Buscar

RESUMO TECIDO ADIPOSO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TECIDO ADIPOSO
Daniel Silva, estudante de odontologia da Faculdade Independente do Nordeste
Sobre o Tecido Adiposo 
O tecido adiposo é um tipo especial de conjuntivo onde se observa predominância de células adiposas. Elas podem ser encontradas isoladas ou pequenos grupos no tecido conjuntivo frouxo, porém a maioria delas forma grandes agregados, constituindo o tecido adiposo que está distribuído pelo corpo.
O tecido adiposo é o maior depósito corporal de energia, sob forma de triglicerídeos. Aqui, vale lembrar que as células hepáticas (as células que formam o fígado) e o músculo esquelético também acumulam energia, mas sob forma de glicogênio. 
Falando um pouco sobre as funções desse tecido, é importante destacar que além de reserva energética, o tecido adiposo é responsável também por modelar a superfície da pele (diferenciando os contornos do corpo da mulher e do homem), absorve impactos (principalmente na planta dos pés e na palma das mãos). O tecido adiposo contribui ainda para o isolamento térmico do organismo. Além disso, preenche espaços entre outros tecidos e auxilia a manter certos órgãos em suas posições normais. O tecido adiposo tem também atividade secretora, sintetizando diversos tipos de moléculas.
Existem dois tipos de tecido adiposo: o tecido adiposo comum (que também é chamado de amarelo ou unilocular) e o tecido adiposo pardo (conhecido também como multilocular). Falaremos sobre eles a partir de agora.
TECIDO ADIPOSO COMUM 
Esse é o tipo de tecido adiposo mais comum em humanos adultos. Seu acúmulo em certos locais é influenciado pelo sexo e pela idade do indivíduo.
Esse tecido forma o panículo adiposo, que é uma camada disposta sob a pele e que é de espessura uniforme por todo corpo do recém nascido. Com a idade, o panículo adiposo tende a desaparecer de certas áreas e vai se desenvolver em outras áreas do corpo.
Esta deposição seletiva de gorduras é regulada principalmente pelos hormônios sexuais e pelos hormônios produzidos pela camada cortical da glândula adrenal. 
Cada célula adiposa é envolvida por uma lâmina basal, e sua membrana plasmática mostra numerosas vesículas de pinocitose. 
Outra característica importante desse tecido é a vascularização. Ela é muito abundante, quando se considera a pequena quantidade de citoplasma funcionante.
DEPOSIÇÃO E MOBILIZAÇÃO DOS LIPIDIOS
Os principais lipídios que estão armazenados nas células adiposas são os triglicerídeos. Eles se originam da seguinte maneira:
São absorvidos na alimentação e, logo em seguida, são levados até as células adiposas como triglicerídeos dos quilomicrons;
Porem também ser oriundos do fígado. De lá, eles são transportados até o tecido adiposo, sob a forma de triglicerídeos constituintes das lipoproteínas de pequeno peso molecular;
E por fim, eles podem ser originados da síntese nas próprias células adiposas, a partir da glicose.
As células adiposas podem sintetizar ácidos graxos e glicerol a partir de glicose. Esse processo é acelerado pela insulina. Esse hormônio vai acelerar também a penetração da glicose na célula adiposa ( e isso poderá ocorrer em outras células também.
Outra informação que você precisa saber é que o tecido adiposo comum e o tecido adiposo pardo são inervados por fibras simpáticas do sistema nervoso autônomo. As diferençãos são as seguintes: 
- No tecido adiposo comum, as terminações nervosas são encontradas nas paredes dos vasos sanguíneos, e apenas alguns adipócitos são inervados;
- Já no tecido adiposo pardo, as terminações nervosas simpáticas atingem diretamente tanto os vasos sanguíneos como as células adiposas.
E por que o sistema nervoso autônomo é tão importante assim? Porque ele vai contribuir bastante na mobilização das gorduras, quando os organismos são sujeitos a atividades físicas intensas, jejuns prolongados ou ao frio.
E pra quem está gordinho como eu, vai aí uma boa notícia. Após períodos de alimentação muito deficiente em calorias, o tecido adiposo comum perde quase toda sua gordura e se transforma em um tecido com células poligonais ou fusiformes, com raras gotículas lipídicas... Quem sabe isso nos estimula a uma boa dieta?!
Voltando ao assunto, o tecido adiposo comum é também um órgão secretor. Ele sintetiza moléculas como a leptina e a lípase lipoproteica. Pra quem não sabe, a leptina é um hormônio protéico que participa da regulação da quantidade de tecido adiposo no corpo e da ingestão de alimentos. A leptina atua principalmente no hipotálamo, diminuindo a ingestão de alimentos e aumentando o gasto de energia.
HISTOGÊNESE DO TECIDO ADIPOSO COMUM OU UNILOCULAR
As células adiposas comuns se originam no embrião, a partir das células derivadas do mesêquima. Essas células são chamadas de lipoblastos. Elas são parecidas com os fibroblastos, porem logo acumulam gordura no seu citoplasma. As gotículas lipídicas são inicialmente separadas uma das outras, porem muitas se fundem , formando a gotícula única, que é uma característica da célula adiposa unilocular.
TECIDO ADIPOSO PARDO OU MULTILOCULAR
O tecido adiposo pardo é chamado também de tecido adiposo multilocular. Esse tipo de tecido possui vascularização abundante e numerosas mitocôndrias que estão presentes em suas células. Ao contrário do tecido adiposo comum, que é encontrado em quase todo corpo, o tecido adiposo pardo é de distribuição limitada e estar presente em áreas determinadas. Esse tipo de tecido é abundante em animais que hibernam.
No feto humano e no recém-nascido, o tecido adiposo pardo apresenta localização bem determinada. Como ele não cresce, sua quantidade no adulto é extremamente reduzida.
As células do tecido adiposo pardo são menores do que as do tecido adiposo comum e tem forma poligonal. O citoplasma é carregado de gotículas lipídicas de vários tamanhos e contem numerosas mitocôndrias.
Outra característica desse tipo de tecido é que as células formam um arranjo que lembra as glândulas endócrinas. 
Agora, a característica mais importante e que você precisa saber é que o tecido adiposo pardo é especializado na produção de calor, sendo muito importante para os mamíferos que hibernam.
HISTOGÊNESE DO TECIDO ADIPOSO PARDO OU MULTILOCULAR
Sua formação é bem diferente daquela que foi observada no tecido adiposo comum ou unilocular. Agora, as células mesenquimais que vão formar o tecido pardo tornam-se epitelióides, adquirindo um aspecto de glândula endócrina cordonal, antes de acumularem gordura. Não há neoformação de tecido adiposo pardo após o nascimento, como também não não ocorre transformação de um tipo de tecido adiposo em outro.
BIBLIOGRAFIA
Junqueira, L. C.; Carneiro, J. Histologia Básica. 11.ed. Editora Guanabara Koogan., 2008.

Outros materiais