Buscar

Fundamentos de Políticas Públicas 3

Prévia do material em texto

Atividade 3
Fundamentos da Politica Pública
		Na teoria das escolhas que estudamos nas aulas, um princípio central neste pensamento é que o resultado das escolhas coletivas é altamente influenciado pelas regras de realização dessas escolhas. Nas alternativas a seguir, indique aquela que possui uma afirmação correta, segundo esta teoria:
	
	
	
	
	 
	Em relação à possibilidade de previsão de resultados de escolhas coletivas, as alternativas medianas tendem a ser aquelas que agradam a maioria das pessoas (Votante Mediano).
	
	
	Em relação à possibilidade de previsão de resultados de escolhas coletivas, o Paradoxo de Condorcet se verifica quando a possibilidade de se obter uma maioria nunca ocorre se houver manipulação da agenda de votações quando as escolhas são sobre poucas alternativas.
	
	
	Em relação à possibilidade de previsão de resultados de escolhas coletivas, o Paradoxo de Condorcet se verifica quando a possibilidade de se obter uma maioria ocorre apenas se houver manipulação da agenda de votações quando as escolhas são sobre muitas alternativas.
	
	 
	Os indivíduos são racionais instrumentalmente se cuidam essencialmente dos seus interesses pessoais.
	
	
	Os indivíduos são egoístas, quando são capazes de escolher ações apropriadas para os objetivos que pretendem alcançar.
		Na teoria da escolha racional, o entendimento de que o indivíduo programa suas finalidades e seus objetivos nas consequências não intencionais das ações intencionais de outras pessoas é conceituado como:
	
	
	
	
	
	Intencionalidade das finalidades coletivas
	
	
	racionalidade das consequências objetivas
	
	
	Racionalidade objetiva das finalidades
	
	
	discricionalidade da consequência
	
	 
	intencionalidade da escolha
		Em relação à teoria das escolhas racionais, podemos afirmar que:
	
	
	
	
	
	A interdependência esta relacionada à premissa
	
	
	A escolha racional se desdobra apenas em premissas e ações
	
	
	A intencionalidade está relacionada à informação
	
	 
	A estratégia está relacionada à ação
	
	 
	A racionalidade está relacionada à informação
	
	
Coleman (1990) indica uma proposição sociológica fundamental onde, uma estrutura nada mais pode ser do que uma mera soma de ações individuais. Por conseguinte, tal estrutura é apenas um resultado de trocas pautadas por interesses pessoais, e só toma alguma forma exclusivamente pelo fato de os agentes não terem controle direto sobre os bens que almejam. Se todos obtivessem suas metas e objetos de modo automático, e controlassem todas as atividades que pudessem satisfazer seus desejos, nem mesmo haveria o que se pode denominar como sistema social. Neste conceito estamos falando:
	
	
	
	
	
	do modelo pluralista social
	
	
	do modelo de aristocracia de Platão
	
	 
	da teoria das escolhas coletivas
	
	 
	da teoria da escolha racional
	
	
	da teoria multifacetada contingencial
		São aqueles que agem em seu nome ou em nome de outros. Uma primeira aproximação para compreender este conceito pode ser extraída da perspectiva sociológica que coloca o indivíduo (suas vontades, interesses, habilidades, percepções e competências) como o núcleo central da compreensão das ações humanas em sociedade, assim tudo se origina da conduta individual e do significado que cada um dá à sua própria ação:
	
	
	
	
	
	Atores sociais
	
	
	Grupos sociais
	
	
	Cidadãos
	
	
	Grupos de interesse
	
	 
	Agentes sociais
		São pessoas que possuem o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Os seus direitos e deveres devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprir suas obrigações permitem que outros exerçam também seus direitos:
	
	
	
	
	
	Agentes sociais
	
	
	Atores sociais
	
	
	Grupos de interesse
	
	 
	Cidadãos
	
	
	Grupos sociais

Outros materiais