Buscar

Genética 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BDQ: Avaliando o Aprendizado 
Disciplina: Genética
Aula: 02
Estácio de Sá/Sc
1) O ser humano tem dois tipos de divisão celular: a mitose que acontece nas células somáticas e a meiose que ocorre nas células germinativas. Qual a relevância biológica da mitose e da meiose respectivamente?
a) ( ) Garantir o desenvolvimento embrionário do indivíduo e posterior formação adulta.
b) ( ) Garantir a perpetuação da espécie pela formação dos gametas ovócitos e espermatozoides e o número constante de cromossomos no crescimento e na regeneração do tecido. 
c) ( ) Garantir a perpetuação da espécie pela formação dos gametas ovócitos e espermatozoides. 
d) (X) Garantir número constante de cromossomos no crescimento e na regeneração do tecido e na perpetuação da espécie pela formação dos gametas ovócitos e espermatozoides. 
e) ( ) Garantir número constante de cromossomos no crescimento e na regeneração do tecido.
2) COMO PODE SER CHAMADO O INDIVÍDUO QUE, PARA UM DETERMINADO LOCUS DE AMBOS OS CROMOSSOMOS HOMÓLOGOS APRESENTAM O MESMO GENE? 
a) ( ) HETEROZIGOTO 
b) ( ) HEMIZIGOTO 
c) ( ) HETEROGIGÓTICO 
d) (X) HOMOZIGOTO 
e) ( ) HAPLOIDE 
3) A síndrome de Down é um distúrbio autossômico e é causada pela trissomia do cromossomo 21. Cerca de 1 criança em 800 nascem com síndrome de Down, quando a mãe possui faixa etária de 25 a 30 anos. Mas a partir dos 32 anos a incidência começa a aumentar chegando de 1 criança em 100 aos 40 anos e de 1 criança em 25 aos 44 anos. Com relação a este aumento de incidência e a idade da mãe assinale a única alternativa correta. 
a) ( ) Esta alta incidência ocorre somente em homens que nunca tiveram filhos e as mulheres nunca são responsáveis por esta síndrome. 
b) (X) Esta alta incidência ocorre porque as mulheres já nascem com os ovócitos na prófase I da meiose I e estes só vão continuar a meiose quando a mulher atingir a maturidade sexual. 
c) ( ) Esta alta incidência ocorre porque as mulheres começam a meiose para a formação dos ovócitos na época da primeira menstruação. 
d) ( ) Esta alta incidência ocorre porque os homens têm a capacidade de produzir espermatozoides em todo o período da vida.
e) ( ) Esta alta incidência ocorre somente em mulheres que nunca tiveram filhos e os homens nunca são responsáveis por esta síndrome.
4) (PUC-SP) Certa espécie animal tem número diploide de cromossomos igual a 8 (2n = 8). Uma célula de um indivíduo dessa espécie encontra-se em divisão e apresenta 4 cromossomos simples sendo puxados para cada polo. Com base nessa informação, pode-se afirmar que a referida célula se encontra:
a) ( ) na metáfase da mitose. 
b) ( ) na anáfase da mitose. 
c) (X) na anáfase da segunda divisão da meiose.
d) ( ) na metáfase da primeira divisão da meiose. 
e) ( ) na anáfase da primeira divisão da meiose.

Outros materiais