Buscar

Gestão de Processos Simulado 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SIMULADO 1
GP
	1a Questão (Ref.: 201408276522)
	
	A gestão por processos diferencia as organizações desde sua estrutura até os projetos que geram seus resultados. Uma questão frequente entre gestores de empresas que sempre estão preocupados com a melhoria do desempenho é: "Devemos organizar por projetos ou por processos?"; "Como resolver o conflito entre projeto e processo?". Para que seja possível tomar uma decisão, independentemente de qual seja, é necessário diferenciar os dois conceitos.
Nesse contexto, explique (fundamentando a sua resposta) qual é a diferença conceitual entre Processo e Projeto.
		
	
Sua Resposta: O Processo é uma atividade realizada numa sequência lógica com objetivo de produzir um bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes. Já o Projeto é um empreendimento não repetitivo, caraterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início e fim bem definidos, que se destina a atingir um objetivo claro e específico(gerar um produto e um resultado exclusivo).
	
Compare com a sua resposta:
O aluno deverá tangenciar os seguintes pontos: Processo é um conjunto de atividades realizadas em uma sequência lógica, de forma coordenada e integrada, cujo objetivo é produzir um bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes. É um esforço (ações/atividades) permanente, repetitivo (gera o mesmo produto várias vezes), rotineiro (as pessoas desempenham as mesmas tarefas a cada ciclo do processo), padronizado e constante. Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início e fim bem definidos, que se destina a atingir um objetivo claro e específico (gerar um produto e um resultado exclusivo). A diferença é que o projeto não é repetitivo, ele obedece a parâmetros predefinidos de tempo (temporário), custo, recursos envolvidos e qualidade. Exemplo de projeto: A criação de um carro novo. Exemplo de processo: a fabricação do novo carro. Os objetivos de um projeto devem estar conectados e sincronizados com os processos da organização. Dessa forma, os resultados colhidos pelos projetos devem redesenhar os processos para que os ganhos sejam direcionados aos clientes externos e internos da empresa.
		
	2a Questão (Ref.: 201408643671)
	
	A organização OOZ LTDA. decide rever sua arquitetura organizacional em detrimento de dificuldades competitivas enfrentadas nos últimos dois anos. Na nova proposta de implantação de um modelo de Gestão por Processos foi criado um impasse: O Diretor de Recursos Humanos discordava do Diretor de Planejamento, alegando que a mudança do modelo tradicional baseado em funções poderia desconfigurar a antiga estrutura e perder a sinergia que os departamentos proporcionavam em reunir especialistas em um único ambiente. O diretor de Planejamento discorda alegando que não necessariamente haveria essa mudança. Com base no exposto acima, responda se essas estruturas podem ou não coexistir na organização.
		
	
Sua Resposta: O Diretor de Recursos Humanos tem razão quando diz que há perda de sinergia com a reunião dos especialistas em um mesmo ambiente, mas por outro lado deve-se pensar em mudanças para que os processos sejam melhor realizados, por isso, deve ter a troca visando o bem da empresa.
	
Compare com a sua resposta: Na organização estruturada por processos, há áreas funcionais, mas a integração aos processos essências permite ao gestor aperfeiçoar sua equipe de trabalho, com foco no objetivo central da empresa. Por isso: As funções NÃO devem ser priorizadas em detrimento dos processos essências.
	3a Questão (Ref.: 201408644180)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nas organizações geridas por processos a ampla abrangência, tanto dos processos de negócio quanto da autonomia e responsabilidade designada aos colaboradores (empowerment), implica:
		
	 
	No melhor aproveitamento do potencial dos funcionários e num processo contínuo de capacitação que deve atender as competências transdisciplinares requeridas ao longo do processo;
	
	No melhor aproveitamento dos insumos e na redução do potencial dos funcionários dos níveis inferiores que deve atender as competências individuai na busca pela redução das perdas e aumento da produtividade;
	
	Na hierarquização dos procedimentos gerando uma melhor formação dos níveis intermediários de chefias que deve atender a demanda do mercado na redução das perdas;
	
	No melhor aproveitamento dos cargos superiores pelo aumento do controle dos cargos inferiores que deve atender as competências multifuncionais dos cargos superiores;
	
	No melhor aproveitamento dos insumos e na redução das perdas por uma melhor estruturação de cargos em salários que deve atender as necessidades de redução do custo operacional;
	4a Questão (Ref.: 201408666019)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os desafios da administração moderna residem na quebra de paradigmas que se impõem ao longo deste novo século. Para isso, as empresas se organizam, agrupando-se em funções organizacionais que possuem tarefas semelhantes. Diante do exposto, é correto afirmar, em contraposição aos paradigmas tradicionais, que as funções organizacionais se apresentam como paradigmas do terceiro milênio correspondendo, respectivamente, como sendo:
		
	 
	b) um conjunto de funções dependentes e não similares que formam um sistema de trabalho e transforma insumos de produção em produtos e serviços.
	
	e) um conjunto de funções dependentes e similares que formam um sistema de trabalho e transforma insumos de produção em produtos e serviços.
	
	c) um conjunto de funções específicas e não similares que formam um sistema de trabalho e transforma insumos de produção em produtos e serviços.
	 
	d) um conjunto de funções específicas e similares que formam um sistema de trabalho e transforma insumos de produção em produtos e serviços.
	
	a) um conjunto de funções independentes e não similares que formam um sistema de trabalho e transforma insumos de produção em produtos e serviços.
	5a Questão (Ref.: 201408277299)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considere as seguintes expressões abaixo:
i. Um processo é uma atividade realizada em uma sequência lógica, cujo objetivo é produzir algo que tem valor para um grupo específico de clientes.
ii. Processos são atividades logicamente relacionadas aos recursos do negócio e que produzem resultados reais.
iii. Em todo processo de negócios, encontramos um objetivo, insumos, recursos, normas, dinâmicas repetitivas e resultados.
 iv. O impacto do insucesso de um único processo pode comprometer os resultados operacionais de uma organização.
		
	
	i, ii e iii são verdadeiras e iv é falsa
	 
	Todas as proposições são verdadeiras
	
	i é verdadeira, ii, iii e iv são falsas
	
	i e ii são verdadeiras, iii e iv são falsas
	
	Todas as proposições são falsas
	6a Questão (Ref.: 201408658408)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Gestão por Processos diferencia as organizações desde sua estrutura até os projetos que geram seus resultados. Observe as opções apresentadas e assinale a que NÃO representa a visão da organização por processos.
		
	
	Orientação - processo
	
	Foco - cliente
	 
	Relacionamento - hierarquia
	
	Estilo - participativo
	
	Objetivo - prevenção do custo
		
	7a Questão (Ref.: 201408658314)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Gestão por Processos diferencia as organizações desde sua estrutura até os projetos que geram seus resultados. Observe as opções apresentadas e assinale a que NÃO representa a visão da organização funcional.
		
	
	Objetivo - redução de custo
	
	Relacionamento - cadeia de comando
	 
	Orientação - cliente fornecedor
	
	Estilo - autoritarismo
	
	Foco - chefia
	8a Questão (Ref.: 201408644815)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"A adoção de uma estrutura baseada nos processos significa, em geral, dar menos ênfase àestrutura funcional da empresa (Davenport, 1994) e, na prática, exige o emprego de outros modelos organizacionais e de negócios (Gonçalves, 1998). [...] Nossas organizações atuais são um entrave para isso, e é necessário aprender a pensar em novas formas de estruturar as empresas. As pessoas precisam aprender a compreender o negócio, assumir mais responsabilidades e a trabalhar em equipe (Hammer, 1998)"(GONÇALVES, 2000, p. 10). O trecho do texto de Gonçalves, retirado do artigo "Processos, que processos?" explica que uma organização que adota uma estrutura baseada em processos precisa estar calcada em modelos organizacionais diferentes daqueles comumente vistos nas empresas hoje em dia. Com base na leitura acima, aponte qual das alternativas abaixo melhor representa o modelo organizacional utilizado em muitas empresas que dificulta a adoção de uma estrutura baseada em processos:
I. Priorizam as funções em detrimento dos processos essenciais. Utilizam a divisão de tarefas funcionais;
II. Possuem estruturas rígidas e muito hierarquizadas, onde cada unidade executa pedaços fragmentados dos processos de trabalho;
III. Possuem visão sistêmica do negócio, onde priorizam o trabalho em equipes;
IV. As atividades padronizadas, realizadas pelas unidades, são controladas vários níveis de chefia;
V. A estrutura organizacional é mais achatada (horizontal), o que dificulta o processo de comunicação, pois diminui os níveis hierárquicos.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Alternativas III, IV e V, apenas;
	
	Alternativas I, III e V, apenas;
	 
	Alternativas I, II e IV, apenas.
	
	Alternativas II, III e IV, apenas;
	
	Alternativas II, IV e V, apenas;
	9a Questão (Ref.: 201408311771)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre a organização das empresas em unidades de negócio podemos identificar como verdadeiras as sentenças:
I   - cada unidade de negócio é uma representação da empresa como um todo
II  - o custo do trabalho realizado é minimizado
III - a organização apenas compõe suas competências de modo a interagir mais intensamente com seus parceiros de negócios
 
		
	 
	somente a opção III
	
	somente a opção I
	
	somente a opção II
	
	Opções I e II
	 
	Opções I e III
	
	10a Questão (Ref.: 201408055247)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A gestão de processos permite identificar o conjunto de atividades capaz de :
I. Gerar maior valor ao usuário/cliente que recebe um produto ou serviço;
II. integrar e orientar para resultados as várias unidades organizacionais e;
III. exaurir recursos para a consecução dessas finalidades.
Marque a alternativa correta:
		
	
	Somente a afirmativa III está correta;
	 
	As alternativas I e II estão corretas;
	
	As alternativas II e III estão corretas.
	
	Somente a alternativa I está correta;
	 
	As alternativas I e III estão corretas;

Outros materiais