Buscar

ATPS- literatura infantil...

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTRODUÇÃO
		
1
Este trabalho é resultado de estudos, discussões e pesquisas e tem por objetivo refletir a respeito da importância da literatura infantil .
Nele procuraremos demonstrar o quanto é importante desde cedo, para a criança, o contato com os livros, pois o livro é uma fonte valiosa que propiciará ao universo infantil, através da fantasia e da imaginação, uma compreensão maior de si e do mundo a sua volta. 
Vemos também nas analises dos textos sugeridos, nos filmes assistidos e nas discussões complementares nas etapas a seguir que a importância não só da escrita, onde atualmente somos bombardeados por uma evolução visual rápida dentro das mídias de entretenimento refletida hoje na literatura moderna. O cinema, a nova televisão, seriados e a expansão do universo literário infantil para uma interligação criativa, transforma hoje o visual do livro em inúmeras ideias no qual a criança se sente mais confortável ao ver e assim poder imaginar ainda melhor o significado desses novos símbolos.
Com certeza o resultado é satisfatório em relação a maior facilidade para que a criança consiga expressar sua imaginação.
1
A literatura infantil traz a criança o conhecimento da leitura e da escrita, relacionando o real e a fantasia no processo de aprendizagem. 
Demonstram o certo e o errado através da reflexão das ações que os personagens e a trama das estórias fazem e acontecem. 
Essa reflexão pode ser entrada em pauta como atividade em aula, fazendo o aluno refletir e entender o conhecimento no qual o professor enfatiza e mostra a seus alunos. Alem disso essas obras são de um grande incentivo para que a aula seja agradável e os alunos consigam aprender de uma forma mais moderna e eficaz, estabelecendo contato com o imaginário da criança. Revelando novas culturas, conhecimentos de novos lugares, ampliando seus horizontes contando estórias. 
Na criança os contos e estórias infantis podem, quando bem trabalhadas, aprimorar a capacidade critica da criança, o conceito geográfico de tempo, espaço, entendimento de regras e hierarquias, conceito moral e ético, comportamento social, respeito ao próximo. 
O professor também pode trabalhar diversos conteúdos junto com as estórias, como português, matemática, geografia, ciências e historia, através da ação de pensar, questionar, raciocinar e querer a busca de suas curiosidades. 
			Chegamos ao ponto em que temos de educar as pessoa naquilo que ninguém sabia ontem, e 			prepara-las para aquilo que ninguém sabe ainda, mas que alguns terão que saber amanha. 
													Margaret Mead,1968
A literatura infantil e seus caminhos
Atualmente a criança é bastante incentivada com o raciocínio visual e é fato que uma imagem vale mais do que mil palavras. 
Dessa forma apesar de que a leitura já mexe de forma excepcional com o imaginário da criança os livros ilustrados e as imagens facilitam o desenvolvimento da imaginação infantil aumentando ilimitadamente a capacidade criativa das crianças, prendendo ainda mais sua atenção, fascinando seus pensamentos e encantando suas curiosidades. 
Com a imagem é possível concluir ainda mais as estórias e mexer poderosamente com as ideias de uma criança, fazendo um trabalho ainda mais enriquecedor de conhecimento e reflexão de aprendizado. A leitura, frequente, na infância, também, contribui de forma direta para o sucesso no processo de aquisição da escrita. (FARIA, 2004)
Hoje em dia com a evolução cinematográfica, da literatura moderna que traz um conceito visual mais adaptado e presente em livros, faz com que a criança sinta mais próxima a fantasia trazida pelo conto. Isso facilitada o despertar do conhecimento e ajuda o professor a trazer em sala de aula um contexto mais dinâmico e agradável na hora do aprendizado.. Como afirma Martins (2005, p. 07), “sem dúvida, o ato de ler é usualmente relacionado com a escrita, e o leitor visto como decodificador da letra” e também da imagem.
 A importância da ilustração de livros literários infantis
Assistindo e lendo sobre as obras, foi analisado que o contexto da historia sempre segue a mesma linha, sobre o personagem, sobre o mal e o bem, duplos sentidos sobre a relação e a comunicação entre os personagens e que são realizadas de acordo com o publico de cada filme, influenciada também pela época que se é produzido a obra. 
Nas versões originais a inocência infantil e o conceito do amor sempre tem uma conotação inocente, mas que é quebrada por duplos sentidos nas conversações mais novas.
 Os lados negativos dos personagens são sarcásticos e mostrados de forma planejada e inteligente. As versões mais atuais, e cinematográficas trazem uma atenção maior a parte visual e contextual da apresentação da obra, querendo diferenciar contos já ultrapassados para uma nova forma de apresentação relacionadas a sucessos de bilheteria, transformando a estória em um romance juvenil de seres sobrenaturais.
 Os contos infantis não representam apenas um passatempo,é possível que a criança se identifique com seus sentimentos como:medo,raiva,perda,morte,fracasso entre outros.
Por meio da leitura dos contos a criança se familiariza com dilemas do “bem e do mal,alegria e tristeza”,os contos retratam conflitos humanos e sociais.
 Os contos têm uma estrutura fixa,ao mesmo tempo que aproximam a história mantém distância do mundo real da criança,permitindo que ela se entregue ao “mundo do faz de conta”.
 É necessário que a criança escute várias vezes a mesma história para desenvolver sua criatividade.
Diferenças apresentadas entre as versões das histórias infantis apreciadas
 
Os contos de fadas são uma variação de contos populares e fábulas que são escritos para desenvolver a capacidade de imaginação infantil que envolvem sempre algum tipo de magia e muita fantasia encantando as crianças e os adultos também.
Por meio dos contos,a criança começa a buscar significados para a sua existência desenvolvendo as emoções,a imaginação e o seu intelecto de maneira simultânea. 
Diferenças apresentadas entre as versões das histórias infantis apreciadas
Com base reflexiva do texto de Nelly Coelho percebemos que o trabalho a nas leituras sugeridas para discussão do grupo demonstra que é fato que a literatura infantil tem grande importância na etapa do aprendizado de uma criança e pode ser usada de forma eficaz na construção psicológica e ética da criança em sala de aula como fora dela. A influencia atual de filmes e livros com grande potencia visual engrandece essa relação, pois a criança com curiosidade, trás essa fantasia a sua realidade e a desperta para entender o que é certo e errado e a conhecer mais os lugares, os estilos, a arte, a musica, o figurino, os animais, etc, desses contos. A criança é levada também a se entreter em diversos tipos de estórias interligadas, pois cada vez mais esses universos criados nos contos crescem e transformam em diversos outras estórias no mercado literário infantil, elevando assim o potencial que o professor possa trabalhar na sala de aula. Com certeza é um grande apoio ao educador utilizar essas ferramentas para aprimorar o aprendizado do aluno. Temos que deixar claro também que todo cuidado é pouco e que deve ser lembrado que o educador também deve possuir o bom senso de trabalhar com contos positivos e ideias positivas, pois sabemos que quase todos os contos também possuem conotações negativas e relações a contextos que possam trazer mensagens mal interpretadas às crianças em relação a comportamento e a ética na interpretação do aluno. Cabe aos professores dar o primeiro passo e criam estratégias para que esse processo aconteça de forma simples e natural. Formando crianças cultas e interessadas na leitura e escrita, de um bom livro , seja ele virtual ou tradicional, fazem da literatura infantil e o habito da leitura, o marco da educação e formação do individuo.
 Reflexões do texto 
O Reconto
 "Era uma vez um casal, de patos. Eles eram os pais de uma família muito grande, que viviam em uma fazendinha perto da floresta. Eles tinham oito filhos, todos
muito bonitos e espertos . 
Um dia, o casal levou seus filhinhos ao lago que ficava bem perto da fazendinha .
Eles queriam ensiná-los a nadar, Tica, que era toda pequenininha, foi logo pulando na água e assim outro seis patinhos fizeram igual. Preocupado, o pai percebeu que um de seu filhos com medo do tamanho do lago ficou e se escondeu entre as árvores com um olhar assustado . 
 O Sr. pato com muita paciência tentou encorajar o filho lhe mostrando o quanto era bom nadar mas de nada adiantou; pois seu filho não queria lhe escutar tremia só de pensar.
Pato Alfeu
 Pensou o pai... Como pode um pato não gostar de nadar.
 Com o passar do tempo Sr. Pato percebia que seu filho era diferente dos demais pois sempre que caia uma gota logo corria a se esconder.
				
								baudaweb.blogspot.comShare
 Quem já viu um pato de guarda-chuva, pois é assim que Alfreu andava diferente de seus irmãos,
 que só viviam a nadar.
baudaweb.blogspot.comShare
O Reconto
 Alfeu não se importava pois seu dia iria chegar! E de nada a nadar pensava, queria outra coisa;
 Queria casar, que havia de encontrar uma linda patinha .
 Sua mãe então dizia... como um patinho que não sabe nadar encontrará uma patinha 
para casar?
E o patinho sempre a dizer, um dia irei encontrar... 
Alfeu escondido entre as arvores, avisto uma linda pata a brincar e logo se apaixonou.
O Reconto
 Era a patinha mais bela que já avistou em sua vida.
 Seu coração começou a palpitar.				 Font:genuardis.netShare
 E a sua amada resolveu conquistar.
 E pra sua surpresa não é que a patinha também não sabia nadar!
 Alfeu ficou contente pois não era somente ele um pato diferente.
 Alfeu e sua patinha foram felizes para sempre.
FIM...
Fonte:ricosdepinturaemtecido.blogspot
O Reconto
Considerações finais 
Através deste trabalho podemos perceber a importância da leitura desde muito cedo na vida de uma criança, pois é através da leitura que as crianças desenvolvem sua oralidade e escrita, imaginação, criatividade, ela também estimula o senso crítico, amplia o vocabulário e ortografia, conceitua valores e reflete no adulto que essa criança se tornará.
A literatura infantil prescinde do imaginário das crianças, sua importância se dá a partir do momento em que elas tomam contato oralmente com as histórias, e não somente quando se tornam leitores.
Desenvolver o interesse e o hábito da leitura é um processo constante, que começa muito cedo, em casa, aperfeiçoa- se na escola e continua pela vida inteira. 
					Não basta saber ler que 'Eva viu a uva'. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.(Paulo freire)
Referências Bibliográficas 
	 
.
12
 
 
 A garota da capa vermelha. Direção de Catherine Hardwike. EUA, 2011. Sinopse disponível em:http://www.adorocinema.com/filmes/filme-170918/ Acesso em: 26/042015
A Cigarra e a formiga. Walt Disney Studios, 1960. Disponível em: < https://docs.google.com/file/d/0B8qKHuHMENvNzZHLS1YNVJUd28/edit?usp=sharing >. Acesso em:26/04/2015 
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: Teoria, Análise e Didática. São Paulo: Ed. Moderna,
Acesso em:09/05/2015
Deu a Louca na Chapeuzinho. Direção de Cory Edwards. EUA, 2005. Sinopse disponível em:http://www.adorocinema.com/filmes/filme-58225/ . Acesso em: 26/04/2015
FREIRE, Paulo` A Educação 11a Cidade, São Paulo: Cortez Editora, 1991, 144 p 
Acesso em:09/05/2015
 
12
Referências Bibliográficas 
	 
.
13
 
 
 
GRIMM, Irmãos. Chapeuzinho Vermelho e outros contos. Trad. Ana Maria Machado. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009 Acesso em:09/052015
PERRAULT, Charles. Chapeuzinho Vermelho. Trad. Rosa Freira D’Aguiar. São Paulo: Cia das Letrinhas, 2010. 
Acesso em:09/05/2015
 
13

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais