Buscar

QUESTÕES DISCURSIVAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Na área Contábil, e em termos de mercado de trabalho, quais são as categorias profissionais de Auditoria? R: O auditor pode ser classificado em três categorias (Auditor Contábil Independente ou Externo, Auditor Interno e Auditor Fiscal).
2- Diferencie Fraude de Erro: Fraude: Ato intencional por parte de um ou mais indivíduos dentre os membros administrativos, empregados com o propósito de prejudicar interesses de riqueza alheia. Erro: Enganos não intencionais nas demonstrações contábeis.
3- Descreva de forma resumida a origem da Auditoria: foi utilizada inicialmente pelos ingleses para significar o conjunto de procedimentos técnicos para a revisão da Contabilidade. A prática de auditoria surgiu, provavelmente, no século XV ou XVI na Itália. O reconhecimento oficial da prática também ocorreu na Itália (em Veneza), onde em 1581 foi constituído o primeiro Colégio de Contadores.
4- Diferencie Auditoria, Consultoria, Fiscalização e Perícia: Auditoria: Exame analítico das operações contábeis, desde o início até o balanço. Identifica deficiências de controle interno e apresenta recomendações para melhorá-lo Fiscalização: Verificação do cumprimento de atividades, disposições legais, regulamentos Consultoria: Emissão de parecer sobre determinado assunto de sua especialidade Perícia: Exame de caráter técnico, por pessoa entendida, nomeada pelo juiz, de um fato, estado ou valor de um objeto litigioso.
5- Planejamento de Auditoria. R: O planejamento de auditoria é o início dos trabalhos da auditoria. No planejamento de auditoria o auditor vai definir os objetivos do seu trabalho, em conjunto com os outros membros da equipe e as como cada item patrimonial será analisado.
6- Cite 2 exemplos de Papéis de Trabalho: Cartas de responsabilidade da administração; Cópias das demonstrações contábeis, do parecer e do relatório do auditor.
7- Em termos profissionais, conceitue o significado da palavra "Auditor". R: é o profissional que, possuindo competência legal como Contador e conhecimentos em áreas correlatas, como tributos, modernas técnicas empresariais e outras, aliados aos conhecimentos das normas e procedimentos de auditoria, procurará obter elementos de satisfação que o levem a fundamentar e a emitir sua opinião sobre o objeto de estudo (Sistemas de Controles Internos, Demonstrações Contábeis/Financeiras etc).
8- Indique e comente duas regras básicas para a elaboração dos Papéis de Trabalho: Precisão: devem ser elaborados sob um extremo rigor técnico. Objetividade: devem ser claros e objetivos.
9- Procedimentos de auditoria: Um conjunto de ferramentas técnicas utilizadas pelo auditor para auxiliar na fundamentação da sua opinião sobre as Demonstrações Financeiras, os controles internos ou sobre o trabalho realizado na organização auditada.
10- A função básica da auditoria interna, de assegurar o sistema de controle interno eficaz, desobriga os executivos das responsabilidades de verificação e controle nos seus respectivos setores. Esta afirmação está correta ou incorreta? explique sua resposta.: Incorreta, porque é obrigação dos executivos da empresa terem responsabilidade sobre as tarefas que lhe são atribuídas, aqui considerando seu grau de importância e representatividade.
11- No que diz respeito às normas relativas à pessoa do auditor, são normas que servem para regular e orientar o trabalho dos auditores, servindo como guias em sua atuação. Dentro destas normas existem alguns preceitos, cite alguns deles: Independência, soberania, zelo profissional, controle de qualidade, imparcialidade e conhecimento técnico.
12- A auditoria interna é encarregada da: verificação da qualidade do sistema de controle interno como um todo, ou seja, a aferição, através de uma revisão e avaliação regular e independente de como funcionam os procedimentos de controle existentes nas atividades contábeis, financeiras, administrativas, operacionais e técnicas, em todas as áreas da organização. Incorreto? Explique sua resposta. R: Não, pois a Auditoria Interna visa verificar a qualidade dos sistema de controle interno como um todo, verificando se cada área da Organização esta adequado as Normas Internas.
13- Pesquisando na internet podemos encontrar a afirmação de Franco e Marra (1992) que explicam que ¿o planejamento adequado pressupõe... R: Não.
14- Cite e explique dois procedimentos de auditoria. R: Confirmação com terceiros: confirmação por meio de carta e Entrevista: Questões realizadas de forma técnica aos auditados, de modo a detalhar e esclarecer procedimentos.
15- Quanto a obrigatoriedade, cite características da Auditoria Contábil Independente e da Auditoria Interna: A Auditoria Contábil Independente, geralmente, atende à exigências legais, determinadas por órgãos reguladores de atividades regulamentadas, por credores, controladores e outros. A Auditoria Interna decorre de normas estatutárias ou administrativas.
16- Existem alguns motivos para que as entidades, sejam públicas ou privadas, passem por auditoria. Site alguns deles e comente a sua motivação. R: Por força de disposição legal: A CVM, por força de lei, obriga que as sociedades anônimas passem por auditorias periódicas. Além disso, bancos, seguradoras, bem como entidades filantrópicas, por exemplo, que recebem dinheiro de doação e que precisam provar a correta destinação dos fundos, etc.
17- Para que desenvolvemos o sistema de controle e auditoria, considerando como premissa básica, dois fatores para a definição das prioridades de trabalho, o risco e o interesse, da administração? R: Para reduzir a subjetividade na definição dos segmentos com maior grau de risco.
18- Diferencie Auditoria Interna da Auditoria Externa: R: Externa: Constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações contábeis, financeiras e operacionais da entidade.
Interna: Controle gerencial que funciona por meio de medição e avaliação da eficiência de controles internos. Deve ser entendida como atividade de assessoramento à administração.
19- Qual a abrangência da auditoria governamental quanto as entidades? Ou seja, quais são as entidades que podem passar por esse tipo de auditoria? R: Entidades de administração indireta: autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações públicas, serviços sociais e autônomos, fundos especiais de investimento, entre outras.
20- Com a expansão das atividades e dos processos, sentiu-se a necessidade de dar maior ênfase às normas ou aos procedimentos internos... R: Para evitar a exposição desnecessária de riscos em seu negócio.
21- Para que desenvolvemos o sistema de controle e auditoria, considerando como premissa básica, dois fatores para a definição das prioridades de trabalho, o risco e o interesse, da administração? R: Para reduzir a subjetividade na definição dos segmentos com maior grau de risco.
22- Considerando as três categorias de auditoria (Independente; Interno e Fiscal), indique os usuários dos trabalhos dessas categorias e os respectivos objetivos: R: a) O Auditor Independente tem por usuários: Acionistas, Investidores, Credores, Governo e público externo à empresa em geral. Tem por objetivo o atendimento de exigência legal ou estatutária. b) O Auditor Interno tem por usuários: Administradores e público interno da empresa em geral. Tem por objetivo atender exigências operacionais e administrativas. c) O Auditor Fiscal tem por usuários: Governo Federal, Estadual e Municipal. Tem por objetivo evitar a sonegação de tributos.
23- A priorização dos projetos de auditoria inicia-se com a definição dos fatores de? R: Risco.
24- Qual é o Objeto da Auditoria Contábil? R: Auditoria Contábil, analiticamente verifica causas de erros e fraudes encontrados inadequados na empresa e assim, dar um parecer de verificação para a organização.

Outros materiais