Buscar

Gestão de Contratos e Convênios Simulado 2

Prévia do material em texto

SIMULADO 2
GCC
	1a Questão (Ref.: 201408200103)
	
	Após receber um contrato ( derivado de uma concorrência já homologada e adjudicada) para assinatura, o fornecedor questiona o gestor de que em função do equipamento de informatica ( servidor de dados) que está sendo comprado ser importado e não ter fabricação no país, o valor no contrato deve ser em EURO e não em Real. Ele justifica que esta é a moeda na qual o fabricante do equipamento ira fazer a exportação do pais de origem para o Brasil e que neste caso o valor deve estar na moeda de origem para que as variações cambiais eventualmente incorridas não gerem termo aditivo ao contrato. O Fornecedor está certo em sua alegação? Justifique sua resposta. 
		
	
	
Compare com a sua resposta: Não, pois a moeda indicada no contrato deve ser sempre a moeda corrente nacional. Lei 8.666/93 - Art. 5o  Todos os valores, preços e custos utilizados nas licitações terão como expressão monetária a moeda corrente nacional, ressalvado o disposto no art. 42 desta Lei, devendo cada unidade da Administração, no pagamento das obrigações relativas ao fornecimento de bens, locações, realização de obras e prestação de serviços, obedecer, para cada fonte diferenciada de recursos, a estrita ordem cronológica das datas de suas exigibilidades, salvo quando presentes relevantes razões de interesse público e mediante prévia justificativa da autoridade competente, devidamente publicada.
	2a Questão (Ref.: 201408196284)
	
	Qual a principal função do gestor/fiscal de contratos?
		
	
Sua Resposta: A principal função do gestor/fiscal é fazer a análise do processo de licitação, execução e solicitação de pagamento. Tem responsabilidade solidária no descuido do pagamento.
	
Compare com a sua resposta: Conhecer o contrato que está controlando.
	3a Questão (Ref.: 201408241511)
	 
	É o tipo de contrato mais utilizado pelas pessoas no dia-a-dia, sendo o mais importante dos contratos típicos. Quanto à sua natureza jurídica, podemos considerá-lo como consensual, bilateral, oneroso, comutativo e translativo de domínio:
		
	
	Locação;
	
	Comodato;
	
	Compra e Venda;
	
	Fiança;
	
	Doação;
	4a Questão (Ref.: 201408200361)
	 
	O elemento básico do contrato de compra e venda que diz respeito à vontade das partes e deve incidir tanto sobre a coisa como sobre o preço com o objetivo de alcançar o resultado que o contrato oferece, isto é, a aquisição da coisa e a transferência do preço é denominado:
		
	
	Preço
	
	"pretium"
	
	Coisa
	
	"consensus"
	
	"res"
	5a Questão (Ref.: 201408236139)
	 
	Em relação ao contrato de mútuo, temos aspectos legais relacionados no Código Civil brasileiro de 2002, do artigo 586 ao 592. Quanto à nomenclatura utilizada, indique nas alternativas a seguir aquela que está correta em relação ao código civil vigente: 
		
	
	Todos os participantes do contrato são chamados de mutuantes.
	
	Aquele que recebe a coisa é chamado de mutuante. 
	
	O proprietário é chamado de mutuante 
	
	Todos os participantes do contrato são chamados de mutuário. 
	
	O proprietário é chamado de mutuário 
	6a Questão (Ref.: 201408236140)
	 
	Em relação ao contrato de mútuo, temos aspectos legais relacionados no Código Civil brasileiro de 2002, do artigo 586 ao 592. Quanto à nomenclatura utilizada, indique nas alternativas a seguir aquela que está correta em relação às práticas vigentes estudadas: 
		
	
	o mútuo cambiário que é representado por títulos de hipoteca.
	
	o mútuo hipotecário que se refere ao empréstimo garantido por cessão de direitos hereditários. 
	
	o mútuo hipotecário que se refere ao que é representado por títulos de crédito. 
	
	o mútuo cambiário que é representado por títulos de crédito. 
	
	o mútuo hipotecário que se refere a uma renúncia de direito cedido. 
	
7a Questão (Ref.: 201408195882)
	 
	É instrumento do contrato de mandato:
		
	
	autenticação
	
	procuração
	
	substabelecimento
	
	mandado
	
	declaração
	8a Questão (Ref.: 201408236147)
	 
	O contrato de prestação de serviço é diferente da relação de emprego trabalhista porque esta última pressupõe hierarquia entre empregador e empregado, dependência econômica e a natureza dos serviços prestados não é eventual. No contrato de prestação de serviços, o prestador tem certa independência para realizar a sua parte. O conceito de que contrato de prestação de serviço se perfaz a partir da simples vontade manifestada das partes que concordam em torno de objeto lícito é conhecido como: 
		
	
	Não Formal 
	
	Unilateral 
	
	Consensual 
	
	Diferido
	
	Bilateral 
	9a Questão (Ref.: 201408241533)
	 
	Alguém que se obriga a praticar negócios jurídicos em nome e sob a responsabilidade de outrem, onde o objeto é sempre negocial, realiza, na prática, que tipo de contrato?
		
	
	Corretagem;
	
	Comodato; 
	
	Mútuo; 
	
	Empreitada; 
	
	Mandato; 
	10a Questão (Ref.: 201408618006)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O contrato assinado entre uma empresa pública e uma empreiteira estabeleceu, com clareza e precisão, as condições para a sua execução. Os serviços serão pagos por preço certo de unidades determinadas. Esse regime de contratação é por empreitada:
		
	
	por tarefa
	
	por obra
	
	mista
	
	por preço unitário
	
	integral

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes