Buscar

Trabalho de Direito do Trabalho - Trabalhador Domestico - Resumo de Constitucional II - Resumo de TGP-Resumo de Penal II

Prévia do material em texto

LEI ANTIGA – LEI Nº 5.859 DE 11/12/1972
	LEI NOVA – LEI Nº 150 DE 01/06/2015
	
O recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) era opcional para o empregador doméstico
	INSS
O empregador recolhe 8% sobre o salário bruto e o empregado tem 8% descontado do seu salário. O imposto incide também sobre o 13° salário, férias e adicional de férias.
FGTS e seguros 
A nova lei tornou obrigatório o recolhimento do FGTS por parte do empregador doméstico. A alíquota é de 8% sobre o salário bruto. Também é preciso recolher 0,8% por seguro contra acidente e 3,2% relativos à rescisão contratual.
	Horários - Jornada de trabalho
O horário de trabalho era acordado diretamente entre empregador e empregado
	A jornada de trabalho deverá ser de 8 horas diárias e 44 horas semanais, com 4 horas de trabalho aos sábados. A lei permite a compensação das horas do sábado durante a semana.
	Intervalos - Não havia definição sobre a obrigatoriedade do intervalo antes da nova lei, ficando a critério do empregador e do empregado.
	Quem trabalha 8 horas por dia deve fazer um intervalo de no mínimo de 1 hora e no máximo 2 horas. Para jornadas de até 6 horas a pausa deve ser de 15 minutos.
	
Hora extra - Sem jornada de trabalho estabelecida, não havia definição sobre o pagamento de horas adicionais.
	Todo período de trabalho que exceder 8 horas diárias deve ser remunerado com hora extra, com adicional de 50% sobre o valor da hora normal ou compensado com folgas – 40 primeiras horas extras terão que ser remuneradas. As horas extras excedentes deverão ser compensadas no prazo máximo de um ano. Contando as horas extras, a jornada diária não deve ultrapassar 10 horas.
	Adicional noturno - Empregados domésticos não tinham esse direito contemplado em lei.
	Funcionários que trabalham entre 22h e 5h passam a receber um acréscimo de 20% sobre a hora trabalhada. A hora noturna tem a duração de 52min30seg
	Auxílio pré-escola -Empregados domésticos não tinham esse direito contemplado em lei
	Empregados domésticos passam a ter direito a auxílio creche e pré-escola para filhos de até cinco anos.
	Salário família - Empregados domésticos não tinham esse direito garantido em lei.
	Benefício previdenciário para auxílio no sustento de filhos de até 14 anos ou inválidos de qualquer idade.
	Seguro contra acidentes de trabalho-Empregados domésticos não tinham esse direito garantido em lei.
	Trabalhador terá assistência em caso de acidentes ocorridos durante sua jornada de trabalho. O empregador terá de recolher 0,8% por seguro contra acidente. O formato da contribuição será formulado pelo governo federal.
	LEI ANTIGA – LEI Nº 5.859 DE 11/12/1972
	LEI NOVA – LEI Nº 150 DE 01/06/2015
	
Indenização por demissão sem justa causa
Empregados domésticos não tinham direito à multa de 40% do FGTS em casos de demissão sem justa causa.
	Ao se comprovar demissão sem justa causa, o empregado recebe uma indenização por parte do empregador, que terá de contribuir com 3,2% do rendimento do empregado para um fundo de compensação. 
Nos desligamentos por justa causa, licença, morte ou aposentadoria, o valor será revertido para o empregador
	
Seguro desemprego - Empregados domésticos não tinham esse direito garantido em lei
	Para receber o seguro desemprego é necessário que o empregador tenha recolhido o FGTS durante no mínimo 15 meses.
Super Simples Doméstico
Será criado no prazo de 120 dias após a sanção da lei. Por meio do Super Simples, todas as contribuições serão pagas em um único boleto bancário, a ser retirado pela internet. O Ministério do Trabalho publicará portaria sistematizando seu pagamento.
PONTO DE VISTA:
Os direitos conquistados pelos empregados domésticos representam um grande avanço para sociedade tanto no aspecto jurídico como social, a despeito de especulações de que esses novos direitos e encargos aumentarão a informalidade ou inibirão de novas contratações só o tempo dirá. De fato a força nos direitos dos trabalhadores domésticos aumentarão seu custo e evidenciam uma tendência que já ocorreu em vários países – elitização do serviço doméstico. 
Com efeito, a doutrina e a jurisprudência ainda confrontaram novas discussões e óbices fático-jurídicos. Mas certamente os benefícios trazidos pela EC nº 72/2013 e LC nº 150/2015 são imensamente maiores. O legislador procurou simplificar os tributos, reconheceu as peculiaridades da profissão trazendo maior segurança jurídica ao trabalhador, o que proporcionará uma maior qualidade de vida e trará mais reconhecimento à categoria. O único receio que paira no ar é a mora para se regulamentar o FGTS e pôr em prática o Simples Doméstico. O prazo estipulado em lei foi de 120 dias, ou seja, primeiro de outubro de 2015. Não obstante, em um ano em que o país passa por uma série de problemas político-econômicos não será uma surpresa ocorrer a mora legislativa. Lembrando que somente com a regulamentação do FGTS e implantação do Simples é que direitos como o seguro acidente, fundo compensatório, seguro-desemprego e a obrigatoriedade de fato do FGTS serão efetivados. Outro fator importantíssimo é a organização sindical que se organizará e lutará por mais direitos a classe como o auxílio-creche e pré-escola, por exemplo. O Brasil deu um grande passo na luta pelos direitos dos trabalhadores domésticos, mas a luta não pode cessar.
Conclui-se que essas mudanças no ordenamento jurídico, além de buscar reparar um dano sofrido ao longo de todos esses anos por estes trabalhadores, têm também um caráter social, que busca dar uma vida mais saudável aos empregados domésticos, respeitando seus limites e propiciando um melhor ambiente para a realização de seu trabalho.
QUADRO COMPARATIVO DA LEI ANTIGA COM LEI NOVA DO TRABALHO DOMÉSTICO
QUADRO COMPARATIVO DA LEI ANTIGA COM LEI NOVA DO TRABALHO DOMÉSTICO

Continue navegando