O controle de qualidade integrado ao processos é típico do toyotismo.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503882902)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Metalúrgica Belmonte Ltda., fabricante de moto-bombas elétricas, utiliza sinais coloridos para indicar a normalidade ou a anormalidades constatadas na linha de produção, com seguintes códigos: Cor verde = normal, sem problema. Cor amarela = alerta, atenção, sinal de possível problema. Cor vermelha = problema detectado, paralização da linha de produção. O uso desses sinais corresponde:
		
	
	A inspeção.
	
	A gestão da qualidade total.
	
	Ao controle estatístico de processos.
	
	A Inspeção por amostragem.
	 
	Ao método kanban.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503834737)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A gestão da qualidade tornou-se estratégica para manter a competitividade da empresa e passou a enfatizar os aspectos de inspeção, processos, pessoas, sistema e gestão. A ênfase em pessoas significa:
		
	
	percepção e busca de melhores resultados
	
	monitoramento feito nas ações de forma isolada
	
	inclusão da visão integrada entre as ações e percepção da cadeia de causas e efeitos
	 
	percepção da importância da especialização das pessoas envolvidas nos processos
	
	integração de processos e pessoas visando um objetivo maior
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201503833009)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A história da Black & Decker começou em 1910, na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, quando Samuel Duncam Black e Alonzo G. Decker fundaram uma empresa de máquinas. Com um traje de inovação e sempre marcada pelo pioneirismo, a Black & Decker desenvolveu e lançou produtos que revolucionaram hábitos e comportamentos dos americanos e, alguns anos depois, a vida dos brasileiros também.
Ao longo de mais de 100 anos de história, a Black & Decker tem levado para a vida dos consumidores, soluções inovadoras e diferenciadas em ferramentas que possuem alta qualidade. Seus produtos mantém suas características e perfeito funcionamento, em condições normais de uso, por um longo período de tempo.
Neste contexto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que apresenta a dimensão da qualidade utilizada pela Black & Decker em seus produtos.
		
	
	Estética
	
	Confiabilidade
	
	Conformidade
	 
	Durabilidade
	
	Desempenho
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201503962775)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma empresa de auditoria iniciou um trabalho interno de levantamento de todos os processos que são realizados na organização. Esse procedimento tem como objetivos melhorar a eficiência da empresa e reduzir os custos operacionais. Nesse levantamento, é necessário considerar-se que:
		
	 
	um processo ora é cliente do processo anterior, ora é fornecedor do posterior, estabelecendo-se, assim, a cadeia cliente ¿ fornecedor.
	
	a gestão por processos avalia de maneira pontual as atividades direcionadas aos clientes internos.
	
	a gestão por processos define as fronteiras relacionadas ao fluxo de informações existente na organização.
	
	o histograma é uma ferramenta útil no mapeamento de processos porque possibilita visualizar o fluxo das atividades e o relacionamento entre os processos.
	
	os processos críticos estão relacionados aos processos administrativos que dão apoio à área meio da organização.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201503889126)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Geralmente as organizações são estruturadas dentro de uma hierarquia de unidades funcionais. As organizações normalmente são gerenciadas verticalmente, sendo a responsabilidade pelas saídas desejadas dividida entre as unidades funcionais. O cliente final ou outra parte interessada nem sempre é visível a todos os envolvidos. Consequentemente dá-se menor prioridade aos problemas que ocorrem nas fronteiras das interfaces do que aos objetivos de curto prazo das unidades. Isso leva a pouca ou nenhuma melhoria para a parte interessada, uma vez que as ações são em geral focadas nas funções, e não no benefício global para a organização. A postura e objetivos gerais da organização se fundamentam em:
		
	
	Pessoas.
	
	Serviços.
	
	Funcional.
	
	Burocracia.
	 
	Processos.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201503308599)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ISO 9000 representa um conjunto de normas técnicas que definem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. A família de normas ISO 9000 estabelece requisitos que:
		
	 
	Auxiliam os processos internos; A maior capacitação dos colaboradores; O monitoramento do ambiente de trabalho.
	
	Auxiliam os processos externos; A maior capacitação dos gerentes; O monitoramento da infraestrutura tecnológica.
	
	Auxiliam os processos externos; A qualificação técnica dos gerentes; O monitoramento dos operários para o controle da produção.
	
	Auxiliam os processos internos; A qualificação profissional dos profissionais técnicos; O monitoramento do mercado.
	
	Auxiliam os processos externos; A maior capacitação da hierarquia; O monitoramento das técnicas operacionais desenvolvidas pelos operários.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201503495461)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em 1946, na cidade de Londres, Inglaterra, vinte e cinco países se reuniram para decidir sobre como as indústrias dessa época poderiam agir para facilitar o entendimento das normas industriais. Em 1947, essa organização começou a funcionar na cidade de Genebra, Suíça, e foi denominada de InternationalOrganization for Standardization (ISO) ou Organização Internacional de Normalização.
Com relação à ISO, podemos afirmar que:
I. A ISO é conhecida por conciliar interesses de produtores, usuários, governos e da comunidade científica na preparação de normas internacionais.
II. A missão da ISO é proporcionar às organizações condições de competirem no mercado através de permanente transferência de tecnologia, melhoria na qualidade de vida, na saúde, na segurança e na preservação do meio ambiente. 
III. A ISO é uma organização não governamental internacional, que reúne uma quantidade muito grande de organizações nacionais de normalização.
Está(ão) CORRETO(S):
		
	
	apenas os itens II e III
	
	apenas o item I
	
	apenas o item II
	
	apenas os itens I e II
	 
	os itens I, II e III

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes