Buscar

A Depressão e o Cristão

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FATECH – FACULDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA
	A Depressão e o Cristão
Ivanir Quevedo Gerard da Luz
Macapá
2013
Ivanir Quevedo Gerard da Luz
	A Depressão e o Cristão
	Artigo apresentado à Coordenação do Curso de Graduação da FATECH – Faculdade de Teologia e Ciências Humanas como requisito para a obtenção do título de Bacharel em Teologia.
	Orientador: Marcos Baptita de Mattos
Macapá
2013
Ivanir Quevedo Gerard da Luz
	A Depressão e o Cristão
	Artigo apresentado à Coordenação do Curso de Graduação da FATECH – Faculdade de Teologia e Ciências Humanas como requisito para a obtenção do título de Bacharel em Teologia.
	
Área de concentração: Educação
Aprovada em ____/____/2012			CONCEITO FINAL: __________
Professor Orientador: __________________
“Dedico este artigo ao meu sobrinho Jonathas, essa criança abençoada que surgiu em nossas vidas fazendo com que todos os nossos valores fossem revistos, fazendo com que tudo que a gente pensava sobre amor fosse reformulado e nos ensinou a amar de verdade, sem restrições. Que tem todos os motivos do mundo pra ser uma criança triste e deprimida, mas que, ao contrário das expectativas, é uma criança feliz, amorosa, carinhosa e que faz com que a gente, todos os dias, tenha forças pra continuar, tenha ânimo pra não desistir, tenha fé para agradecer. Jojô, Deus te ama muito e eu também”. 
AGRADECIMENTOS
	A Deus que tem me sustentado e tornado meus sonhos em realidade.
	Ao meu pai, que me deu a vida, mas teve a sua encurtada pela doença, sem poder ver aonde seus filhos chegaram.
	A minha mãe, que mesmo analfabeta não desistiu da educação dos filhos.
	Aos meus irmãos Valdecir (de quem herdei a vontade de escrever sobre esse assunto), ao Mausir (que mesmo distante me liga todos os dias), ao Moacir (que tinha todos os motivos do mundo para ser deprimido, mas é um exemplo de força e determinação) e às suas famílias pelo amor que me dedicam.
	Ao meu esposo, pela paciência, pela determinação, pela amizade, pelo companheirismo e, principalmente, pelo amor que me dedica.
	Aos meus filhos, que eles saibam compreender o enorme esforço que foi para mim, ter abdicado de muitas coisas em favor deles, mas que vai valer a pena se eles seguirem o exemplo do amor a Deus, da persistência, do conhecimento e nunca abandonarem os estudos.
“Quem luta com monstros deve velar por que, ao fazê-lo, não se transforme também em monstro. E se tu olhares, durante muito tempo, para um abismo, o abismo também olha para dentro de ti”. (Friedrich Nietzsche)
RESUMO
	Este artigo é uma reflexão sobre a possibilidade do cristão sofrer de depressão, como ele deve se comportar quando afetado por este mal, mencionando alguns exemplos de personagens bíblicos que revelaram sintomas desta doença.
Palavras-chave: doença, depressão, homem, Bíblia
ABSTRACT
	This article is a reflection on the possibility of the Christian suffer depression, how he should behave when affected by this evil, mentioning some examples of biblical characters who revealed symptoms of the disease.
Keywords: disease , depression, man, Bible
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	8
2 SINTOMAS DA EVOLUÇÃO DA DOENÇA	9
3 OS NÚMEROS DA DOENÇA	10
4 A DEPRESSÃO NOS TEMPOS DA BÍBLIA	11
5 TRATAMENTO E PREVENÇÃO	14
6 A DOENÇA NA MODERNIDADE	15
7 CUIDANDO DO CORPO	17
8 CONCLUSÃO	19
REFERÊNCIAS	21
1 INTRODUÇÃO
A depressão, sua existência, a sua incidência nas diversas faixas etárias, classes sociais e religiões, o que a causa e o que ela pode gerar serão os fatos impulsionadores desse trabalho. 
Já foram testados vários estímulos, tratamentos, medicamentos, mas em quase todos os casos verificou-se a necessidade de acompanhamento psicológico e/ou espiritual.
As causas desse mal também são as mais variadas possíveis (Biológicas, vida urbana, desemprego, doença física, alteração afetiva, histórico familiar da doença, adolescência, eventos estressantes ou perdas, transtornos de personalidade, medicamentos, drogas, álcool, entre outros) e tanto pode ser desencadeada por uma tragédia como por pequenos problemas do dia-a-dia. Outra causa seria o resultado de um desequilíbrio de substâncias químicas específicas no encéfalo denominadas neurotransmissores.
2 SINTOMAS DA EVOLUÇÃO DA DOENÇA
Antes da depressão geralmente vem o estresse. O que é estresse? Para Alexis em seu livro “Enfrentando o estresse” (Wappelhorst, 2001, p.8-9) encontramos a seguinte definição: “estresse é uma reação a tudo que nos causa uma mudança em nossas vidas ou que nos faz considerar mudança. O estresse pode ser o resultado, não de um evento real, mas de nossa antecipação de uma situação ou decisão iminente”.
Sem controle ou tratamento o estresse evolui e passa a ser uma depressão. E o que é depressão? Na definição do Dr. Dráuzio Varela, “é a tristeza quando não acaba mais. É uma doença que varia de intensidade e duração. Nos casos mais simples pode durar de duas a quatro semanas, passado esse período, sem haver melhora, os especialistas recomendam atenção e tratamento, porque depressão prolongada pode levar a suicídio e mortes por causas naturais”. (www.drauziovarella.com.br/doenças-e-sintomas/diagnóstico-de-depressão).
Nos tempos da Bíblia, mesmo sem ser diagnosticada, a depressão já existia e ficou registrada nas histórias dos mais diversos personagens que, mesmo sendo homens fiéis a Deus, em algum momento de suas vidas sucumbiram a este mal. Como por exemplo, o Rei Saul e os Israelitas paralisados e deprimidos pelo medo de enfrentar o gigante Golias (Wappelhorst, 2001, p.40) e Jó, um personagem bíblico que atravessou um período acentuado de depressão, descrito nos 42 capítulos do livro que leva seu nome (AGUIAR, 2004, p.20).
3 OS NÚMEROS DA DOENÇA
O Estadão publicou em matéria de 02/09/09: “Dados divulgados nesta quarta-feira pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que, nos próximos 20 anos, a depressão deve se tornar a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas. Segundo a OMS será também a doença que mais causará custos econômicos e sociais para os governos, devido aos gastos com tratamento para a população e ás perdas de produção”.
Segundo a OMS a depressão afeta cerca de 340 milhões de pessoas e causa 850 mil suicídios por ano em todo o mundo. Apesar de atingir uma grande parte da população – 17 milhões apenas no Brasil – a depressão, muitas vezes, não é diagnosticada nem tratada de maneira adequada. Hoje a doença é a quarta causa global de incapacidade e deve se tornar a segunda até o ano de 2021. Além disso, a Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 75% das pessoas com depressão não recebem tratamento adequado (http://www.boehringer-ingelheim. com.br ).
“Os números da OMS mostram claramente que o peso da depressão (em termos de perdas para as pessoas afetadas) vai provavelmente aumentar, de modo que, em 2030, ela será sozinha, a maior causa de perdas (para a população) entre todos os problemas de saúde” afirmou à emissora British Broadcasting Corporation o médico Shekar Saxena, do departamento de Saúde Mental da OMS (reproduzido pelo site BBC Brasil em 02/09/2009).
Uma doença que recebe esse prognóstico da OMS deve ser tratada com seriedade por todos os segmentos da sociedade, principalmente pelo religioso, uma vez que temos visto com bastante frequência homens e mulheres cristãos sofrendo desse mal.
4 A DEPRESSÃO NOS TEMPOS DA BÍBLIA
A depressão que atingiu os profetas a ponto de fazer com que Elias pedisse a morte ainda ataca os cristãos no tempo atual, pois “a depressão é um estado emocional ao qual todos os seres humanos estão sujeitos. Há quem diga que o servo de Deus não pode ficar deprimido,
que tal situação reflete pecado ou falta de fé. Isso não é verdade, a depressão é uma situação que, até certo ponto, todos experimentamos. Pode acometer-nos em qualquer idade, e pelas mais variadas razões. Nas páginas da Bíblia, encontramos homens e mulheres de fé que lutaram contra um sentimento de tristeza asfixiante – uma verdadeira depressão” (Aguiar, 2004, edição1, p.11). 
Silas Malafaia, diz que "existem casos de várias pessoas na Bíblia, que em alguma fase de sua vida tiveram depressão, e que o Senhor usou uma terapia medicamentosa, a psicoterapia e a ajuda espiritual para curá-las". (MALAFAIA, 2009, p.21). 
Gary Collins (Collins, 1995, p.85) cita exemplos de pessoas deprimidas na Bíblia: 
- Moisés sentiu-se estressado e ansioso por causa de sua grande responsabilidade em conduzir os hebreus pelo deserto, a ponto de seu sogro ter de ajudá-lo a definir prioridades:
“Ouve agora minha voz, eu te aconselharei, e Deus será contigo. Sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as coisas a Deus”. Êxodo 18: 19-20
- Elias escondeu-se na caverna com sentimento de impotência e sem esperanças, perdeu o sono, o apetite e a vontade de viver (sintomas de depressão referidos em artigo do Jornal O Globo de 31/03/2012, assinado por Lilian Fernandes):
“E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais”. 1 Reis 19: 4
- Davi registrou em várias passagens bíblicas os sintomas depressivos que estavam lhe atormentando: 
“Pelo que o meu espírito se angustia em mim; e o meu coração em mim está desolado”. Salmos 143: 4
“Estou encurvado, estou muito abatido, ando lamentando todo o dia”. Salmos 38:6
- Ana retratava tamanha tristeza (segundo o psicólogo Miguel Lucas alguém com depressão tem experiências de extrema tristeza ou desespero, que dura pelo menos duas ou mais semanas) que o profeta pensou que ela estava embriagada por álcool;
“Porquanto Ana no seu coração falava, e só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada”. 1 Samuel 1: 13
- Noemi falou ás suas amigas:
“... não me chameis Noemi; chamai-me Mara; porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso.” Rute 1: 20
Em todos esses casos Deus concedeu um escape. Todas essas pessoas receberam de Deus a solução para o seu problema. O que fica claro, por meio da Bíblia, que por maior que seja o problema sempre há uma maneira de se chegar até a cura.
Segundo DANIEL. S. Como vencer a frustração espiritual. RJ: CPAD, 2006, As reações naturais diante da depressão são: fugir, esconder-se, desistir ou enfrentar. Vejamos como esses homens de Deus, citados acima, reagiram:
-Moisés ouviu o conselho de seu sogro e escolheu homens que pudessem ajudá-lo ,assim suas responsabilidades para com o povo foram divididas e os problemas resolvidos com mais brevidade:
“E escolheu Moisés homens capazes, de todo o Israel, e os pôs por cabeças sobre o povo; maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta e maiorais de dez. E eles julgaram o povo em todo o tempo; o negócio árduo traziam a Moisés, e todo o negócio pequeno julgavam eles”. Êxodo 18: 25-26
- Elias pediu a morte, mas foi socorrido por Deus conforme ilustra o autor Marcelo Aguiar – pag.38. ‘O Senhor viu o abatimento de Elias e compadeceu-se do seu servo. De modo pausado, mas consistente, ele se pôs a restaurá-lo. O interessante é que Deus fez isso usando os mesmos meios que, atualmente, os especialistas tem receitado para a cura e prevenção das depressões. O Senhor tratou com Elias em todas as áreas da sua vida - física, espiritual, comunitária e emocional”. 
- Davi distanciou-se de Deus, depois pecou, mas reconheceu seu estado miserável e pediu que Deus o perdoasse, pois a culpa estava corroendo sua alma. E Deus o ouviu, o perdoou e o restaurou.
Vejamos o Salmos 13:
Salmo de Davi para o músico-mor
1- Até quando te esquecerás de mim, Senhor? Para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto?
2-Até quando consultarei com a minha alma, tendo tristeza no meu coração cada dia? Até quando se exaltará sobre mim o meu inimigo?
3-Atenta em mim, ouve-me, ó Senhor meu Deus; alumia os meus olhos para que eu não adormeça na morte;
4-Para que o meu inimigo não diga: Prevaleci contra ele; e os meus adversários não se alegrem, vindo eu a vacilar.
5-Mas eu confio na tua benignidade; na tua salvação meu coração se alegrará.
6-Cantarei ao SENHOR, porquanto me tem feito muito bem.
Este Salmo retrata sua angústia diante de Deus, a tristeza em sua alma, mas Davi faz uma oração de fé e resolve sair da situação em que se encontra. Muitas vezes o ser humano não se ajuda, não tem iniciativa como teve Davi. Davi retrata sua dependência de Deus e termina sua oração demonstrando sua confiança em um Deus que já lhe havia feito tanto bem, tendo motivos de sobra pra cantar e exaltar seu Deus.
- Ana, mesmo antes de encontrar com o profeta, fez um voto com Deus:
“E votou um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha”. 1 Samuel 1: 11 
Em casos como o de Ana o auxilio dos amigos, da família, da igreja, da sociedade é fundamental para a cura do deprimido. Aliás, para o doente o problema sempre parece muito maior do que ele realmente é. E, por vezes, quando ele fica curado se não tiver com quem compartilhar dessa nova fase de sua vida, pode voltar a ficar deprimido sem saber o que fazer, para onde ir, que rumo tomar. No caso de Ana, as palavras de ânimo do profeta Elias foram fundamentais, para que ela cresse na ação de Deus em sua vida.
- Noemi foi prática e direta com suas noras mandando que as mesmas voltassem à sua terra e suas famílias, uma vez que a sogra nada tinha a oferecer-lhes. Rute, no entanto, amava sua sogra e não viu razão para deixar que a mesma seguisse seu rumo sozinha, e, outra vez, vemos a ajuda da família em favor do deprimido.
“Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus”. (Rute 1: 16-17).
5 TRATAMENTO E PREVENÇÃO
A depressão é uma doença extremamente complexa, com impacto em diversos sistemas cerebrais e em outros órgãos. Por isso, na imensa maioria dos casos, ela vem acompanhada de outras complicações de saúde – de insônia a doenças cardiovasculares, de diabetes a demências e outros transtornos psiquiátricos associados. Nem todas essas relações foram completamente explicadas pela ciência. A principal hipótese é que o desequilíbrio metabólico em vários sistemas e órgãos (e não apenas no cérebro, como anteriormente se pensava) associado aos quadros depressivos comprometa o bom funcionamento do organismo como um todo, podendo levar à morte celular e a doenças não presentes até então. (Revista Veja-Edição 2297 – Nov/2012-pag.154) 
Na medicina, estudos recentes publicados na Revista Veja-nov/2012, revelam que as mais modernas linhas de pesquisa, chefiada pelo psiquiatra americano Carlos Zarate, estão utilizando a Cetamina no combate à depressão. É um medicamento desenvolvido na década de 60 para o tratamento dos soldados americanos feridos na guerra do Vietnã, a cetamina é utilizada até hoje como anestésico em pequenas cirurgias de seres humanos e animais. No inicio dos anos 2000, foram descobertas as propriedades antidepressivas do medicamento, sobretudo seu efeito rápido, cerca de quarenta minutos depois da aplicação.
Na Bíblia não temos esse nome “depressão” registrado em suas páginas, pois este é um nome dado à doença muitos séculos depois, mas ela registra os sintomas vivenciados pelos personagens e que nos possibilitam relacioná-los com a doença. 
Na Bíblia da Mulher, Ed. Mundo Cristão, 2003,
pg.385, também encontramos um Plano de Deus que o Cristão pode seguir no combate à depressão:
1-	Ansiar por Ele (Sl 42.1-2)
2-	Clamar por Ele (Sl 3.4)
3-	Descansar Nele (Sl 3.5;23.2)
4-	Saber que Ele ouve (Sl 6.8;31.22)
5-	Estar ciente de que Ele tudo vê (Sl 10.14;34.15)
6-	Reconhecer que ele irá cuidar de você (Sl 17.8;34.18)
7-	Louvar a Deus (Sl 35.17-18;109.30)
8-	Buscar a restauração e testemunhar a outros (Sl 51.12-13)
9-	Continuar orando (Sl 55.16-17,22)
6 A DOENÇA NA MODERNIDADE
É importante lembrar que a globalização e o drástico avanço da tecnologia têm contribuído para que o homem viva ansioso, competitivo e tudo gira cada vez mais rápido, fazendo com que as pessoas trabalhem muito mais, descansem muito menos e tenham muito pouco convívio com a família. Esse grave problema causador das chamadas doenças modernas, onde inclui-se a depressão, é abordado por Wagner Gaby (GABY, 2008, p.09-16) ao citar o Dr. Gilberto Ururahy, diretor da Med-Rio Check-up e autor do livro O Cérebro Emocional.
	O mundo está em constante crescimento populacional e todos procuram um lugar ao Sol. Porém, este lugar está sendo gradativamente preenchido por máquinas. A tecnologia avança a passos largos e o homem precisa manter-se informado, globalizado e ser muito inteligente para concorrer com esse avanço. 
	“A despeito de a agitação, a competitividade e o estresse da vida moderna cooperarem para que cada vez mais gente sofra de algum tipo de transtorno emocional, inclusive de depressão, esta enfermidade, às vezes, demora a ser diagnosticada e tratada, devido à dificuldade de ser identificada pelos diversos e variados sintomas e ao preconceito e tabu com que o problema é encarado tanto na sociedade como nas igrejas”. (MALAFAIA, 2009, p.06).	
“A situação se torna ainda mais dolorosa quando o depressivo é um cristão. pois, quando chega ao conhecimento da igreja que tal pessoa está sofrendo desse mal, ela pode ser logo rotulada de "espiritualmente fraca", sendo vista como alguém que se deixa abater facilmente pelas adversidades. Esse argumento é típico de quem costuma espiritualizar tudo, considerando todas as doenças psicoemocionais como obra satânica, porque não compreende as causas e a gravidade dessa doença que pode atingir qualquer um, prejudicando o relacionamento da pessoa com ela mesma e com familiares e amigos e até comprometendo a vida profissional”. (MALAFAIA,2009,p.06). 
	 Falando especificamente para o povo cristão Malafaia adverte: “Todo cristão de bom senso e espiritualmente equilibrado sabe que o fato de consultar médicos, buscar aconselhamento com psicólogos, fazer tratamento psiquiátrico e tomar antidepressivos receitados pelo clínico não é pecado nem diminui a sua fé ou a sua condição cristã”. (MALAFAIA,2009,p. 18). 	
	A Ed. 1591 da Revista Veja de 31/03/99, cita alguns exemplos de personalidades depressivas:
-ABRAHAM LINCOLN: Presidente americano. Um de seus amigos o definiu como “o rosto mais sombrio e melancólico que vi em minha vida”. Vejamos o que Lincoln diz sobre si: “Sou o mais miserável dos homens. Se o que sinto fosse distribuído por igual entre os seres humanos, não haveria face alegre na terra. Não sei se algum dia vou me sentir melhor, mas continuar assim é impossível. Se nada mudar prefiro morrer”. A.L. (1809-1865);
-DIANA SPENCER: Princesa inglesa. Foi uma das pioneiras no uso do Prozac (medicamento usado para depressão maior, bulimia nervosa e DOC - Distúrbio Obsessivo-Compulsivo). http://www.buscasaude.com.br/bula/prozac);
-ERNEST HEMINGWAY: Escritor americano. Internado duas vezes em hospitais psiquiátricos por causa de crises depressivas, suicidou-se em julho de 1961;
-FERNANDO PESSOA: Poeta português. Assumia várias personalidades literárias. Só teve uma namorada na vida, e um de seus heterônimos a dispensou com uma carta malcriada;
-KURT COBAIN: Cantor de rock americano. Uma de suas últimas composições deixava clara sua intenção: “Eu me odeio e quero morrer”. Suicidou-se com um tiro na cabeça em abril de 1994;
-LUDWIG VAN BEETHOVEN: Compositor alemão. Um dos maiores gênios musicais da história, sua melancolia era alimentada pelos problemas de surdez e pelos três amores impossíveis que cultivou na vida;
-MARILYN MONROE: Atriz americana. Vivia isolada e deprimida, sem poder sair na rua por causa do assédio do público. Suicidou-se em 1962 com um coquetel de soníferos;
-MIKE TYSON: Pugilista americano. Uma comissão de psiquiatras analisou o boxeador no ano de 1998 e diagnosticou problemas de depressão e auto-estima;
-ULYSSES GUIMARÃES: Político brasileiro. Sofria com oscilações constantes de humor. Diagnosticado como maníaco-depressivo, tratou-se com doses de carbonato de lítio (estabilizador do humor).
Segundo Marcelo Aguiar, 2004, p.38: “O risco de suicídio em casos de depressão é um perigo para o qual temos de estar atentos. Ele é mais elevado do que se imagina: mil vezes superior ao risco de morte por suicídio na população em geral. Cientes desse fato, aqueles que lidam com indivíduos deprimidos precisam manter-se vigilantes. Eles devem, também, oferecer aos enfermos as informações necessárias para que não cheguem a esse ato extremo... A morte não é o fim, e muito menos a solução”. 
7 CUIDANDO DO CORPO
“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. (1 Tessalonicenses 5: 23).
“Imagine o desconforto de várias noites sem dormir misturado à dor da perda de um ente querido que não acaba nunca. Depressão é isso.” Peter Whybrom, psiquiatra americano da Universidade da Califórnia, em Los Angeles ( Revista Veja – Edição -Mar/99-pag.94)
Essa definição nos faz refletir o quanto essa doença afeta o mais profundo do ser, o que pode ser chamado “alma”. Uma doença que corrói a alma.
“E o que é alma? Mas como sabemos que temos uma alma? Basta me acompanhar no simples raciocínio: Você tem um corpo? Se respondeu "sim", diga-me: Quem é este "eu" que tem um corpo? Não poderia ser o corpo - não se pode dizer que o corpo tem um corpo. Então, isso é o que chamamos de alma. De forma mais abrangente, somos um composto de alma e corpo. Isso explica porque somos tão confusos, certo?” (http://www.chabad.org.br).
Ao analisar a situação de Elias, Malafaia conclui que a combinação de desgaste físico, emocional e espiritual, estresse e pânico fizeram com que ele entrasse num quadro depressivo tão profundo a ponto de desejar a morte, provando o fato de que “o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26.41). Somos feitos de carne e osso, e não apenas de espírito. Se não nos cuidarmos bem, podemos adoecer no corpo e na alma. (MALAFAIA, 2009, p.26) 
“Não é a toa, portanto, nesse balé emocional, que apenas 37% dos pacientes encontram alívio no primeiro medicamento prescrito por seus médicos. Nos demais casos, o trabalho é de tentativa e erro”. (Revista Veja-Edição 2297 – Nov/2012–pag.158) .
Citando Charles Allen, podemos dizer que: Um ministro do Evangelho, muitas vezes, torna-se um psiquiatra, pois não lida apenas com a mente de seus fiéis, mas também com a alma, não obstante a função essencial da religião é conseguir um perfeito ajustamento entre a mente e a alma humana. Curar significa levar o paciente a um entrosamento correto com as leis físicas, mentais e espirituais de DEUS. A tarefa do ministro do evangelho se relaciona com a alma do homem; ele crê que se a alma estiver enferma, então todo o homem estará doente. E só Deus pode curar a alma. (ALLEN, 1981, p.9). 
Produtos químicos do cérebro afetam o seu corpo, bem como o seu humor. Assim, a depressão pode fazer mais do que apenas um sentimento de fraqueza. Você também pode se sentir mal fisicamente. A depressão pode causar problemas com as tarefas mentais, como memória, concentração, ou tomar decisões, pode fazer o doente se sentir nervoso e agitado, causar problemas para dormir ou fazer o inverso: dormir muito, alterar o apetite, causar dores de cabeça, dores de estômago, ou outras dores.
(http://o.canbler.com/topico/depressao/a-depressao- afeta-o-corpo-ea-mente).
Entrementes quando Cristo quando andou na terra curou muitos paralíticos, cegos, leprosos e até ressuscitou mortos. Queremos deixar claro que uma alma saudável precisa também de um corpo saudável. O templo do Espírito Santo, nosso corpo, não pode ser avariado. Ninguém gosta de morar em uma casa com rachaduras, com goteiras, sem portas. O Espírito Santo, a exemplo do homem, sempre procura uma casa habitável.
“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” 1 Coríntios 6: 19-20
“Muitas pessoas dizem que tem o direito de fazer o que querem com o seu corpo. Embora pensem que isso seja liberdade, estão na realidade escravizadas por seus próprios desejos. Quando nos tornamos cristãos, o Espírito Santo passa a habitar em nós. Assim sendo, o nosso corpo não nos pertence mais. E, além disso, é desejo do Pai que desfrutemos de boa saúde física, mental e espiritual". (Gaby, 2008, p.93-94).
8 CONCLUSÃO
Ocorre é que o homem deprimido na maioria das vezes não tem forças pra procurar ajuda, não consegue vislumbrar uma solução pra o seu problema e a família, muitas vezes, não consegue ajudá-lo e procura recursos na medicina que ,na maioria das vezes, não consegue ajudar, mas os especialistas hoje, estão habilitados a detectar o quadro depressivo com segurança.Os manuais de psiquiatria apontam nove sintomas básicos da doença.Quem apresenta pelo menos quatro deles precisa de tratamento médico. 
MALAFAIA, pag.55-57, adverte: “O Senhor sabe quem você é e conhece o seu problema. Tem poder para curar qualquer enfermidade, pois para Ele nada é impossível... Se está desanimado, abatido e angustiado ou pensa que não tem mais jeito e chegou ao fim de sua vida, repouse, alimente-se, deposite sua fé no Senhor e procure uma ajuda terapêutica para diagnosticar seu caso e indicar o melhor tratamento. Faça a sua parte e confie que Deus fará o dele, o impossível, para abençoá-lo... O seu passado pode ter muitas marcas que o levaram a este quadro depressivo, mas o seu futuro está intacto. Construa-o, então, com a ajuda de Deus. O Senhor também tem projetos e planos pra você seja qual for a forma que Deus escolha para abençoá-lo - por meio de um tratamento médico e medicamentoso, de um terapeuta, um aconselhamento ou uma intervenção poderosa dele-, a vitória virá!”. 
A história de Rute ensina que em tempos de estresse profundo o homem não está sozinho. Deus sempre está ao seu lado. Porém é bom lembrar que o apoio da família é fundamental. Nesses tempos modernos em que um não tem tempo para o outro é preciso que o próximo estenda a mão para não deixar que o depressivo caia no abismo. Rute não abandonou Noemi e foi abençoada por seu gesto, pois ao ajudar a sogra, deprimida, foi acolhida por um homem da família que a respeitou, que a amou e casou-se com ela dando–lhe um lar e filhos. Filhos esses que foram cuidados e paparicados por Noemi, uma nova mulher, agora feliz e confiante que sua velhice não seria solitária.
“Os grandes artistas, mesmo os depressivos clássicos, nunca trabalhavam quando estavam atacados de depressão grave” diz o psiquiatra Gattaz. “Se não fosse depressivo, Hemingway certamente teria escrito com a mesma qualidade e produzido mais obras, já que não teria cometido suicídio”. Sem dúvida, se tivessem tido a chance de escolher, teriam optado por viver e trabalhar sem depressão. É essa chance que a medicina pode oferecer atualmente para milhões de pessoas. (Revista Veja on-line –Ed.1591-31/03/99)
Em entrevista a British Broadcasting Corporation, reproduzida pelo site BBC Brasil em 02/09/2009, o médico Shekar Saxena, do departamento de Saúde Mental da OMS, afirmou:
“A depressão é mais comum do que outras doenças que são mais temidas pela população, como a Aids ou o câncer. Nós poderíamos chamar isso de uma epidemia silenciosa, porque a depressão está sendo cada vez mais diagnosticada, está em toda parte e deve aumentar em termos de proporção, enquanto a (ocorrência) de outras doenças está diminuindo. Os custos da depressão serão sentidos de maneira mais aguda nos países em desenvolvimento, já que eles registram mais casos da doença e têm menos recursos para tratar de transtornos mentais. A depressão tem diversas causas, algumas delas biológicas, mas parte dessas causas vem de pressões ambientais e, obviamente, as pessoas pobres sofrem mais estresse em seu dia-a-dia do que as pessoas ricas, e não é surpreendente que elas tenham mais depressão. O aumento nos casos de depressão e os custos econômicos e sociais da doença tornam mais urgentes uma mudança de atitude em relação ao problema. A depressão é uma doença como qualquer outra doença física, e as pessoas têm o direito de ser aconselhadas e receber o mesmo cuidado médico que é dado no caso de qualquer outra doença”.
Para GABY, 2008, pag.69-70, Quando um cristão encontra-se depressivo, ele tem a sensação de queper4deu a alegria da salvação e que não sente mais a presença de Deus na sua vida. É necessário, porem, que os familiares, amigos e principalmente os irmãos em cristo não apresentem soluções simplistas para o tratamento e cura da depressão, nem tampouco culpem o deprimido de não ter fé em Deus. A pessoa que está sofrendo de depressão precisa ser orientada, de preferência por um conselheiro espiritual, que a ajudará a tomar os seguintes passos: Enfrentar a situação; Obedecer a Deus; Ter força de vontade; Entregar a vida e futuro a Deus; Crer no compromisso que Deus tem com os que o invocam; Crer no livramento do senhor. Nas páginas 79-80, continua Gaby aconselhando que jamais esqueçamos que a vida neste mundo passa rápido, e que a morte pode chegar inesperadamente. E quando a porta desta vida se fechar para nós, de nada valerão as lamentações. Portanto, que jamais esqueçamos o principal e o principal em nossas vidas são os valores espirituais, a oração, a vigilância, a família, os amigos, a vida.
REFERÊNCIAS
AGUIAR, M. Porque Algumas Pessoas Sofrem de Depressão?. 1ª. ed. Belo Horizonte: Betânia, 2004. 48p.
ALLEN, C. L. A Psiquiatria de Deus. 5ª. ed. Belo Horizonte: Betânia, 1981. 163p.
ALMEIDA, J. F. Bíblia Círculo de Oração - Tradução RC. 4ª. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 200. 2038p.
CARDOSO, M.; LUZ, S. R. A Doença da Alma. Veja, Rio de Janeiro, n.1591, p.94, 1999.
CARROLL & BROWN LTD O Cérebro e o Sistema Nervoso Central 1.ed.Rio de Janeiro 2007. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Reader's Digest, 207. 160p.
COLLINS, G. R. Aconselhamento Cristão. 1ª. ed. São Paulo: Vida Nova, 1995. 704p.
CUMINALE, N. Depressão A promessa de Cura. Veja, Rio de Janeiro, v.48, n.2297, p.152-159, 2012.
GABY, W. T. S. As Doenças do Século. 1ª. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008. 176p.
MALAFAIA, S. Vencendo a Depressão. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2009. 64p.
SIQUEIRA, N. A Bíblia da Mulher que Ora - Tradução NVI . 1ª. ed. São Paulo: Mundo Cristão, 2003. 1366p.
WAPPELHORST, A. Enfrentando o Estresse. 1ª. ed. Porto Alegre: Concórdia, 2001. 48p.
Bíblia. Disponível em: <www.bibliaonline.com.br> Acesso em: 10 dez. 2012
Depressão será a doença mais comum do mundo em 2030, diz OMS. Disponível em: <www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/09/090902_depressao_oms_cq.shtml> Acesso em: 9 fev. 2013
Diagnóstico de Depressão. Disponível em: <www.drauziovarella.com.br/doenças-e-sintomas/diagnóstico-de-depressão> Acesso em: 17 set. 2012
O que é alma. Disponível em: <http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/queealma/alma.html> Acesso em: 11 dez. 2012
O que é Depressão: Sintomas, Causas e Tratamento. Disponível em: <www.escolapsicologia.com/compreender-depressao-sintomas-causas-tratamento> Acesso em: 8 fev. 2013

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais